Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Kati, técnica, Beleza e harmonia no Kung Fú

                          Kati é uma simulação de luta muito praticada na maioria das artes marciais, o nome sofre algumas alterações dependendo da arte marcial praticada, no Wushu é chamado de kati, nas artes marciais japonesas é chamado de Kata, nas artes marciais coreanas é chamado de pumsae.


                          O termo "kati" é a forma cantonesa do termo em mandarim "jiàzi".O termo foi usado inicialmente pelo governo chinês quando o Kung Fu começou a se popularizar fora da China, o Kati serve somente como apresentação, pelo motivo de muitos utilizarem o kati dessa forma, mas alem de ser uma técnica esteticamente bonita, o atleta que pratica o kati deve buscar o aperfeiçoamento da força, do equilíbrio, da flexibilidade, da harmonia e velocidade.
                           Existem catalogados na China mais de 300 estilos diferentes de Kung-fú, Wushu e Kuoshu, e estes podem ser classificados em duas escolas: Waijia ou escola externa, e Neijia ou escola interna.
                            Na primeira se incluem a maior parte dos estilos de Kung Fu, alguns, originários do Templo Shaolin, outros, de outros templos, como por exemplo: Emeishan, Fukien e Huanshan, todos os estilos sejam internos ou externos tem como principal característica o uso do Kati como forma de aprimorar as técnicas de cada estilo praticado!
                              Existem estilos que possuem até 30 katis, enquanto a maioria pratica em média de 18 formas completas!A escola interna, caso este, da Escola Kak Ha Kan ficou mais conhecida, a partir do templo do Monte Wudang, centro que enfatizava estilos tradicionais, hoje a Kak Kan Chun, possui um total de 9 katis internos, são eles:-
Tsun Dao (Kak Kan),
Tsu yi Hou (Kak Kan), 
Tan Toi (Kak Kan), 
Chan Cháu Pou (Kak Kan)
Sin Lin Tao (Wing Chun),  
Luk Dim Boom Gaun( Wing Chun) Kati do Bastão
Bart Chan Dao (Wing Chun), Kati dos facões do Wing Chun
Biu Jee (Wing Chun),
Tao Dao Chuan (Kak Kan)!

                                                     Kati Tan toi Dao - escola do Sul (interna)
                                            Postura do Kati Tsun Dao- também usado no Tai Chi Chuan
                      Existem movimentos similares ao Kati, que são praticados na maioria da vezes entre dois estudantes, que seriam combates simulados, mas com movimentos previamente  estabelecidos, são chamados de Chi Sau (Espelhamento) onde reúne diferentes golpes (Lap Sau). Praticados tanto no Estilo Wing Chun, como no estilo Kak Kan Chun.
                               Chi Sau realizado com o Mestre Ip Chin e seu aluno  MestreSamuel Kwok
movimentos do Bart Chan Dao ensinado por Ip Man  - Movimentos virtuais, assista
Kati- Biu Jee - Movimentos virtuais  assista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.