Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

segunda-feira, 28 de maio de 2012

WING CHUN- A TÉCNICA DO MOVIMENTO INSTINTIVO!!!

                                     
                                      Para mim sempre será algo que causa muita satisfação, falar sobre o Wing Chun, mesmo porque, este estilo de arte marcial é uma das mais naturais, que permitem a criatividade e o desenvolvimento das percepções sensoriais, da forma mais abrangente que se possa ter entre todas as artes marciais!
                                       Explicar as técnicas Wing Chun, seria o mesmo que explicar
porque uma criança engatinha, ergue-se e anda... Simplesmente é uma função natural de toda a espécie. O mesmo ocorre com o Wing Chun, nós sabemos nos mover, mesmo assim, nos falta ampliar naturalmente os movimentos que estamos comumente acostumados a realizar! Todo o praticante desta nobre arte, tem que buscar a supremacia dos movimentos em "rotação articular", este é o princípio básico.
                                        Os aplicativos do Wing Chun em sua maioria, são de movimentos dos braços e punhos, sempre que possivel mantendo-os na linha do centro do corpo, buscando proteger o meridiano central (linha imaginária que passa
 pelo meio do corpo) onde, os principais orgãos vitais se evidenciam e necessitam de defesa constante! Os braços tem como objetivo, movimentar-se para dentro do corpo em movimentos circulares protegendo o meridiano central, ou partem de dentro para fora do corpo com a mesma condição circular.   



                                       Agindo exatamente como um "cata-vento", bloqueios e desvios são realizados nestes percursos de defesa! O movimento humano, demonstra a dinâmica desta técnica, que no decorrer do tempo, mescla-se ao movimento natural do praticante permitindo que a trajetória e percurso de seus ataques e defesas sejam simultâneos, com golpes instintivamente objetivos!  
                                         Sob o Prisma das artes marciais, o Wing Chun torna-se diferenciado pela aplicação de golpes em curta distância, com o mesmo dinamismo e força que as demais artes marciais, que aplicam golpes longos e retos!
                                          O estilo como um todo, fornece condições de aplicar as técnicas mediante ao estudo da mobilidade dos golpes, a partir daí, o resto é instinto e reflexos polidos pelos movimentos básicos do Wing Chun!
                                           Girar, torcer, deslizar, aderir, pressionar, comprimir, são técnicas que o Wing Chun domina com maestria, enquanto segurar, agarrar são movimentos pouco utilizados, em função da perda de tempo que estes golpes costumam evidenciar! "A vitalidade de um golpe depende da velocidade em que o golpe é produzido, a força é fundamental para algumas artes, mas este não é o caso do Wing Chun, seus objetivos restringem-se em defesa aderente ou deslizante e ataques objetivos, seqüenciais e contúnuos em velocidade máxima." 
                                             Muitas escolas buscam fluir os instintos do praticante, por meio de técnicas diferenciadas, entre elas, a tércnica de olhos vendados (上眼), ao qual por muitos praticantes é chamado de yin (月亮= Lua ) yīn ( =sombra ) ou apenas "Lua sombria" (yin yin). Nestes casos o aluno ou praticante se desvencula do sentido da visão e busca defender-se e atacar baseado puramente nos demais sentidos e intensifica o instinto de preservação! Quando Praticada esta técnica, são aplicados golpes conhecidos como sequências:  Lap sau, Kuen to luk dim bun kwan, Kuen to pa cham dao, Mai san jong: círculo e Chi kwan!
                                               Enfim, o Wing Chun pode ser resumido como a arte que integra as associações instintivas de um movimento, com a supremacia das formas técnicas circulares de ataque e defesa simultaneamente!
                                               O Wing Chun em si, já é um conceito moderno que elimina floreios, sendo simples e objetivo e por isso altamente eficaz para a autodefesa. Os treinos podem ser coletivos ou individuais; A prática do Wing Chun requer o aperfeiçoamento em algumas séries ou formas que podemos ampliar as características sensoriais de cada praticante, são elas:
                                                O  Sin Lin Tao por ser a forma básica do Wing Chun  é a que deve ser mais estudada e praticada. Sin Lin Tao é dividido em três partes, com um total de cento e oito movimentos. Cada parte tem os seus próprios objetivos, na prática, vários significados na sua aplicação.
                                                 Na primeira parte o praticante desenvolve a Base (Gee Kim Yeung Ma), a força do Soco (Yat Chun Choi) e do Cotovelo. O praticante aprende as técnicas: Tan Sao, Fook Sao, Wu Sao.
                                                Uma vez aprendido os movimentos, devem ser praticados com força e energia. Cada praticante sabe quando praticar a primeira parte da Sin Lin Tao, que tem que ser lenta. Para treinar a força, é preciso levar a sério o treinamento e fazê-lo lentamente.
                                                 Na segunda parte o praticante irá desenvolver a capacidade de emitir força e energia. No Wing Chun da Família Wong ao qual represento na linhagem, a força e a energia são usadas de forma flexível (não muito relaxado e nem muto duro). Isto é facilmente demonstrado quando lançamos um soco, o braço desloca a grande velocidade, mas os músculos estão relaxados. Mas, pouco antes de atingir seu oponente, os músculos se contraem explodindo toda energia.
                                                  Na terceira parte o praticante aprender a realizar de forma correta os movimentos das técnicas, com relação à memória muscular. Os movimentos incluem as técnicas Pak Sao, Tan Sao, Gaun Sao, Huen Sao e Bon Sao.
                                             
                                               Chi Sau pode ser traduzida como “Mãos Pegajosas” ou “Mãos aderentes”. Chi Sau é a parte mais importante no processo de aprendizagem do Sistema Wing Chun. No entanto, existem muitos praticantes e até mesmo “mestres” de Wing Chun, que ainda não o entendem corretamente. Existem aqueles que colocam muita ênfase no Chi Sau, por pensar não existir outras técnicas. E ainda aqueles que não dão valor algum ao Chi Sau. Mas dentro do Wing Chun, irá aprender o seu verdadeiro significado. Com movimentos "paralelos" entre dois praticantes, o Instinto torna-se mais ágil no conceito de defesa e ataques contínuos, jamais um bom praticante de Wing Chun poderá ser eficaz em sua prática caso não tenha total controle sobre o Chi Sau. Esta prática fundamentalmente deve ser elaborado e desenvolvido no Muk Yan Jong ou Mok Yan Chong literalmente significa “Boneco de Madeira” possui 116 técnicas que compõem a Forma Tradicional, conhecido ao redor do mundo pelos leigos de Mudjong! Este boneco possui características de um homem com braços e uma perna, onde a maioria dos golpes podem ser constantemente desenvolvidos, principalmente quando não há possibilidade de um colega de treino! Mesmo possuindo 116 movimentos, será possivel desenvolver golpes peculiares que representem a sua melhor performance pessoal!
                            O treinamento no Muk Yan Jong deve ser feito com energia e força, ou seja, golpeado com pressão e deslizamento principalmente pelo antebraço e cotovelos. Pode ser treinado por longas horas, assim irá desenvolver o posicionamento e ângulo correto das técnicas, bem como a distância correta do alvo pretendido para o ataque e para a defesa.

                              Grão Mestre Ip Man na prática do  Mok Yan Chong 
      
 " A natureza da arte marcial é mover o que está parado, por sua vez o Wing Chun tem como objetivo fluir amplamente o movimento sem que com isto perca a referência estática e circulante da energia Qi"- Mover-se sem perder seu centro, girar sem perder seu equilíbrio- como um compasso que pode ampliar seu raio e diâmetro de ação, mas sem jamais perder o epicentro ...

by Great Master Makáo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.