Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os movimentos dos animais do Kung Fú

                             No começo, pode parecer estranho presenciar os movimentos do Kung-fú, para muitos parece apenas uma coreografia, mas na verdade a prática de estilos e formas de kung-fú, vai além da imitação de gestos animais, busca-se compreender os instintos, a flexibilidade e a percepção do animal praticado!
                             Quando um iniciante começa aprender um movimento de determinado animal, cabe ao seu Mestre ou Professor, perceber as características deste aluno, por exemplo:
                             Existem alunos com maior facilidade com as pernas, outros deferem golpes mais efetivos com as mãos, outros são flexíveis como felinos, ágeis como uma águia, cada qual possui uma identidade anatomica que representa maior ou menor facilidade com um determinado estilo!
                              Alguns alunos são bons em esquiva como uma serpente, outros fortes como um tigre.
                              Tudo é levado em conta nesta modalidade de arte marcial!
                              No início da criação dos estilos de Kung- fú, os monges passavam horas estudando os movimentos dos animais, suas maneiras de ataque e defesa, como agiam quando acoados por um outro animal, desta forma foram criadas técnicas de mãos abertas em forma de patas, outras técnicas usam mãos fechadas como cascos, outros usam os dedos como dentes e prezas,  mas todas as técnicas possuem na verdade pouca variação de movimentos, mudando apenas alguns sistemas de posturas!
                                  
                                Até o início de 1900, o mundo desconhecia em sua maioria, a existência destes estilos, que se mantinham sob prática exclusiva de chineses. A partir daí, o ocidente começou a ficar vislumbrado com esta arte marcial, que pode ser iniciado na tenra idade dos cinco anos ...
                                Os velhos monges saíram de seus templos, seguiram rumo ao ocidente trazendo todos os seus conhecimentos, acredita-se que desde o início da história das arte marciais, o Kung Fú reconhecidamente é a arte mais antiga que se tem notícia. Possuiu mais de 120 estilos, alguns perderam-se no esquecimento, outros são guardados de forma sigilosa e outros estão mais ao alcance do povo em geral!
                                 Nas Américas, incluindo América do Sul, são praticados atualmente em média de 42 estilos de Kung Fú, 25 subestilos, mas pouco a pouco, o kung fú se vê atingido por uma gama de falsos estilos que aproveitam-se de sua história milenar com o único objetivo de lucros fáceis!
                                  Sabe-se que a "Sociedade dos Grãos Mestres" possuem um total de 80 filiados de Kung Fú devidamente reconhecidos por esta instituição, mesmo assim, muitos se auto intitulam como tal, sem qualquer base ou fundamentação! No Kung Fú tradicional não é usual examens de faixas, nem graduações por cores, mas por tempo e certificados legítimos assinados pelos Mestres responsáveis!
                                 Um estilo clássico ao se iniciar, terá um período de aprendizagem variável de estilo para estilo, mas um aluno chega ao grau de professor (SIFU) em média de 10 anos de treinamento! Cada estilo possui quatro fundamentos: Movimentos de defesa e ataque- armas- concentração medidativa- filosofia e história do estilo! No Brasil existem realmente um total de 50 Mestres de Kung fú reconhecidos pelo Conselho Internacional de Kung Fú com sede em Londres! Os demais são tidos como Mestres de "formas" e não de  "estilos"!                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.