Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Os Códigos secretos do Kung Fu e seus símbolos!

                
                                    Para muitos, algumas símbologias e tradições oriundas do Kung fu, não possui significados que tenham uma representatividade no Ocidente, o Kung fu ou Wushu desta forma, fica resumido somente nos estilos, golpes e posturas, para outros, a simbologia por de trás da arte marcial possui um significado mais abrangente, muitas vezes pouco transmitida pelas instituições aos quais elas pertencem.
                                     Mas o que esta simbologia pode nos trazer de conhecimento sobre esta nobre arte Chinesa conhecida mundialmente como "Kung Fu? Quais são seus fundamentos e segrêdos, por muitos ainda não revelados? É isto que iremos ver e explicar nesta postagem!
                                        Muitos ensinamentos marciais foram mantidos em sigilo durante séculos por meio de simbolos e imagens, no que se refere aos segredos do Kung Fu, pode parecer absurdo à primeira vista, mas na verdade, séculos de conhecimentos, de filosofia e arte, foram guardados de forma incógnita em diversos textos, gravuras e símbolos, evitando assim, com que muitos ensinamentos se perdesse no passar do tempo ou fossem usados de forma indevida!
                                         Kung fu não é apenas um punhado de golpes tidos como mortais ou uma singela caricatura de animais, inventada pelo homem.
                                         Por trás de todo um emaranhado sistema de técnicas desenvolvidas por monges shaolins, esconde-se um enorme tesouro filosófico, social e ambiental de uma China antiga, cheia de conflitos, perseguições religiosas, divisões de castas sociais e gerações de Impérios que restringiram as manifestações de seu povo, levando assim, a necessidade dos templos criarem seus  "códigos secretos do Kung Fu"!
                                         Falar sobre Kung Fu, ensinar esta arte, sem o conhecimento mais aprofundado sobre a filosofia e seu desenvolvimento cultural, seria por mim, visto como um terrivel crime contra a sabedoria oriental. Por este motivo irei retratar aqui, os principais caminhos para desvendar os "Códigos secretos do Kung Fu", tornando assim possivel, a melhor compreensão e desenvolvimento de seus praticantes, permitindo aos meus leitores e adeptos do Kung Fu, uma visão mais ampla, muitas vezes não oferecida por muitos "mestres, escolas e estilos".
                                         Meu intuito nesta postagem, pode ser correlacionado ao simples fato em trazer à tona a verdadeira arte marcial sem fronteiras...

                                           O I Ching(易經) ou Livro das Transmutações:
                                           É um texto de sabedoria incomparável. De origem chinesa, ele integra o restrito grupo de livros que constituem o mais elevado nível do patrimônio espiritual da humanidade. Mas esse Livro tem um diferencial notável: é utilizado, desde a Antigüidade, como oráculo e orientação para os mais variados assuntos que desafiam o cotidiano dos homen! Reconhecido como uma obra mais antiga que a própria bíblia, 
                                           O Livro é constituído essencialmente de 64 conjuntos de símbolos, que revelam detalhadamente as 64 etapas dos ciclos universais
.                                          O I Ching é considerado o mais antigo livro da China.  
                                          Sua origem, ou pelo menos a de seus oito símbolos fundamentais, denominados trigramas, é atribuída a Fu Xi, que teria vivido por volta de 5500 anos antes de Cristo para alguns e 2850 a.C. para outros.

HEXAGRAMAS

                                    É o nome dado, nas versões ocidentais, a cada um dos 64  símbolos que constituem o I Ching. É um símbolo abstrato, mas que com o tempo vai se tornando compreensível. O hexagrama é formado por seis linhas superpostas, contadas de baixo para cima, que podem ser inteiras () ou partidas   ().
Essa combinação de linhas inteiras e partidas tem uma característica notável: constitui talvez a mais antiga estrutura simbólica a utilizar o sistema binário, que, modernamente, é aplicada na linguagem dos computadores. A linha inteira, ou cheia, , representaria o algarismo 1, a passagem da corrente, o sim, o positivo, enquanto que a linha interrompida, ou quebrada, , representaria o algarismo 0, a interrupção da corrente, o não, o negativo.
O número máximo de combinações possíveis dos dois tipos de linhas em seis posições é 64.
Na verdade, quando se estudam os 64 hexagramas não se parte da simples combinação dos dois tipos de linha, mas sim de um arranjo ternário, denominado trigrama por ter três linhas. É a partir desses símbolos básicos, oito no total, que se constroem os hexagramas (8 x 8 = 64)

Linhas
Nos trigramas e hexagramas do I Ching, as linhas inteiras, , simbolizam as qualidades do chamado princípio yang, ou seja, ativo, positivo, céu, homem, luminoso, quente, firme. As linhas interrompidas, , simbolizam o princípio yin, cujos atributos são: receptivo, negativo, terra, mulher, sombrio, frio, maleável.

Nomes e alguns exemplos de atributos de cada trigrama
Céu. Criador, forte. É espacial, invisível e ilimitado.
Representa o pai. Parte do corpo: cabeça. Símbolo animal: cavalo. span>
Terra. Receptivo, maleável, dedicado. É formal, visível e limitado.
Representa a mãe. Parte do corpo: ventre. Animal: vaca. span>
Montanha. Quietude. É o concreto, o sólido e acumulação sólida.
Representa o filho mais novo. Parte do corpo: mão. Animal: cão. span>
Lago. Alegria, jovialidade. É a incógnita, a acumulação líquida.
Representa a filha mais nova. Parte do corpo: boca. Animal: carneiro. span>
Trovão. O que desperta e movimenta. Desperta o mundo interior.
Representa o filho mais velho. Parte do corpo: pé. Animal: dragão.
Vento. Madeira, suave, penetrante. Desperta o movimento exterior.
Representa a filha mais velha. Parte do corpo: coxa. Animal: galo.
Fogo. Sol. Luminoso, aderente. É o impulso ascendente.
Representa a filha do meio. Parte do corpo: olho. Animal: faisão.
Água. Nuvens, abismo, perigo. É o impulso descendente.
Representa o filho do meio. Parte do corpo: ouvido. Animal: porco.


"O I Ching não exige ritos ou complicações. É preferível imaginá-lo como um bom e sábio Mestre"
                                   "Estudar o I Ching (易經) é uma base fundamental para qualquer praticante de Kung Fu, bem como, deve ser a raíz do conhecimento de todo aquele que é intitulado como Mestre"! by Great Master Makáo 

                                              O I Ching é levado tão a sério no oriente, que pode ser percebido até mesmo na Bandeira da Coréia (대한민국;大韓民國)


O Tao Te Ching ( 道德經)
                                     Comumente traduzido pelo nome de "O Livro do Caminho e da  Virtude", é um dos antigos escritos chineses mais conhecidos e importantes.
                                      A tradição diz que o livro foi escrito em cerca de 600 a.C. por um sábio que viveu na Dinastia Zhou chamado Lao TséTrata‑se de um texto filosófico relativamente curto, com pouco mais de 5000 caracteres, que era originariamente conhecido como o Lao Tse 老子 "Velho Mestre", como um livro de provérbios relacionados com o Tao, e que acabou servindo como obra inspiradora para diversas religiões e filosofias, em especial o Taoísmo e o Budismo Chan (e sua versão japonesa o Zen).A palavra Ching (經, jīng) designa um livro considerado como um clássico. Tao (道, dào), que significa «via» ou «caminho», é o nome usado para designar o que há de mais profundo e misterioso na realidade, e Te (德, dé), que significa «virtude» ou «conduta», é o nome usado pelos taoistas para designar a sua manifestação no mundo. A escola de pensamento taoista (道家, dào jiā) ficou explicitamente identificada com a palavra Tao, por ter atribuído conotações novas a este termo, associando‑o a uma abordagem diferente do conceito de Realidade.
                                     Tao é normalmente traduzido como Caminho ou Via, aqui temos um exemplo de seus textos sobre o Tao:
Quando um estudioso mais sábio ouve falar no Tao,
Abraça-o com zelo.
Quando um estudioso médio ouve falar no Tao,
Pensa nele de vez em quando.
Quando um estudioso inferior ouve falar no Tao,
Ri-se às gargalhadas.
Se ele não risse
O Tao não seria o Tao (o Caminho).
                                          Não há dúvidas que um praticante de Kung Fu, sem a base definida de comportamento filosófico, torna-se puramente mais um "brutamontes", repleto de músculos, agressivo,   mas sem nenhum critérios de conhecimento diferenciado, o estudo de Obras como o Tao te Ching, define regras de conduta, respeito pela integridade de tudo que é vivo, colabora com o desenvolvimento do praticante, que lhe permite ter uma visão mais sábia da arte que pratica!
                                            Ser um "Mestre" é muito mais que o conceito de ter praticado anos a fio um estilo, ser um bom lutador...É ter para si e para os outros o conhecimento que regem a natureza humana! Isto pode ser evidenciado no Tao Te king! Um suposto Mestre só pode ser assim considerado, se seus ensinamentos possuem bases que determinem a trajetória de seus discípulos e praticantes, na longa caminhada ao conhecimento transmitidos por séculos pelos "Monges Shaolins".

"Na busca do conhecimento, todos os dias algo é adquirido,
Na busca do Tao, todos os dias algo é deixado para trás"- Tao Te Ching 道德經


  
                           "Ser Mestre de si mesmo é a grande jornada daquele que é discípulo do conhecimento"
                               By Great Master Makáo of Kung Fu Wing Chun and Kak Kan Chun  - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.