Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Os punhos do Wing Chun- seu nascimento até os dias atuais!



                                           Neste vídeo teremos em seu inicio, a prática dos punhos do Wing Chun por um Mestre e no decorrer do vídeo, veremos a história deste estilo criado por uma mulher (Ng Mui), ela depara com uma garça e uma serpente lutando, neste momento nasce o Wing Chun (1664), estilo que difere das demais formas do Kung Fu, pela sua eficiência de punhos rápidos e diretos, estilo este, onde uma mulher supera a força masculina, por meio de golpes e bloqueios de extrema velocidade e contrôle!
                                           Mais tarde após ser difundido por toda a China, muito do legado deixado pela Monja Ng Mui, foi literalmente espalhado ao redor do mundo, principalmente pela linhagem de Ip Man e seus filhos (ip Chin e Ip Chun). Muitos praticantes de outras artes marciais, como é mostrado neste vídeo (karatê), buscam ampliar seus conhecimentos por meio da arte nobre do Wing Chun! Neste mesmo vídeo veremos a prática do "boneco Chinês", onde os golpes do Wing Chun são praticados, tornando o boneco, alvo de madeira que representa um oponente de braços e pernas!Nesta demonstração técnica em aula, o professor de Karatê vislumbra o grande efeito dos punhos do Wing Chun em seu desenvolvimento...


                                                 Durante o ano de 2011, nosso blog mostrou uma parte do desenvolvimento das artes marciais e principalmente, as técnicas do Wing Chun, arte ao qual pratico por mais de três décadas...No decorrer destes anos, o Wing Chun vem somando adeptos pelo mundo todo, por ser uma prática fácil de ser aprendida por qualquer pessoa e de qualquer idade, sejam homens ou mulheres, segue seu princípio de "uma arte nobre voltada a segurança pessoal"! No próximo blog, veremos os 18 punhos do Wing Chun e seu método de defesa e bloqueios: 
 Huen Sau - (defesa espalmada em bloqueio inferior)
 Tan Sau - (defesa com a parte interna do punho em desvio)
 Lap Sau - (Mãos aderentes de bloqueio interno)
 Pak Sau - ( Mão que afasta por dentro do golpe)
 Gun Sau - (Mão que bloqueia para baixo com aderência)
 Lan Sau - (mão que ampara e bloqueia com a palma para baixo)
 Bong Sau-(Antebraço que afasta para cima)
 Bil Sau- (mão que libera por fora do golpe e para o lado)
 Tok Sau-( Mão que apoia o cotovelo com aderência)
 Kwun Sau- Braços que cruzam o golpe)
 Wu Sau- (Mão que desliza para fora)
 Fook Sau- (Mão que ampara o pulso)
 Jun Sau- (Punho espalmado aderente sobre pulso)
 Jut Sau- (defesa espalmada dupla contra soco duplo)
 Tie Sau- (Punho da garça em defesa  sobre soco superior)
 Jip Sau- (braços em alavanca de cotovelo e pressão de punho)
 Man Sau- ( Mão que afasta com a palma externa)
 Dao Sau- ( soco inverso que comprime)
  A finalidade de transmitir o Wing Chun e seus movimentos neste blog, está diretamente  ligado ao fato, de evitar a proliferação de instituições sem qualquer preparo para seu ensino, serve como alerta!!! Qualquer escola, agremiação ou academia que não tiver conhecimento teorico e prático, sobre estes golpes acima ou seus respectivos nomes..., CUIDADO!!! Tais princípios técnicos, aqui descritos, são reconhecidamente  como "base" do Wing Chun, em qualquer estabelecimento de ensino desta arte, nos quatro cantos do mundo! É uma forma de os seguidores deste blog, diferenciar as escolas sérias das demais, Perguntem..., exigir respostas é um direito seu, saiba mais e evite falsos profissionais e "Mestres Enganosos" !
                           A arte do Wing Chun possui grandes Professores e Mestres, mas cada qual segue o princípio de sua linhagem, mesmo assim, pouca coisa diferencia uma da outra...
                            AGUARDE A PRÓXIMA POSTAGEM, FALAREMOS SOBRE OS 18 PUNHOS DO WING CHUN!!!
                            Desejo para todos os seguidores deste Blog, um Feliz 2012!

                             Grão Mestre Makáo - 9º gun da Linhagem de Li Chen Wong e Chen-Lo
                             Fundador do Estilo Kak Kan Chun - mestremakao@hotmail.com
                            

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL

NESTE ANO DE 2011, NOSSO BLOG ESTÁ SENDO UM SUCESSO!!!

                                              Não poderia deixar de agradecer aos internautas do mundo inteiro, que tem sido o principal motivo da criação deste Blog, voces fazem parte desta minha jornada em divulgar as artes marciais, mostrando conceitos, filosofias, métodos e ensinamentos destas artes milenares...
Agradeço aos diversos países que tem acompanhado as postagens deste Blog, Alemanha, França, Bélgica, Itália, Portugal, Espanha, EUA,  Filipinas, Africa, Venezuela, Japão, China, Rússia, Irã, Chile, Suiça, Colômbia, Brasil , Austrália e India! Meu objetivo e levar informações, conhecimento e filosofia imparcial de todas as artes Marciais, para todos que se motivam a praticar ou estudar estas artes milenares!  Desejo para todos os seguidores deste blog -KUNG FU -SEM FRONTEIRAS, um Feliz Natal, que suas almas sejam repletas de felicidades e realizações. Em 2012 estaremos juntos, sempre com novidades, calendários de torneios internacionais, notícias do mundo das artes Marciais, Até Lá....


Grão Mestre Makáo

                                 

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A Filosofia das Artes Chinêsas oriundas dos templos Shaolins

                                    

                                                Ao passar de décadas, dos séculos até os dias atuais, muitos ensinamentos foram deixados de lado, em função da grande procura pelas "artes da luta"!
                                                Refiro-me principalmente aos ensinamentos filosoficos que representam as raízes dos templos aos quais o Kung Fu nasceu...Os templos Shaolins (jovem floresta). Esta arte possui um patrimônio filosofico inigualável, sendo por muitos,  um tesouro inestimável  que propicia às gerações subsequentes, uma profunda reflexão humana e a compreensão das leis naturais do mundo em que vivemos!                            
                                                Kung Fu significa "homem hábil" e esta habilidade ultrapassa as complexidades das técnicas de ataque e defesa corporal, vai muito mais além, segue em direção a total plenitude do ser como parte integrante do planeta e do Universo!
                                                 Tornar possivel a aproximação destes conceitos e formas de interpretação filosofica é no mínimo imprescindível, seja para praticantes marciais ou por estudiosos das filosofias orientais.
                                                O Taoísmo e o Budismo, andam lado a lado nos estudos dos templos  atuais, mas que outrora, tinha como maior objetivo, transpor as limitações dos sentidos, reconhecer a grande harmonia que rege a vida,  nutrir-se de ensinamentos que propiciam aos seus praticantes, uma visão simplificada das leis da natureza, das leis da vida...O Kung Fu é apenas a habilidade em seu mais amplo sentido, habilidade de sentir, habilidade de perceber a sua própria existência está ou não, em harmonia com tudo que se encontra a sua volta!  O respeito pela vida é o principal exercício do Kung Fu, muito mais difícil de se atingir, do que se possa imaginar. Aquele que respeita a vida, não a teme, não a cobiça nem a inveja, muito menos busca destruí-la, contaminá-la ou torná-la apenas um objetivo de conquista!                              
                                    Tudo isto é desrespeito a vida, nada mais...A filosofia do Kung Fu, não interfere na vida, mas permite que ela flua como um rio, seus ensinamentos são apenas margens que delineiam o rumo a ser tomado pelo rio (vida).


                                       Para todo estudioso desta filosofia, alguns preceitos devem guiá-lo, a natureza como seu principal mestre e orientador, o "ar" é seu primeiro Mestre, com ele aprendemos a respirar, inalar, absorver,  fluir e expandir nossa existência! A "água", o sua segunda Mestra, com ela purificamos o corpo, renovamos os pensamentos e fluimos os sentidos da alma, com ela redescobrimos o ato de tocar e o ato de ser tocado,  nutrimos as energias do corpo, fluimos em todas as direções, reorganizamos as emoções!
                                         Mas é com a terceira Mestra, que criamos a forma, reconhecemos os espaços, transformamos a fluides do sólido, demensionamos nossas buscas e determinamos nossos objetivos, pois ela é a "terra", que nos alimenta, que nos supre o conforto e o descanso, acima de tudo produz tudo que nossa natureza interior corpórea necessita, que o interior de nossa mente, prazerosamente vê como uma bela paisagem! Já o quarto Mestre é o "fogo", que nos ensina a perceber os opostos, que aquece e ilumina, que queima e modifica o sentido e a forma de todas as coisas,  mas ainda existem outros Mestres que na maioria das vezes, não ousamos perceber, mas que são tão importantes para desenvolver a "habilidade" da mente, da alma ou dos cinco sentidos que usamos por toda as nossas vidas! 
                                            Aprender é inevitável para viver, viver é a somatória de todas as aprendizagens ao mesmo tempo,  tornando-nos cada vez mais simples na compreensão da vida! Isto é Kung Fu, é a compreensão dos opostos, é Yan..., é Yin é o TAO.
                                           Toda a solides do TAO, depende de sua fluidez, de conter e estar contido;
                               "Ser um pouco do outro, no muito de si mesmo,... Ser um pouco de si mesmo, no muito do outro,.... ISTO É O TAO".


                                            Isto pode ser aplicado em tudo na vida, assim pensa um "Ser Hábil", ele contém e está contido, liberta-se quando se contém em algo e libera tudo que está contido nele, isto é Kung Fu, isto é a filosofia que lhe ordena os sentidos e harmoniza sua vida!! Fluir o que imenso em sua vida e sublimar o que lhe parece tão pequeno,, andar e ir de encontro de algo, quando sua mente não alcança, move-se quando tudo lhe parece estático e repousa quando tudo está em movimento desgovernado, alimenta-se de tudo que não lhe cabe na boca mas que cabe na alma, nutre-se somente daquilo lhe cabe nas mãos, nada mais!
Isto é a imensidão dos ensinamentos filosoficos do Kung Fu, que para muitos... não passam de meras tolices! Para outros ...o começo não é tão importante, quanto o início, a chegada não é nada mais nada que o recomeço de um novo trajeto a ser encontrado! Isto é conhecimento, filosofia da habilidade... do Kung Fu!
By Mestre Makáo...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ícones das Artes Marciais que o tempo não apaga! Eles difundiram as artes Orientais através dos tempos...

                                                                         Bruce Lee
                                         Lembro-me bem da época em que eu era apenas uma criança, quando ainda as arte marciais eram desconhecida para a maioria da população mundial, pouco se sabia sobre as artes orientais, o Judô iniciava sua trajetória para fora do Japão, o Boxe tradicional era a única forma de combate ainda reconhecido no planeta! Mas na década de 60, o Karatê, Jiu-jitsu, em conjunto com o judô vieram para o Ocidente, mas ainda assim, as artes chinesas eram desconhecidas, porém  isto começava a mudar, um jovem chamado Bruce Lee, Norte Americano, iniciava sua trajetória nas telas dos cinemas com uma arte chamada "Kung Fú"! Praticante de um estilo diferenciado (Wing Chun), modificou por completo a visão que se tinha naquele momento, das artes marciais...

                                                                  Alexander Fu Sheng
                                             Alexander nasceu como Cheung Fu-Sheng em 20 de outubro de 1954 em Hong Kong,  e ele morreu quase 10 anos após que Bruce Lee morreu em 20 de julho de 1973.
                                             Eu em 1970, já praticante do Kung Fú, percebi que o mundo abria suas portas para as artes marciais, com isto, outros praticantes de Kung Fu começaram a despontar no Ocidente, pela porta que Bruce Lee havia deixado aberta, entre estes, Alexander Fu Cheng! Assim nascia a febre do Kung Fu no planeta, tornando possivel que outros estilos fossem reconhecidamente apreciados...
                                            Filmes de Fu Sheng ainda são reverenciados em Hong Kong.  Ele não é tão conhecido em os EUA como em  Hong Kong, lá ele ainda é considerado o maior de todos os praticantes de Kung Fú e lendário entre as estrelas, devido à sua curta vida e à disponibilidade limitada de seus filmes. Mas ele tem um forte culto de seguidores entre os fãs do gênero pelo mundo todo!




      Bill Walace
Wallace nasceu em Portland, Indiana , e treinado em Luta livre durante seus anos de colegial

Com isto, ao passar do tempo, outras artes marciais começaram a trilhar o caminho da popularidade, campeonatos locais, campeonatos continentais e mundiais, caíram na apreciação do público, revelando grandes lutadores e mestres de diferentes artes, entre eles, Bill Walace, Ele começou seu estudo de judo em 1966 e foi forçado a interromper seu Judo atividades relacionadas causa de uma lesão que sofreu no joelho direito durante o treino . 
                                   Ele então começou a estudar Karate em Michael Gneck  em fevereiro de 1967 enquanto servia na Força Aérea Norte Americana .  Depois de entrar no ponto da cena torneio de luta e alcançar o sucesso lá, ele mudou para o kickboxing full-contact. detentor de inúmeros campeonatos e responsável por uma técnica de Karatê, até hoje sem igual...


Bolo Yeung
A imagem que se fazia do Kung Fu, nos anos 70, era de uma arte de aplicações leves e rápidas, onde seus golpes eram eficientes pela agilidade de seus golpes, mesmo assim a conotação singular de que era uma arte oriental criada por chineses fracos e pequeninos, mudou com a aparição do Bolo Yeung, com um porte de fisiculturismo, este mestre de Kung Fu, quebrou esta imagem ao surgir nas telas dos cinemas, ao lado de Bruce Lee...


                                                                       Brandon Lee
                                                          Com a morte ainda jovem de Bruce Lee, o mundo só retomou a possibilidade de ver a continuidade de seu estilo, por intermédio de seu filho, que infelizmente teve uma morte trágica como seu pai, Brandon Lee retorna aos seus treinos de Kung Fu anos após a morte de seu pai, conciliando com seus trabalhos teatrais pois ao contrário de seu pai, Brandon queria ser conhecido por sua habilidade teatral e não pelos seus conhecimentos marciais. . Volta a treinar na academia de Dan Inosanto e Ted Wong antigos alunos de Bruce.sob aprendizagem de Dan Inosanto  tornou-se profundo conhecedor do Jeet Kune Do, até a sua morte no início dos anos 90! 



                                                                    Chuck Norris

                                                  Eu já era Mestre formado em Kung Fu, quando reconheci também no Karatê, um grande divulgador desta arte nas telas e na vida, Carlos Ray Norris  ou simplismente Chuck Norris, grande campeão Norte Americano, tornou-se campeão de Karatê na categoria meio-médio (sem contato), um título que ele manteve por sete anos consecutivos.   buscou sempre elevar o Karatê em um patamar mundial, de reconhecimento e notoriedade marcial...
                                                   Norris criou a arte marcial Chun Kuk Do, que foi baseada principalmente no Tang Soo Do e inclui elementos de todas as lutas marciais conhecidas por ele. Assim como outras artes marciais, o Chun Kuk Do inclui um codigo de honra, regras e um sistema de faixas com 8 faixas. Estas regras são do código pessoal de Chuck Norris. O Chun Kuk Do foi fundado em 1990 e ja passou por diversos nomes desde sua fundação, sendo eles: American Tang Soo Do, Chuck Norris Karate System e Chuck Norris System.

Dominique Valera
Não resta dúvida alguma que Dominique Valera é e sempre foi o maior representante do Karatê Europeu, sendo ele o criador do Karatê full Contact (Contato Total), onde as regras estabeleciam o contato de golpes além dos pontos conhecidos, poderia-se afirmar sem sombra de dúvidas, que Dominique foi o percursor  do MMA atualmente praticado, eu o conheci em 1987!


                                                                        Dan Inosanto

                                                               Ninguém é mais fiel ao seu Mestre que Dan Inosanto, após a morte de seu Mestre (Bruce Lee), tornou-se sucessor na linhagem de seu Mestre no estilo Jeet Kune Do, responsável pela divulgação do estilo criado pelo seu Mestre, ensinando também o filho (Brandon) de Bruce, até sua morte!
                   Hoje possui representantes ligados a sua academia (Inosanto Academy) em todo o mundo.
                   No Brasil possui como representante oficial Edmárcio Rodrigues (Edmárcio Rodrigues Academy), passando o conhecimento do Jun Fan Jeet kune Do.

                                                        

                                                                         Ed Parker
                                                         Falar de Ed Parker é falar da legitima arte do Kempo Karatê, campeão inigualável, Mestre sem limitações, foi o primeiro Karateca a reconhecer a superioridade do Kung Fu de Bruce Lee, mesmo assim com uma simplicidade estudou e tornou-se amigo de Bruce após um combate sem precedentes com Bruce, seu estilo, sua força e exatidão dos golpes, tornaram Ed Parker uma lenda nas artes Marciais...nos anos 80!Parker abriu a escola de karate primeiro comercial no oeste dos Estados Unidos em Provo, Utah em 1954.Parker, vendo que os tempos modernos colocado novas situações que não foram abordadas no Kenpo, adaptado a arte para torná-lo mais facilmente aplicável para as ruas da América e chamou o seu estilo, American Kenpo Karate.
                                              Ele ajudou Bruce Lee ganhar atenção nacional, introduzindo-o em seu International Karate Champion . . Ele serviu como guarda costas de Élvis Presley durante os anos finais do cantor, fez filmes, foi um dos instrutores de artes marciais Kenpo em filmes. Ele é mais conhecido por Kenpoistas como o fundador da Americam Kempo e é referida carinhosamente como o "Pai do Karatê americano"


Gordon Liu
                                                        Gordon Liu e Kung Fu são sinônimos, ninguém mais que ele, difunbdiu o Kung Fu tradicional ao redor do mundo, aclamado como o "único" mestre que conhecia profundamente cinco estilos desta arte, ao qual elevou a arte chinesa como pai de todas as artes, adeptos no mundo inteiro, buscavam academias e escolas de kung fu em meados dos anos 80, em função do grande prestígio por ele transmitido nas telas!
                                                                Em sua juventude, ele fugia da escola para treinar Kung Fu , sem seus pais o conhecimento.  Devido à amizade e respeito que sentia por seu sifu e sua esposa, ele assumiu o nome Lau Kar Fai.  Como ele cresceu, ele encontrou um trabalho como despachante para fazer face às despesas.  Seus interesses sempre tinha sido no sentido de artes marciais e ele acabou por ser oferecido um papel por Lau Kar Leung. Seu nome antes de ser adotado foi Xian Qixi


Família Gracie
                                              Como não falar desta família? Eu conheci Hélio Gracie e Carlson no final dos anos 70, quando ainda eu morava no Rio de Janeiro, sua academia na Siqueira Canpos me chamou a atenção, mal sabia eu que estaria diante da maior Sumidade na arte do Jiu- Jitsu...Neste período fui agraciado com a dádiva de tê-los conhecido, pois estava diante do criador do Jiu-jitsu Brasileiro, diferencial absoluto das artes japonêsas, como é notório no mundo inteiro, como eficiência na arte de defesa de chão! 
                                                Hoje esta família de grandes mitos, modificaram a trajeto das artes marciais, elevando o Brasil no mesmo patamar das demais artes praticadas no Japão... 

                                                                          Jackie Chan
                                                         Por volta de 1960, seu pai, Charles Chan Chi-Ping, e sua mãe, Lee-Lee Chan Yuet-Wing, fugiram para Camberra, na Austrália, como refugiados da Guerra Civil Chinesa. Antes de deixar a República Popular da China.Chan quando criança foi apelidado por sua mãe de Pao-Pao ("Bola de canhão" em chinês) por ser uma criança com muita energia e estar sempre rolando pelo chão afora.
                                                        Aos sete anos Jackie Chan deu seu primeiro passo rumo à carreira artística, matriculando-se na Escola de Ópera de Pequim. O treinamento na ópera de Pequim era rigoroso, lá os alunos aprendiam dança, canto e outros tipos de arte, foi então que Jackie Chan começou a descobrir seu talento com as acrobacias e as artes marciais.
                                                          Para muitos ele era considerado o sucessor natural de Bruce Lee nas telas e filmes de Kung Fu, mas com seu jeito peculiar e sem querer imitar Bruce, Jackie Chan, criou um estilo de representar mais despojado, sem que com isto deixe dúvidas de seu conhecimento profundo na arte do Kung Fu, responsável principalmente pela curiosidade do público mais jovem, Jackie fora das telas do cinema é responsável por escolas nos E.U.A e na China, que preocupa-se em transmitir o seu estilo para menores carentes, fazendo um trabalho extremamente social e buscando novos talentos... Conhecido por sua técnica apurada, treinou Wing Chun , conhecedor profundo do estilo da serpente sagrada e do estilo Dragão Duplo entre outras...
                           

Jean Claude Van Damme

                                                       Jean Claude Van Damme é sem qualquer dúvida um exemplo de dedicação e extrema capacidade anatômica e detentor de uma das mais belas representações de elasticidade marcial, surgindo como um representante do Kick Boxer nos anos 80, desviou a atenção pública para a sua arte, fez com que a arte no uso das pernas fossem reavaliadas, ele deu início a uma nova busca nas escolas, promovendo o Kick Boxer ao patamar mundial entre as demais....Depois de estudar artes marciais intensivamente a partir de onze anos de idade, Van Damme alcançou sucesso nacional na Bélgica como artista marcial e fisiculturista, ganhando o título de "Mr. Bélgica". Ele emigrou para os Estados Unidos em 1982 para iniciar uma carreira no cinema, e ainda nos anos 80 alcançou o sucesso
                                                                                Jet Li
                                    Ninguém pode discutir a grande complexidade marcial que representa Jet Li, é sem dúvida o maior artista marcial da atualidade com reconhecimento mundial,tanto pela sua capacidade e pela limpeza de golpes, onde a falha está fora de cogitação, poucos sabem, mas Jet Li iniciou na pratica do Kung Fu ainda bem jovem, sonhava um dia abrir sua escola, Seu pai morreu quando tinha dois anos e sua mãe super protetora enviou-o para a academia de Wushu aos 12 anos. Praticando Wushu desde criança, a partir dos 11 anos ganhou 5 vezes o título de campeão nacional chinês de artes marciais (entre 1974 e 1979).
 seu êxito levou a República Popular da China a declará-lo um "Tesouro Nacional." Assim, foi convidado a acompanhar diversas visitas oficiais chinesas ao exterior. Aos 17 anos, em 1979, ele fez a sua estréia no cinema na série Templo Shaolin, que se tornou imediatamente um sucesso nacional na China. Artista marcial excepcional, dotado de uma destreza técnica impressionante, perfeccionista e disciplinado, foi muitas vezes comparado com Bruce Lee.
                                     Tornou-se célebre no exterior ao trabalhar com Tsui Hark em 1991 na famosa série "Era uma vez na China". qual ele interpretava o herói popular Wong Fei-hung.
  • 1974 – Youth National Athletic Competition: medalha de ouro pela forma com sabre, medalha de ouro pela forma desarmada opcional, medalha de ouro do torneio
  • 1975 – Third Chinese Wushu Championships: medalha de ouro pela forma de punho longo (changquan), medalha de prata pela forma com lança
  • 1977 – National Wushu Competition: medalha de ouro pela forma de punho longo, medalha de ouro pela forma com sabre
  • 1978 – National Wushu Competition: medalha de ouro pela forma de punho longo, medalha de ouro pela forma desarmada opcional, medalha de ouro pela forma com sabre, medalha de ouro do torneio
  • 1979 – Fourth Chinese Wushu Championships: medalha de ouro pela forma de punho longo, medalha de ouro pela forma desarmada opcional, medalha de ouro pela forma com sabre, medalha de ouro pela forma com sparring (de combate), medalha de ouro do torneio.


Mark Decascos
                                                   Ele possui vários títulos de Karatê e Kung Fu conquistados entre os 7 e 18 anos. Também praticou outras artes marciais tais como Capoeira, Taekwondo e Kendo. Mark é descendente de um verdadeiro "caldeirão de raças misturadas", seu pai Al Dacascos é instrutor de artes marciais com origens filipina. espanhola e chinesa, sua mãe é meio-japonesa e meio-irlandesa. Tornou-se ator marcial, mas sempre teve objetivo de tornar-se um grande Mestre em Kung Fu, tendo como exemplo Bruce Lee! Tanto foi assim, que apartir de seu 23 anos foi estudar Kung Fu com Ip Chun, filho de Ip Man, tornando-se expecialista em Wing Chun na atualidade, mas sempre fazendo filmes que de certa forma mostre sua performace...

                                                                     Robin Shou
                                     Shou não prestou a nenhuma aula de artes marciais antes de completar seus 19 anos, Logo ele percebeu que o karate não lhe servia de nada, e decidiu parar. Um ano e meio depois, ele viu uma demonstração de um grupo de praticantes de Kung Fu em Pequim. Ele ficou tão inspirado pelo treino nesta disciplina que, em 1981, logo antes de começar seu ano de sênior na Universidade do Estado da Califórnia, ele vendeu seu carro e usou o dinheiro para passar um trimestre estudando Kung Fu na China.
                                         
Shou retornou à Universidade do Estado da Califórnia, em Los Angeles, e se bacharelou em engenharia civil. Passou um ano e meio neste campo, e se convenceu de que precisava de uma carreira diferente. Ele achava computadores e eletrônicos entediantes.
                                        Shou sempre tentava seguir o ideal: concluir seus estudos, conseguir um trabalho, e se casar. Ele estava infeliz, e a única coisa que o mantinha eram as artes marciais.
                                        Logo, ele partiu à Hong Kong em férias. Ao chegar, ele recebeu uma oferta para aparecer em um filme como dublê. Ele recebia várias ofertas, e, em seus primeiros dois anos em Hong Kong, ele apareceu em pequenos trechos em filmes de ação, mais tarde, reconhecidamente tornou-se uma estrela global! Mesmo assim, com todo o dinheiro ganho em suas filmagens, resolveu montar a sua escola em Hong Kong, onde vive atualmente....




                                                                     David Corradine

                                            David, nascido John Arthur Carradine, era filho do ator John Corradine, irmão de Bruce Carradine e meio-irmão de Keith Corradine e Robert Corradine, todos atores.
                                            David Carradine é mais conhecido por seu personagem "Kwai Chang Caine", na série de televisão Kung Fu! Uma cena famosa da série (que deveria ter sido estrelada por Bruce Lee, mas os produtores, ao final, não quiseram um chinês "autêntico", optando por "puxar os olhos" de Carradine) é quando Kwai Chang tatua sua pele com ferro quente.  Esta série fez com que David desse início a prática do Kung Fu, ao qual jamais parou.  David Carradine foi encontrado morto em 4 de julho de 2009, em um hotel de luxo em Bangcoc, onde participava das filmagens de Stretch!


Donnie Yen
                                                           Donnie Yen (nascido em 27 de julho de 1963) é um ator de Hong Kong, artista marcial, cineasta e produtor, coreógrafo de ação e mundo das artes do kung fu, medalhista torneio.   Yen também ganhou reconhecimento internacional por ter aparecido em muitos filmes, juntamente com outros atores importantes e internacionalmente conhecido como Jackie Chan e Jet li bem como Michelle Yeoh.
                                                     Sua carreira tornou-se explosiva no mundo todo, ao representar o lendário Ip Man, Mestre de Bruce Lee no cinema!

Jim Kelly
Como ator, Kelly é mais conhecido por co-estrelando ao lado de Bruce Lee em Operação Dragão.. Este aspecto levou a papéis de protagonista em uma série de artes marciais com temas marciais nos filmes, entre eles Black Bealt Jones. . A maioria dos papéis do filme Kelly jogou-se a novidade de um artista marcial Afroamericano, novidade na época, mas isto lhe coube o apelido de Black Bruce, pela incrível semelhança de movimentos com o eterno Bruce, sua carreira foi curta, mas ele ainda é reconhecido como "Black Dragon" e ensina seu estilo " Dragon Free" sendo uma variação de Karsatê e Kung Fu estilo Dragão!



                                                                        Al Leong
Albert "Al" Leong (nascido em 30 de setembro de 1952), 'Ka Bong' aka Al, começou a praticar Kung Fu aos 16 anos de idade, quando atingiu a idade de 22 anos já era um dos professores de estilo tigre, mais respeitados dos EUA, participou de campeonatos norteamericanos, asiáticos na década seguinte, ganhando a maioria deles, com isto dispertou os olhosd de cineatras americanos e fez muitos filmes, hora como duble, hora como ator coadjvante! Mas seu maior desempenho está em montar coreografias marciais, ensinando atores inexperientes a se movimentarem nas artes marciais em suas filmagens! Al Leong apesar de ser pouco conhecido,  Seus créditos incluem Máquina Mortífera, Duro de Matar,escorpião rei!. Ele também retratou um out-of-time Gengis Khan!


                                                                          Sammo Hung

Sammo Hung já coreografou com Bruce Lee, Jackie Chan, King Hu,  e é considerado uma das figuras mais influentes da história do Kung Fu. Apesar de ser grande e pesado é um lutador de Kung Fu muito ágil.
                                        Sammo Hung (nascido Hung Kam Po, 7 de janeiro de 1952) é um ator de Hong Kong, artista marcial, produtor de cinema e diretor, conhecido por seu trabalho em vários filmes de artes marciais, expecialista em Wing Chun, Dragão e boxe chinês ao qual iniciou sua carreira como artista marcial!

                                                                            Angela Mao
Angela Mao (nascido em 20 de setembro de 1950)  atriz mais conhecida pela sua atuação em filmes de Kung Fu, é tida como a rainha do Kung Fu e comparada como a Bruce Lee feminina. Conhecida também com os nomes: Mao Ying, Angela Mao Ying, e Fu Mao Ying.  Mao tem o apelido de  Lady Kung Fu por seus fãs.

 Steven Segal
Ainda adolescente, partiu para o Japão para aprenderartes marciais,   se tornado mestre em Aikidô  neste   país abru uma agência de segurança e ministrava treinamentos com a polícia   japonesa  e da  CIA americana  Especializou-se também no uso e manuseio de armas de fogo, tendo ministrado cursos na área para diversas forças de segurança. Steven Seagal é faixa preta 7º Dan de Aikidô 
                                              Foi o primeiro ocidental a abrir uma academia de artes marciais no país. Além de mestre , Seagal possui a faixa preta em outras artes marciais!


                                                                 

                                                                




                                                                    
                                                                           Tony Jaa
Tony Jaa foi eleito o melhor lutador dos cinemas, comparado aos maiores lutadores desta década, considerado pela crítica o lutador mais completo desde a morte de Bruce Lee, Jaa pratica Muay Thay. Pratica também todos os estilos do Muay Thai Boran(Muay Thai Tradicional).
                                            
No filme Ong Bak, Jaa ganhou um apelido bem falado: O Guerreiro Muay Thai. Pelo seu grande feito em Ong Bak e O Protetor, Jaa ganhou o carinho de inúmeros fãs que acompanham os filmes do ator.



                                                                                                                   

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

TAI CHI CHUAN A ARTE QUE UNIFICA A NATUREZA HUMANA AO UNIVERSO

                               

                                        A história do tai chi chuan é considerada sempre sob dois aspectos: o lendário e o historicamente comprovado. Esses dois aspectos não se excluem necessariamente para a maioria dos professores propagadores das finalidades, estudos e aplicações desta arte.
                                        
                                         O aspecto lendário é, geralmente, encarado como uma metáfora para indicar o desenvolvimento dos princípios do tai chi chuan através da figura do taoista imortal .
                                          Fica claro aqui, o absoluto interesse desta arte marcial, manter-se em equilíbrio, velocidade e acima de tudo, a harmonia com as energias da vida e do universo!
                                          
                                         São cinco os estilos de tai chi chuan reconhecidos como tradicionais pela comunidade internacional, cada um deles recebeu o nome da família chinesa que o criou, desenvolveu e transmitiu. Todos tem a mesma essência e seguem os mesmos princípios básicos, diferenciando na forma.
                                          
Por ordem cronológica:
  • Tai Chi Chuan estilos:
  • Chen (陳氏)
  • Yang (楊氏)
  • Hao (武氏)
  • Wu (吳氏)
  • Sun (孫氏)
               
                               Existem indicações de que, durante a Dinastia Tang (618-906 d.C.), um eremita chamado Xu Xuan Ping desenvolveu uma arte chamada "os trinta e sete estilos do tai chi", também chamada de chang chuan (punho longo) ou chang kiang (rio longo).
                              Por volta da mesma época, um monge taoista chamado Li Dao Zi praticava uma arte denominada "punho longo primordial", semelhante aos trinta e sete estilos do tai chi.
Muitas das posturas dessas duas artes têm nomes semelhantes aos das atuais posturas do tai chi chuan.
                                O Tai Chi Chuan, da mesma forma que o Kung Fu, divide-se em duas escolas principais, as escolas externas e as escolas internas...A primeira (externa), busca fluir as energias do meio exterior em direção ao Qi interior( energia vital do ser), enquanto a escola interna busca fluir a energia Qi em direção ao externo (Universo), ambas buscam a Harmonia interior por meio da energia da natureza e do universo em que fazemos parte! Mesmo sendo seus movimentos extremamente lentos, em relaçao as demais artes, na verdade, busca  pelos movimentos lentos, para fluir toda a energia por intermédio dos meridianos e quadrantes do corpo humano, tornando assim possivel fluir as energias mentais e físicas em profundo equilíbrio, além de tudo é uma arte extremamente eficaz como luta marcial!  
                                O Tai Chi Chuan tem passado por muitas mudanças, tem 108 movimentos em sua totalidade, mas o governo Chinês reduziu seus movimentos, por achar que as gerações atuais não possuem a paciência necessária para desenvolver os 108 movimentos, para evitar o êxodo para as outras artes marciais, mais rápidas na aprendizagem. Hoje a maioria das escolas desta modalidade ensinam de 64 movimentos, 32 ou até mesmo 16 movimentos apenas! Mesmo assim, escolas mais tradicionalistas ainda mantem seus ensinamentos em 108 movimentos!
                                 Quase todos os Mestres de Kung Fu, são conhecedores de Tai Chi Chuan, sendo este conhecimento quase obrigatoriedade  para um bom desempenho marcial! Tai Chi Chuan é mais que uma arte marcial moderada, é a soberana forma de controlar as impurezas da alma e a profunda consciência do mundo em que vivemos, por meio do Tai Chi Chuan desenvolve-se a observância dos fluídos dos sentidos, elimina-se as impurezas corporais e emocionais, tornando o indivíduo mais centrado e sutilmente acima das qualidades de vida nos dias atuais, sendo possivel sua prática desde a tenra idade dos 6 anos até a idade mais avançada! Médicos, cientistas comprovam que o Tai Chi Chuan promove o equilíbrio cardio vascular bem como a eliminação de doenças ósseas comum nas idades acima dos 50 anos! Como arte marcial, propõe a defesa pessoal possivel em qualquer idade e pode ser praticado por toda a vida!
                                 Enquanto arte marcial, o tai chi chuan se baseia em treze conceitos fundamentais (shi san shi 十三势). Estas posturas/movimentos podem ser reconhecidos nas diversas formas praticadas pelos diferentes estilos. Cada escola interpreta estes conceitos com pequenas variações.
                                São conhecidas como as oito portas e os cinco passos (八門 五步), em chinês são denominadas: Peng, Lu, Ji, An, Cai, Lie, Zhou, Cao, Jin, Tui, Gu, Pan e Ding.
                               
  • Os quatro lados (si zheng 四正)
Péng 掤 (aparar)
履 (desviar)
擠 (pressionar)
Àn 按 (empurrar)
  • Os quatro cantos (si yu 四隅)
Cǎi 採 (colher e puxar)
Liè 挒 (colher e quebrar)
Zhǒu 肘 (golpe de cotovelo)
Kào 靠 (golpe de ombro)
Os cinco passos (Wǔ bù) 五步 podem ser relacionados aos cinco elementos cósmicos (五行 py wǔ xíng) que fundamentam a medicina tradicional chinesa:
madeira, fogo, terra, metal e água (木, 火, 土, 金, 水).
Jìn bù 進步 (avançar)
Tùi bù 退步 (recuar)
Zǔo gù 左顧 (olhar à esquerda)
Yòu pàn 右盼 (olhar à direita)
Zhōng dìng 中定 (equilíbrio central)
                                      Abaixo a forma com 24 movimentos praticadas apartir de 1956
Abaixo o video do TAI CHI CHUAM COM 24 MOVIMENTOS.
Forma simplificada  desenvolvida em 1956- Forma de Beijing de 24 Posturas
                                   
                       "Vídeo raro "Chen Man C'hing" demonstrando a forma "curta do Tai Chi Chuan"