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domingo, 22 de julho de 2012

As tradições do Templo Shaolin...Tradition of the Shaolin Temple -少林寺的傳統

                                    

                                      Muitos conceitos e especulações são feitos em relação aos Templos Shaolins, mas como vivem os monges? Como é o dia à dia dentro do Templo? Qual é a hierarquia  no Templo Shaolin? Existe uma meta a ser atingida no caminho monásquico destes Templos? É sobre isto que iremos analisar em minha postagem, veremos como é a vida, religião e costumes dentro de um Templo Shaolin...



A VIDA NO TEMPLO




Seria difícil descrever um dia “comum” na vida de um monge Shaolin “comum” porque como na maioria das outras atividades humanas cada dia e cada vida era diferente. O que podemos tentar é um tour pelo templo (baseado numa história oral do templo de Cantão) como existia até por volta de 1915. As características são generalizadas, mas têm a intenção de dar uma idéia de como realmente era.
                                                A região externa ao templo contém uma variedade de jardins agriculturais onde a maioria da comida dos monges era plantada.
                                               Os muros frontais, entretanto, eram ajardinados de forma a refletir os conceitos Shaolin de paz e harmonia. Pinheiros e bambus são cuidadosamente colocados na linha de aproximação, mas uma área gramada separa os portões da frente das árvores. Esse “canal” tem aproximadamente 12 metros de largura, e provê uma área sem cobertura para dificultar a invasão potenciais intrusos. Também é aqui que a maioria da prática de armas acontece . A entrada principal é barrada por dois enormes portões de madeira, que se fecham em ângulo exato entre si; um abre como uma porta comum e o outro desliza lateralmente da parede à outra porta, provendo proteção extra contra ataques. Normalmente os portões frontais são usados em ocasiões cerimoniais como a promoção de um monge. Hoje o portão está fechado, então devemos entrar por um menor em um dos muros laterais.
                                            Conforme você anda pelo muro lateral pode observar alguns monges tocando instrumentos musicais tradicionais ou participando de uma discussão filosófica com um monge mais experiente.  Acredita-se que a maestria somente se alcançava com a obtenção de harmonia do corpo, mente e espírito.


                                           Cada monge, portanto, era versado e mais do que artes marciais, o que na verdade era considerado um dos menores níveis de conquista.
                                          O kung fu gerava uma paz de espírito através da compreensão das capacidades marciais que desenvolvia, mas era usado principalmente para disciplina física. (Esperava-se que essa disciplina fosse usada para aperfeiçoar a pessoa como um todo.)
                                           Entra-se por um estreito portal de pedra e passa por outro jardim, possivelmente plantado com uma variedade de flores. Num pequeno pátio adjacente alguns discípulos estão treinando kung fu. Ao longo do muro há bancos onde os estudantes mais novos estão medindo roupas, fazendo cestas ou praticando caligrafia. Uma construção de pedra à esquerda é o celeiro, e logo a frente há mais monges fazendo farinha. A toda a sua volta há pessoas com suas tarefas mundanas, pois essa é a área central onde a comida é estocada e preparada; estudantes estudam e os negócios diários com o mundo externo acontecem. Uma estrutura larga há vinte metros à direita se parece com um templo, você entra e numa pequena área de templo com um altar, estátuas e incensos acesos no fundo da construção. Este não é o templo principal, mas uma área de meditação para discípulos e estudantes. É onde eles recebem suas instruções em meditação e visualização matinais e noturnas, e durante o dia os discípulos aprendem outros aspectos de coordenação.
                                         Pode-se notar que nem todos os habitantes são homens, e nem são todos os homens aspirantes a monges.
                                       O Shaolin se dedicou à universalidade da experiência humana, e não negou ninguém com qualificações para admissão
                                       Acima da entrada há uma placa vermelha com caracteres dourados que podem ser traduzidos em “Templo Shaolin”. Enormes portas de madeira estariam normalmente fechadas, exceto pelo fato de que o templo está em uso cerimonial.


                                      Acima da entrada os candeios são estátuas de meio a um metro de altura; ao longo da parede esquerda há várias encarnações de Buda, Bodhidarma e importantes patriarcas de Shaolin no decorrer da história. Na direita há descrições dos animais clássicos numa variedade de posições de luta, cada qual se postando com se estivesse se defendendo de sua contraparte humana ao longo do corredor. No final da longa parede há uma gigante estátua de Buda.

                                           No Cantão por exemplo, muitas salas serviam para duas ou três funções. Você podia estudar uma forma de garça na sala 4 às oito da manhã, praticar luta lá ao meio dia e voltar para exercícios de coordenação às cinco da tarde.
                                            Os Shaolins eram todos celibatários, eram principalmente guerreiros, estudavam principalmente kung fu, eram todos médicos treinados.
                                           Quando Bodhidarma instituiu as práticas que evoluíram no kung fu sua principal preocupação era de tornar os monges suficientemente fortes fisicamente tanto para suportar o estilo de vida isolado e o decepcionante e exigente treinamento que a meditação requeria. 
                                           Longos dias eram gastos aprendendo a ler e escrever, e caligrafia de qualidade era vista como sinal de boa educação. Os estudantes também aprendiam matemática, história, etiqueta, filosofias taoísta e budista, pintura, música, trabalho têxtil, agricultura, cerâmica e cozinha. Estudantes mais velhos e discípulos freqüentemente escreviam livros de história, poesia ou história natural, enquanto outros formavam grupos musicais (comumente com um mestre ou dois), pintura ou aprendiam medicina. Era um dos desenvolvimentos do lado cultural da vida fortemente marcada naquele que estivesse na comunidade Shaolin.
                                           Por conseqüência há preferencialmente uma grande quantidade de espaço construído para abrigar uma biblioteca, materiais de arte, área de música e outras práticas do dia-a-dia. Tais interesses eram ativamente encorajados e para novamente traçar um paralelo com as universidades ocidentais, esses monges eram ensinados a passar por sessões em comunidades locais. Monges itinerantes levavam arte, leitura, medicina e agricultura a vilas remotas enquanto as pessoas próximas ao templo vinham para sessões em todos esses tópicos. Principalmente, entretanto, eles vinham para ajuda médica e na agricultura, já que muitas vilas chinesas não eram tão ativas intelectualmente.




                                             Todas as artes do templo procuravam levar a pessoa mais perto da iluminação ao prover ferramentas para construir uma pessoa por completo, ou o que costumamos chamar uma pessoa da Renascença. Uma pessoa comum de muitos trabalhos, mestre em um ou dois, essas são as qualidades que definem um monge de acordo com aqueles que há muito fizeram essas designações na China. O Templo Shaolin tinha uma estrutura de classe limitada com três níveis principais: estudantes, discípulos e mestres. Na base estava o estudante (sihing), que continha a maioria dos indivíduos. Os membros desse grupo preparavam as refeições, lavavam as roupas e faziam as outras tarefas domésticas e trabalhos manuais.
                                       Poderiamos encontrar funções intermediárias tais como, a função de Instrutor (sifu), ,que na verdade era aquele que designava as funções dentro do templo e ensinava novas funções aos iniciantes, mais tarde o nome "sifu" designou professores de Kung Fu fora dos templos.
                                             A próxima classe do Shaolin era composta de discípulos (sisuk) .Eles eram estudantes que demonstraram ter merecimento para aprender as artes marciais do templo. Depois da entrada nessa classe eles ficavam de dois a cinco anos no estudo exclusivo das artes Shaolin de guerra e da medicina oriental(Acupuntura, Shia-Tsu, Do-in , Chi Kung).
                                        Os jovens iniciantes na arte do Shaolin, tem como princípio o desenvolvimento da diciplina humana em diferentes afazeres diários. Primeiramente ao levantar-se o jovem iniciante deve arrumar o seu leito, vestir-se com as vestimentas de "serviços" do tom marron e após alimentar-se, inicia os afazeres de limpeza do templo, que engloba a faxina do templo, limpeza das salas de oração, a manutenção das velas e incensos, cultivo e cuidados com hortas e semeio de alimentos. Isto ocorre a partir das cinco horas da manhã até as onze horas!
                                        Após estes serviços serem devidamente realizados, os adeptos tomam banho e trocam suas vestimentas para participar dos eventos de orações e estudos das escrituras do templo, acompanhados por monges específicos nos ensinamentos Taoístas e Budistas...Estes estudos ocorrem por duas horas, em seguida seguem para os exercícios e treinos de kung fu, cada qual em uma classe específica (alunos iniciantes, alunos adiantados, instrutores e por fim instrutores avançados), estes treinos são acompanhados por Mestres monges chamados de Xuán zàng dàshī (玄奘大師).
                                          Na sequência do dia, ainda terão que limpar os seus pertences, lavar sua roupas e por fim, treinar armas e meditar por duas horas, somente após cumprirem todas as tarefas, irão se alimentar e posteriormente limpar tudo, terminando seus afazeres por volta das vinte horas, retornando aos dormitórios! 
                                          

                                      Acima dos discípulos estavam os mestres (sigung), a quem tinha sido concedido o status de monges completos do templo. Esse título lhes foi concedido porque eles aprenderam completamente um sistema de artes marciais de seu templo e o aperfeiçoaram, atingindo portanto maestria técnica. Eles também foram bem sucedidos no aprendizado da filosofia do templo bem o suficiente para ensinar o que aprenderam. Os afazeres dos Mestres são restritos, acompanhando os jovens monges em todos os seus procedimentos, educando-os, ensinando a filosofia e cultura do templo. Muitos vivem uma vida toda em silêncio, sem soltar uma só palavra, são os Chén mò de hé-shàng (沉默的和尚), são Mestres da meditação, somente pronunciam com palavras os livros sagrados e seus ensinamentos...Ainda iremos encontrar os Mestres da filosofia e artes da medicina, bem como os monges que são estritamente voltados a organização do templo, todos eles comandados pelo "monge honorável do templo!

                                     O título de “grão-mestre" (sidaigong), não é uma hierarquia tradicional, mas um termo modificado para indicar que o mestre também ensinou estudantes que atingiram o grau de mestre.


        
                   "A arte Shaolin é mais que treino nas artes marciais, são os aperfeiçoamentos do homem em todas as suas qualidades físicas, mentais, emocionais e espirituais, buscando tornar o indivíduo preparado para conviver harmoniosamente com o mundo a sua volta...
By Great Master James Makáo

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