Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DE "A" À "Z" PARA ESCOLHA DE UMA BOA ESCOLA DE ARTES MARCIAIS?

                      

 Para o leigo em artes marciais, fica difícil reconhecer ou diferenciar uma boa escola (academia), de uma outra sem qualquer quesito necessário para ministrar aulas! Por este motivo este Blog sente-se na obrigação de dar algumas dicas, para aquele que deseja praticar uma arte marcial! 
                        Sob o prisma de visão das artes marciais, existem centenas de milhares de agremiações, Intituições e escolas espalhadas pelo mundo inteiro, mas uma boa parte delas, não seguem os critérios necessários, para serem consideradas instituições tidas como "aptas" no ensino destas artes.
                         Como diferenciar uma boa escola de outra sem qualquer preparo?
                         A primeira coisa que não devemos nos deixar influenciar é com a aparência do local, quando falo da aparência é no sentido estético, muitas escolas tentam manter uma "embalagem" que agrade aos olhos do público interessado, mas nem sempre a aparência reflete o verdadeiro conteúdo de uma arte.
                          Então aqui vai algumas boas dicas para escolher uma escola ou academia, entre muitas que apenas visam  lucros financeiros ás custas da credibilidade pública:

1§- Ao procurar uma escola, a primeira informação a ser buscada é conhecer o "mentor' (Mestre, Professor e Instrutores) da Escola ou Academia! De nada adianta ter um ambiente bem aparelhado, bem estruturado, sem que haja bons profissionais qualificados. Ao ser apresentado para o responsável da academia ou escola, tire suas dúvidas levando em consideração primeiramente as seguintes dúvidas:
(a)- Qual a qualificação técnica do Mestre ou professor? (Para obter as respostas necessárias, indague: Quanto tempo ele pratica a arte marcial que ensina?
(b)-  Qual a origem de seu conhecimento, onde ele se formou e com quem!?
(c)-   Possui certificados e diplomas de reconhecimento profissional? Peça para vê-los!
(d)-   Busque saber se a academia visitada, possui vínculos com Federações ou Confederações Nacionais ou Internacionais. Isto é extremamente importante, para que a escola esteja inserida em um orgão regulamentador da pratica oferecida em questão!
(e)-   Não se sinta constrangido de fazer perguntas, é obrigação da instituição (academia) fornecer todas as informações necessárias, caso não ajam desta forma, fica melhor procurar outro estabelecimento!
(f )-   Peça para conhecer o estabelecimento, levando em consideração a limpeza e conservação do local, se possui locais específicos como vestiários, guarda volumes pessoais, sanitários limpos e lavatórios!
(g )-  Toda instituição de Artes Marciais, possui critérios de ensino e regulamentos internos específicos, tais como: horários de aulas, vestimentas e regulamentos de filosofia interna de comportamento do aluno. Busque tomar conhecimento a respeito do assunto, é importante para que não se sinta deslocado no ambiente de treino!
(h )- Qualquer arte marcial, possui em sua escola um painel com fotos dos Mestres do estilo ensinado, bem como o certificado de todos os alunos formados como Instrutores, Professores e Mestres, vale apena tomar conhecimento sobre este assunto, afinal serão eles os responsáveis pelo seu desenvolvimento...
(i )-   Como as artes marciais são ensinamentos teóricos e práticos de contato físico direto, fica claro que é extremamente importante que a instituição possua amparo médico, fisioterapêutico e um professor de Educação física bem como Nutricionistas, responsáveis técnicos caso haja aparelhos de musculação, isto é previsto por lei, para evitar possíveis aborrecimentos ou pior, traumas físicos irreparáveis posteriormente!
(j )-   Hoje a maioria das academias e escolas de artes marciais, por questão de segurança, são obrigadas a manter a disposição do aluno, "protetores", sejam protetores torácicos, bucais e protetores de crânio, para a prática de combates simulados ou de impacto! Esta medida é de cunho preventivo e previsto o seu uso por Lei, ficando a critério do Professor ou do aluno o seu uso! Verifique se a instituição está de acordo à estas normas!
(k)-   Uma boa escola (academia), possui uma base de ensino fundamental no que se refere a "Filosofia, História e teoria de técnicas ensinadas" , acessível ao aluno por meio de material didático, tais como: Livros, apostilas, vídeo-aulas, considerado como acervo da instituição, para que o aluno possa estudar os princípios e técnicas relacionadas a instrução fornecida!
(l )-   É comum que as escolas de artes marciais possuam um calendário específico de atividades, onde são marcados exames de graduação, apresentações públicas, campeonatos, simpósios, congressos e encontros extra-ensino. Tome conhecimento destes eventos para que não haja conflito de horários com sua vida particular!
(m)-  É importante que a escola possua turmas diversificadas, com grupos específicos, sejam de aulas femininas separadas de masculinas, infantis e turmas para pessoas de meia idade, afinal, cada turma acima mencionada possui critérios de ensino especiais, tanto na preparação física como no ensino técnico, não podendo jamais dar atribuições de exercícios iguais ou de esforço para idades e condicionamentos fisicos diferentes! Mesmo assim, caso o aluno prefira, haverá turmas mistas, podendo o aluno seguir para este grupo, mediante a uma valiação médica preventiva!
(n )-  Após ver todos estes quesitos acima, o futuro praticante terá uma visão correta do estabelecimento que pretende ingressar, não deixando de levar em conta, que cabe a escola permitir ao novo e suposto aluno, uma aula gratuíta de experiência, para ver sua ambientação e aceitabilidade da técnica oferecida!
(o )- Toda boa escola de arte marcial, preocupa-se em transmitir conceitos e técnicas de sua filosofia de base, por meio de técnica de meditação, concentração, técnicas de respiração e primeiros socorros!
(p )- Nenhum aluno é obrigado a fazer exames de graduação, podendo apenas ingressar em turmas exclusivas para defesa pessoal, sem intenções de formar-se como instrutor, professor ou qualquer atribuição amadora ou profissional, portanto deixe claro suas intenções antes de ingressar!
(q )-  A prática de artes marciais requerem  algumas atribuições especificas, em caso de aluno menor de idade necessita de autorização por escrito dos pais ou responsáveis!
(r )-  Alunos com uma deficiência física, deverá ter um acompanhamento especial de fisioterapeutas, médicos e até mesmo psicológico, cabendo a escola ter estes profissionais a disposição do aluno!
(s )-  Se a arte marcial possui cursos paralelos, tais como idiomas orientais, acupuntura etc... Deve-se buscar as mesmas atribuições dos profissionais e se estão devidamente regulamentados para tal prática!
(t )- Cabe ao aluno o direito de possuir uma identificação junto a instituição ou aos orgãos regulamentadores, na maioria dos casos, por meio de "carteiras de identificação" com seus dados pessoais, dando-lhe direitos e deveres correspondentes junto as Instituições Nacionais e Internacionais caso façam parte de Campeonatos e Eventos desportivos em geral!
(u )-  Toda escola ou Academia deve manter em seu regimento interno, estatutos visíveis aos praticantes, para uma interação de seus alunos e Instrutores de ensino, mediante a aplicação das normas regimentares.
(v )-  Os valores a serem pagos pelas aulas e uso de espaço, devem ser estabelecidos na assinatura de um contrato de prestação de serviços da escola, onde as partes concordam entre si, estabelecendo datas de pagamentos, mensalidades e período de conclusão de contrato, mediante testemunhas devem cada qual, ter uma cópia em igual teor!
(x )-   Como as artes marciais são ensinamentos práticos e teóricos de defesa pessoal o aluno poderá estar sujeito a sofrer alguma lesão, hematomas e luxações, comuns a prática deste esporte, portanto, o novo praticante deve estar ciente das possiveis consequências, assinando um termo de responsabilidade pela prática desta modalidade, para previnir a sua integridade física e de seus colegas praticantes!
(z )-   Toda escola de artes marciais devem possuir uma relação de praticantes, que lhes permitam a preservação e integridade social e didática de seus alunos, por meio desta relação, a instituição terá o direito de verificação dos antecedentes criminais de seu grupo de alunos, para evitar o mal uso da prática das artes marciais ou de forma criminosa, junto a população! Pois uma Escola tem como principal objetivo de preservação e transmitir segurança aos seus praticantes, bem como a sociedade em que vive, jamais usando seus ensinamentos para denegrir, ameaçar ou constrangir alguém!
                              Mediante a todos estes fatores, acredito que a escolha de uma boa escola de artes marciais, com profissionais qualificados, fazem toda a diferença, para que não tenhamos a imagem distorcida das artes marciais, bem como de seus praticantes! Ainda assim, sempre teremos em nosso convívio social, locais de pratica de falsas academias e falsos educadores, sem qualquer conduta ética, onde a agressão física é acompanhada de estímulo a agressão social, tornando nossa sociedade cada vez mais vitimizada e insegura! Por isto este alerta!!! É um alerta social, de segurança pública, de segurança mundial!!!
                              Pratique Artes Marciais mas com responsabilidade, existem centenas de Escolas legitimadas pela dignidade de seus preceitos, espalhadas ao redor do mundo, portanto saiba escolher...

                               Grão Mestre Makáo      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.