Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Chun Kiu do Wing Chun!

                                   


 Chum Kiu( atravessando a ponte) 112 movimentos em algumas linhagens variam de 108 a 118 movimentos,  basicamente são os  pontos de referencia de chutes  e defesas com o braço nesta modalidade de Kung Fu, mas podemos afirmar que esta simplicidade de movimentos , possui uma diversificação no que diz respeito a "localização" de alvo a ser deferido o chute ou técnica de golpes com os punhos e seus bloqueios!
                                     Basicamente poderiamos dizer que as divisões dos chutes, refere-se não a forma em que o chute é dado, mas sim, "a onde"! Chum Kiu são todas as formas de movimentos que tem como objetivo o golpe feito com a planta do pé ou calcanhar, em deferimento frontal, seja para impedir o ataque com golpes de bloqueio de movimento de ataque (chutes direcionados nas pernas, canelas, coxa ou abdomem).
                                     Também podemos encontrar no Chum kiu,  atributos de guarda central do corpo bem como ao ataque no meridiano central do oponente!Seus movimentos determinam golpes com as mãos espalmadas e pequenoas variações de chutes de propósitos específicos de bloqueio do movimento do oponente! São aplicações de bloqueios e amparos de golpes com variações de movimentos angulares centrais, com passos laterais (3), ou movimentos circulares de braços (4), para as laterais...
                                       Ao leigo, em primeira vista, parece ser movimentos sem muita expressão, mas representam extrema  possibilidade de defesa contínua e a busca de golpes de ataque no eixo central do oponente! É ensinado e aplicado na maioria das formas ensinadas pelo Wing Chun, considerado a "segunda forma" de aprendizagem do Wing Chun! Já entre outras linhagens é tida como a quarta forma!
                                         Na apresentação abaixo, veremos o Grão Mestre Ip Ching (filho de Ip Man) fazendo uma demonstração de Chun Kiu dentro das  características de sua linhagem, reparem as pequenas diferenças de posturas, entre este vídeo e o anterior, hoje a maioria das escolas de Wing Chun seguem os procedimentos de movimento, da escola de Ip Chun (irmão de Ip Ching)   , mas as pequenas variações de outras escolas, hoje são aceitas como formas específicas de cada linhagem de ensino, sendo da mesma forma, consideradas legítimas!
                                          Muitas escolas de Wing Chun ao redor do mundo, diferem em alguns itens, mas em sua maioria, seguem os princípios básicos de forma semelhante, sendo assim, podemos concluir que o Wing Chun tradicional é e sempre será mantido na íntegra, sem que com isto não busque a evolução de seus ensinamentos!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.