Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A voz do Wing Chun!




                                       Atualmente o Wing Chun é praticado em boa parte do mundo, existem diversas escolas espalhadas por todos os continentes, mas a proliferação deste estilo criou em muitos casos, uma forma distorcida de suas aplicações, a teoria está bem longe do que deveria ser a sua prática!
                                         Podemos perceber isto em diferentes casos evidenciados no You Tube, onde supostos praticantes sem qualquer fundamentação do estilo, criam uma imagem no mínimo deplorável desta nobre arte!
                                          Na verdade, este é um problema que podemos perceber na maioria das artes marciais praticadas atualmente, não basta saber socar ou chutar, nem tão pouco tomar posturas em combate se não sabem aplicar tais movimentos e golpes no momento efetivo de um combate real!
                                       O  principal motivo da prática de uma arte marcial é ampliar os condicionamentos de seus praticantes e permitir que a capacidade cognitiva de um golpe, seja aplicado sem que haja a perda momentânea de variações técnicas nos golpes pretendidos, fato este que não ocorre na maioria dos casos!
                                         Existem centenas de bons "MESTRES" de Wing Chun ao redor do mundo, mas na mesma proporção, podemos encontrar inúmeros falsos educadores, porque não dizer..."Falsos Mestres", isto é percebido tanto no Oriente como no Ocidente. Um dos principais motivos para esta triste realidade é a falta de preparo técnico de seus "Sifus" ou professores...Um exemplo disto é o vídeo abaixo, onde demonstra a inexpressiva capacidade técnica de seus atuantes! Para mim isto deixa claro, que mesmo na China o caso é alarmante!


                                    Podemos perceber a falta de preparo de ambos os "lutadores" que infelizmente dão um espetáculo deplorável em sentido técnico, isto não pode e não deve ser chamado de Wing Chun, apenas devemos reconhecer a terrível manifestação de despreparo técnico de ambos, infelizmente casos como este depõe contra os Mestres, Professores e alunos da verdadeira arte do Wing Chun!
                                     Infelizmente, para mim e para muitos outros Mestres, existem exemplos deste tipo, eu não posso me omitir nestes casos, seja em nome de meu Mestre, em nome de minha escola ou em função do próprio Wing Chun ao qual sinto a honra de representar em minha Linhagem!
                                      Mas estes casos devem vir à público, Federações Internacionais precisam tomar uma postura sobre estes fatos, caso contrário, não existe motivo para o seu efetivo funcionamento! Instituições, Associações Internacionais, não podem e não devem ser coniventes com estes atos criminosos contra nosso estilo! Vejam este caso abaixo, neste outro vídeo poderemos encontrar mais uma imagem deplorável de um indivíduo que se autodenomina praticante de Wing Chun. Isto pode ser tudo, menos Wing Chun:


   

                                                   Para mim é profundamente triste, ter que mostrar "isto" em meu Blog, mesmo porque existem "centenas" de bons praticantes em todo o mundo, mas infelizmente alguém tem que propor-se a denunciar estes indivíduos!
                                                    Não tenho medo de represálias de qualquer tipo, o que não posso admitir é este insulto a arte marcial ao que dediquei toda a minha vida!
                                                     O vídeo acima é supostamente uma demonstração de Wing Chun, mas não percebi meu estilo nele, ao contrário, vi apenas dois ou mais praticantes de algo que não reflete o Wing Chun, sem técnica, sem formas cabíveis de braços, isto é uma vergonha...

                                                       A ARTE DO WING CHUN COMO ELA É...

 

                                            A arte do Wing Chun em sua natureza mais íntima, representa a perfeita técnica do que há de melhor nas artes dos punhos, sua prática requer acima de tudo muito estudo e praticidade nos movimentos, onde os golpes são o reflexo da alma, o reflexo e a velocidade são irmãos da perícia, sem movimentos desnecessários ou recuos furtivos para evitar um ataque eminente... Ving Tsun como muitos preferem chamar, usa em seus bloqueios  a simetria bilateral ao seus ataques e suas defesas de forma simultâneas, leve, solto, rápido e técnicamente versátil não se desgasta em movimentos inoperantes. Isto é Wing Chun aplicativo, é Wing Chun  em sua melhor assinatura marcial! Não basta praticar golpes, nem estudar suas formas, pois isto não significa saber por em prática seus elementos fundamentais!
                                            Wing Chun  

                                              É a arte livre sim, mas sempre levando em conta as suas características técnicas, seus preceitos e metodologias, ninguém pode "abortar" tais fundamentos, sejam Mestres conceituados ou apenas alunos iniciantes, "todos" devem lutar para manter suas características preservadas. 
                                               Os interesses financeiros e a fama de alguns pretenciosos Mestres, fecham seus olhos para a violação do estilo, sejam chineses, ocidentais ou de qualquer continente. Isto é um insulto aos verdadeiros Mestres do Wing Chun! Aqui poderemos ver um vídeo de um verdadeiro educador do Wing Chun, que ensina o seu estilo com a atenção e dedicação aos seus alunos, exemplo da harmonia entre educador e aluno:


                                 Esta postagem eu dedico aos Grandes Mestres do Wing Chun mundial, aos meus alunos e amigos que acompanham este blog, que buscam a verdadeira arte do Wing Chun!

Obrigado!

Great Master Makáo- 10º level of Wing Chun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.