Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

domingo, 17 de julho de 2011

As cores e seus preceitos no Kung Fú

                           Um monge Indiano teria observado o movimento de uma garça e sua agilidade na luta contra animais peçonhentos como cobras, lagartos, entre outros. A agilidade da garça e a velocidade no uso de seu bico como arma de combate, impressionou o monge que ficou muito atento e tratou de copiar seus movimentos. Tratou de ensiná-los aos seus discípulos e daí por diante se desenvolveria a arte do Wushu.
                          ASSIM NASCIA O KUNG FÚ,a arte milenar chinesa, que para muitos busca ir além do conhecimento marcial, procurando expandir as habilidades humanas filosoficamente, espiritualmente e mentalmente! Por milênios esta arte ficou ao alcanse apenas de alguns previlegiados, mas nos últimos cento e cinquenta anos, surgiu para o mundo, tendo milhares de adeptos desta arte por todo o mundo!
                        Poucas sabedorias internas dos mosteiros, chegam ao conhecimento público, entre estes preceitos orientais, muitos adeptos desconhecem o significado das cores, no Kung Fú!
                        Por meio das cores podemos identificar um estilo, de que região da China teve sua origem, quais os fundamentos e que escola pertence!  Para que possamos compreender melhor, o verdadeiro significado e a importância das cores no Kung Fú, temos que nos ater a sua simbologia inicial!
                          A filosofia Taoísta identifica quatro forças naturais que regem a vida na Terra, , o FOGO
a ÁGUA, a TERRA e o AR! São chamados de "Elementos" da Natureza, cada qual, possui um poder sagrado e representa as quatro forças do Universo, cada um desses elementos, possui uma cor que identifica sua energia, chamada de CHI ou QI... Desta forma podemos identificar a energia que acumulamos, exalamos,queimamos e eliminamos! Estas mesmas energias representam o tipo de técnica de Kung Fú que costumamos praticar, cada uma delas possui uma relação direta com um determinado elemento natural, vejamos:
O FOGO- técnicas que exigem maior explosão de movimentos, praticam movimentos mais longos e de impacto, tais técnicas de Kung Fú mantém a cor VERMELHA em suas vestimentas, algumas vezes com dourado, representando a intensidade do fogo e da luz deste elemento, são técnicas encontradas ao Norte da China e nos templos chamados de Shaolin do Norte! Muitas vezes pode ser encontrado técnicas com dois ou mais estilos, sendo assim duas ou mais cores em suas vestimentas!

A ÁGUA- São técnicas mais deslizantes, com aderência em seus golpes, busca o contato menos explosivo que as técnicas do fogo, mas não menos eficazes, pois usam a flexibilidade e velocidade como seu ponto de referência, sua cor é o AZUL, comum nas técnicas e estilo do Sul da China e também no Norte Central!

A TERRA- A Terra é tida como o elemento mais estável em seus fundamentos, muitos estilos possuem golpes e movimentos mais diretos e penetrantes, com impacto sólido e valorizam a força corporal. são comuns os estilos dos templos denominados Shaolin do Sul! Sua cor é O VERDE OU PRÊTO!

O AR- Sua cor é o BRANCO ou o LARANJA, são técnicas mais suaves como seu elemento, buscam absorver os golpes de seus oponentes, evitando o desgaste desnecessário de movimentos, tambem buscam a aderência dos movimentos, sua principal característica é a flexibilida e saltos! suas vestes brancas representasm a suavidade do ar e as laranjas seu poder de penetração, seja fisica ou mental! Estes estilos que seguem estes preceitos são comuns em estilos do Sul da China!

                            Sendo assim podemos afirmar que:
                            Estilos firmes e de explosão são oriundos do elemento do FOGO!
                            Estilos de penetração e resistência são oriundos do elemento TERRA
                            Estilos deslizantes e absorventes de impacto são oriundos da ÁGUA
                            Estilos flexiveis e aderentes são oriundos do elemento AR 
                            Os estilos do fogo usam armas de laminas cortantes...(Espadas , facões e sabres)
                            Os estilos da Terra, usam armas de impacto...(bastões e lanças)
                            Os estilos da água, usam armas de punho curto ( machados, adagas e punhais)
                            Os estilos do Ar, usam armas de arremessos.( ponteiros, chicotes, estrelas, leques)
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.