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quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os grandes Mestres Pioneiros das Artes Marciais em Curitiba- Paraná- Brasil!

                                   Eu sempre tive uma grande admiração pelos profissionais e Mestres das Artes Marciais, que foram os grandes pioneiros das diversas técnicas e estilos que fizeram a história das modalidades existentes atualmente. Falar destas pessoas para mim é uma honra, pois convivi com a maior parte delas, sem dúvida são grandes exemplos de pioneirismo, dedicação e profissionalismo! A maioria dos atletas hoje em evidência nacional e internacional, surgiram dos ensinamentos e das técnicas transmitidas por muitos destes personagens de nossa sociedade, que fazem parte da memória de Curitiba e da Arte Marcial do Paraná...Fico profundamente feliz em poder homenagear estes representantes da arte marcial Paranaenses, que muito contribuiram para a arte marcial brasileira! Muitos ainda ministram aulas, outros já não estão entre nós, alguns já aposentados, mas sem qualquer sombra de dúvida, representam para muitos, o início de uma trajetória de vitórias e uma herança herdada por muitos praticantes da atualidade. Dedico esta postagem as novas gerações das artes marciais de Curitiba, para que jamais deixem seguir ao esquecimento, estes ícones das Artes Marciais do Paraná! Cada qual faz parte de uma história, de uma arte, seja Karate, Tae Kwon Do, Judô, Kung Fú, Muay Thay, Boxe, Capoeira ou Aikido! Não é uma questão de saudosismo mas sim, reconhecimento...Iniciei profissionalmente em 1972, época em que as artes marciais ainda caminhavam em passos lentos. Alguns Professores e Mestres ainda mantinham seus nomes com pouca relevância naquela época, mas seriam eles que dariam início à muitos mitos das artes marciais, tais como:

                         Sensei José Castro de Oliveira da Goju-ryu (剛柔流, Karatê).
                                      Em meados da década de 60, ao mudar-se para Curitiba, uma das primeiras coisas que fez, foi procurar uma academia e, por indicação, chegou ao número 143 da Rua Ermelino de Leão. Foi nesse DOJÔ que o jovem aluno conheceu o AIKIDÔ, pois esta era a arte praticada naquele local sob a orientação de um Sensei chamado Nelson.
O AIKIDÔ fez parte de sua vida por 03 anos até que em 1968 a academia foi vendida para um professor de KARATÊ chamado Julio de Lara Tomasi, que passou a ensinar o estilo GOJU-RYU de KARATÊ.
                                                        Sensei Castro

                          Sensei Julio de Lara Tomasi (Julinho da Goju-ryu 剛柔流, Karatê )

                       O Sensei Julio, conhecido por "Julinho" ou "Hércules" aprendeu a essência do KARATÊ com um professor japonês, que ministrava aulas particulares na garagem de sua casa. Na nova academia, “Julinho” adotava um sistema de treinamento rigoroso que priorizava repetições de abdominais, flexões de braços, abertura de pernas e fortalecimento do HARA (barriga) com aplicação sucessiva de socos e chutes potentes. Os alunos mais graduados - SEMPAIS - eram submetidos a sessões de "corredor polonês", com aplicação de golpes com uma toalha molhada na altura do dorso, com violência, de forma a deixar a pele avermelhada.
Em 1973, o DOJÔ do Sensei Julio recebeu a visita do Sensei Akira Taniguchi, e este intercâmbio fez nascer a então "ASSOCIAÇÃO MEIBU-KAN DO BRASIL" que era a denominação de todas as academias que, no Brasil, seguiam a “MAHATO-KAI GOJU-RYU”, fundada pelo Mestre Sumihiko Funatsu. A sede da MAHATO-KAI era o Clube de KARATÊ da Universidade de Kyushu no Japão. O Mestre Sumihiko Funatsu foi aluno do fundador do GOJU-RYU, o Grande Mestre CHOJUN MIYAGUI.
Em outubro de 1975 o Sensei Julio faleceu de maneira trágica e inesperada, deixando como seguidores os atuais Senseis José Castro de Oliveira, Vitor Moreira da Cunha, João Ari Chiquito e Antonio Felipe da Silva.


Sensei Aldo Lubes
                        Aldo Lubes, italiano radicado em Curitiba, licenciado em Educação Física - UFPR- Faixa Preta de Karatê - 8º Dan - 7.0001 - C.B.K.-Faixa Preta de Judô - 4º Dan - 1.172 -Diretor Técnico Geral - C.B.K.- Secretário Geral - F.Pr.K.-Árbitro P.U.K.O. - Kumite e Kata. Tido como um dos maiores ícones do Karatê Paranaense, responsável pela doutrina marcial da Kodokan, leva seu nome como referência  Nacional e Internacional nesta modalidade! 



Sensei Taura Hiroshi
                              Sensei Taura tinha academia na Marechal Deodoro, esquina com Barão do Rio Branco.  O estilo do Sensei foi Wado-Kai, pioneiro nesta técnica de Karatê, fundou sua escola em regime de técnicas baseadas em combates (komites) de alta intensidade de contatos, faleceu no ano passado em 28 de outubro! Eu o conheci quando eu era ainda muito jovem, tornei-me amigo do Sensei, mesmo sendo de artes diferentes, eu praticante de Kung Fu  e ele de Karatê, fui bem recebido por ele, tenho grandes recordações deste homem que me trouxe muitos conhecimentos de sua arte!



 Sensei Julio Arai -Grande Mestre de Karatê discipulo de Sensei Okuda treinou também com o Sensei Sagara. esplêndido ser humano, referência do Karatê na década de 80, Sensei Julio Arai e setimo Dan ITKF, criador de campeões em torneios, seus alunos mais conhecidos sao o Gilberto,  antigamente o Silverio e o Adao Pedroso (conhecido como chicote, pelo chute rápido). Grande amigo, grande educador desta nobre arte japonesa Sensei Arai, uma representação marcial da mais alta relevância! 


Mestre burguês- Mestre de Capoeira, um dos maiores e proeminentes Mestres desta arte genuinamente Brasileira.
                                     Antonio de Menezes, o Mestre Burguês, nasceu em 06/09/1955 em Laranjeiras/SE. Aos três meses de idade mudou-se com a família para o Rio de Janeiro.

Aos doze anos de idade, deu seus primeiros passos na capoeira com um amigo de colégio, Nelson, em Ramos. Os dois para não apanhar do China, um menino que gostava de bater em todo mundo, compraram o livro "capoeira Sem mestre" e começaram a treinar.

Com o passar do tempo, entrou em contato com as rodas de mestre Mentirinha em Ramos, Bonsucesso e identificou-se com o estilo de mestre Paulão, fundador do grupo Muzenza.

                               Em 1975, após lecionar em Madureira e Meyer (RJ), foi para Curitiba, transferindo a matriz da Muzenza para o Paraná iniciando um trabalho voltado para as raízes da capoeira, implantando essa modalidade em clubes, escolas, comunidades carentes, univesidades e quartéis.

                                Ao longo de sua carreira realizou vários congressos, encontros nacionais, fundou a Federação Paranaense de capoeira. Grande amigo, homem de uma simplicidade respeitável, detentor das maiores referências internacionais da Capoeira, exemplo de dignidade para o povo Curitibano!

Mestre Burguês



Antonio Rodrigues Santos, Mestre Sergipe, nasceu em Boquim no estado de Sergipe, e se criou em salvador, onde aprendeu a capoeira angola com o lendario Mestre Caiçara, e com o qual teve a honra de ser seu contra-mestre. Tambem foi aluno do renomado Mestre Nô. Ministrando aulas de capoeira durante muitos anos em sua academia no bairro da mangueira em Salvador.
                                      No dia 18 de dezembro de 1973, Mestre Sergipe radicou-se em Curitiba no Estado do Parana, implantando e desenvolvendo este esporte nacional, tornando-se pioneiro nesta arte no estilo de Capoeira Regional. No início de minha carreira em Curitiba, iniciei dando aula em sua academia, onde nasceu um grande respeito por ele e sua arte! 



                                                       Mestre Sergipe


Mestre Piton- Aloízio de Souza Píton, Capoerista,  nascido e criado no Recôncavo Baiano, onde conheceu a capoeira de rua, é outro da Velha Guarda. “Mas a transformou em aprendizado em Curitiba, a partir de 1974, com o Mestre Sergipe”, neste período eu (Makáo), tive o grande prazer em conhecer este grande Mestre...



Mestre Piton




Mestre Pernambuco- Mestre da Capoeira ao qual convivi por longo tempo de meu início de carreira em Curitiba, amigo com alma de criança, simbolo de vitalidade, praticamos juntos, trocamos conhecimentos (kung fu& capoeira). Criador da "Academia Rei Zumbi" antigamente na Praça Tiradentes! 
Mestre Pernambuco







Carlos Roberto Alves- Mestre Kunta Kinte da capoeira, nascido em Assis Chateaubriand /PR.  Eu conheci Kunta Kinte ainda jovem, forte, ágil e praticante de Capoeira, ao qual iniciou dando aula no bairro do Portão, polêmico e irreverente, sempre foi o seu perfil, mas acima de tudo, um homem conhecedor de sua arte e faz parte da galeria dos capoeiristas que fizeram história em Curitiba, grande amigo e grande personalidade das artes marciais da Capital do Paraná!

                                                      Mestre Kunta Kinte


 Mestre Rudimar- Na época, um carioca chamado Nélio Naja estava introduzindo o Muay Thai  em Curitiba. a partir daí surgiria aquele que mais tarde seria o maior divulgador desta arte, RUDIMAR FEDRIGO, o grande Mestre de Muay Thay, sendo ele responsável por muitos lutadores desta arte , que galgaram o prestígio Internacional no M.M.A. Pesquisador das artes marciais, buscou o limiar de seu estilo de luta, confiando em seus ensinos e nos seus alunos, tornou-se um ícone desta arte no Paraná e no mundo do M.M.A como técnico aprimorado!
                                    Fundador do"Chute Boxe" em Curitiba, elevou sua arte como um verdadeiro símbolo de perseverença, amigo de muitos eventos e solidário no desenvolvimento de todas as artes marciais!


Mestre Rudimar


Fábio Noguchi- Mestre de Muay Thay 
Em novembro de 1982, Fábio Noguchi iniciava sua vida no muay thai, graças a seu irmão que o levou conhecer a academia Muay Thai, de Nélio Naja, o introdutor do muay thai no Brasil.
                          Noguchi, que nasceu em Tupaciguara - MG, e desde pequeno acordava às 4h da manhã para ir ao CEASA e ajudar seus pais na feira, teve Rubens Melantônio como seu primeiro professor da arte tailandesa. Na época em que entrou na academia, Nélio Naja tinha acabado de sair, passando a responsabilidade para Rubens e Reginaldo "China". Neste período Noguchi abriu sua academia, mas tempo depois  Noguchi fechou sua academia e ficou com o Rudimar, na Chute Boxe. Em 1987, recebeu mais uma faixa preta, agora dada pelo mestre Rudimar Fedrigo, tornando-se assim o único atleta com 3 diplomas da graduação preta, um dado por Nélio Naja, outro por Reginaldo China e outro por Rudimar Fedrigo.
                           Deu aulas na Chute Boxe até 1990 e depois, mais uma vez, abriu sua própria academia.
                          O primeiro faixa preta formado por Noguchi foi Osmar Dias (Falecido). Depois foram formados Katel Kubis, Anderson Silva, Julinho Borges, Fabiano Paiva e Vagner Tiburcio. Somente em 2007 vieram novos faixas pretas: Wágner Gáveas, Liliane Balles "Loli", Wágner "Nega" e Ivo.
                             Reconhecidos no país e que tem sua própria história confundida com a história do Muay Thai no Brasil e em Curitiba. Grande personalidade das artes marcias do Paraná, respeitado pela sua grande alma e pelo seu nível de mestrado ímpar e suas qualidades como mentor de grandes atletas de renome!
Mestre Fábio Noguchi




Grão-Mestre Dr. Hong Soon Kang
                                  Grão-Mestre Dr. Hong Soon Kang, Ph.D, é Presidente e Fundador da WOHF (World Olympic Hapkido Federation), instrutor, examinador e árbitro internacional (1ªclasse), 10°dan em Hapkido pela mesma entidade, faixa preta 9°dan em Taekwondo pela WTF (World Taekwondo Federation),  Mestre Kang, como é conhecido mundialmente, nasceu em 6 de agosto de 1943, na cidade de Hae Nam, Coréia do Sul, iniciando sua carreira marcial naquele país, em 1955, na cidade de Mok Po; porém, há mais de 30 anos dedica-se à divulgação das artes marciais coreanas, Hapkido e Taekwondo, no Brasil.
                            
                                             Mudou-se posteriormente para Curitiba/ PR, com ajuda de um mestre conhecido seu, que o ajudou a reestruturar sua vida no novo país. Grão-Mestre Kang recorda-se com satisfação de sua chegada à rodoviária da capital paranaense, mais de trinta anos atrás, quando ficou encantado com a beleza da cidade e com a gentil acolhida de seu povo. Kang, grande divulgador das artes marciais coreanas, também um grande amigo que conquistei já fazem 20 anos, sinto-me honrado por sua amizade! 
         

                                                  Grão Mestre Kang



GRÃO MESTRE ROMILDO JOSÉ LOPES  - Iniciando a pratica de Tae kwon Do e Hap Ki do na decada de 70, tendo como primeiro instrutor Mestre Nam Yong Kim, ao qual tive a grata satisfação de conhecer e treinar por algum tempo.  Diretor de Artes Marciais da Federação Paranaense de Taekwondo. Diretor da Academia Dragão de Artes Marciais- Presidente e Fundador do HAPKIDO TEYANGKIDOKWAN- The International Hapkido Union e União Brasileira de Hapkido - No mesmo período que eu o conheci, ainda faixa preta 1º Dan, conheci colegas seus como o Grande amigo Mestre Ivo, que dá aula em São Jose dos Pinhais, ambos pessoas aos quais mantenho amizade profunda e com muita admiração!

                                                 Grão Mestre Romildo





 
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                                                       Rubens San- Um boxeador veterano, possui curso superior  em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, Rubens Peruchon, seu nome de batismo, carrega no currículo títulos estaduais, brasileiros, e outros internacionais, como amador e profissional. Entre eles uma medalha de terceiro lugar dos pesos galos (até 54kg) pela IBF, ou FIB em português (International Boxing Federation ou Federação Internacional de Boxe, respectivamente) e um bicampeonato brasileiro da região centro-sul pela CBP (Confederação Brasileira de Pugilismo), hoje CBB (Confederação Brasileira de Boxe). Grande preparador de muitos adeptos de artes Marciais, eu o conheci em meados dos anos 80, Quando possuia sua academia na Rua Riachuelo fui agraciado com seus ensinamentos de Boxe, esquivas e pêndulos, ao qual me auxiliou em muito em minha carreira, pessoa amável e dedicada ao seu esporte, tornou-se exemplo de luta pelo boxe no Paraná
Rubens San



                                           
Sensei Ney Mecking- Praticante de Judô desde 1961, faixa preta em 1970, atualmente é faixa vermelha e branca 7.º Dan, filiado à Federação Paranaense de Judô e à Confederação Brasileira de Judô. Presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários. Assessor técnico de Judô da Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Professor de Judô da Sociedade Thalia desde 1976 até os dias atuais. Neste período tive a oportunidade de conhecer este grande expoente do judo Paranaense...



 
Sensei Ney Mecking





Kenjiro Hironaka-Kenjiro Hironaka foi professor de Judo e um dos fundadores da federacao Paranaense.
                                     Foram 35 anos dedicados a ensinar não apenas
a arte do judo mas ensinamentos de vida.
Grande Mestre já falecido, deu aula em Curitiba e foi responsável pelo desenvolvimento deste esporte marcial, sendo que a maioria dos praticantes de judo da Capital, iniciaram sob sua supervisão, eu o conheci quando ministrei aulas de Kung Fu no Clube Curitibano, quando a presidência deste clube estava na gestão do saudoso Presidente Tempski!
        Naquela época percebi estar diante de um verdadeiro Mestre de Artes Marciais. Sensei Kenjiro foi, é e sempre será exemplo para futuras gerações do Judo!


Sensei  Kenjiro Hironaka



Sifu Alfredinho (Alfredo Dib Junior)-O delegado-geral adjunto da Divisão Metropolitana da Capital da Polícia Civil, Alfredo Dib Júnior, em sua juventude, foi um dos atletas marciais mais comprometido com o Kung Fu em Curitiba, isto na década de 80, foi aluno do Professor Jorge (Senda) e do Mestre  Lee Chung Dee, praticante do estilo Shaolin do Norte, teve grande representatividade na Capital como professor de Kung Fu, ao qual acompanhei sua carreira desde sua chegada em Curitiba!
                Praticou também Capoeira com o Mestre Pernambuco e foi fisiculturista, até seguir mais tarde o direito e por fim tornou-se um dos delegados da Polícia Civil mais respeitado  na área de segurança do Estado! Grande amigo, com uma índole extrema no que diz respeito a conduta ética e moral! Conheci um jovem rapaz que foi um dos ícones do Kung Fu no Paraná e atualmente se faz merecedor do respeito público por suas atuais funções junto ao Estado!



                 Dr.Alfredo Dib Junior (Sifu Alfredinho)



Sifu Samuel- Falar de Kung fu seria impossivel sem falar deste grande amigo e profundo praticante do Kung fu, Sifu Samuel, ao qual tenho profunda admiração, já fazem mais de vinte anos de amizade, foi ele o fundador da primeira escola de Kung Fu na cidade da Lapa, colega de Alfredo Dib Junior em treinos e aluno do Mestre Lee Chung Dee. Apaixonado pela arte do Kung fu, é o pioneiro daquela região, ao qual se mantém dando aula até os dias atuais.
                                             Sifu Samuel




Mestre Lee Chung Dee-
Mestre Lee é natural de Formosa, começou a praticar Kung Fu Shaolin do Norte na década de 60 sob a orientação do Grão Mestre CHAN KOWK WAI. Este grande Mestre foi o introdutor do Kung Fu Shaolin do Norte nos 3 estados do Sul do Brasil, começou seu trabalho de divulgação na capital Gaúcha na década de 70.
 Mestre Lee  foi responsável pela inauguração do Instituto Sino-brasileiro de kung fu em -PR, mas foi o introdutor também em Florianópolis-SC, deste estilo de kung fu.
                  Mestre Lee continua até hoje aprendendo mais Kung Fu Shaolin com seu Grão Mestre CHAN KOWK WAI em São Paulo.






Jorge Wilmar Jung (sifu  Jorge) começou seu treinamento no estilo Shaolin do Norte na década de 70, com seu Mestre Lee Chung Dee, em Porto Alegre/RS.
O Professor Jorge é o aluno mais antigo do Mestre Lee, sendo o primeiro a praticar o Kung Fu Shaolin do Norte no Rio Grande do Sul.
                       Mestre Lee ministrava suas aulas na antiga academia Rui Barbosa, na Rua Riachuelo, bem no centro de Porto Alegre. Lá se praticavam várias modalidades de artes marciais, tais como Judô, Karatê, Boxe, Luta Livre e, claro, o Kung Fu Shaolin do Norte. Quando Mestre Lee saiu de Porto Alegre, visando introduzir o Shaolin do Norte em Santa Catarina e , posteriormente, no Paraná, deixou o Professor Jorge como seu representante oficial. Sua escola (Senda) é considerada uma das instituições mais renomadas da Capital do Paraná. Quando eu difundi o Kung Fu no Paraná, propriamente dito, em Curitiba (1973), neste mesmo período o Mestre Lee Chung Dee, fazia o mesmo trabalho em Porto Alegre, mais tarde, na década de 90, este renomado Mestre instalou-se em Curitiba, com o "Instituto Sino-brasileiro de Kung Fu" na Praça Tiradentes, local em que a Academia Senda mantém sua sede  aos cuidados do Sifu Jorge, ao qual mantenho profundo respeito!
                             Jorge Wilmar Jung



                       Bem, aqui deixo registrado um pouco da história das artes marciais do Paraná, para futuras gerações que praticam ou irão praticar a filosofia e arte destes honoráveis Mestres! Todos fazem parte da origem da filosofia das artes marciais, que deram frutos em seus ensinamentos, promovendo e divulgando a verdadeira filosofia de cada arte! Convivi com todos, tornei-me amigo da maioria deles, meus sinceros respeitos à todos...
by
Grão Mestre Makáo - Pioneiro da arte do Kung Fu no Paraná
  

 
                         






                                                              





                                   
                                                             




                                              

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A ARTE DE SABER LUTAR!

                               
                                 Muitos acham que basta aprender alguns golpes e será o suficiente para ser um lutador, bem verdade que as técnicas desenvolvidas são de extrema importância, flexibilidade e agilidade conta, força e reflexos rápidos são fundamentais, mas seria apenas isto que criam um bom lutador de artes marciais?
                                 Com a proliferação de tantas artes marciais, escolas e academias por todos os lugares, fica evidente a procura mundial por auto-defesa em um mundo cada vez mais inseguro e violento...
                                  Mas nem sempre podemos considerar um praticante de artes marciais, como sendo bons lutadores, mesmo tendo todas as condições para serem eficientes em uma luta real e de contato total!
                                  Primeiramente devemos analisar o praticante  em seu perfil psicológico, este fator é extremamente importante para podermos avaliar seu futuro desenvolvimento como lutador! 
Aqui teremos  12 exemplos de perfil psicológico de lutadores:



1º- Agressivo- Praticante que tem como objetivo "avançar instintivamente sem recuo" Ex: Mike Tyson





2º- Impulsivo- Praticante que "flui movimentos ordenados em busca de atingir seus objetivos pouco importando com contra-golpes aplicados pelo oponente"!
Ex:  Dominique Valéra




3º- Resistente- Praticante que possui 'resistência física para receber golpes de alto impácto"  mesmo  tendo uma técnica apurada, condiciona-se por suplantar a dor!
Ex: Bill Wallace conhecido como o "Super Chute"
                          



4º- Defensivo- Praticante que tecnicamente se mantém em "linha defensiva" ou seja, busca a defesa como referência e somente ataca quando certo de atingir o oponente!
Ex: Royce Gracie



5º- Forte- É o praticante que usa de seu atributo de "força para resistir em uma luta", usando a força como seu principal mecanismo, nem sempre possui a agilidade e reflexo condicionado mesmo assim possui uma boa performa em combate! 
Ex: Bolo Yeung


6º- Condicionado- É o praticante que "reage de imediato ao oponente", quando atacado, seus movimentos são reflexos interativos dos movimentos de seu oponente,
age como explosão de impácto!
Ex: Mohamed Ali 




7º- Ágil- Praticante com alto índice de mobilidade que torna-se um alvo dificil de ser ameaçado por golpes mais pesados, sua performa é "fluir" continuamente seus golpes, sem permitir contra-golpes!
Ex: Jackie Chan


8º- Perícia Técnica- Praticante que conduz a luta dentro da mais alta perícia técnica, mantendo-se como um jogador de Xadrez que se antecipa ao golpe do adversário!
Ex: Jet Li


9º- Alto contrôle- Praticante que não permite qualquer tipo de demonstração emocional em suas lutas, com capacidade de aproveitar o movimento do oponente para criar um grupo de movimentos eficientes, onde apenas um ou dois golpes são o suficiente para resolver a luta...
Ex: Ed Parker



10º- dinâmico-Praticante que possui visão do combate, a partir dos primeiros movimentos do oponente, age de forma calma e com poucos movimentos de base, evita qualquer antecipação de movimentos do oponente, sua característica psicológica em combate é semelhante a uma serpente, que espera o momento certo para dar o bote de forma rápida e eficiente...
Ex: Tony Jaa



11º- Observante- É característica deste praticante  é a observação de imediato das ações do oponente, seus impulsos são gerados por descarga elétrica de impulsos nervosos e mantém a aplicação de seus golpes somente no último momento de contato com o golpe do oponente,seus reflexos são a sua melhor arma!
Ex:Steven Seagal


                             Como podemos ver, cada lutador acima de tudo flui suas características de personalidade na hora da luta, nem sempre um golpe forte combina com alguém que detém agilidade, em outros casos, a agilidade nem sempre é o principal quesito para o lutador mais cauteloso, já a agressividade pode ser um perfil pouco útil para o lutador menos temperamental, cada lutador deve seguir suas características, alguns buscam os treinos mais pesados, enquanto outros buscam os exercícios mais flexiveis, buscar ser todos os perfís ao mesmo tempo é quase uma tarefa impossivel, na história das artes marciais, somente um caso serve de exemplo:
Bruce Lee...O único e eterno ícone das artes Marciais que possuia todas as características ao mesmo tempo!


By
Great Master Makáo


sábado, 19 de maio de 2012

SIN LIN TAO- "UMA PEQUENA IDÉIA"方永康師父- 1ª PARTE

方永康師父
                                              Não existem dúvidas a respeito de que o Wing Chun ou Vin Tsun, sofreu muitas mudanças de apresentação do sistema, ao decorrer dos séculos, uma prova disto, está nas variações de movimentos praticados nas escolas e nas ramificações das "famílias" do Vin Tsun!
                                               Na verdade, as diferenças existentes entre uma ou outra escola, torna-se visivel, criando desta forma, uma certa dificuldade ao praticante em saber qual é a maneira correta de aplicação do Sin Lin Tao, que traduzido significa "Uma pequena idéia". O Sin Lin Tao é a primeira forma apresentada pelo Wing Chun, das diferentes variações de seu estilo de técnicas de golpes com os punhos, dando ao aluno, "uma pequena idéia" do que irá aprender no decorrer do curso de Vin Tsun!  

Sin Lin Tao- 1ª parte
                                         O Sin lin Tao possue uma série de posturas que determinam diversas técnicas de punhos (Kuen), que irão sendo desenvolvidas em movimentos de defesa e ataques que tornarão o praticante cada vez mais interado em sua aplicação.
                                       Primeiramente o praticante terá uma visão dos cinqüenta movimentos, futuramente, terá mais cinqüenta e oito movimentos a serem praticados, perfazendo o total de 108 formas do sistema Sin Lin Tao. Algumas variações são visiveis em decorrência das ramificações das "famílias" do Wing Chun, onde cada Mestre mantém certas regras invioláveis, mas aplica características de posturas de sua linhagem familiar, para ser identificada diante das demais ramificações!
                               A seguir veremos o mesmo Sin Lin Tao praticado no vídeo anterior, sendo aplicado de forma diferente no segundo vídeo, isto não significa que um ou outro esteja errado, mas que são métodos de famílias diferentes aplicando o mesmo sistema! Vejamos:


                                       Aqui podemos presenciar que os movimentos da 1ª parte do Sin Lin Tao, apesar de serem iguais, ao 1º vídeo, as posturas das mãos possuem algumas variações provenientes da ramificação que representa, mesmo assim, ambas são consideradas corretas... Já no 3º vídeo, poderemos ver o Sin Lin Tao sendo praticado por um segmento bem diferente e mais antigo, onde o sistema de punhos seguem uma ramificação familiar que difere em muito, das praticadas atualmente, assista e faça uma comparação entre os vídeos 1, 2, e 3...Todos aplicam o mesmo Sin Lin Tao, mas cada qual dentro de sua linhagem e método!
 

                                      Hoje o Sin Lin Tao segue as formas praticadas pelo sistema Ip Man, sendo considerado como sendo o unificador das diferentes formas aplicativas de todos os sistemas, mesmo assim, isto não significa que as outras linhagens tradicionais estajam incorretas, apenas seguem os princípios dos ensinamentos de seus grupos específicos tradicionais!
                                      Isto também ocorre com outras variações do sistema Wing Chun, seja nos nomes de golpes e formas de movimento, esta variação é devido aos diferentes dialétos chineses de cada região ao qual as escolas foram iniciadas!

                                      Eu faço parte da linhagem (Wong) Li Chen e de seu aluno Chen Lo ao qual fui aluno, em nossa família o Sin Lin Tao possue 108 movimentos, podendo ser aplicado em 3 diferentes formas, com braços longos, médios e curtos, este ultimo, na distância máxima de 20 cm do corpo, com braços e punhos totalmente dobrados frente ao corpo...Isto ocorre em mais 3 segmentos de linhagem do Wing Chun, sendo assim, o Sin Lin Tao em nossa ramificação (Wong) possue 3 variações que datam sua origem em 1887, quando fora desenvolvido nestas 3 formas...

                                       Este método tradicional do Sin Lin Tao de 3 aplicativos (curto, médio e longo) é praticado em 19 países incluindo o Brasil por intermédio de minha escola!
by
Great Master Makáo



                                                     

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Os punhos do Grão Mestre Makáo!

                                

                           Fica muito dificil para mim (Makáo), transcrever de forma detalhada as técnicas aos quais eu codifiquei nestes últimos 40 anos de prática do Kung Fu, na verdade não existe métodos novos que possam surgir na atualidade, somente formações específicas de golpes que possam simplificar ou até mesmo buscar atributos mais resumidos de ataques e defesas! Com isto, após treinar 詠春 Wing Chun (Linda Primavera),  o estilo 翎石Shí-Ling (Pena de Pedra) e 璞狮 Shī Zi Pú (Leão de Jade), tive a possibilidade de reunir estas 3 formas que possuem diretrizes semelhantes criando assim o Kak Kan Chun ou Quán Shī Zi  Chun 鸟兽的脚春狮, como é reconhecido internacionalmente (Garras perfeitas da primavera) ou simplesmente como a  garra do Leão da montanha de Jade!


                                      Neste estilo codificado por mim, (Kak Kan Chun ou Quán Shī Zi  Chun), são aplicados 5 técnicas do Wing Chun com os punhos:
aderentes,
deslizantes,
profundidade.
pressão,
circulantes!
 5 técnicas de palmas da Shí-Ling(pena de Pedra)
braços que flutuam
pena leve
pena de pedra
punhos que Absorvem
pena que desliza
5 técnicas de garras do leão de Jade:
Garras da Primavera
Garras de Jade
Garras da montanha
Patada do leão
Garras da floresta
                                 A união destas diversas técnicas propiciaram a criação dos 15 sistemas da Kak Kan Chun, atualmente praticado na América do sul, América do Norte e Europa!


    "Nosso maior objetivo é transmitir estes três sistemas de kung fu:
Wing Chun- Quán Shī Zi  Chun e Shí-Ling , mantendo suas características independentes em estilos e formas tradicionais!"
By
Great Master Makáo

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dim Mak - O toque da morte點脈 ou Dian Xue do kung fu

                                 É chamada de «toque da morte», pois se alega que, se usada corretamente, tem a capacidade de ser letal. Diz-se que surgiu paralelo à acupuntura, quando dos estudos que mapearam os pontos do corpo: os pontos terapêuticos eram estudados pelos médicos e pelos mestres das artes marciais, também conhecido como DIM MAK 點脈 .
                                 O Dim Mak é uma arte oriunda da China e dos templos Shaolins, mas ao passar dos anos tornou-se uma técnica reconhecidamente voltada para o desenvolvimento de Mestres de diversos estilos e modalidades de artes marciais!


                                       Esta técnica leva como princípio o uso de pressão em determinadas partes do corpo, onde a resistência  e energia acomulativa do organismo mantém o corpo em perfeito funcionamento. quando aplicado determinados golpes de "pressão" ao invéz da força, isto desestabiliza todo o organismo, criando um blackout tanto na área de corrente sangüenea, bem como no sistema nervoso e respiratório...
                                         O Dim Mak na verdade, segue os princípios do "cheio e vazio", áreas profundamente conhecidas nas artes marciais e na medicina chinesa!
                                         O conceito de Dim Mak, também conhecido como Dian Xue, aparece como um subconjunto de Kung-fu dos estilos shaolins. Pode ainda ser chamado como  Dian Mai ou Dim Mak, que são duas palavras chinesas em dois dialetos diferentes, o que significa "comprimir"
                                        Na década de 1980, Dim Mak era bem conhecida na cultura  americana. . Outros autores, também, disseram que a morte de Bruce Lee pode ter sido devido a uma "técnica de Palma Trêmula" do Dim Mak como "uma das especialidades secretas de wing chun, pois é sabido que o famoso soco de polegada é apenas uma das variações do Dim Mak .  Dim Mak é referenciado em Bloodsport (1988), um filme supostamente "baseado em fatos reais da vida de Frank Dux ", profundo conhecedor desta técnica, já falecido em 1995, tido como um dos maiores especialistas de "Ninjitsu- arte ninja" do Ocidente, sua vida e história marcial ficou retratada no cinema por Jean Claude Van Damme, ao qual interpretou Frank Dux no filme "O Grande Dragão Branco ", foi ele um dos mais conhecidos especialista de Dim Mak no Ocidente!

Frank Dux- Great Master

 Dim Mak tem como princípio de ação, 5 ensinamentos:

1º- Pressione, aprofunde, comprima, aperte e empurre!
2º- Socar de dentro para fora do corpo, golpear seguidamente nos "pontos cheios" 

3º- Fluir os golpes em pontos "leves" jamais nos pontos "pesados" no corpo do oponente.

4º - "Ataque o ataque", movimente-se em direção ao movimento. momentos antes da ação do movimento do oponente! 

5º- Esvasie no ataque e flua na defesa, eis a lei do cheio e do vazio! Isto é Dim Mak 

                                  Dim Mak é descrito como um conhecimento com as técnicas de ataque empontos de pressão e meridianos, na verdade não se sabe realmente até que ponto é real estas técnicas, os poucos conhecedores desta técnica, estão em artes como o Ninjitsu, Karatê, Aiki-do e Kung Fu. Mas acredita-se que os verdadeiros detentores do Dim Mak são os praticantes tradicionais do Wing Chun, mesmo que nenhum dos grandes Mestres desta arte confirmem tal fato!

                                    Lendas sobre a origem do Dim Mak dizem que tal técnica mortal é nada mais que o ultimo estágio do Mestre de Chi Kung.

                                   "A natureza de uma arte depende profundamente dos conhecimentos do praticante, no que se refere ao conhecimento de anatomia e os pontos de pressão em diferentes parte do corpo".

                                    Eis mais uma história das artes marciais, que não se limitam na fronteira do desconhecido! Onde o mito e a realidade se mesclam, tornando as artes marciais um legado milenar para a humanidade!

 By
Great Master Makáo

domingo, 13 de maio de 2012

CHINA 中華人民共和國 - o grande legado do Kung Fu (WUSHU)





                            
                             Embora a versão mais conhecida da arte marcial, principalmente a história oriental, tenha como foco fundamental Bodhidharma (monge indiano) que em viagem à China, orientou os monges chineses na prática do yoga e bases da arte marcial indiana, o que caracterizou posteriormente na criação de um estilo próprio pelos monges de shaolin, conhecido no Ocidente como Kung Fu e no Oriente como WUSHU!
                             É sabido historicamente, através da tradição oral e escavações arqueológicas, que o kung fu já existia na China há mais de 5 000 anos.

                              Da China, estes conhecimentos se expandiram por quase toda a Ásia, originando centenas de técnicas posteriormente no Japão, Tailândia, enfim em todos os países do Oriente. A história mundial, retrata muito pouco deste legado Oriental em função dos diferentes regimes Imperiais e políticos, que a China sofreu nestes  últimos séculos, em decorrência de um regime fechado de impérios, invasões de território e acima de tudo, ideologias que impediram o Ocidente tomar conhecimento da grandiosidade da filosofia e técnicas marciais até então praticadas!
                               A partir do início do século vinte, as portas do oriente começaram a abrir seus legados ao Ocidente, já no meio do século, aproximadamente em 1960, o mundo teve a oportunidade de conhecer um tesouro, que ainda só era conhecido pelos orientais, assim, o mundo veio a reconhecer a China, como a fonte de origem de todas as artes marciais existentes!
                             A história da China está registrada em documentos que datam do século XVI a.C em diante,  que demonstram uma das civilizações mais antigas e avançadas do mundo antigo com existência contínua. A civilização chinesa surgiu em cidades-Estado no vale do rio Amarelo. O ano 221 a.C. costuma ser referido como o momento em que a China foi unificada na forma de um grande reino ou império, apesar de já haver vários estados e dinastias antes disso.
                               Muito se falou sobre as artes marciais chinesas, mesmo aqui em nosso blog, mas, para compreendermos verdadeiramente o Kung Fu, temos que compreender sua filosofia, sua arte e costumes...Conhecer os pensamentos e lutas deste povo, ainda não revelado de forma abrangente...
                               Para falar da China e propriamente sobre o Kung Fu, devemos compreender este país na época em que a espada era a lei, os punhos eram a única segurança e os templos eram o único refúgio de esperança para muitos chineses!    
                     Povo Chinês na desigualdade social duzentos anos atrás
                                A maioria dos praticantes de Kung Fu, mesmo tendo respeito e dedicação na prática destes ensinamentos, pouco sabem historicamente sobre a vida e os costumes do período em que o Kung fu era o único meio que muitos tinham de manter suas famílias, seus bens e terras a salvo diante de impérios e exércitos e feudais que tinham como objetivo, usar abusivamente seu povo para manter-se, ostentado em riquezas e perpetuando um regime escravista de seu povo...

                                              Família feudal na China antiga
                               O Kung Fu na verdade, originou-se da dor de um povo, na rebeldia de alguns manifestantes que lutavam pela liberdade de sua nação, por séculos esta arte marcial foi perseguida por impérios, templos foram destruidos, monges foram assassinados,  aldeões e agricultores sendo arrebatados de suas terras, milhares de chineses foram mortos por invasões de países próximos e distantes!

Templo Shaolin
                                 Sendo assim, o Kung fu era mais que uma habilidade técnica de arte marcial (arte da guerra), era a esperança de vencer a perseguição imperial, tornar-se um grande lutador era imprescindível para manter-se vivo, desta forma, se originaram centenas de estilos espalhados de kung fu por toda a China, com estes estilos também surgiram grandes lutadores e mestres, que por sua vez, foram perseguidos, outros mortos por um governo até então voltado aos seus próprios interesses! 
                                 A China sempre foi constituida de um povo belo e afetuoso, inteligente e responsável por grandes invenções, extrema cultura e filosofia, mesmo assim, sofreu pela grandiosidade de seu temperamento pacifico, que permitiu muitas vezes ser repudiado e ofendido por outras nações...

                                   É importante deixar tudo isto claro, que o "Kung Fu" nasceu do ímpeto de liberdade de uma nação, seus ensinamentos seguiram a regra do silêncio por séculos, para proteger seus ensinamentos de saqueadores de sua cultura e de sua filosofia! Pelo desenvolvimento de uma ideologia estatal baseada no confucionismo, no século II a.C, por mais de 4.000 anos, o sistema político da China foi baseado em monarquias hereditárias (também conhecidas como dinastias). A primeira dessas dinastias foi a Xia (aproximadamente 2000 a.C), mais tarde foi a dinastia Qin que unificou a China em 221 a.C. A última dinastia foi a Qing, que terminou em 1911 com a fundação da República da China  pelo Partido Nacionalista Kuomintang.

                                      Sendo assim, o Kung Fu sobreviveu na passagem de todas as dinastias, manteve-se intacta diante dos regimes que tentaram destrui-lo, foi responsável pela luta silenciosa de monges e pessoas simples que mantiveram a filosofia "Shaolin" como o único mecanismo de defesa de um povo oprimido, que tinha a sua moral e índole como seu maior tesouro!

                          Há um ditado popular no ciclo das artes marciais da China: "antes de aprender a técnica, aprende-se a educação; antes de praticar as artes marciais, pratica-se a moral". Durante a longa história, além de teorias e técnicas, as artes marciais chinesas formaram também um sistema de moral bem ligado com elas, que é chamado de "a moral das artes marciais". Todas as escolas consideram a educação de moral a primeira missão dos praticantes de artes marciais.
 
                          Na moral do Kung fu tradicional, há conteúdos originados do ambiente da sociedade feudal e limitados por ela, por exemplo: as artes marciais eram ensinadas somente para os filhos, não para as filhas; o relacionamento entre escolas diferentes não eram permitidos; mas a parte principal da moral das artes marciais é uma boa referencia até hoje, sendo ensinada em escolas desde a tenra idade até em Universidades. O Kung Fu por ter origem entre monges, manifestaram junto as cidades em que dispunham templo, o respeito e a solidariedade do povo que os recebiam, tendo-os como exemplo moral e filosofico, fato este, que ocorre até os dias atuais.

                            Ao passar dos séculos, muitos ensinamentos do Kung Fu, (que eram passados de boca em boca), perderam-se pela grande quantidade de dialetos existentes na China, com isto, muitas técnicas foram desvirtuadas ou mudadas, principalmente pela tradução de dialetos existentes, colaborando para que muitos estilos de Kung fu se perdessem até os dias atuais:

A família de línguas Chinesa está composta por vários idiomas diferentes entre si. Os principais são:
Mandarim, ou Putonghua - 836 milhões de falantes
- 77 milhões
Cantonês ou Yue - 71 milhões
Dialetos Min - 60 milhões
Jin - 45 milhões de pessoas
Xiang ou Huanés - 36 milhões
Hakka ou Kejia - 34 milhões
Gàn - 31 milhões
Hui - 3.2 milhões
Pinghua - 2 milhões
                           Por este motivo, muitas técnicas  de Kung Fu que praticam golpes similares em diversos estilos, possuem nomes diferentes (dialetos), originando uma variação enorme de posturas e golpes.
                            A história confirma por documentos que já existiram mais de 300 estilos de Kung Fu, mas apenas uma menor parte (45%) manteve-se até os dias atuais.
                              De qualquer forma, o Templo Shaolin, localizado na província de Henan, próximo à cidade de Dengfeng, conta com séculos de tradição fomentando as artes marciais, já que o templo proporcionou abrigo para inumeros praticantes, que mais tarde se tornaram grandes Mestres e personagens  ilustres da história da China!


                               Centenas de diferentes estilos de artes marciais chinesas foram desenvolvidas nos últimos 2.000 anos. Diversos estilos distintos traziam seus próprios conjuntos de técnicas e ideias. Há também diversos temas comuns entre estilos, o que levou muitos a caracterizá-los como pertencentes a "famílias" (, jiā) de artes marciais. Um exemplo é o WING CHUN, que possui inúmeras famílias (, jiā), pois cada grupo praticante, recebia seus conhecimentos de determinada linhagem de um Mestre, criando assim uma ramificação de ensino e muitas vezes, pertecentes de dialetos diferentes nestas ramificações!
                                 Com tudo, a grande nação da China obteve em suas mãos, mais que uma hierarquia de ensinamentos, teve sim, um legado de filosofia e cultura milenar, propiciando ao mundo a grata manifestação de idealismo e conceito histórico da mais bela arte criada pelo homem em todos os tempos... O KUNG FU!

BY
GREAT MASTER MAKÁO - BRASIL