Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Filosofia milenar do Kung Fu- Parte II

                                              "Quero agradecer ao leitores deste Blog, que nesta data, atingimos 10.000 visitas do mundo inteiro, demonstrando assim o reconhecimento de nosso trabalho em divulgar as artes marciais, em especial o Kung Fu em seus diferentes estilos e filosofia"
                                                 Obrigado...

                                                                                               










                                    
                      


                                                                                                                           Grão Mestre Makáo




FILOSOFIA ORIENTAL DO KUNG FU

                                                             Não haverá possibilidade alguma de desenvolver um determinado conhecimento, sem que haja interação do individuo "interior" com o universo ao seu redor!
                                                             Para um conhecimento tornar-se legitimo é necessário a vivência e a experiência pessoal, interagindo com os sentidos humanos! Nas artes marciais isto é fundamental, não apenas para compreender golpes, exercícios e movimentos, mas principalmente, para desenvolver uma visão ampla da vida como um todo! Falar da filosofia oriental é complexo porém extremamente prazeroso, mas fica evidente que os seres humanos lentamente se afastaram de tais conceitos, seja pela vida inquieta que vivemos, seja pela conduta materialista que vivemos atualmente!
                                                             Mas é necessário que não deixemos morrer tais princípios, manter a filosofia milenar do Kung Fu é uma obrigação dos verdadeiros Mestres desta arte!
                                                            Muitos conceitos e ideologias, fizeram parte de um compêndio histórico de textos e pensamentos dos Mestres do conhecimento, que por sua vez, nos deram como herança muito mais que pensamentos lúdicos, nos deram a compreensão da alma humana e sua  trajetória de evolução! Ciências, tecnologias e descobertas não suprem a alma humana que busca a compreensão de si mesmo! Por este motivo, devemos por instantes apenas, refletir e ponderar sobre este assunto, quem sabe seja este breve momento um instante significativo para o longo caminho de nossas vidas...


                                                                 Textos de Chang Huo
                                                  Monge Shaolin (Templo de Henan -século VI)


          Templo Shaolin em Henan-China -Atual


Monge Chang Huo

Texto I
                                                     
                                                                                                    
"Quando o sono tomar os sentidos, a porta do conhecimento se abre...
Neste momento, sente-se em algum lugar, pouco confortável e que não permita que o sono domine.
Erga as mãos espalmadas diante do peito, una-as... não deixe que se separem em função do sono...
Domine as mãos, domine o sono, domine-se"

"Quando jovem eu criava problemas,
quando adulto, preocupava-me com problemas,
agora com mais idade, meu maior problema e lembrar-me deles"

"Quando me sinto cheio de pensamentos e dúvidas,
tranco a respiração até meus pensamentos e dúvidas fugirem da ameaça"...

" Certa vez um jovem monge me perguntou:
-Mestre vale a pena largar tudo no mundo, para viver solitariamente aqui no templo?
Eu respondi:
-Prefiro viver "tudo" no templo, que viver solitariamente no mundo..."

" A aparência para muitos é importante...
Pena que a aparência não reflete dentro, o que buscam fora"!

"A humildade para muitos é sem sentido...
Pena que a humildade não reflete  fora, o que enobrece dentro"!

"Ser ágil é um previlégio dos sentidos, de quem tem tempo para ser calmo..."

"Um tigre jovem ruge alto e ataca...
Um tigre velho como eu... não ruge"

"Ao meditar, busco ir de encontro de meu passado...
Nele irei compreender minhas falhas no presente,
 fatalmente encontrarei os resultados de meu futuro"

"Só me alimento quando não tenho fome, assim como pouco...
Só durmo quando não tenho sono, assim mantenho-me mais tempo desperto...
Só assim percebo que a coerência reside nos opostos, isto é o Tao!"

 "Quando sinto medo, me aproximo do abismo e olho para baixo"
 "Quando estou cansado, me aproximo de um penhasco e corro até o alto"
 Esta é a lei dos opostos, isto é o Tao!

"Muitos temem a morte, outros temem a vida,
eu temo a estagnação..."

"Meu Mestre uma vez me disse:
-Huo, não pense tanto quando estiver acordado,
deixe isto para quando estiver dormindo..."

"Um homem sábio é aquele abraça o ignorante,
 para compreende-lo e aprende com ele".

"Nuca se deve repudiar o silêncio, nem afrontá-lo com os gritos da alma".

"Aquele que se sente só, está bem acompanhado de si mesmo...
Aquele que se sente perdido, terá inumeros caminhos para escolher...
Aquele que se sente vazio, terá a oportunidade ímpar de completar-se na abundância"

"Não é preciso ser um monge para pensar como um monge...
Mas é preciso ser um homem livre de conceitos, para pensar como tal..."

"Conheci muitos caminhos...
Mas o caminho mais difícil de trilhar é o caminho da tolerância...
Pois aquele que "sabe" não tolera falhas de si mesmo!

                              Estes trechos, fazem parte do Texto Zen Xia, são pensamentos,
                              que fazem parte de 5.000 textos  do séculoVI!
                              Caso seja de seu interesse, poderei dar continuidade em próximas postagens,
                              basta mandar um Email para: mestremakao@hotmail.com dizendo:
                               "Quero saber mais dos textos de Chang Huo"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.