Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Testes de impacto e da dor nas artes marciais!

                             Para quem não luta ou nunca lutou, fica difícil compreender quais são as conseqüências de um combate, seja no critério de golpes deferidos ou no critério de quem recebe o golpe, mas na verdade existe um estudo que revela graus de intensidades da dor e foram comprovados alguns valores e resultados profundamente reveladores! Acredito que será extremamente esclarecedor para praticantes de artes marciais e curiosos, mesmo para lutadores  profissionais e amadores, alguns itens serão reveladores, afinal estes testes foram criados para identificar  os índices de tolerâncias a dor, bem como a tolerância a golpes em algumas determinadas regiões do corpo! Nosso Blog tem como princípio, divulgar também, as novidades científicas que favoreçam o melhor desempenho da prática de modalidades marciais!
                             A dor é mais que uma resposta resultante da integração central de impulsos dos nervos periféricos, ativados por estímulos locais. De fato a dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão real ou potencial, e descrita em termos definidos pela Associação Internacional para o Estudo da Dor - IASP. Distinguem-se basicamente duas categorias: A dor nociceptiva e a dor neuropática.
                                  Se por exemplo um indivíduo sofrer um golpe, a sensação de dor imediata é  rápida, devido às forças mecânicas que estiram o tecido conjuntivo onde se localizam receptores de dor. Esta dor dura apenas um tempo muito limitado. Mas à medida que o tecido morre e extravasa o conteúdo celular com diversas substâncias, e chegam à região danificada as células inflamatórias, a dor que permanece é a dor lenta. Um exemplo de método multidimensional para avaliação da dor é o questionário McGill, proposto por Melzack R. The McGill Pain Questionnaire: major properties and scoring methods. Pain 1975 que revela alguns  resultados, onde demonstraremos os pontos de dor e de resistência no corpo de um lutador. Vejamos:

                               Iremos ver  na tabela abaixo, as regiões do corpo e os níveis de tolerância a dor, proveniente de golpes sofridos com socos (T.S) e tolerância a chutes ( T.C), bem como os níveis de dor por escala:

 (E1= Dor aguda seguida de  desmaio),
 (E2- Dor penetrante, seguida de perda de controle motor),
 (E3= Dor radiante, seguida de perda de força).


Resistência à dor é a diferença entre os quatro liminares. Expressa a amplitude de uma estimulação dolorosa à qual o indivíduo pode aceitavelmente resistir ou desmaiar de acordo com o golpe.





                 Baseado nestes gráficos, podemos afirmar as seguintes conclusões:
(a)- Queixo e órgãos genitais, possuem resistência 0 ou próximo disto, referente a dor.
(b)- As articulações são profundamente sensíveis a dor e a resistência neste local é pequena 10% !
(c)- Uma das partes mais sensíveis da face é o nariz, (19% de resistência), responsável pela queda respiratória tratando-se fratura.
(d) Supercílios (50% de resistencia),  apesar de resistir bastante aos impactos representa uma area frágil e de sangramento em abundância, refletindo luxações que impedem a ação de reflexos visuais.
(e) Panturrilha (35%) Golpes nesta região são na maioria das vezes profundamente desestabilizadoras do equilibrio das pernas, provocando a perda de reflexos de deslocamento.
(f)  Mandibula (42%) Esta região suporta muito mais do que se espera, golpes de socos e chutes, sendo a dor suportável por um determinado periodo.
(g) Olhos (55%) Desde que os golpes nesta região não sejam cometidos com a ponta dos dedos, possui pequena intensidade de dor pelo simples fato de ser uma area que o organismo protege com luxações imediatas.
(h) Garganta (10%) Esta área é uma das mais perigosas regiões em que se pode sofrer um golpe. A dor é compativel com a sensação de asfixia, promovendo uma insuficiencia respiratória imediata, podenso provocar ate mesmo a morte.   
(i) Estomago (30%) Nesta região temos uma grande resistência no que se refere a dor, mas com golpes continuos possibilita rompimento de vasos bem como nâuseas.  
(j) Bíceps (15%) O bíceps é uma região muscular com alta sensibilidade de impacto e pequena resistencia a dor, pois os implusos nervosos nesta região quando atingidos cria uma paralisia temporária.
(k) Costelas (70%) As costelas possuem um alinhamento que impede facilmente as fraturas, exceto quando submetidas a golpes tranvervos vertical entre elas. O maior perigo em fratura está na perfuração pulmonar, mais do que propriamente dita a dor.   
(l) Baço (45%) Dificilmente essa área é capaz de dar dores não suportáveis, somente em casos de ruptura.
(m) Rim (60%) A área lombar permite uma grande resistência contra colges na região renal. Somente a dor é insuportável  quando sofre lesão por impactos continuos.   
(n) Abdome (80%) Esta região quando bem trabalhada resiste substancialmente a dor, sendo ela responsável pelo processo de defesa dos orgãos internos. 
(o) Coxas (80%) Os músculos das pernas são os mais longos do corpo humano, sendo assim resistem a dor mais do qualquer parte do corpo. Somente é maior a dor quando aplicados golpes na junção dos músculos, podendo criar uma paralesia neuromuscular momentânea.   
(p) Fígado (50%) Dificilmente veremos o fígado provocar uma dor imediata quando sofre impacto, mas após um determinado tempo sofrendo agressões contínuas, pode gerar dores dias depois por inflamação.

                        A dor e a resistência estão intimamente ligadas, quanto maior a área atingida, maior é a resistência, quanto mais localizada a região em que se sofre o golpe, maior é a intensidade da dor!
                         Outro fator importante que devemos ressaltar, é a maneira que se defere os golpes marciais,
caso sejam aplicados com chutes, estes mesmos chutes  serão mais eficientes caso atinjam terminais nervosos ou áreas tidas como moles do corpo! A dor é uma defesa neurológica, que avisa a intensidade de um impacto ou lesão. Já os socos, sendo realizados de forma circular são mais eficientes que os socos diretos, pelo simples fato de expandir a dor por meio do deslocamento de regiões próximas ao local do impacto! Estes estudos são muito antigos, suas origens são milenares provenientes da China Antiga, quando os primeiros estudos realizados em busca dos pontos vitais, provocaram intensivamente os estudos paralelos  sobre os pontos da dor, criando assim o primeiro mapeamento da dor da história.

                                          "Não basta saber lutar, não basta ter um corpo bem estruturado, sempre que possivel o estudo de fisiologia, dos estímulos sensoriais e do pontos da dor são importantes, muitas vezes um simples golpe com um dedo, pode refletir um impacto extremamente doloroso, muito mais que um soco ou chute, cotovelada ou joelhada, para isto, devemos estudar profundamente os pontos sensoriais do corpo humano"


Grão Mestre Makáo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.