Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A Filosofia das Artes Chinêsas oriundas dos templos Shaolins

                                    

                                                Ao passar de décadas, dos séculos até os dias atuais, muitos ensinamentos foram deixados de lado, em função da grande procura pelas "artes da luta"!
                                                Refiro-me principalmente aos ensinamentos filosoficos que representam as raízes dos templos aos quais o Kung Fu nasceu...Os templos Shaolins (jovem floresta). Esta arte possui um patrimônio filosofico inigualável, sendo por muitos,  um tesouro inestimável  que propicia às gerações subsequentes, uma profunda reflexão humana e a compreensão das leis naturais do mundo em que vivemos!                            
                                                Kung Fu significa "homem hábil" e esta habilidade ultrapassa as complexidades das técnicas de ataque e defesa corporal, vai muito mais além, segue em direção a total plenitude do ser como parte integrante do planeta e do Universo!
                                                 Tornar possivel a aproximação destes conceitos e formas de interpretação filosofica é no mínimo imprescindível, seja para praticantes marciais ou por estudiosos das filosofias orientais.
                                                O Taoísmo e o Budismo, andam lado a lado nos estudos dos templos  atuais, mas que outrora, tinha como maior objetivo, transpor as limitações dos sentidos, reconhecer a grande harmonia que rege a vida,  nutrir-se de ensinamentos que propiciam aos seus praticantes, uma visão simplificada das leis da natureza, das leis da vida...O Kung Fu é apenas a habilidade em seu mais amplo sentido, habilidade de sentir, habilidade de perceber a sua própria existência está ou não, em harmonia com tudo que se encontra a sua volta!  O respeito pela vida é o principal exercício do Kung Fu, muito mais difícil de se atingir, do que se possa imaginar. Aquele que respeita a vida, não a teme, não a cobiça nem a inveja, muito menos busca destruí-la, contaminá-la ou torná-la apenas um objetivo de conquista!                              
                                    Tudo isto é desrespeito a vida, nada mais...A filosofia do Kung Fu, não interfere na vida, mas permite que ela flua como um rio, seus ensinamentos são apenas margens que delineiam o rumo a ser tomado pelo rio (vida).


                                       Para todo estudioso desta filosofia, alguns preceitos devem guiá-lo, a natureza como seu principal mestre e orientador, o "ar" é seu primeiro Mestre, com ele aprendemos a respirar, inalar, absorver,  fluir e expandir nossa existência! A "água", o sua segunda Mestra, com ela purificamos o corpo, renovamos os pensamentos e fluimos os sentidos da alma, com ela redescobrimos o ato de tocar e o ato de ser tocado,  nutrimos as energias do corpo, fluimos em todas as direções, reorganizamos as emoções!
                                         Mas é com a terceira Mestra, que criamos a forma, reconhecemos os espaços, transformamos a fluides do sólido, demensionamos nossas buscas e determinamos nossos objetivos, pois ela é a "terra", que nos alimenta, que nos supre o conforto e o descanso, acima de tudo produz tudo que nossa natureza interior corpórea necessita, que o interior de nossa mente, prazerosamente vê como uma bela paisagem! Já o quarto Mestre é o "fogo", que nos ensina a perceber os opostos, que aquece e ilumina, que queima e modifica o sentido e a forma de todas as coisas,  mas ainda existem outros Mestres que na maioria das vezes, não ousamos perceber, mas que são tão importantes para desenvolver a "habilidade" da mente, da alma ou dos cinco sentidos que usamos por toda as nossas vidas! 
                                            Aprender é inevitável para viver, viver é a somatória de todas as aprendizagens ao mesmo tempo,  tornando-nos cada vez mais simples na compreensão da vida! Isto é Kung Fu, é a compreensão dos opostos, é Yan..., é Yin é o TAO.
                                           Toda a solides do TAO, depende de sua fluidez, de conter e estar contido;
                               "Ser um pouco do outro, no muito de si mesmo,... Ser um pouco de si mesmo, no muito do outro,.... ISTO É O TAO".


                                            Isto pode ser aplicado em tudo na vida, assim pensa um "Ser Hábil", ele contém e está contido, liberta-se quando se contém em algo e libera tudo que está contido nele, isto é Kung Fu, isto é a filosofia que lhe ordena os sentidos e harmoniza sua vida!! Fluir o que imenso em sua vida e sublimar o que lhe parece tão pequeno,, andar e ir de encontro de algo, quando sua mente não alcança, move-se quando tudo lhe parece estático e repousa quando tudo está em movimento desgovernado, alimenta-se de tudo que não lhe cabe na boca mas que cabe na alma, nutre-se somente daquilo lhe cabe nas mãos, nada mais!
Isto é a imensidão dos ensinamentos filosoficos do Kung Fu, que para muitos... não passam de meras tolices! Para outros ...o começo não é tão importante, quanto o início, a chegada não é nada mais nada que o recomeço de um novo trajeto a ser encontrado! Isto é conhecimento, filosofia da habilidade... do Kung Fu!
By Mestre Makáo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.