Ao passar dos séculos, a humanidade vem sofrendo de diversas disfunções emocionais, em função de uma vida agitada, atingindo uma estafa física, emocional e principalmente álmico(espiritual), tudo pelo fato de que suas atenções estão voltadas ao mundo externo, sem se preocupar com o interior de si mesmo, nossas mentes, diariamente mecanizam defesas contra a nossa pouca atenção em relação as nossas necessidades primordiais de equilibrio diário!
Muitas vezes buscamos viagens, passeios, para eliminar tensões, mas isto não elimina interiormente as inúmeras informações de preocupação, aflições e descontentamentos, somente agem como fuga dos problemas, amenizam as sensações de desconforto, porém, como uma bomba relógio, acaba criando uma explosão de ansiedades, depressões e por fim doenças da "alma", que é pior que as doenças tidas como físicas! Na verdade, a maioria das doenças tidas como físicas, são reflexos de uma mente em conflito, que impede com que o cérebro possa produzir componentes que eliminem a desorganização orgânica, nós, como mentes que sentem, sofrem, somatizamos as informações emocionais que participamos no trabalho, nas atividades familiares e sociais, tudo isto, torna-se um acúmulo de dados que nossas mentes precisam eliminar!
A mente é um dínamo que revigora-se pela energia que absorve, da mesma forma que estabelece um critério de descanso pelo sono, pela sensação de bem estar, seja pela música, pelo aroma, por intermédio do paladar ou o toque... Percebemos então, que o prazer sensorial é uma faca de duas lâminas afiadas, que podem cortar o mal pela raiz ou deferir um golpe fatal em nossas vidas!
Saber fluir de forma saudável nossas mentes, buscar o controle das emoções e dos pensamentos voláteis são os caminhos, para uma vida melhor e mais definida em valores condizentes com nossas necessidades interiores!
Para isto existem critérios a serem seguidos, pois a mente reage sob estímulos, onde o pensamento é apenas um instrumento de avaliação e reconhecimento destes mesmos estímulos externos!
Quais são estes critérios?
Bem, primeiramente devemos compreender que a mente divide-se em quatro módulos de ação: SENSAÇÃO (dos cinco sentidos), PERCEPÇÃO (reconhecimento das informações de:- perigo, incômodo, conforto, prazer, dor, medo, fúria, amor, paz, indignação e contemplação),
INTENSIFICAÇÃO ( muito, pouco, forte, fraco, contínuo, estático...), por último mas não menos importante, INTUIÇÃO ( certo, errado, verdadeiro, falso, justo ou injusto).
Sensação reflete o contato entre o mundo externo e o mundo interno da mente, a percepção arquiva as informações que as sensações nos oferecem, em seguida as percepções intensificam parâmetros de ligações entre as sensações e as percepções, finalmente a intuição determina como aplicá-las ou descartá-las da mente! Sendo assim, SENSAÇÃO, PERCEPÇÃO,INTENSIFICAÇÃO E INTUIÇÃO, são as quatro divisões da mente humana...Para que possamos desenvolver a capacidade do pensamento em equilíbrio, teremos que controlar o mecanismo de defesas mentais por meio de um constante exercício mental chamado de "silêncio mental", que na maioria das vezes, só conseguimos enquanto dormimos, mas devemos ter estas mesmas condições em estado de vigília ou como todos dizem, acordados!
Este "estado de silêncio mental" ou simplesmente Tao Chuan, como é conhecido por monges chineses, pode ser atingido pela prática da CONCENTRAÇÃO ! E é isto que veremos a seguir, como alcançar este estado, sem que com isto, tenhamos que fazer grandes estudos filosóficos ou buscar conhecimentos que transcendam a simplicidade de nosso dia a dia!
SILENCIO MENTAL- A BUSCA DO NÃO PENSAR!
Parar de pensar pode aparentemente ser considerado impossivel, mas o pensamento é a busca contínua de informações, seja estas arquivadas na mente ou informações a serem posteriormente adquiridas. Na verdade pensar é um ato continuo de busca, busca de informações seja elas quais forem! Estas buscas sempre são motivadas por sensações, exemplo:
Temos a sensação de calor, portanto busco a informação mental para aliviar o "calor", consequentemente a mente informa ao organismo a necessidade de abaixar a temperatura corpórea, isto ocorre involuntariamente, sob o comando da Percepção como sinal de alarme, a INTUIÇÃO recebe o comando cerebral de que deve "buscar água e beber ou banhar-se ".
O silêncio mental é o ato de abaixar a temperatura corpórea sem a necessidade de beber água ou banhar-se, é buscar a quietude da mente diante do desconforto e gerar uma desaceleração na corrente sanguinea, tal como fazemos ao dormir! Só que desta vez acordado, para isto teremos que diminuir os batimentos cardíacos por meio de uma respiração lenta e gradual em declíneo, o corpo receberá informações das "SENSAÇÕES", que deve abaixar o metabolismo, consequentemente o corpo esfria, por este motivo que ao dormir, sentimos queda de temperatura, pois a mente está em silêncio e o corpo em repouso! Ao dormir diminuiamos a respiração, os batimentos cardíacos, ficando em um estado de suspensão metabólica, sendo assim estamos nas mesmas características de um estado "meditatico prático".
A concentração leva a meditação, a meditação a "sensação" de sono, da mesma forma que ao dormirmos, forçamos o repouso dos sentidos, não sentimos odores, não vemos nem ouvimos nada ao nosso redor, isolamo-nos do sentido do tato e do paladar. Sem os cinco sentidos em alerta, a percepção , não reconhece informações externas ao corpo, portanto não intensifica nenhuma ação de resposta mental aos fatos ao seu redor! Isto também ocorre na meditação correta ou seja "o silêncio da mente". Como atingir este estágio mental?
Primeiramente temos que nos adaptar a respirar lentamente, em uma posição deitada, pois o cérebro recebe o "ato de deitar" como informação de "dormir", em seguida resperar lentamente e de forma profunda, como se buscasse o sono, não se mexer de forma alguma, relaxar os cinco sentidos, mas evitar a perda da conciência não se deixando cair em sono, começar a contar mentalmente as respirações de forma decrescente (100, 99, 98, 97...), manter a mente ligada porém sem vínculo com o externo! A mente terá pequenos apagos, isto é comum, isto é o caminho do silêncio mental, mantenha-se concentrado unicamente na respiração, naquele momento esqueça o mundo externo, preocupações, conflitos e receios, somente respire cada vez mais lento, e não para de contar cada respiração, com isto voce estará doutrinando seu corpo e sua mente ao ato do repouso sem que seja necessário o ato de dormir! Boa Prática!!!!!
" O SILÊNCIO DA MENTE É O REPOUSO DO PENSAMENTO E A PAZ DA ALMA"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.