Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

domingo, 18 de setembro de 2011

O Longo caminho de uma lenda- Bruce Lee

                   É uma unanimidade entre aqueles que cultuam as artes marciais como forma de esporte, bem como  aqueles que tornaram-se praticantes, professores e Mestres, ninguém em toda a história das artes marciais, jamais houve alguém que tenha atingido tal grau de perfeição técnica e física que ele, BRUCE LEE! Mas qual o seu segredo? dá onde surgiu este ícone lendário das artes marciais? Ele, para muitos é considerado um revolucionário das artes orientais, para outros um ídolo imortal, até mesmo um ideal a ser atingido...Uma coisa todos os adeptos das artes marciais, compartilham em comum acordo,não houve em toda a história das artes ninguém como ele...


                       Falar de Bruce Lee é difícil, pois muitos já relataram sua trajetória, sua vida e seus objetivos marciais, mas o que poderiamos registrar de novo a respeito deste homem, idolatrado a quase 40 anos após a sua morte?
                        Nascia no dia 27 de novembro de 1940, em São Francisco,Califórnia, filho de pais honcongueses, LEE JUN FAN, que mais tarde seria conhecido apenas como Bruce Lee!
                          Sua trajetória nas artes marciais iniciou-se com seu pai Hoi Chuen, adepto e praticante de duas modalidades chinesas, o Tai chi chuan e o Wing Chun, esta última, uma modalidade técnica oriunda do Kung Fú criado em 1664 por uma mulher chamada Ng MUI!
                           O que muitos não sabem, é que sua carreira cinematográfica iniciou-se quando ainda tinha apenas 5 anos, já contracenava com seu pai em filmes chineses... Em sua veia corria a paixão pelo cinema desde muito jovem, paralelamente o seu interesse pelo Kung Fú, fator este, que sempre, o metia em situações de brigas, na maioria das vezes com garotos bem mais velhos que ele! Mesmo assim, o pequeno Lee Jun Fan era profundamente carinhoso e profundamente acolhido pelos seus pais e irmãos, seu pai buscava mantê-lo fora de encrencas, mas o jovem Jun Fan, sempre punha a prova seu carater forte. Sua mãe Grace, dedicada ao pequeno filho, bucava sempre desenvolve-lo filosoficamente nas culturas de seu povo, fator este que resultou mais tarde, em seus estudos superiores em Filosofia.  A mãe de Bruce Lee, Grace Ho, fazia parte da elite social de Hong Kong, ricos, seus pais puderam lhe oferecer tudo que um jovem poderia querer nos anos 50, boas amizades, boas escolas, um padrão muito além da maioria vivente na China.


                                                           Grace Ho- Mãe de Bruce Lee
      
                 Mesmo com todo o amparo familiar, o jovem de 13 anos, não se sintia satisfeito com sua vida, queria mais, resolveu então ir ao encontro de seus sonhos, foi ao encontro de um velho amigo de seu pai, um Mestre de Kung Fú, seu nome; IP MAN, um amigo seu Willian Cheung, o apresentou ao Mestre...Após muita insistência o Mestre Ip Man o aceitou como aluno, mas somente após conversar com o pai de Lee Jun Fan, que viu nesta opção, uma maneira de frear o filho de seu ímpito de se envolver em brigas, permitindo assim que viesse a praticar Wing Chun. Mas após algum tempo, o jovem Lee, não era mais bem quisto pelos alunos de Ip Man, pelo fato dele ser muito agressivo nos treinamentos e combates, onde todos se recusavam a treinar com ele, até mesmo os mais experientes alunos da escola de Ip Man!
                Isto dificultou muito sua aprendizagem, alguns alunos o descriminavam por ser sua mãe mestiça e não uma chinesa, pois seu avô paterno era alemão, com  isto, Lee convenceu sua mãe que queria aulas particulares com o Mestre Ip Man, de tanto ele insistir convenceu a mãe...Por mais cinco anos ele praticou Wing Chun com Ip Man, quando por inumeras vezes acabou se envolvendo com gangs chinesas e sofrendo ataques rivais, quase foi preso, sob esta possibilidade, o pai de Lee Jun Fan resolveu finalmente que seu filho deveria deixar Hong Kong para seguir uma vida mais segura e saudável nos E.U.A... Isto ficou decidido após seus pais tomarem conhecimento de uma possivel ameaça de morte  que Lee sofrera ao brigar com um chefe de gang e vencê-lo. Seus pais ficaram sabendo através da polícia que desta vez o oponente de Bruce Lee tinha antecedentes criminais, e havia a possibilidade de que sua gangue atacasse Bruce Lee. E que se Bruce voltasse a se envolver em brigas desse nível, poderia ser preso. Então seu pai resolveu  em abril de 1959,  mandá-lo para os E.U.A para se encontrar com sua irmã Agnes Lee, que já estava morando com amigos da família em São Francisco. Assim sendo Lee seguiu seu destino de Glória nas Artes Marciais!
                 O que muitos não sabem é que Lee Jun Fan, mesmo tendo nascido nos Estados Unidos, para poder permanecer no País, teve que traduzir seu nome, mas Jun Fan significa Nascido em Sao Francisco, é bem verdade que este nome ficaria horrivel, então o seu nome foi mudado para "Bruce", Bruce Lee...
                  Ao chegar na casa de sua irmã, Bruce ficou pouco, pois queria emprego, partiu com apenas cem dólares no bolso, resolveu então mudar de cidade. Depois de viver em São Francisco por vários meses, ele se mudou para Seattle no começo do inverno de 1959, para continuar seus estudos e trabalhou para Ruby Chow como garçon...
                Em março de 1961, matriculou-se na Universidade de Washington e estudou Filosofia. Também estudou Artes Cênicas e Psicologia. Foi na mesma Universidade que conheceu sua futura esposa, Linda Emery, com quem se casaria em agosto de 1964.

Casamento de Bruce Lee com Linda

                                 Deste casamento nasceu seus dois filhos Brandon Lee e Shannon Lee, que mais tarde seguiram o rumo de seu pai, mas infelizmente seu filho acabou morrendo em filmagens do filme "O Corvo" e sua filha hoje, mantem a Fundação Bruce Lee, criada em sua homenagem...

                                                   Linda Lee- Brandon Lee e seu pai Bruce

                                                              Shannon Lee- filha de Bruce

                      Bruce Lee além de ser um grande conhecedor das artes Marciais, jamais assumiu qualquer interesse em mudar seu estilo, o Kung Fú, o Wing Chun para ele, era mais que uma arte marcial, mas a identidade de seu povo, por muitos, repremido e ultrajado nos Estados Unidos, ele sempre teve como objetivo elevar os chineses no mais alto patamar de respeito, mesmo em seu casamento com Linda, por ser "branca", sofreu muito na universidade, preconceitos e despreso por sua origem chinesa! Mesmo assim sua luta maior era silenciosa, poucos sabem que apesar de seu físico perfeito, escondia uma terrivel sombra, um vaso cerebral obstruido, que lentamente foi tomando-o com fortes dores de cabeça, mesmo assim, não parava de treinar, fazer filmes, cuidar de sua escola Lee Jun Fan Academy, onde transmitia seus ensinamentos e seu estilo por ele fundado Jeet Kune Do (O Caminho da Simplicidade).
              Em 10 de Maio de 1973, Lee desmaiou no estúdio Golden Harvest, ele sofreu convulsões e dores de cabeça e foi imediatamente levado para um hospital de Hong Kong, onde os médicos diagnosticaram Edema Cerebral. Eles foram capazes de reduzir o inchaço com a administração de Manitol. Esses mesmos sintomas que ocorreram não houve lesão externa visível, porém de acordo com relatórios da autópsia, o seu cérebro tinha inchado consideravelmente, passando de 1.400 a 1.575 gramas (um aumento de 13%). Lee tinha 32 anos em seu primeiro desmaio depois foram repetidos no dia da sua morte.

                  
                  Sua esposa Linda voltou para sua cidade natal, Seattle, e foi enterrado no lote 276 do Cemitério Lakeview. Seu caixão foi carregado no funeral em 31 de julho de 1973 por Taky Kimura, Steve Mc Queen, James Coburn , Chuck Norris, George Lazemby, Dan Inosanto, Peter Chin, e seu irmão Robert Lee.
Túmulo de Bruce Lee ainda recebe mais de 1000 visitantes diariamente!




Velório de Bruce leva mais de 5.000 fãs para sua despidida final



                                           Ao lado de seu túmulo, o acompanha seu filho Brandon!



                                "Na cidade de Hong Kong, foi erguida uma estátua do Lendário Bruce Lee em tamanho natural"
                                  Bruce Lee, um homem que marcou sua tragetória entre os ídolos, entre os mitos e mais... Entre aqueles que jamais irão esquecer o "PEQUENO DRAGÃO".
                                     "UMA LENDA NÃO MORRE, SOMENTE PODERÁ SER IMITADA MAS JAMAIS IGUALADA..." Mestre Makáo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.