Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Os efeitos posteriores ao atingir os pontos vitais!

                                         Em um confronto físico provocado por um combate, golpes são mais efetivos quando são direcionados aos pontos mais frágeis do corpo do oponente, tido pela maioria das artes marciais, como "área mole".
                                       Existem determinadas regiões do corpo que são estruturalmente mais frágeis e que não podem ser fortificadas com treinamento, seja por não possuir uma estrutura muscular para proteger a área em questão, seja por explorar um ponto de estrutura óssea mais vunerável.

                      

                                 Uma das maiores dificuldades de praticantes de artes marciais é encontrar a região correta dos pontos vitais ou como singularmente são chamados "pontos de pressão e de impácto".

                                                 Sendo assim, podemos acreditar na necessidade de estudos mais abrangentes no que se refere ao estudo de ponto tidos como impactantes e reconhecidamente "perigosos", há um raciocinio rápido que você pode usar para encontrar alguns pontos de pressão ou de impácto.

                                                  A partir do topo da cabeça meça um palmo de sua mão para frente, para trás e para os lados. a cada palmo que você medir a ponta de seus dedos estarão provavelmente sobre um ponto vital. Por exemplo, medindo um palmo para a frente, seu dedo mínimo vai tocar a base de seu nariz, um ponto de pressão. seguindo a diante ele tocará na garganta, outro ponto de pressão, e seguindo medindo em "palmos" você passará pelo fim do osso externo no plexo solar, dois dedos abaixo do umbigo e por fim genitália. lembrando que medindo para trás e para os lados também há pontos de pressão ou de impáctoonde poderão serem facilmente reconhecidos!  

                               Cada ponto de impácto requer extremo cuidado ao serem atingidos, algumas vezes um ponto vital ou de impácto, que aqui chamaremos de V.I.P( Vital Impact Point), ao ser atingido por um soco, pode refletir  efeitos diferentes de impácto, em relação a chutes, cotoveladas ou até mesmo golpes com a ponta dos dedos  e golpes com a palma da mão...
                                                   Fica claro que dependendo da técnica a ser usada em um golpe, o V.I.P sofrerá diferentes formas de resultados e lesões, que se diferenciam uma da outra por quatro descrições de impácto e método aplicativo, são eles:

-Golpes de força impactante- São os golpes que usam a força como referência e na maioria das vezes buscam lesões e fraturas...

-Golpes de pressão localizada-São os golpes que provocam espasmos, convulsões e desmaios....

-Golpes de velocidade e de impácto superficial- São golpes que bloqueiam as informações neuro musculares e irradiam pelo corpo por meio de da dor momentânea, irradiam também por um bloqueio dos reflexos, causando pequenas hematomas localizados

-Golpes de velocidade e impácto profundo- diferente dos golpes superficiais, os golpes de impácto profundo provocam paralesias por segundos, minutos ou até mesmo horas...Na maioria das vezes estes golpes buscam atigir ligamentos, articulações e tendões!

                                       Abaixo  irei levar ao meu leitor e visitante algumas características destes pontos e quais os sintomas sofridos ao serem atingidos por golpes:

Olhos

Qualquer golpe direcionado aos olhos pode causar um ferimento sério, senão permanente. Além disso, o alvo ficará atordoado durante o ataque e  permanentemente cego, caso seja atingido pela ponta dos dedos, chute com o calcanhar ou golpes com a ponta do cotovelo.


Lateral do nariz:

 Na maioria das vezes os golpes aplicados nesta região, causa atordoamento, dor, hemorragia e pode causar uma bela fratura, mas existem evidências de uma terrível paralesia facial, caso o golpe seja realizado de baixo para cima!


Abaixo do nariz:

 Um golpe de pressão impactente causa dor e atordoamento. um golpe forçaImpactante  causar uma fratura ou até a separação da cartilagem da estrutura óssea.


                                                    Vídeo sobre pontos vitais

                                                

  

Queixo:

Um golpe moderado em sua parte frontal pode causar um knock down, perda de equilíbrio e atordoamento. um golpe forte pode deixar inconsciente ou até mesmo provocar a paralesia facial momentânea que pode variar de uma hora até meses...

  Orelhas: Um golpe com as mãos em forma de concha pode causar danos internos, romper os tímpanos causando surdez, desequilíbrio e desorientação. um golpe contundente causa grande dor nesta área, mas golpes aplicados como socos provocam abalos temporais que podem provocar bloqueios neurologicos parciais ou totais.

 Abaixo da orelha:

Aproximadamente um dedo abaixo da orelha há uma cavidade onde um feixe de nervos passa, tornando o lugar um ótimo ponto de pressão, podendo ser golpeado com a junta ou com a pressão da ponta dos polegares, causando dor intensa e provocando bloqueio dos reflexos  e até mesmo perda de movimento facial, vista turva ou espasmos faciais.

Cavidade da garganta:

 Um forte golpe na traquéia pode causar danos seríssimos e facilmente a morte, principalmente se o goilpe seja aplicado lateralmente, já que um golpe frontal não é tão grave como o lateral, pois o golpe aplicado lateralmente não possui resistência da traquéia .

Têmpora:

 Um golpe de velocidade e de impácto superfiucial nesta área, pode facilmente causar desorientação ou inconsciência, já sendo aplicado chutes ou joelhadas determinam possiveis condições de hemorragias ou traumas cerebrais.

Septo:

Um golpe moderado causa dor intensa e hemorragia.

 Dentes da frente:

Área onde um golpe de profundidade, pode causar fratura de ossos e dentes quebrados sem dificuldade.

Lateral do maxilar:

 Um golpe nesta área pode fraturar a mandíbula, gerar bloqueios nervosos ou paralesia facial quando atingido lateralmente .

Artéria carótida:

 Um golpe de velocidade superficial pode causar desorientação, enquanto um golpe forte pode levar a inconsciência, e um golpe de profundidade com os dedos, a uma insuficiencia vascular.

Laringe:

 Um golpe nesta área causa dor e asfixia, podendo provavelmente causar danos a caixa vocal. Assim como a traquéia, um golpe forte aqui pode levar a morte.

 Clavícula:

 Além da dor, um gope de alto impácto neste ponto pode causar a quebra deste osso, incapacitando o braço e o ombro, algumas técnicas de chutes de cima para baixo podem provocar lesões torácicas e até mesmo lesões pulmonares futuras

. Plexo solar:

Um golpe frontal e de velocidade com profundidade nesta área, faz o oponente perder o ar e dependendo da intensidade da penetração do golpe, pode levar a dano nos orgão internos e a inconsciência e hemorragias internas.

Costelas flutuantes:

 Um golpe nas costelas possuem impácto de pressão torácica e possíveis danos ao pulmão também causa a perda de ar, quebra das costelas e possivelmente ruptura dos orgãos próximos.

Rádio:

Este osso ao ser golpeado pode deixar a mão entorpecida, além de poder ser quebrado, mas o maior comprometimento nestes casos fica restrito a falta de mobilidade parcial.

 Parte interna da junta do cotovelo:

 Um golpe aqui faz o braço se dobrar e causa bastante dor. um golpe mais intenso pode entorpecer , gerar paralesia momentânea ou até mesmo desligamentos de tendões e lesões nervosas do membro atingido, principalmente quando sofre ação de deslocamento total.

Parte externa da junta do cotovelo:

 Um golpe duro nesta área pode romper a junta, incapacitando o braço, sendo necessário uma cirurgia para a reparação.

Monte interior do braço:

 Contanto três dedos a partir do pulso em direção do cotovelo, um golpe nesta área causa dor e o entorpecimento dos flexores do pulso.

Pulso:

 Dor e danos aos ossos com um golpe de profundidade e pressão. Segurando o punho é possível aplicar pressão para quebra-lo causando muita dor.

Orgão genital:

 Principalmente no caso dos homens, pode causar dano nos orgãos reprodutivos, dor invariavelmente incapacitante e até inconsciência.

Área interna da coxa:

 Além da dor na coxa, um golpe nessa região causa o entorpecimento da perna, perda de equilíbrio dos membros inferiores, espasmos por todo o prolongamento da perna e perda de sensibilidade dos pés momentâneamente.

Joelho:

Um golpe contundente pode deslocar o osso e/ou impossibilitar a capacidade de andar, os chutes nesta região ao serem aplicados lateralmente podem afetar os miniscos e por fim gerar perda de mobilidade, havendo crepitação com movimento de flexo-extensão.

Peito do pé:

 Essa área ao ser golpeada pode acabar em um osso deslocado ou quebrado, facilmente deixando o alvo incapaz de andar e correr, porém se o golpe sofrido nesta região for exercido com pressão poderá ocasionar lesões paralelas onde seja necessário cirurgia!.

Base do crânio:

Um golpe nesta área faz o cérebro receber a onda de choque do impacto, podendo causar inconsciência, desalojar uma vertebra ou ainda causar danos a base da coluna, todos os golpes nesta região podem provocar inúmeros  efeitos, dependendo condução do golpe . . .Fica claro que ao se tratar da "nuca" a paralesia pode ser evidenciada caso haja uma fratura de vertebra ou falta de circulação sangüinea ao cérebro!

 Quarta vértebra cervical:

Além de ossos quebrados, golpes nesta área podem causar paralisia ou morte.

  ombro:

 Um golpe aqui pode diminuir o fluxo de sangue para o coração, causando paralisia e dormência.

Terceira vértebra lombar:

 Além de uma fratura óssea, um golpe nesta área pode causar rompimento de discos vertebrais levando a dores fortes e caso haja fratura de vértebras pode levar a paralisia.

Parte Inferior das costas(torácica):

 Um golpe nesta parte do corpo quebra costelas, lesiona musculos e pode causar paralisia. 

 Rim:

 um golpe pode lesionar o Rim e provocar o falecimento deste orgão ou provocar insuficiência renasl posteriormente. Na maioria dos casos quando aplicados golpes de profundidade com chutes diretos nesta região!

Cóccix:

 Golpear essa área causa fratura óssea, impossibilitando-o de sentar e causando o entorpecimento das pernas.

 Articulação do quadril:

 Ruptura dos ossos, dormência das pernas, redução da circulação e incapacidade do oponente de se sentar, dor profunda e desequilíbrio sensorial.

Base da coxa:

 Próximo as nádegas, um golpe nesta área causa intensa dor e entorpecimento.

Atrás do joelho:

 Um golpe nesta região dobra o joelho e pode causar um deslocamento osseo.

 

 Canela:

Contusão, fraturas e muita dor...

Tornozelo e dedos do pé:

 Assim como o peito do pé, essa área ao ser golpeada pode acabar em um osso deslocado ou quebrado, facilmente deixando o alvo incapaz de andar e correr.

 

 Tendão de aquiles:

 Golpes nessa área podem causar contusão e ruptura do tendão, impossibilitando o alvo de andar.

Dedos:

 Além de fraturas e lesões, os dedos podem ser usados em chaves de articulação para manipular os movimentos do oponente.

By Great Master Makáo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.