Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

sábado, 21 de janeiro de 2012

KAK KAN CHUN E SEUS MÉTODOS...by GRÃO MESTRE MAKÁO

Grão Mestre Makáo (2011)
Texto- Grão Mestre Makáo
 (Fundador da Kak Kan Chun Mundial).

                      "Falar do Estilo Kak Kan Chun é para mim, um enorme previlégio, pois ao passar dos anos,  posso afirmar com total certeza, que este método, busca O Caminho da Objetividade" .


                        Uma das maiores dificuldades existentes nas artes marciais e seus praticantes, está na relação teoria e prática, aplicação  e resultados.
                        É comum verificar entre praticantes de diversas modalidades de artes marciais, a dificuldade de colocar em prática, todos os conhecimentos técnicos provindos de ensinamentos que ao decorrer dos anos, vem desenvolvendo em suas escolas.
                                                                      Fica notório que as artes marciais possuem um critério de ensino, que acumula movimentos, formas, posturas e golpes, que na maioria das vezes, dificilmente serão aplicados na prática, em função da enorme quantidade de critérios aplicativos, que na sua base, buscam o mesmo objetivo de ataque e defesa, percebendo isto, fica claro que muitos golpes diferentes, mas que na aplicação surtem o mesmo efeito final, obrigam o praticante a escolher este ou aquele golpe, que na prática lhe ofereça melhores resultados! Seria o mesmo que estudar 1000 golpes, onde 300 deles, verdadeiramente serão aplicados, não mais que isto! Portanto, a teoria conceitual é diferente da prática aplicativa!
                                                                      Podem existir 1000 formas de se defender um "soco na cara", mas ao meu ver, somente "quatro" serão necessárias, ou seja: defesa  frontal, lateral, curvada e transversa! Sendo que, o mesmo ocorre com golpes de pernas, entre diversos golpes de chutes desenvolvidos em uma escola de artes marciais, apenas "seis" são realmente aplicados ou seja:-
Chutes frontais, laterais, de giro, de rasteira ou varredura e por fim, chutes transversais e chutes voadores!  
                                                                        Golpes de joelhos e cotovelos, são apenas variações dos golpes deferidos dos socos e dos chutes, portanto requerem as mesmas defesas, com variações apenas de distancia entre os golpes aplicados e as defesas realizadas!
                                                                         Portanto, podemos resumir que uma técnica objetiva em combate, se resume em "dez" golpes de ataque e defesa, nada mais...O resto são resultantes aplicativos do decorrer de um combate real! O mesmo ocorre com técnicas de chão, possuem uma série aplicativos de "quedas , imobilizações e chaves articulares" , mas na verdade, são poucas as variações, vejamos:
Quedas: - por varredura, por alavanca lateral, por arremessos ou por agarramento ou suspensão
                                                                           Sendo assim, podemos perceber que apesar de muitas variantes de golpes, as técnicas de quedas e de chão, resumem-se apenas em "seis" aplicativos de combate real! Sendo que tudos os demais golpes, são apenas variações destes mesmos golpes,sem contar com as formas de imobilizações e chaves articulares!
                                                                             Dentro deste conceito, o estilo Kak Kan Chun, busca de forma sintética de movimentos, estabelecer um critério de ataque e defesas, onde um determinado golpe, sirva para diferentes situações de combate, podendo o mesmo golpe ter atribuições de defesa para diferentes ataques, impedindo assim, que o praticante se perca em uma infinita quantidade de golpes, que na verdade, jamais irá colocar em prática, na verdade, de 100% dos golpes aprendidos em um determinado estilo, somente 20% serão aplicados e o restante é meramente conhecimento técnico restrito a obrigatoriedade de ensino... Mesmo que muitos Mestres e Professores venham a se opôr a este conceito, todos sabem que isto é a pura verdade!  A Kak Kan Chun, foi crida para eliminar esta lacuna entre a prática e teoria, para isto, buscou movimentos que sejam resumidamente eficientes, encontrando estes fatores em dois estilos de artes marciais, Wing Chun e Kak Chuan Kan, codificando as atribuições de ambas, nascia a Kak Kan Chun! Tal estilo possui no total de 80 golpes de defesa e 100 golpes de ataques, nada mais...
                                                                              O Kak Kan Chun pode ser consideradso o estilo mais "curto", da história das artes marciais já existentes, podendo ser desenvolvido e assimilado em um período de 18 meses de estudo! Mas para isto, o praticante terá que compreender primeiramente as bases deste estilo ou seja,  os estilos Wing Chun e Kak Chuan Kan (conhecido também como Kakakan, nome antigamente denominado para esta arte). O estilo inconfundivel e eficaz dos braços do Wing Chun e o estilo de pernas e chaves com garras e patadas do "Leão" da Kak Kan, tornam este estilo profundamente eficiente...Levando em conta as atribuições de ambas, como braços curtos e médios, chaves e contra-chaves, braços aderentes e deslizantes, chutes curtos e médios, todos buscando poucos variações de aplicações e por fim, praticidade, objetividade e conclusividade em combate...
                                                                          O Kak Kan Chun divide-se em quatro módulos:
-Defesa e Ataque Simultâneo
-Esquivas e Pêndulos
-Mobilidade e Mobilizações
-Chaves e Contra-chaves




                                                                       
                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.