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sábado, 22 de outubro de 2011

Filosofia Shaolin sobre a arte do combate!







                                   Data de aproximadamente de 525 AD (anterior ao séc. XVI) quando um monge budista indiano conhecido como Bodidharma (Tamo em chinês), deixou seu templo no sul da Índia e viajou para a China visando difundir o budismo, mais tarde conhecido como Budismo Ch’an (Ch’an é uma tradução chinesa para a palavra "dhyana" que significa, em Sanskrito, concentração yoga, também conhecida como Zen.). As artes marciais existem na China há séculos mas, com o confinamento dos Templos, foi possível desenvolver e codificar estas artes marciais em novos e diferentes estilos que se tornariam exclusivamente Shaolin.
                                    Sucessivos ataques e longos períodos de inatividade, fizeram com que o Templo de Honan desse origem a outros Templos. Líderes imperiais e regionais temiam o poder das artes marciais de adeptos nem sempre monges Shaolin. Refugiados Shaolin adeptos das artes marciais deixavam os Templos para ensinar privativamente ou em outro Templo Taoísta ou Budista.
                   Devido as circunstâncias, novos Templos Shaolin surgiram (Fukien, Kwangtung) ou se convertiam de outros já existentes (Wu-tang, Mei Shan). rebelião dos "Boxers" em 1901 foi o início da decadência dos Templos Shaolin.               


     
           "Entrada do Templo Shaolin do Sul após sua reconstrução em 1928"           
         Existem outros termos nas artes marciais chinesas, oriundas dos templos Shaolins: "ch’uan shu"(primeira arte), "wu shu"(arte marcial), "kuo shu"(arte nacional). Porém, nenhum desses termos conseguiu ser tão popularizado e conhecido como o "Kung Fu (Habilidade)".


             Muito já foi dito no que diz respeito aos templos Shaolins, mas uma das descobertas mais impoortantes, foi manuscritos da filosofia shaolin à respeito da arte do KUNG FU e a arte do combate (San Sou ou San shou). Aqui deixarei relatado uma das obras mais importantes das Artes Marciais Chinesas, datada do ano de 1644 D.C. Estes ensinamentos definem aos praticantes e discípulos Shaolins, regras e uma metodologia de prática de combate, ainda desconhecida por muitos Mestres e artes marciais espalhadas pelo mundo atual!                       
                      Tratado dos estudos práticos da Técnica de  wu chien shi (San Shou- Combate)
                                                     (
obras de Hua T'o e Ge Hong -Monges Shaolins)
                                                                            1ª PARTE
                                                             Lián Bù Quán, que significa “Sequência dos Passos Contínuos”. 
                                         (南京中央國術館)

1-"Girar , a base sobre o centro do corpo, com o pé de defesa, manter o corpo em equilíbrio, com passos contínuos em direção ao oponente, recuar com velocidade ao mesmo eixo de base é fundamental!"
2- "Movimentar o corpo com passos saindo do eixo central para fora do quadrante de ataque, em angulo curvo, em direção oposta ao movimento do ataque"!
3- "Os passos sempre devem ser com fácil mobilidade e nunca maior que o alcanse dos braços"!
4- "A sequência de passos somam-se em quatro movimentos: Passo que percegue, passo que desvia, passo que se afasta e passo que espera".
5- "Nenhum passo deve ser realizado na mesma linha de passos do oponente mas sim, contrário a ele".
6-"Os passos se erguem quando os passos do oponente se abaixam e vice-versa!"
7- "Os passos contínuos mobilizam a ação do oponente seja no ataque, seja na defesa"
                                                   

                                                                           2ª PARTE
                                                     Duǎn-Dǎ Quán, que significa “Rotina de Combate à Curta Distância".
                                                                          Shuai-Jiao (摔跤) e Chin-Na (擒拿).
                           Fundamentação das habilidades de controlar, imobilizar, derrubar e torcer qualquer adversário sem o uso da força física.

" São fundamentais:
 1- "O uso dos quatro princípios do movimento, controlar a direção do golpe, impedir a ação do golpe, afastar a ação do golpe, reagir em direção oposta ao golpe".
2- " Os golpes deferidos com os braços em ataques, devem ser curtos para sua eficiência, dando pouco espaço para o contra- ataque, mas as defesas variam entre braços longos e curtos!"

3-  " Os golpes com as pernas seguem o princípio do Chute Frontal Pulando com peito do pé ou com os dedos” (跳踢腿), “Rasteira Varrendo o trigo(掃棠腿)  e o“Chute Furacão Interno(内旋風腿)com a sola do pé em giro . Seus estudos seguem nesta sequência e devem ser feita pelo menos 500 vezes ao dia!

4- " Todo Soco Gancho Ascendente(上鉤拳), deve ser realizado oposto ao movimento do oponente, quando aplicado em linha reta pelo atacante"!  


                                                                        3ª PARTE
                                                       Wǔ-yì Quán, que significa “Rotina da Habilidade Marcial”.
   
1- " A base do equilíbrio do oponente depende da postura dele no ataque, mesmo assim pode ser atingido pelo     Chute Pressão do Joelho (膝頂), e deve ser realizado somente no movimento PRECISO do ataque" 

2-   "OS SOCOS:  Soco Duplo (雙手拳) e Soco Invertido (弸拳). só devem ser realizados quando o oponente deflagra um golpe frontal.
3- "Movimentos superiores requerem ataques inferiores, movimentos inferiores requerem contra ataques superiores!"
4- "Os golpes de punhos são defendidos com as palmas que aderem ao golpe ou deslizam no golpe, e os cotovelos se movimentam opostos aos movimentos dos punhos, eis a defesa e ataque correto!5-" O primeiro punho chama-se o "punho da primeira defesa", o segundo punho chama-se "o punho da segunda defesa", juntos, chamam-se "o punhos do último ataque (雙手八步)" !

                                                                      4ª PARTE  
                                                            Zuò-Mǎ Quán, que significa “Rotina Montar a Cavalo"

1- " Não mantenha seu trajeto de combate sempre oposto ao seu oponente, se ele se movimenta em direção reta, movimente-se em círculos, se ele faz um trajeto curvo movimente-se curvo"
2- " Esquive-se na mesma direção do golpe do oponente mesmo que isto possa parecer perigoso, isto chama-se "Pêndulo do Bambú"(汝章)
3- " A postura do "Mah-pou"(cavalo), é basicamente a fixação do golpe no elemento Terra, o cavalo é a base do “Chutes em Gancho” (翹腿), bem como o chute de Esmagar” (踹腿)!

                                          "BEM, AQUI DEIXEI UM BREVE RELATO DESTES FUNDAMENTOS, USADOS PELA MAIORIA DOS ESTILOS TRADICIONAIS DO KUNG FÚ DE ESCOLAS EXTERNAS E INTERNAS  DOS TEMPLOS SHAOLINS!" cOM A FINALIDADE DE AUXILIAR OS DIFERENTES PRATICANTES DE TODAS AS ARTES MARCIAIS EM SEUS DESENVOLVIMENTOS! eSTE RELATO EM BREVE TERÁ CONTINUIDADE!
                                     
MESTRE MAKÁO- QUARTA LINHAGEM DA FAMILIA CHEN LO

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