Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quarta-feira, 14 de março de 2012

As diferentes formas aplicativas do Wing Chun

             

   Existe uma série de controvérsias no que se refere as diferentes formas aplicativas do Wing Chun (Vin-tsun ou Wing Tsun), fato este, ocorrido desde a sua elaboração por volta do ano de 1664, quando  a Monja Ng Mui, possuía habilidade técnica superior aos combatentes do seu tempo.
                 Segundo a lenda, partindo do conhecimento dos estilos tradicionais, e pela leitura da luta entre a serpente e a garça, Ng Mui criou um novo e eficaz sistema de combate, que não só retificava as debilidades dos sistemas convencionais, mas também tirava proveito delas.
                  A principal diferença, entre os estilos praticados até então, está em seu conceito de defesa. Enquanto em outras artes marciais procura-se acima de tudo bloquear o ataque do agressor para depois contra-atacar, ou mesmo desviar este ataque para depois contra-atacar, o princípio básico do Wing Chun é o de utilizar esta força contra o próprio agressor, onde a defesa já funciona como ataque e vice-versa.
                  Devido a problemas políticos e por suspeitas de conspiração e atividades rebeldes, o governo Qing ateou fogo no templo Shaolin e declarou a monja N'g Mui, juntamente com outros mestres do templo, foras-da-lei. Fugindo então de Fujian, eles se dispersaram por diferentes partes do sul da China.
                  
                N'g Mui dirigiu-se ao distrito que fica na fronteira entre as províncias de Yunan e Szechuan, e se estabeleceu no "Bak Hok Koon", ou Templo da Garça Branca na montanha Tai Leung. Ao chegar a essa região, deparou-se com algumas técnicas inovadoras, levando-a a reformular o que já sabia, criando um novo sistema de combate.
               
                Lá, a monja aceita somente uns poucos alunos, dentre eles Yim Wing Chun , uma linda jovem
filha dum comerciante local, muito assediada por alguns locais, e por um rufião, que era temido por ser um bom lutador. A monja então, mediante exaustivos treinos, ensina sua técnica e conhecimentos à jovem.
               
                 Wing Chun, adulta, se casa com um vendedor chamado Leung Bok Chau (Leung Bok Toa), comerciante de sal de Guangdong, por um acordo firmado pelos pais de ambos. A discípula então ensina ao marido a técnica e este o aperfeiçoa. Resolveu então, desenvolver as técnicas de sua esposa, a qual passou a chamar de Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun). Apartir daí, os ensinamentos de Ng Mui para sua discípula Yim Wing Chun, passaram por transformações, Transformações estas realizadas por seu marido Leung Bok Chau , que mais tarde é repassado ao médico Leung Lan Kwai, desta forma, novas linhagens foram sendo criadas do mesmo estilo originado dos conhecidos de sua "MATRIARCA" Ng Mui a monja!
                  Com o passar dos séculos a família de Leung tornou-se a representante do  estilo Wing Chun,
muitas escolas derivam destes ensinamentos. O sucessor destes foi Leung Jan (considerado Rei do Wing Chun), que modificou algumas técnicas e passou para Chan Wah Sun, Grão Mestre responsável  pela "reforma" do Wing Chun, este Honorável Grão Mestre, inicialmente teve apenas 19 discípulos aos quais treinaram diretamente sob sua supervisão,
De Chan Wah Sun e Leung Bik (filho de Leung Jan),o estilo difundiu-se em duas escalas paralelas, a primeira dentro dos conceitos  clássicos e a segunda forma pelos desenvolvimentos de chutes mais longos e altos atribuidos a Leung Bik.  Da linhagem de Chan Wah Chun 25 escolas tradicionais se desenvolveram e Leung Bik teve como seu principal discípulo Ip Man que também havia treinado com Chan Wah Chun  ao qual se atribui o desenvolvimento e expansão do Wing Chun até os dias atuais!
                    Ao passar dos anos e bem no começo dos anos 20, muitas técnicas de Wing Chun se diferenciam uma da outra, algumas com movimentos reduzidos, outras com movimentos mais abrangentes, mesmo assim todas seguem de certa forma os mesmos conceitos, apenas se diferenciam na aplicação de alguns golpes. Uns seguem técnicas de braços curtos, outros de braços médios ou longos, enquanto estilos mais antigos de Wing Chun, mantém o uso das três formas, sendo assim, aplicam tanto braços curtos, como médios e longos! Não existe técnica de Wing Chun melhor ou pior, apenas variações sobre o mesmo conceito e forma! Atualmente acredita-se existir em torno de 18 variações de Wing Chun, alguns usam pernas altasem seus chutes, por vezes  alguns estilos usam muito golpes de cotovelos e joelhos, outros mantem-se restritos em técnicas de chutes baixos e socos curtos, enfim, todas as modalidades de Wing Chun hoje são comprovadamente, uma das melhores e mais eficientes técnicas de combate corpo a corpo, independente da "linhagem" que representam, as técnicas apresentadas, possuem variações mas de forma resumida podemos aqui descrever as noções de base de estilo que é comum em todas as escolas: (Existem variações de pronúncia e escrita de acordo com o dialéto que é usado)
 1) Siu Lan Tao "pequena idéia". (Sin Lin Tao)
 2) Chum Kiu - "ponte que desaba". (Siu Kiu)
 3) Biu Jee "dedos penetrantes" (Bill Jii)
 4) Muk Yan Jong "Homem de Madeira"- Muk Jong
 5) Nan Lan Fay " caminho direto - Nin Lan Fay (Atribuido em poucas escolas a serem praticadas).
 6) (Bat chan Dao)- Facões borboletas
 7) Chi Sau , Lap Sau, Hö Sau - técnicas de chaves, contra chaves e bloqueios aderentes
 OBs: estas técnicas variam de escola para escola, com mais ou menos movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.