Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sábado, 16 de julho de 2011

Os segredos dos Mestres e das Artes Marciais!

                         





 Talvez a primeira idéia que se possa ter em relação as artes marciais, está ligado diretamente a suposta violência aparente em seus golpes, muitas artes buscam a supremacia dos ataques, tentando demonstrar superioridade aos demais estilos. As artes dividem-se em vários segmentos, as principais são: japonesas, chinesas, coreanas, tailandêsas, israelenses, vietnamitas, brasileiras, turcas e gregas! Enfim, são nove origens de técnicas oriundas da "India", local considerado mãe de todas as artes.  Mas todas elas, possuem algo em comum, a busca do aperfeiçoamento dos combates corpo a corpo, algumas usando pernas, outras braços, braços e pernas, tendo outras que são aperfeiçoadas nas técnicas de contato corporal com chaves, quedas e imobilizações! Mas devemos perguntar, seria somente este o objetivo das artes marciais? Seria a busca da destruição física do oponente?
                             Não, realmente este não é o principal objetivo das artes marciais, mesmo que a maioria dos praticantes comunguem desta idéia...Os grandes Mestres das artes marciais, guardam em seus ensinamentos segredos que ao decorrer dos séculos, ficaram quase extintos, por não serem revelados aos seus discípulos, porque? A filosofia tão pregada por monges ficaram em segundo plano, em função da crescente proliferação de estilos voltados somente para auto-defesa em um mundo voltado a revoluções, guerras e insegurança social! Com isto, os Mestres mantiveram sigilo de seus conhecimentos mais profundos, para preservar sua identidade longe daqueles que buscavam apenas a arte marcial como meio de ataque e defesa corporal!
                               Mas que segredos são estes?
                              Primeiramente, as aptidões marciais levam ao controle da mente sobre o corpo, resistência a dor, controle do equilíbrio, flexibilidade e principalmente o auto-conhecimento, unificando as três energias do ser : PENSAMENTO, MOVIMENTO E OBSERVÂNCIA!
                                Os antigos Mestres levavam em consideração o fato de que o ser humano , não controla suas emoções, seus pensamentos, portanto, aprender a controlar a mente, permite com que o indivíduo supere suas limitações mentais, que impedem o praticante a desenvolver-se além dos obstáculos físicos comum a todos os seres humanos! O "impossivel" é uma palavra forte que nos limita, ao depararmos com situações aparentemente intransponíveis, as artes marciais buscam na verdade eliminar tais impossibilidades mentais! Seja quebrando rochas com os pés e mãos, sendo dando saltos comuns somente entre  os animais, movimentando-se com extrema velocidade e flexibilidade além dos limites humanos, superando a dor o esgotamento físico ou mantendo-se alheio aos perigos à sua volta, podendo assim encontrar uma saída quando todos a sua volta são movidos pelo pavor eminente! Estes segredos de desenvolvimento são funcionais e permitem que o praticante leve seus conhecimentos por toda a vida, mesmo quando em idade avançada, o praticante terá as mesmas capacidades que tinha quando jovem, apesar da idade avançada!




                                  "Um gato sempre será um gato", mesmo velho saltará, cairá sempre de pé, para o gato, não existe limitação da idade, seus instintos serão sempre os mesmos,  sua flexibilidade se manterá até o ultimo dia de sua vida! não é apenas uma condição física e anatomica, mas sim a preservação mental do gato que o mantém sempre preparado para agir, agir como um gato !



                                     Portanto, o atleta e praticante de artes marciais que busca somente a supremacia da força corporal, da flexibilidade óssea e muscular, com o tempo deteriora-se com o passar dos anos, mas aquele que encarna em seus pensamentos uma identidade marcial, ultrapassa os limites da velhice, do desgaste corporal e metabólico! Somos o que pensamos ser, se pensamos de forma errada, estes pensamentos se materializam, fazendo que tenhamos uma falsa idéia de nós mesmos, fatalmente nos veremos fadados a limitação de nossas capacidades, mas se realmente tivermos uma conduta mental de ir além do que imaginamos, a idade, a limitação metabólica e fisiológica não será impecílio no futuro!
                                     Este é um dos grandes segredos das artes marciais, dos Mestres idosos que se mantém mentalmente e fisicamente capazes de tudo que um jovem é capaz de fazer!





                                     Outro segredo é a maneira que os movimentos permitem, tornar o corpo sempre capaz de dar o melhor de si, saber andar é mais dificil do possamos imaginar, saber flexionar as articulações, ter a postura correta em nosso dia a dia, é uma tarefa ardua e exaustiva! Depende de muito sacrifício e "observância diária".  Como exemplo temos os animais, uma águia nunca irá parar de voar, mesmo sendo uma ave envelhecida, suas asas irão sempre se manter preparadas para o vôo, porque?..Simples!






                                    As águias não possuem vícios comportamentais em seus comportamentos, que ao passar dos anos possam limitar seus movimentos, já os humanos, buscam ao passar dos anos, a comodidade de suas ações, modificam seus hábitos e promovem o enfraquecimento corporal e as limitações da idade!
                                     Sendo assim, as artes marciais permitem com que o indivíduo mantenha-se apto a viver sempre capaz, desde que não se limite a golpes e acima de tudo, mantenha sua observância mental e corporal, não basta treinar o corpo se a mente envelhece, fatalmente o corpo não corresponderá da maneira que desejamos, PENSAR, MOVIMENTAR-SE E OBSERVAR de forma correta, são quesitos indispensáveis para um praticante verdadeiro das artes marciais!
                                      Um corpo se mantém veloz se o pensamento se mantém ágil, um musculo é flexível se a mente o comanda, mesmo que a aparência corpórea seja tomada pela velhice, mas a energia QI(CHI), se mantém inabalável, a águia sempre voará, o gato sempre cairá de pé e o praticante de arte marcial, sempre será um um homem hábil (KUNG FÚ). Eis o verdadeiro segredo dos Mestres e das artes marciais, que jamais deve perecer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.