Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Técnica do Wing Chun e seus punhos!

                                




         Wing chun (ving tsun ou wing tsun) é um sistema de luta surgido no sul da China que se distingue pela economia de movimentos e utilização da estrutura óssea.
                                         A arte baseia-se na leitura da inteligência da "Garça" com a "Serpente" e na base do "Carneiro".  
        
                                         Embora muitos mestres oficiais do Wing Chun espalhados por todo o mundo trabalhem para o crescimento deste estilo, sua grande popularidade no ocidente veio a partir de seu praticante mais famoso, Ip Man!
                                           É dito que o mosteiro Shao-lin (Siu Lam, no dialeto em Cantonês) dispunha de 36 câmaras (ou templos). Uma dessas câmaras, a Vein Tsun Tong, era liderada pela monja Budista N´g Mui, já conhecida na época por ser perita no estilo "Weng Chun Bak Hok Pai"
            O nome próprio de Wing Chun pode ser traduzido como: "Eterna Primavera" ou "cantar em louvor à chegada da primavera".
                                           Em regra geral, as artes marciais chinesas do sul confiam na maior parte em suas técnicas com as mãos em ataques bem próximos (ao contrário dos estilos do norte que focalizam mais em técnicas de média e longa distância).
                                            Os lutadores dos estilos do sul lutavam frequentemente o cara a cara com seus oponentes, por isso, tiveram que criar uma maneira simples e prática de distribuir golpes curtos e rápidos. O soco de uma polegada é uma habilidade que usa o Fa Jing (traduzido como "o poder explosivo") para gerar quantidades tremendas de força de impacto em distâncias extremamente próximas.

                                            Alguns tipos de soco:
  • Soco-do-sol: utilizado pelos estilos clássicos de Kung Fu, o soco-do-sol caracteriza-se pelos dedos na horizontal e pelo impacto das juntas dos dedos médio, anular e mínimo. É mais utilizado para distâncias médias e curtas. Este soco é normalmente desferido seguindo-se uma linha central vertical do corpo (igual à linha de simetria), sendo o soco básico do estilo Wing Chun.
  • Soco-do-carneiro: caracterizado pelos dedos na vertical e pelo impacto das juntas dos dedos indicador e médio, é o clássico visto no Karatê. Mais utilizado para distâncias médias e longas. Uma das características deste soco é que, por estar apoiado pelas juntas dos dedos médio e indicador, o ângulo em que o apoio sobre os ossos do antebraço não é feito de uma forma tão natural. A origem do soco está na lateral do corpo, sob as axilas, e atinge o alvo na altura dos ombros.
  • Gancho: este soco, característico do Boxe ocidental, tem por movimento uma pequena semi-elipse pelo lado do corpo do atacante, ajudado pelo avanço do tórax e rotação deste junto dos quadris, conseguindo um impacto não totalmente frontal (tal como no soco-do-carneiro), mas parcialmente lateral.
  • Formas de mãos: 1) Siu Nim Tao "pequena idéia".
                                  O Siu Nim Tao (pequena idéia) é o nome da primeira das formas do Wing Chun, este mostra explicitamente o método suavidade/firmeza nos socos e defesas com os braços. Esta forma é fundamental, pois torna possível vislumbrar todo o trabalho relacionado à pratica do Wing Chun.
                                  O método de treinamento pode ser divido em 4 partes:
     2) Chum Kiu - "ponte que desaba". 3) Biu Jee "dedos penetrantes" 4) Muk Yan Jong "Homem de Madeira (traduções equivocadas, siu=pequeno, nin=ideia, tao , caminho) chum=procurar kiu=ponte, biu= apontar jee=dedos Formas de armas: 1) Look-Dim-Poon-Kwun "Bastão dos Seis Pontos e Meio". 2) Baat Chum Doa {se pronuncia tou}"Facões Borboleta (Espadas Gêmeas)
  •  
  • Chi-sao (mãos que aderem)
                                  É a única arte marcial que possui um exercício onde os reflexos táteis são tão amplamente treinados. Por intermédio do Chi-Sao desenvolve-se a capacidade dos nossos braços se adaptarem aos movimentos dos braços do agressor. Os reflexos de defesa do Chi-Sao são determinados de um modo imediato e mecânico pelo ataque do oponente. Assim, eles sempre se adequam à situação. Os reflexos táteis são, de longe, muito mais rápidos que os reflexos gerados por uma informação visual. O Chi-Sao permite que o lutador se defenda mesmo sem enxergar.
  • Lap sau (trapping hands) "mãos que enganam"
                                  No Lap Sau utiliza-se as mãos e braços como "armadilhas" onde, sempre se leva a imobilização ou neutralização dos ataques desferidos com as mãos pelo adversário.

                       Para muitosa estilos de Kung Fú, os movimentos contínuos são denominados de Katis, mas no Wing Chun, os movimentos são determinados por uma variação aplicativa  de cada postura dos punhos, tanto para memorizar os golpes bem como para fluir a energia compativel para a aplicação do mesmo!
                       Podemos perceber isto nos vídeos acima , tanto no Sin Lin Tao, bem como no Nin Lin Tao, séries que permitem posteriormente a aplicação do Lap Sau e Chi Sao por meio de uma técnica chamada por estilos tradicionais, de Bö- Ho ou San Shou atualmente!

 Bö Ho é constituido de uma união aplicativa do Chi Sao, Lap Sau, Shan Lan Dao e outros golpes  e posturas aplicativas como podemos ver no primeiro video!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.