Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O lendário "Punho da pena de pedra" do Kung fu (拳頭石價值)

                                       


                                                                       Por volta do ano de  1937, um Mestre chamado Xiao (查利 Chá lì), nascido e criado na Província de Zhejiang (1887), iniciaria sua trejetória no desenvolvimento de um estilo de Kung Fu, que seria conhecido mais tarde como "Os punhos leves da pena de pedra"  ou simplesmente "Pena de Pedra (拳頭價值) ou Shí Fákuǎn como atualmente é chamado".

                                                                       Sua história inicia-se no ano de 1899, quando seus pais sofrem um terrivel acidente vindo a falecerem, com apenas12 anos, resolve procurar seu único parente vivo, seu tio (维利 Wéi lì), que tomou para si os votos de monge ainda jovem, irmão de sua mãe! O garoto Xiao sabia do paradeiro de seu tio por meio de sua mãe 佩莱 (Pèi Lái), desta forma , seguiu em direção a  província de Hanan, mas para sua tristeza, seu tio já havia partido anos antes!
                                                                         Sua peregrinação de busca ao tio durou seis anos, passando por diversas províncias em busca de informação, até que o encontrou na  província chinesa de Hubei, aos  completar 18 anos!
Wéi lì "o monge nuvem" assim era conhecido, em pouco tempo afeiçoou-se pelo sobrinho, tornando-o seu aprendiz na arte Shaolin do Kung Fu...
                                                                            Passaram-se alguns anos e Xiao afastou-se de seu tio que retornara ao Templo, a partir deste momento, novamente só, busca desenvolver sua técnica, pouco a pouco após uma série de tentativas frustradas, abre sua escola na cidade de Tsientsin, onde manteve sob seus ensinamentos 28 alunos... Infelizmente seria esta a cidade em que o Japão iria tomar em invasão em 1937. A partir daí, Xiao  manteve-se com sua escola aparentemente fechada, dando aula ao seus alunos de forma clandestina, já que o exército japonês fechara todas as escolas de kung fu naquela região, para evitar rebeliões...Os chineses que fossem pegos na prática de kung fu eram profundamente agredidos e presos!


Mestre Xiao neste período desenvolveu uma técnica que chamou de estilo Pena de Pedra, com a leveza do Tai Chi e com a perícia e força do estilo aprendido com seu tio Wéi lì (estilo Ba Gua Zhang ou Estilo dos Oito Elementos)...Assim nascia o "estilo Pena de Pedra". Durante os anos seguintes, Mestre Xiao lutou entre as forças de resistência da China, para a libertação de seu povo, como muitos outros mestres neste período, veio a falecer em uma prisão...Mas seu estilo foi dado continuidade por algum de seus alunos. Hoje seu estilo é pouco conhecido, mesmo assim aqueles que conhecem seu método, mantém a tradição de seu fundador!

                                  O estilo possui características próprias, onde o fluxo de movimentos são gerados pela força e velocidade dos golpes do oponente, mantendo seus movimentos de defesa e ataque direcionados somente a um ponto de ataque, provocando uma série de impactos consecutivos na mesma localização no corpo do oponente! O estiolo "Pena de Pedra' flui dentro de uma linha de ação onde o impacto inicial mantem-se leve e aumenta progressivamente a força dos golpes subsequentes, sempre atingindo o mesmo perímetro e alvo dos primeiros movimentos!
                                   Enfim, o ataque é direcionado sempre no mesmo lugar, cinco, seis até dez golpes um atrás do outro... mas sempre no mesmo alvo, podendo ser em qualquer parte do corpo do oponente. Exemplo: Se o objetivo é atingir o "nariz" do oponente, o praticante do estilo Pena de Pedra, irá defender-se e em seguida, busca atingir o "nariz' do oponente com golpes leves que vão crescendo em força e impacto com muita rapidez...de cinco até dez golpes na mesma área...Depois busca outra região desprotegida e irá agir da mesma forma...
                                   Mestre Xiao criou seu estilo baseado na teoria em que o movimento de defesa é a reação objetiva de ataque contra as laterais do corpo do oponente (meridianos externos) com  bombardeio específico, como se fosse uma "rajada de tiros" no mesmo alvo sem intervalo entre os golpes aplicados, não dando oportunidade para contra ataque do oponente!
                                     Em um dos seus fundamentos deixados para seus alunos, podemos ler: "Uma pena que plana no ar, dificilmente pode ser agarrado, o ar entre a pena e a mão dificulta tal possibilidade... Ela será impulsionada para longe  pelo ar deslocado, assim deve ser o movimento de defesa do meu estilo, agir como pêndulo que se movimenta de acordo com o trajeto do oponente em seu golpe"... Ao mesmo tempo Mestre Xiao afirma: "Ser leve não significa ser mole ou lento, ser rigido não significa ser pesado ou duro, tudo isto é fluir a energia QI! Citação de Mestre Xiao 
                                      Mestre Xiao desenvolveu um dos estilos mais simples em seus movimentos, mesmo assim possibilita ao seu praticante a liberdade de ação, seu estilo possui apenas 4oo movimentos, pois achava ele, que o praticante de seu estilo não precisava mais que esta quantidade de aplicações para atingir seus objetivos, mesmo sendo um estilo considerado por muitos como um estilo novo, diante dos demais tradicionais, este estilo baseado em um Kung fu clássico, sintetizou as formas e katis em 400 golpes considerados eficientes em um combate!
                                       O estilo é dividido em três sistemas especificamente:
1º Linha de alcance
2º Linha de ação
3º Linha de fuga
                                        O Sistema por ele criado divide-se em 4 princípios
1º Defesa multipla e ataque único
2º Golpes aplicativos em uma só direção, quantos forem necessários...
3º Todo golpe deve ser multiplicativo hora com as mão hora com os pés, sempre buscando o mesmo alvo!
4º Manter-se sempre voltado as laterais de seu oponente, seguindo em sua direção pelos lados, mesmo que os golpes sejam realizados ao centro do corpo do oponente!

ISTO É PENA DE PEDRA!!!!
By Great Master Makáo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.