Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A arte secreta dos diagramas do "Caminho Sagrado"

                           

   Não é difícil imaginar, que não basta a aptidão física e conhecimento técnico-marcial, para obter sucesso em uma ameaça real de combate corporal, seja pela possivel e eminente  agressão ou violencia à integridade física, devemos acima de tudo, ter conhecimento das diversas possibilidades de defesa e ataque de forma eficiente, muitas vezes golpes precisos deixam de ser eficientes, pela falta de objetividade ou exatidão no que se refere, ao local onde deve ser aplicado!
                              Em postagens anteriores, falamos sobre os pontos vitais, mas agora, falaremos sobre uma técnica marcial, desconhecida da grande maioria dos praticantes das artes marciais, trata-se do "Diagrama de Tù Chèng - Caminho Sagrado", Este Diagrama foi criado na Dinastia Nàn Bèi Cháo (420-585 D.C), quando a arte do Kung Fu era totalmente envolvida pelos estudos do corpo humano e suas funções aplicativas de golpes em localidades pré definidas.
                               Diferente da Acupuntura, que estuda os fluxos variáveis de energia que circulam no corpo humano, o Tù Chèng, busca compreender o mecanismo do movimento, criando a análise  do movimento e suas limitações! Vejamos  um exemplo:
- Uma cabeça gira sob dois angulos de 90º graus (seja para a direita ou esquerda) ou seja, 180ºgraus no máximo, podendo mover-se de 180º graus de visão,  sem que com isto necessite mover o corpo.
                            Com isto, qualquer golpe acima de 180ºgraus de abrangência de movimento da cabeça, dificilmente será possivel a defesa, a não ser que o corpo a ser atingido, se movimente para evitar o ponto cego do golpe aplicado, seja por meio de pêndulos, esquivas e movimentos da coluna, quadril e cintura...
                             Baseado neste princípio básico de anatomia, o TÙ CHÈNG, ampliou seus estudos e criou um "Diagrama do Movimento", possibilitando assim ao praticante de Kung Fu, saber antecipar os movimentos do oponente, por meio da compreensão do reflexo involuntário e do estímulo neuromuscular  como resposta de ação! Exemplo: Se subitamnete alguém vê uma pedra sendo arremeçada em sua direção, a probalidade de uma esquiva movida por reflexo é de 100 %, seja para a direita, para esquerda ou para baixo, dependendo da posição do corpo!
                             Percebendo isto, o Tù Chèng, analisa as variantes de movimento do "alvo" para atingir com a pedra , após o movimento involuntário o seu objetivo principal! Podemos perceber esta técnica também, nas famosas "paradinhas de penalti" onde o goleiro reage em movimento antes do jogador chutar a bola, somente depois que o goleiro se movimentou é que o jogador escolhe o lado para aplicar o pênalti...
                               Assim age o praticante de TÙ CHÉNG, ele se movimenta com golpes falsos, para obrigar que seu oponente se movimente de forma previsível, podendo assim aplicar o golpe desejado!
                                O diagrama de Tù Chèng, busca as diferentes características de reação do oponente, quando percebe um golpe vindo em sua direção, baseado neste reflexo imediato previamente analizado, pode-se mudar deliberadamente a direção do golpe ou a tragetória, possibilitando sucesso no intento!
                                 Muitas escolas e estilos de lutas usam o diagrama de Tù Chèng sem saber, isto ocorre no Boxe (onde chama-se a atenção do oponente com um soco falso de esquerda e em seguida golpea-se com a direita- Gancho, Jabs), na capoeira, Muay Thay, Karatê, Aiki-Do e uma infinidade de estilos de artes Marciais! Conhecer o "Diagrama" nos dá a visão právia das possibilidades de ataque e defesa, seja qual for a modalidade, O Tù Chèng ou "Caminho Sagrado" divide-se em:
- Olhando o passo e fazendo a curva
-Apontando o centro e seguindo pelo lado.
-Avançando por cima e mergulhando para baixo
-Subindo a colina agachado
-Subindo na pedra socando para baixo
-Descendo da colina socando para cima
-Empurrando em cima e puxando em baixo
-Puxando em cima e empurrando em baixo
-Girando ao redor do eixo
-Abraçar como o Urso para cima
-Abraçar para baixo como o Tigre
-Agarrar pela frente empurrando para trás
-Arremessando no vazio
-Batendo as asas pelo lado e abrindo o caminho pela frente
-Pisando e ceifando o trigo
                      Todas estas técnicas são reconhecidamente, parte dos conhecimentos de Grandes Mestres, sendo determinante o estudo deste diagrama para o "Caminho Sagrado " das Artes Marciais!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.