Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Wing Chun 初級詠春拳 defesas sem complicações..método da linhagem (Mestre Wong) Li Chen- Mestre Chen Lo - Mestre Makáo.


  

 

 

 

        WING CHUN SEM COMPLICAÇÃO... MÉTODO MESTRE WONG ( 1890 - 1944)

 

 

                        ESCOLA CHAN WAH SHUN(陳華順-1836–1909 )

 

 

Formas:

 小念头.
 Sin lim Tao -Pequena grande idéia - Movimentos básicos do Wing Chun que empregam técnicas de punhos básicos...

 

寻桥

Siu Kiu- Movimentos que permitem o deslocamento do adversário em um determinado momento de ataque, propiciando esquivas e golpes multlipos!

 

飛飛

Nin Lan Fay - Uma série de movimentos que dividem-se em sequências de 4-

8-16-32-64 posturas de punhos...Praticado somente por algumas famílias do Wing Chun.

 

镖指

Biu Gee- Sequências posturais laterais e frontais, com objetivo de proporcionar ao praticante movimentos de defesas multiplas.  

 



Métodos de defesas de punhos do Wing Chun

                                              

 Soco de distância:一拳遠 (Gum sao 沉) 手                         As qualidades deste tipo técnico de desenvolvimento, buscam reduzir o tempo de um determinado golpe, seja com socos ou chutes, baseiam -se principalmente na aproximação máxima do oponente, deferindo golpes contínuos em um menor índice de tempo!



Soco de  travessia da ponte:打穿    (Xun Chiu寻 )

É a técnica do Wing Chun onde o objetivo principal é alinhar-se com os punhos em um vetor direcionado ao eixo central do oponente em linha reta, mesmo que as defesas possam ser circulares, os objetivos de contra -ataque reagem em linha reta.... 



 Soco de aderência:棒 (Chi sau 手)

Quando falamos sobre "aderência", estamos citando a qualidade de defesa ao qual não bloqueia pela força de impacto, mas realiza o bloqueio pela pressão exercida no golpe deferido, esta técnica evita o impácto pela pressão exercida, diminuindo assim, a velocidade do golpe do oponente. Seria o mesmo que um golpe ser defendido com um travesseiro, absorvendo o impacto...

Soco deslizante:滑動衝  (Tan sao 摊手)

Um golpe de ataque pode ser facilmente desarmado a partir do momento em que o praticante de Wing Chun evita o avanço de ataque por meio de deslizamento de defesa, seria o mesmo que o corpo inteiro fosse banhado de óleo, desviando o golpe ao invés de impactár o golpe! Na maioria das vezes um praticante de arte marcial projeta-se em direção ao impácto do golpe, o Wing Chun tem como dinâmica do movimento, "passar" pelo golpe e aplicando um contra golpe mais efetivo e inesperado onde a velocidade é seu principal critério, aplicanco assim em média cinco golpes contínuos!  



Soco de mergulho:跳水衝 (Garn São 耕 手)

Este golpe exige acima de tudo extrema velocidade com socos curtos e impactando todos os golpes no mesmo alvo, sua característica principal é a ação progressiva do soco com os punhos abertos e braços relaxados, contraindo o braço no último instante de impácto fechando o punho no último momento de forma contraida.



Soco Inverso de penetração:紡紗衝 (Tan sao 摊)手

Este tipo de soco é profundamente penetrante, exatamente pelo fato que ele gira ao atingir o seu alvo, como exemplo poderiamos imaginar como sendo um "soco parafuso", girando 180° graus no momento do impácto.



Bloqueio giratório de antebraço:前臂塊-     Chi Sau粘手

Um dos principais métodos de bloqueio do Wing Chun, onde o antebraço circula o golpe do oponente desviando seu trajeto! Como um mergulho de um golfinho!



Pêndulo dos punhos que enganam:嘴硬衝 (Fuk sao 伏 手)

A leveza e o movimento pendular dos socos, são uma das principais técnicas do Wing Chun, nestes casos, o soco muda sua trajetória de forma ondular, no meio do trajeto, desviando a atenção do oponente com golpes falsos, atraindo a defesa para alvos falsos de ataque!



Soco de agulha da Garça Branca:沖床 (zhǐ - tsií 指)

Este soco é usado principalmente no método da linhagem do Honorável Mestre (Wong) Li Chen, linhagem ao qual represento na atualidade, sendo que muitas famílias do Wing Chun mundial não praticam este tipo de punho. Ele se baseia no soco em punho, mas com o principal objetivo de aplicar o golpe com a ponta do dedo polegar...



Soco do arco ou que transforma:沖壓射手 (Huen sao 圆 手)Aplicação deste soco é diretamente ligado ao ato de puxar o adversário no mesmo momento que deferi o soco, traz o oponente em sua direção e ao mesmo tempo soca em direção oposta ao movimento do atacante!



Pernas que circulam:步行

São movimentos em que o praticande do Wing Chun, movimenta-se com um passo para fora do movimento ou percurso do oponente, podendo assim deferir golpes na lateral do corpo ougolpes em sequência nas costas do atacante..

 

Pernas que perseguem:步行

Os movimentos nestes casos, buscam manter um passo adiante no momento do ataque do adversário, sempre buscando ficar com uma das pernas à frente e no meio das pernas do atacante, impedindo seu movimento de ataque!



braços e pernas que projetem:腿  (Lap sau 拉手)

Este tipo de ação, bloqueia o chute do adversário na sua trajetória, com um bloqueio com o pé na altura do joelho antes que o chute do oponente tome altura de impácto!



 

 Wing Chun, escrito também Ving Tsun, Wing Tsun, Win Tzun ou Ving Chun; dependendo da escola ou organização que o ensine ou do dialéto chinês empregado!

 

 

                                       By Great Master Makáo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.