Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

terça-feira, 31 de julho de 2012

As verdadeiras linhagens do Wing Chun...

                                        Existe uma série de fatores que dificultam a compreensão para muitos, em tudo que se relaciona as famílias e linhagens do estilo Wing Chun de Kung Fu... Muitas técnicas atualmente desenvolvidas deste estilo, são em sua maioria  fruto de desenvolvimento de décadas de dedicação de muitos professores e mestres, mas na verdade, uma boa parte destes praticantes são oriundos de uma expressiva quantidade de outros estilos de artes marciais, que em um momento qualquer, resolveram emigrar para as técnicas do Wing Chun! Este grupo de praticantes do Wing Chun descidente de outros estilos e modalidade são considerados "membros" das famílias existentes, mas isso não significa que sejam parte desta linhagem...
                                          Para que um praticante seja reconhecidamente um representante de uma linhagem familiar, é necessário que alguns quesitos sejam preenchidos, primeiramente temos que compreender o que é uma família de Wing Chun, fato este que dificilmente é explicado em redes sociais ou qualquer outro meio!
                                             Uma "família" do Wing Chun é constituida de pessoas que fazem parte de uma instituição legitimamente herdeira de escolas oriundas da China, ao qual tem como representatividade, gerações de Mestres que se desenvolveram em suas técnicas e participam da mesma árvore geneaológica do estilo, nestes casos, são todos oriundos das mesmas escolas pioneiras desde sua fundação em 1664, pela matriarca do estilo a  monja Ng Mui, criadora do estilo Wing Chun em 1664. Desde sua criação, o estilo Wing Chun teve diversos representantes "diretos" dos herdeiros desta nobre arte. A primeira geração pós criação do estilo por Ng Mui, foi sua aluna Wing Yin Chun que para algumas vertentes históricas jamais existiu, porém a versão mais aceita pelos praticantes afirma sua existência histótica.
                                               Fato este que leva o nome do estilo em sua homenagem, posteriormente a morte de Ng Mui, sua aluna W.Y. Chun, tornou-se a primeira linhagem do estilo e única representante, até então, Assim nascia a primeira "linhagem" do Wing Chun...
                                                 Wing Chun, adulta, se casa com um vendedor chamado Leung Bok Chau (Tao), A discípula de Ng Mui e herdeira de seu estilo, ensina ao marido a técnica e este o aperfeiçoa pois  já possuía conhecimento de artes marciais antes de desposá-la... Nesta situação em que marido e mulher juntam-se para o aperfeiçoamento do estilo, nasce uma nova linhagem, não de Ng Mui mas sim de sua discípula, a linhagem de Wing Yim Chun e consequentemente de seu esposo Leung Bok Chau, nascendo assim a 2ª linhagem ramificada do estilo, que por sua vez, não possuia mais as mesmas característica do estilo criado por Ng Mui, pois foi modificada pelo casal...Neste caso podemos afirmar que a "família Wing Chun" mantinha sua permanência, mas ao mesmo tempo a linhagem que seguiu-se alterou o rumo da história, o estilo até então era chamado de "Weng Chun Bak Hok Pai" - Weng Chun da Garça Branca da província de Fujian, posteriormente seu nome foi modificado pelo casal, ao qual passou a chamar de "Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun)  "!

Resumo:
                                           Assim sendo, o estilo criado por Ng Mui "a monja", teve como discípula e sucessora a jovem Wing Yim Chun, que por sua vez, junto de seu marido Leung Bok Chau codificaram o estilo dando-lhe o nome de Wing Chun Kuen, nome este que é usado pela maioria de seus sucessores...Assim nascia a primeira família do estilo, a família Leung...O nome próprio de Wing Chun pode ser traduzido como: "Eterna Primavera ou Linda Primavera" e a palavra Kuen significa literalmente "punhos".

A 1ª Família: De Leung Bok teve herdeiros no estilo, sendo passado a Leung Lan Kwai sucessor na sua linhagem, que em seguida, sucessivamente ensina-o para Wong Wah Bo e Leung Yee Tei...Assim, a família Wing Chun Kuen já estava na terceira e quarta linhagem de sucessão respectivamente, até que ambos escolheram o jovem  sucessor destes, seu nome: Leung Jan (considerado Rei do Wing Chun) e quinta geração de aprendizagem do estilo. que por sua vez,  modificou algumas técnicas e passou para  seu aluno Chan Wah Sun e seu filho Leung Bik, sendo estes considerados a 6ª geração do estilo e a 7ª linhagem consecutivamente.
                                              Notem, desde a criação do estilo por Ng Mui, houve três alterações no estilo até o período de sete gerações (linhagens). Sendo que na sétima linhagem (Leung Bik) também criou alterações no estilo, introduzindo chutes altos no estilo, fato este que criou divisões no estilo, que possuia chutes de altura baixa e médio até então! Chan Wah Shun teve 16 alunos diretos, cada qual posteriormente propagaram o estilo, sendo assim, mais 16 famílias surgiram no estilo, sendo que "todos" os herdeiros atuais devem suas origens  aos alunos de Chan Wah Shun até a atualidade! São eles:
   Entre os 16 alunos do falecido Mestre Chan Wah Shun podemos citar como herdeiros do Wing Chun, bem como representantes de linhagens até os dias atuais:
 Jiu Wan -11º
(Wong) Li Chen -14º (Ao qual represento atualmente a linhagem, por ter sido o sucessor direto de meu Mestre Chen Lo, este aluno de (Wong)Li Chen
(Chu) Chung Man - 9º ( amigo pessoal de Ip Man,  mais tarde responsável pela linhagem Weng Chun Chi Sim)
Chang Fay - 8º
(Li) Fung Wü -5º 
Ng Siu-lo (吳小魯) (1º)
Ng Chung-sok (吳仲素) (2º)
Ho Hon-lui - 6º
Lui Yu-chai -10º
Yiu Choi -13º
Chan Yu-gum  (Chan's son) -15º
Yip Man (葉問) (last) -16º
Lao Fay -Wong -12º
Chang  Yu Wah-  (人華)   
 
 
                                       Atualmente muitas linhagens desses 16 alunos de Chan Wah Chun, transmitiram seus ensinamentos para novas gerações, um destes 16 alunos se destacou mundialmente (Ip Man), pois ele treinou com as duas principais vertentes, com Chan Wah Chun até a sua morte e posteriormente com Leung Bik, unificando novamente as duas técnicas destes dois Mestres...
                                        Os demais 15 alunos de Chan Wah Chun deram continuidade aos ensinamentos, criando cada qual a sua linhagem dentro da mesma família. Sendo assim, a maioria das escolas existentes na atualidade, derivam destes 16 herdeiros diretos do Mestre Chan Wah.
                                          Proliferando-se pelo mundo inteiro, as famílias gerarão novos herdeiros, novas linhagens, só esperamos que sem muitas modificações futuras, para isto os atuais Mestres das linhagens devem buscar a unificação do estilo, se isto ainda for possivel...
 
Resumo:
Famílias do Wing Chun = Alunos diretos de uma linhagem de gerações do Wing Chun...
Linhagem= Os alunos sucessores dos Mestres diretamente, que fazem parte de uma hierarquia sucessora histórico- familiar do Wing Chun
 
Grão Mestres = Mestres herdeiros diretos na sucessão da linhagem, fato este que somente ocorre após o falecimento do Mestre em exercício... Mestre dos Mestres! 
 
Mestres = O praticante ao qual atingiu alto nível de conhecimento de sua arte, que atingiu o tempo necessário para criar sua própria linhagem... 
Discípulo = Todo praticante que é ensinado diretamente pelo Mestre e desenvolve diversas aplicações de ensino, sendo este preparado para se tornar mentor (professor) de novos praticantes, considerados "alunos ou instrutores". podendo ser este discípulo o  sucessor na linhagem do Mestre, se assim o queira como tal!
Aluno= Aspirante aos conhecimentos de um estilo, sem que com isto busque as atribuições como mentor ou educandário de um estilo, nem pretenda profissionalizar-se na arte praticada!
 
 
 
By
Great Master Makáo -  3ª ª lignage of (Wong) Li Chen
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.