Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A ARTE DE SABER LUTAR!

                                          

                                             Muitas artes marciais estão voltadas para competições e torneios, onde o principal objetivo é colocar seus "atletas" em uma situação de confronto direto de combate. Mas o que vemos atualmente nestes torneios, são uma série de ações que demonstram um total despreparo técnico com golpes sem objetividade marcial. Uma boa parte deste despreparo, está diretamente relacionado com a falta de observância por parte de professores, técnicos e Mestres às necessidades de dinâmica de movimento, onde  a prática de combate  nem sempre é a realidade de um combate marcial! Percebam, não importa qual seja a modalidade marcial, o que vemos é um "mesmismo" de ataque e defesas similares, com chutes e socos sem funcionalidade, sem direção,  chutes aleatórios e desequilibrados, onde o objetivo principal é "acerte onde acertar, do jeito que der...",  isto é tudo, menos arte marcial! Outro fator extremamente significativo é uma série de regras estabelecidas que reduzem profundamente as possibilidades de um combate efetivamente técnico!
                                                Concordo com a importância de protetores e limitações de alguns golpes em determinadas áreas,  mas isto não é motivo para a falta de golpes técnicos em defesas ou ataques, onde "todas as artes" acabam se tornando uma cópia uma da outra! Isto é real!!! Seja no Kung Fu, no Karate, Tae Kwon Do ou  em todas as lutas marciais tidas como "artes de contato direto".
                                                  SABER por em prática uma infinidade de golpes é uma obrigação do lutador, moldando-se de acordo com o desenrolar de uma luta, não se limitando a uma meia dúzia de golpes sem qualquer expressão, isto tem se tornado uma vala comum entre todas as modalidades marciais...
                                                  De que adianta "anos" de preparo? treinos multiplos de ataque e defesa? Quando são reduzidos a um punhado de golpes medíocres?
                                                  Uma arte marcial, seja ela qual for, merece ser respeitada em sua ideologia, em seus preceitos básicos e principalmente no uso correto de seus ensinamentos. Mas as artes marciais estão mudando, tentam "misturar" água com azeite, isto jamais dará liga e o pior, estão dando uma falsa  visão dos ensinamentos de nossos antigos Mestres! A troco do que? De premiações que caem no esquecimento após algum tempo? Isto vale uma tradição, séculos de dedicação para a concretização de estilos? Não quero rotular "todas as artes" mas infelizmente o que é ensinado, pouco é aplicado, resumindo: "Socar de qualquer jeito, chutar de qualquer forma e mobilizar é tudo que as artes marciais acham necessário para "criar" um lutador marcial de verdade, isto simplesmente ridículo".
                                                  Muitos Mestres tradicionais, defenitivamente se recusam a participar destes "espetáculos" no mínimo deploráveis, ainda pior é que algumas tornaram-se olímpicas, deixando de lado seus preceitos e moldando-se a inevitável perda de expressão marcial e por fim, a uma futura extinção técnica!  
                                                   Sinto-me no direito de alertar aos praticantes... Não vale a pena...Sei que muitos Mestres, Professores e praticantes concordam comigo. o principal e inviolável preceito marcial é a integridade de seus fundamentos, ao perder isto, perde-se tudo!!!
                                                  A nova "cara" das artes marciais não possue expressão e nem reflete os ensinamentos ofertados por séculos, ser vencedor de uma competição é o mesmo que dizer: " venci e é isto que importa, não interessa como..."
                                                    Será? Ainda prefiro acreditar no futuro das artes marciais, que  este mesmo futuro não irá reduzir a pó, os ensinamentos do passado, possibilitando aos alunos e praticantes, aos futuros professores e Mestres a legitimidade de suas artes, seja filosoficamente ou na arte da guerra (significado de arte marcial). Hoje as artes independente de seus preceitos, chutam igual, socam igual e pior, não se diferem pela falta de conceitos ideológicos! Em combate, viu uma ...Viu todas, isto é uma lástima!
                                                  Hoje, o judô (柔道) se assemelha ao  jiu-jítsu (柔術) como modalidade desportiva de competição de mobilização, o mesmo ocorre com o Taekwondo (태권도) em relação ao Muay thai ( มวยไทย) ou ao  Sanshou (散手) do Kung fu (功夫)...Cada qual possui suas variantes de golpes, suas formas de movimentação, mas tudo isto está sendo deixado de lado para que?
                                                   Somando as artes acima citadas, teríamos no mínimo, 5.000 golpes aplicativos de ataque e mais 5.000 golpes de defesa...
                                                    Fora as demais artes que não foram citadas. Aí eu pergunto: "Isto está sendo aplicado realmente nas competições?" Se somarmos os golpes aplicados atualmente, não chegam a um total de 100 golpes de defesa e ataque juntos! Aonde foi parar o resto destes golpes, foram reduzidos por sua praticidade ou por mera imperícia?  Devemos refletir a respeito...Afinal de contas temos mais "campeões mundiais" de competições, do que lutadores de verdade!
                               Guardem:
                              "Não se forja o aço puro, de ferro com ferrugem" 

By
Great Master Makáo

                                                 
                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.