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terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Linhagem do Mestre Makáo e seu Mestre "CHEN LO"

          





Grão Mestre Chen Lo- (in Memorium-1972)
         
         Tenho nesta postagem, a grata satisfação de levar aos meus alunos e para todos os que compartilham deste Blog, a origem da linhagem de Kung Fú ao qual faço parte, bem como, a herança marcial ao qual recebi, desta vertente de Mestrado. Segue abaixo em seqüencia, os nomes dos Mestres ! Nesta linhagem encontraremos duas vertentes sendo que aqui fica registrado, aquela ao qual me inclui por meio de meu amado Mestre Chen Lo!
Leung Bok Toa
Leung Lan Kwai
Wong Wah Bo
 Leung Yee Tei
Leung Jan -
Chan Wah Sun -
Li Chen Wong  e Leung Bik
• Chen Lo, aluno da escola Vin Tsun Chen Wong e Chang Wü Li ambos Mestres de Makáo
James. Makáo - atuando desde 1972, como direto da linhagem do Grão Mestre Chen Lo!
                                Kak Kan Chun- Técnica desenvolvida pelo Mestre Makáo, atribuida aos recusros do Wing Chun, arte ao qual iniciou em meados dos anos 70, com seu Mestre CHEN lO, mais tarde, em conjunto de outros estilos ao qual se especializou, após o falecimento de seu Mestre, teve como seu 2º Mestre, Chang Wü Li, colega de Mestre Chen Lo na Escola "Vin Tsun Chen Wong". 
                               Após 10 anos de treinamento sob supervisão do Mestre Chang Wü Li, em 1983, desenvolve estilo próprio  até 1991, sem afastar-se do seu estilo de origem, criando o Kak Kan Chun, atualmente praticado em diversos países, ministrando hoje no Brasil ambos os estilos, Kak Kan Chun e Wing Chun... A kak Kan Chun comemora sua fundação em seu 20º aniversário, dia 26 de novembro de 2011! Data comemorativa também, do falecimento do Grão Mestre Chen Lo, 39 anos de sua morte!


Os quatro princípios da Escola  Kak Kan Chun!

Serenidade em momentos de conflito!
Equilíbrio em momentos de decisão!
Observância ao transpor obstáculos!
Unidade com o Todo, para a neutralidade dos opostos!!
Serenidade- Equilíbrio- Observância- União








domingo, 30 de outubro de 2011

Os sete caminhos práticos de combate efetivo no estilo Kak Kan Chun do Brasil - Kung Fú

                                                     Uma das maiores dificuldades existentes, no desenvolvimento de um praticante das artes marciais, está diretamente ligado ao fato de que a aplicação real dos ensinamentos marciais, nem sempre é simples,. Por mais que seja praticado movimentos, condicionamentos físicos e combates simulados, o adepto sente dificuldade em efetivar os golpes em um combate real!
                                                       Isto é evidenciado em todas as artes, seja elas quais forem, basta ver que após o aluno aprender centenas de movimentos e golpes, somente uma pequena parte o praticante realmente  aplicará em um combate real, na verdade, 20% serà aplicado de todo o método por ele desenvolvido! Outro fator que realmente é motivo de estudos está ligado ao fato de que todo praticante marcial, consegue muitas vezes ter um bom rendimento em combate em sua escola, mas se este mesmo combate for realizado "fora" de sua escola, fatalmente veremos uma queda de rendimento técnico, um deficit  aplicativo de golpes e acima de tudo, uma perda considerável de reflexo, podendo muitas vezes ocorrer uma derrota simples e injustuficada! Na maioria dos casos, o praticante de artes marciais, limita-se a uma meia dúzia de chutes e pontapés, socos sem direção e movimentos corporais sem qualquer postura de guarda ou de equilíbrio postural! Rara são as excecões em que um atleta marcial (lutador), seja graduado ou um simples aluno, consegue efetivar seus golpes com desenvoltura, embasamento técnico e com volume de golpes além dos 20% que é comum entre a maioria dos praticantes! Porque? Vejamos...
                                                          Tenho 40 anos de prática de Kung Fú, pratiquei ao longo de meus estudos, uma série de técnicas, estilos e métodos de combate. Mesmo assim, percebi ter uma dificuldade neuro-mecânica de responder de imediato aos golpes que meus oponentes lançavam em minha direção, praticamente eu respondia com defesas viciosas que se repetiam constantemente, limitando-me na defesa e no ataque,isto realmente me incomodava. Praticava muito, inumeros golpes de defesa e de ataque, mas na hora "H", resumia meus movimentos como todos faziam, mesmo que eu fosse vencedor em um torneio, sentia-me limitado, então busquei criar um método em que eu colocasse em prática o que realmente adquiri de conhecimento, assim nasceu o estilo KAK KAN CHUN! Meus estudos desenvolveram-se por mais de dez anos, percebi então que a resposta era bem simples, eu deveria criar um método em que o o conhecimento técnico racional desse lugar ao conhecimento instintivo programado, para melhor explicar, percebi que por maior que fosse minhas aptidões marciais, qualificação técnica e física, neurologicamente e psicologicamente, eu reduzia todo meu conhecimento aos golpes que racionalmente eu achava eficaz, mas, no momento em que eu tinha que aplicar estes mesmos golpes, o instinto  automático não tinha o arquivo de conduta necessária, reduzindo assim, todo o meu conhecimento a uma fagulha de opções!  Busquei então criar u m método em que meus movimentos e golpes de defesa e de ataque, conhecimento de diversos estilos pudessem realmente serem postos em prática sem limitações!
                               Até aquele momento era como se eu estivesse com fome, diante de uma mesa farta de opções de um buffet e no momento de escolher a comida, eu resumia minhas opções a duas colheiradas de arroz e nada mais! Isto ocorre também nas Artes Marciais, podemos ter um grande Mestre que nos ensine, com um farto arsenal de conhecimento e nos limitamos a este ou aquele golpe! Analizando tudo isto, percebi que se tratava apenas de "conduta de treino". Todo praticante ao treinar, busca desenvolver técnicas, golpes e posturas que ficam presos à sua visão de si mesmo em um combate, mas ele não treina e nem se desenvolve buscando uma visão do outro, fato este comum no "jogo de  xadrez", onde cada peça movida é baseada nas possiveis próximas 3 jogadas do oponente!  Sendo assim, criei o método Kak Kan Chun, 
que tem como princípio, praticar golpes e técnicas, que permitam ao praticante, treinar golpes de defesa e ataque, que institivamente o façam perceber os 3 próximos possiveis movimentos de seu oponente, de acordo com o golpe aplicado sobre ele, como ocorre em um jogo de xadrez!  
                                Primeiramente estabeleci um critério em que se dividia em 7 princípios básicos a arte da "luta", chamei este critério de "Sete Caminhos da Habilidade" (GONG QI CHÀ).     
              Abaixo o diagrama chinês "gông" que tem como significado "habilidade", em seguida e logo abaixo o diagrama do número 7 (Qi ) e por último o diagrama da palavra "Caminho" ou seja CHÀ!
     
"Os sete caminhos da Habilidade"( GÔNG QI CHÀ)
Métodos de desenvolvimento e aplicação.
Estilo Kak Kan Chun
by
Grão Mestre Makáo.






OBs: Os movimentos e golpes tem como principal característica, o fato que o mesmo golpe deferido pode ser usado, tanto para defesa como para ataque e na maioria das vezes são golpes simultâneos de ataque e defesa, jamais realizados separadamente ou em momentos diferentes!






1º Caminho da Habilidade



Caminho dos punhos e dos braços



técnicas a serem desenvolvidas pelo adepto do Kak Kan Chun
-caminho dos braços interceptadores
-caminho dos braços deslizantes
-caminho dos braços aderentes
-caminho dos punhos angulares
-caminho dos punhos inversos
-caminho dos punhos paralelos
-caminho dos punhos transversos
-caminho dos punhos circulares
-caminho dos braços lineares
-caminho do soco inverso
-caminho dos punhos que afastam ou arremessam



2º Caminho da Habilidade
 Caminho das pernas e pés



- caminho das pernas interceptadoras
-caminho das pernas que varrem
-caminhos das pernas angulares
caminho dos pés que pressionam
-caminho dos pés que comprimem
-caminho dos pés que esmagam
-caminho do chute linear
-caminho do chute angular
-caminho do chute inverso
-caminho do chute oblíquo



3º Caminho da Habilidade
Caminho da mobilidade



-caminho do pêndulo inverso ao golpe
-caminho do pêndulo transverso ao golpe
-caminho do pêndulo de eixo contrário ao golpe
-caminho do pêndulo linear ao golpe






4º Caminho da Habilidade
Caminho do aremesso e da imobilização



-caminho do arremesso articular
-caminho do arremesso paralelo ao golpe
-caminho de arremesso de eixo
-caminho  imobilizante articular
-caminho imobilizante neuromuscular
-caminho imobilizante vertebral
caminho imobilizante respiratório
Obs: "Nenhum dos métodos aplicados pelo Kak Kan Chun tem como objetivo imobilizações de chão, mas a imobilização por meio de interrupção de sentidos neuro-motores, realizados na maioria das vezes em pé!



5º Caminho da Habilidade
Caminho do movimento e das posturas de combate



-caminho do passo que penetra
-caminho do passo que esquiva
-caminho do passo que desliza
-caminho do passo que adere
-caminho do passoque engana
-caminho do passo que flutua
-caminho do passo que prende
-caminho do passo curvo
-caminho do passo que circunda
-caminho da postura linear
-caminho da postura circular



6º Caminho da Habilidade
Caminho do ar ou da respiração



-caminho da respiração do peso
-caminho da respiração da velocidade
-caminho da respiração da força
-caminho da respiração do equilíbrio



7º Caminho da Habilidade
Caminho dos cinco estágios do combate



-caminho da espera do ataque 
-caminho do avanço do ataque
-caminho da espera da defesa
-caminho do contra ataque
-caminho da contra defesa
-caminho do golpe contínuo
-caminho da troca de  golpes contínuos  
Este é o método aplicativo ensinado nas escolas Kak Kan Chun, método este, que viabiliza os movimentos de combate de forma contínua onde o praticante administra sua aprendizagem por módulos, onde cada "CAMINHO" é profundamente condicionada a efitiva prática de cada iten dos sete caminhos aqui mencionados!
Este método é codificado e fundamentado pelo seu criador- Mestre Makáo em 1991- aluno de Mestre Chen Lo -1897-1972 (in Memorrium)
Bases de fundamentação- Wing Chun- Park Mei- Yon Mei Ho.
Estrutura técnica de aperfeiçoamento:- Bo Ho- Nin Lan Fay, Lap Sau Gung, Lap Chi Dao,
Chi Sao e Shang Shaolin Tsu


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Kung Fú - E a Arte esquecida de Wêng Sêng" ou "Monge Ancião"


                                        É mais que apenas um soco ou um movimento de punhos,   é muito mais que um golpe com destreza e agilidade, muitos comparam esta técnica com o mais alto degrau do conhecimento do Kung Fú, não pela sua maestria de técnica, mas pelos segrêdos que guarda diante dos demais estilos. 
                                        Poucos são os adeptos do Kung Fú que chegaram a conhecer a técnica denominada como "punhos do monge ancião"  ou como é conhecido "Wêng Sêng"! Relatos históricos se perdem no tempo, mas a história trás aos dias atuais, como uma leve brisa, a lenda de um monge chamado "Méi Máo Yin" (Sobrancelha Branca)! Muitos confundem o estilo Pak Mei que tem o mesmo nome, com este monge, criador do estilo WÊNG SÊNG"! Abaixo o diagrama deste monge onde se escreve seu nome, Méi Máo Yin!
                                          
Aproximadamente na dinastia de Liu Song (420-479), um jovem monge chamado Tang Zhen, com apenas 16 anos de idade, iniciou-se nas artes do Kung Fú, seu Mestre era nada mais, nada menos que Bodhidharma, conhecido também como Ta Mo, patriarca do Kung Fú e do primeiro estilo criado, C'hang! Conta a lenda, que o jovem Tang, foi um dos discípulos mais rebeldes de Ta Mo, mesmo assim, o Mestre tinha por ele uma grande estima e paciência! O discípulo Tang viveu sob os ensinamentos do Mestre por dez anos, ao completar 27 anos, partiu para a provincia de Fenghuang, onde iniciou um caminho solitário de meditação, consta-se relatos que Tang Zhen, ficou em estado meditativo por nove dias, buscando em seu interior a iluminação de seu espírito, este ato repitiu-se por mais quarenta anos, durante nove dias em cada mês...Certa manhã, Tang Zhen, ao iniciar seu estado de meditação por mais nove dias, foi interrompido pela presença de um estranho, que tinha a intenção de roubá-lo, enquanto meditava, mas para a má sorte do ladrão, Tang  Zhen percebeu sua presença e deferiu um golpe no ladrão, usando a técnica que aprendera com seu Mestre, o ladrão acabou morrendo com o impácto do golpe sofrido no peito. Tang ao ver que havia matado o ladrão, simplesmente ficou em estado de choque, pois jamais havia matado quem quer que seja, com isto, no decorrer dos anos, simplismente jurou para si mesmo, que jamais deferiria um  um golpe se quer! Passaram muitos anos, e o jovem Tan Zhen, dedicava a maior parte de seu tempo exclusivamente para a meditação, como havia prometido, manteve-se distante da prática do Kung Fú e seu estilo, isto até atingir a idade dos cinqüenta anos! Já era conhecido como "O Monge Silencioso", sua fama  corria pelas provincias dando-lhe uma conotação de "Iluminado".

                          Mas o então jovem Tang Zhen agora era um homem de idade, já beirando os sescenta anos, em um certo momento em que meditava, percebeu uma forte rajada de vento, onde derrubou objetos ao seu redor, mesmo assim, manteve-se concentrado em sua meditação, passado mais alguns momentos, começou a chover forte, criando um grande volume de água, ao qual varreu para longe o que o vento havia quebrado, Tang Zhem manteve-se ali sentado, em meditação, mas alguns minutos depois, com a tempestade e o vento, o lugar onde ele se mantinha em mmeditação, foi totalmente destruido, ao sair de seu estado meditativo, percebeu que nada ao seu redor havia sido polpado, com isto, Tang Zhen, o monge de sobrancelhas e cabelos brancos, percebeu que a natureza era tão destrutiva quanto destrutiva, que ele, mesmo buscando a iluminação tornou-se omisso ao que ocorria ao seu redor, resolveu então, criar um estilo de kung fú em equilíbrio com as forças naturais, que fosse forte como o vento e aderente como a água, assim nasceu Wêng Sêng o estilo do Monge Ancião! Tang Zhen desenvolveu seu estilo por dez anos, criando movimentos de punhos que golpeavam e deferiam golpes com mãos abertas e com punhos fechados, mas sempre deferidos contra  os golpes do oponente, nunca diretamente ao corpo, somente nos braços e pernas que poderiam atacá-lo! Sua técnica tornou-se conhecida e ele então foi conhecido como o Mestre Sobrancelha Branca - Méi Máo Yin!
                           
                                pai mei kill bill 2 figura de açao otimo preço - Manhuaçu - MG - Brasil
                       "Muitos personagens da história do Kung Fú, são baseados na imagem de Méi Máo Yin"

                                         Mestre Méi Máo Yin, desenvolveu técnicas do estilo Wêng Sêng baseado na aderência de seus golpes, onde deslizava no golpe dos oponentes e com uma extrema velocidade, seu estilo possuia 40 movimentos apenas, todos, com as mãos que golpeavam o oponente na interceptação de seus ataques, golpes que batizou com o nome de "punhos aderentes como a água"- Zhân Mó
O diagrama acima significa águas aderentes e profundas, Zhân Mó, representando sua técnica em deferir golpes fora do corpo, somente atingindo braços e pernas!
                                       Para muitos praticantes atuais de Kung Fú, isto não passa de uma lenda, poucos são os que conhecem os 40 movimentos de Mestre, bem como suas aplicações.
                                       Méi Máo Yin, com seu estilo Wêng Sêng, foi ensinado para seus discípulos,  Huang Shang e Hua C'hin após a morte do Mestre, aos 98 anos de idade!
                                       Hoje pelo que se sabe, muitos estilos atuais descendem dele, mesmo sem identificá-lo como seu patriarca. Perdendo-se na história...

sábado, 22 de outubro de 2011

Filosofia Shaolin sobre a arte do combate!







                                   Data de aproximadamente de 525 AD (anterior ao séc. XVI) quando um monge budista indiano conhecido como Bodidharma (Tamo em chinês), deixou seu templo no sul da Índia e viajou para a China visando difundir o budismo, mais tarde conhecido como Budismo Ch’an (Ch’an é uma tradução chinesa para a palavra "dhyana" que significa, em Sanskrito, concentração yoga, também conhecida como Zen.). As artes marciais existem na China há séculos mas, com o confinamento dos Templos, foi possível desenvolver e codificar estas artes marciais em novos e diferentes estilos que se tornariam exclusivamente Shaolin.
                                    Sucessivos ataques e longos períodos de inatividade, fizeram com que o Templo de Honan desse origem a outros Templos. Líderes imperiais e regionais temiam o poder das artes marciais de adeptos nem sempre monges Shaolin. Refugiados Shaolin adeptos das artes marciais deixavam os Templos para ensinar privativamente ou em outro Templo Taoísta ou Budista.
                   Devido as circunstâncias, novos Templos Shaolin surgiram (Fukien, Kwangtung) ou se convertiam de outros já existentes (Wu-tang, Mei Shan). rebelião dos "Boxers" em 1901 foi o início da decadência dos Templos Shaolin.               


     
           "Entrada do Templo Shaolin do Sul após sua reconstrução em 1928"           
         Existem outros termos nas artes marciais chinesas, oriundas dos templos Shaolins: "ch’uan shu"(primeira arte), "wu shu"(arte marcial), "kuo shu"(arte nacional). Porém, nenhum desses termos conseguiu ser tão popularizado e conhecido como o "Kung Fu (Habilidade)".


             Muito já foi dito no que diz respeito aos templos Shaolins, mas uma das descobertas mais impoortantes, foi manuscritos da filosofia shaolin à respeito da arte do KUNG FU e a arte do combate (San Sou ou San shou). Aqui deixarei relatado uma das obras mais importantes das Artes Marciais Chinesas, datada do ano de 1644 D.C. Estes ensinamentos definem aos praticantes e discípulos Shaolins, regras e uma metodologia de prática de combate, ainda desconhecida por muitos Mestres e artes marciais espalhadas pelo mundo atual!                       
                      Tratado dos estudos práticos da Técnica de  wu chien shi (San Shou- Combate)
                                                     (
obras de Hua T'o e Ge Hong -Monges Shaolins)
                                                                            1ª PARTE
                                                             Lián Bù Quán, que significa “Sequência dos Passos Contínuos”. 
                                         (南京中央國術館)

1-"Girar , a base sobre o centro do corpo, com o pé de defesa, manter o corpo em equilíbrio, com passos contínuos em direção ao oponente, recuar com velocidade ao mesmo eixo de base é fundamental!"
2- "Movimentar o corpo com passos saindo do eixo central para fora do quadrante de ataque, em angulo curvo, em direção oposta ao movimento do ataque"!
3- "Os passos sempre devem ser com fácil mobilidade e nunca maior que o alcanse dos braços"!
4- "A sequência de passos somam-se em quatro movimentos: Passo que percegue, passo que desvia, passo que se afasta e passo que espera".
5- "Nenhum passo deve ser realizado na mesma linha de passos do oponente mas sim, contrário a ele".
6-"Os passos se erguem quando os passos do oponente se abaixam e vice-versa!"
7- "Os passos contínuos mobilizam a ação do oponente seja no ataque, seja na defesa"
                                                   

                                                                           2ª PARTE
                                                     Duǎn-Dǎ Quán, que significa “Rotina de Combate à Curta Distância".
                                                                          Shuai-Jiao (摔跤) e Chin-Na (擒拿).
                           Fundamentação das habilidades de controlar, imobilizar, derrubar e torcer qualquer adversário sem o uso da força física.

" São fundamentais:
 1- "O uso dos quatro princípios do movimento, controlar a direção do golpe, impedir a ação do golpe, afastar a ação do golpe, reagir em direção oposta ao golpe".
2- " Os golpes deferidos com os braços em ataques, devem ser curtos para sua eficiência, dando pouco espaço para o contra- ataque, mas as defesas variam entre braços longos e curtos!"

3-  " Os golpes com as pernas seguem o princípio do Chute Frontal Pulando com peito do pé ou com os dedos” (跳踢腿), “Rasteira Varrendo o trigo(掃棠腿)  e o“Chute Furacão Interno(内旋風腿)com a sola do pé em giro . Seus estudos seguem nesta sequência e devem ser feita pelo menos 500 vezes ao dia!

4- " Todo Soco Gancho Ascendente(上鉤拳), deve ser realizado oposto ao movimento do oponente, quando aplicado em linha reta pelo atacante"!  


                                                                        3ª PARTE
                                                       Wǔ-yì Quán, que significa “Rotina da Habilidade Marcial”.
   
1- " A base do equilíbrio do oponente depende da postura dele no ataque, mesmo assim pode ser atingido pelo     Chute Pressão do Joelho (膝頂), e deve ser realizado somente no movimento PRECISO do ataque" 

2-   "OS SOCOS:  Soco Duplo (雙手拳) e Soco Invertido (弸拳). só devem ser realizados quando o oponente deflagra um golpe frontal.
3- "Movimentos superiores requerem ataques inferiores, movimentos inferiores requerem contra ataques superiores!"
4- "Os golpes de punhos são defendidos com as palmas que aderem ao golpe ou deslizam no golpe, e os cotovelos se movimentam opostos aos movimentos dos punhos, eis a defesa e ataque correto!5-" O primeiro punho chama-se o "punho da primeira defesa", o segundo punho chama-se "o punho da segunda defesa", juntos, chamam-se "o punhos do último ataque (雙手八步)" !

                                                                      4ª PARTE  
                                                            Zuò-Mǎ Quán, que significa “Rotina Montar a Cavalo"

1- " Não mantenha seu trajeto de combate sempre oposto ao seu oponente, se ele se movimenta em direção reta, movimente-se em círculos, se ele faz um trajeto curvo movimente-se curvo"
2- " Esquive-se na mesma direção do golpe do oponente mesmo que isto possa parecer perigoso, isto chama-se "Pêndulo do Bambú"(汝章)
3- " A postura do "Mah-pou"(cavalo), é basicamente a fixação do golpe no elemento Terra, o cavalo é a base do “Chutes em Gancho” (翹腿), bem como o chute de Esmagar” (踹腿)!

                                          "BEM, AQUI DEIXEI UM BREVE RELATO DESTES FUNDAMENTOS, USADOS PELA MAIORIA DOS ESTILOS TRADICIONAIS DO KUNG FÚ DE ESCOLAS EXTERNAS E INTERNAS  DOS TEMPLOS SHAOLINS!" cOM A FINALIDADE DE AUXILIAR OS DIFERENTES PRATICANTES DE TODAS AS ARTES MARCIAIS EM SEUS DESENVOLVIMENTOS! eSTE RELATO EM BREVE TERÁ CONTINUIDADE!
                                     
MESTRE MAKÁO- QUARTA LINHAGEM DA FAMILIA CHEN LO

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Exercícios Tradicionais do Templo Shaolin de Kung Fú!





 

                      



                                      Uma das maiores  lendas sem a menor dúvida, está relacionada  a China e os templos Shaolins (Jovem Floresta), muito se fala a respeito destes templos, sua filosofia e método de ensino, na arte mais antiga de lutas orientais,  ao falarmos dos TEMPLOS SHAOLINS, não estamos apenas falando de uma cultura religiosa apenas, estamos falando da história da China, seus costumes e testemunho do povo considerado mais tradicional em que já se tenha tido notícias! Mas o que representa a palavra shaolin?   
                                     Shaolin significa Floresta Jovem. Este nome teve origem após um grande incêndio que devastou as florestas ao redor do templo. As árvores destruídas foram depois replantadas, o que tornou a floresta jovem.
                                       Durante muitos séculos os templos chineses tradicionalmente representavam a filosofia do Budismo apenas, mas ao passar dos séculos, sua representatividade, acabou sendo importante , não somente para o povo chinês, mas sim, para toda a humanidade, como cultura, arte, filosofia e base de ensino nas artes marciais, que para muitos, possui apenas um simples significado, KUNG FÚ!!
 Eis alguns fundamentos básicos do Templo Shaolin:

                                        
       Kati nº1-  DAN TOI -BÁSICO SHAOLIN
Ao contrário do que muitos pensam o kati não é violento e pode ser considerado uma arte do tipo da ginástica Ocidental É exigido do atleta muita habilidade motora e concentração, em alguns Katis os movimentos são muito avançados exigindo alongamentos completos, saltos, mortais.
Zhan Zho Dao
Exercício de alongamento


Exercícios Shaolin de Alongamentos e flexibilidade
Zhen Chi Sau
A flexibilidade e elasticidade é fundamental na prática do Kung Fu, seja por praticantes homens ou mulheres!

Tan Toi 1º forma
Nestes movimentos acima, poderemos ter uma base exata do condicionamento do praticante,  realização de movimentos de aplicação de braços e pernas !
Técnica de Tan Tui(toi) em dupla