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sexta-feira, 22 de junho de 2012

Sanshou 散手- Métodos de combate no Wushu (武術)

                                 
                                   As artes marciais chinesas chamam-se kung fu (功夫) – “dom” ou “habilidade” – Já no Ocidente ou na China e em outros países asiáticos elas são mais conhecidas como Wu-Shu (武術), ou “a arte do combate”.

                                  Sanshou (散手) não é considerado um estilo de luta independente, mas um dos componentes das diversas modalidades de arte marcial chinesa, normalmente ensinado integrado às diversas formas de wushu 武術 (Kung Fu 功夫 ).
                              

                                   A maior parte das centenas de artes marciais chinesas pode ser classificada em estilos “duros/externos” ou “suaves/internos”. Os estilos “duros” incluem lutas rápidas e potentes, como o Shaolin chuan, enquanto os estilos “suaves”, como o tai chi chuan, se concentram mais em elementos internos, como a consciência do espírito e a regulação do chi, ou “energia”.
                                    Podemos considerar como artes marciais chinesas (中國武術), as seguintes técnicas e modalidades  incluindo perícia em armas, comumente praticado entre diversas ""famílias ou clãs" (家, jiā):
                          Técnicas de Sanshou (散手):

1º-Armas chinesas: como bastão (gun), facão (dao), espadas (jian), lança (qiang) entre outras.
2º-Técnicas de combates diretos:

Treinamento DIRETO: Shaolin chuan ou Quan  (少林拳) é essencialmente uma arte marcial de estilo externo, que explora a força física e a os pontos fracos dos músculos, ossos e tendões. Uma característica do sistema Shaolin são as 10 séries usando as mãos sem proteção, assim como séries com armas. Existem dois estilos diferentes de Shaolin – o estilo do Norte, que mistura técnicas com mãos e pés, e o estilo do Sul, que usa predominantemente técnicas usando as mãos, como exemplo o Wing Chun (詠春) .
                                       O Shaolin (少林) é famoso por seus “Cinco Animais”, movimentos modelados com base nos movimentos da cobra, grou, leopardo, tigre e dragão. Dizem que o Bodhidharma (Patriarca do Kung fu) começou a imitar os movimentos da cobra e do grou depois de testemunhar uma luta entre esses animais.
                                      Hoje existem centenas de escolas seculares em todo o mundo, que ensinam Shaolin Quan, de uma forma ou de outra.

    Métodos de Combate (Sanshou-散手)

1º- O Sanshou como método de combate, ensina que existem cinco formas de derrotar o inimigo – Travar articulações, chutes e bloqueio de pernas, golpes com as mãos, bloqueios com os braços e cotovelos  e o uso de armas.

                           Travar articulações發音 :


                       Este método de treinamento, busca evitar com que o adversário possa cumprir o intento de atingir seu objetivo com determinados golpes, o treino é basicamente bloquear o movimento com golpes que "travem" o movimento do oponente em suas articulações!
                      Diferente de muitas artes, o "Wushu= Kung Fu" por intermédio do combate direto (Sanshou), não bloqueia o golpe apenas, mas sim, ataca as articulações com golpes precisos mudando a trajetória do ataque cometido pelo adversário...
                       Travar a articulação é o mesmo que interromper um ataque antes que este mesmo ataque, chegue ao máximo de sua trajetória, forçando que o "golpe" se recolha! Esta técnica é comum em golpes de braços e punhos, comumente aplicado nas técnicas do estilo Wing Chun...Resumidamente é o mesmo que dizer: - Não defenda, ataque o golpe do oponente, se "ele" soca,.. Soque o braço que te soca!!!  

                  Chutes e bloqueio de pernas :

                       
                         É incomum nas artes marciais em geral, o ataque direto como forma de defesa, isto ocorre nas artes chinesas, como pudemos perceber nas técnicas de "travas de articulações", o mesmo ocorre com o uso das pernas em chutes e bloqueios. As pernas devem buscar interromper o desenvolvimento do chute do oponente, no exato momento em que a perna se eleva para aplicar o chute, atingindo o oponente em seu próprio golpe. Sendo assim, podemos dizer que deve-se "chutar o chute, ao invés de apenas defender, seja evitando o chute do oponente com uma simples interceptação de movimento ou atingindo sua "perna de apoio".



                               Golpes com as mãos沖床:



                         A maioria das modalidades de artes marciais, usam os atributos dos punhos, simplesmente em deferimentos de golpes e socos diretos no corpo do oponente, limitando em muito as possibilidades de um ataque eficaz, no Sanshou (combate chines), o método mais eficiente, está diretamente ligado a aplicação de "golpes nos golpes" ou seja: "Se o oponente ataca com um soco..., soque o braço dele, antes que o soco dele seja finalizado!"
                          Um soco pode ser muito mais eficiente atingindo os membros de ataque do oponente, retirando dele a eficiencia de seus golpes1 As mão possuem um papel importante em um combate, onde devemos ter calma, sem buscar o nocaute direto, mas "minar" os braços, as pernas do oponente, desta forma ele perderá a força, a resistência à dor e principalmente a sua capacidade de movimentação de ataque. Socar o braço que soca, socar a perna que chuta, socar o soco enfim é principalmente vencer a luta pelo combate psicológico...

                           Bloqueios com os braços e cotovelos:


                Bloqueios são acima de tudo, maneiras de tornar as atividades de golpes do oponente sem efeito, mas os bloqueios chineses vão além de proteger determinadas partes do corpo, como é feito no Boxe tradicional ou no Muay Thay...  
                       Os bloqueios são acima de tudo "golpes" , onde a prática e treino requer uma série de objetivos:
1º- Defender simultâneamete enquanto o ataque é feito, bloquear um golpe é tornar este mesmo golpe, uma armadilha para o adversário. muitas artes marciais usam joelhos e cotovelos para atacar, com giros e golpes diretos, principalmente na cabeça e no abdomem, pois bem... Bloquear nestes casos, significa deferir golpes nas junções musculares, nos tendões e articulações do oponente, exatamente no momento do golpe deferido, seja no bícipes (musculo do braço), no quadrícepes (musculo da coxa), nos tendões articulares, tornando impossivel o golpe do oponente, seja pelo traumatismo articular ou muscular, a dor gerado pelo bloqueio imediato no meio dos musculos, tendões e articulações... Sendo assim, nem sempre um soco na cara surtirá melhor efeito que um golpe na virílha ou um soco ou dedada no meio do bícepes...            

                                         O uso de armas...

                       É bem provável que as artes chinesas sejam as artes que mais enfatizam o treino com "armas", entre todas as demais artes.
                                Esta busca de combate com armas, tem como objetivo principal, dar ao praticante uma noção clara de distância do adversário, visão de ataque e acima de tudo, ultrapassar as limitações aplicativas dos braços e das pernas em um combate...Existem armas praticadas que exigem de seu praticante, movimentos que muitas vezes jamais seriam realizados sem as devidas armas, giros, saltos e esquivas produzem uma grande capacitação no momento de combate!
                               Um exemplo que pode ser dado é controlar uma corrente em movimento e seu retorno, nem sempre é uma tarefa fácil, ao fazê-lo,  a capacidade do praticante é aumentada consideravelmente,  seus reflexos serão mais dinâmicos, a exatidão de seus golpes serão mais expressivos, seus movimentos serão mais amplos e sua defesa mais definida! As armas são na verdade, um prolongamento dos braços, permitindo que tenhamos uma visão mais definida do alvo a ser atingido.
                               Defender-se de uma arma requer mais astúcia do que defender-se de um simples soco ou chute, possibilitando reflexos instintivos diante de uma ameaça mais expressiva. A esgrima oriental, os bastões longos e curtos, os facões e lanças são constantemente aplicados como treino de um combate que exige melhor movimentação de seu praticante, dando-lhe uma incrível capacidade de movimentação em esquivas, fugas e defesas corporáis que nem sempre se tem, quando se pratica somente combate corpo a corpo! Sendo assim...Bons treinos!
                            A PRÁTICA DE UM BOM TREINO DE COMBATE REQUER  ACIMA DE TUDO, DEDICAÇÃO E CONSTANTE CONTRÔLE DA ANSIEDADE DE VENCER UMA LUTA, PARA VENCER UM COMBATE É NECESSÁRIO PENSAR COMO O OPONENTE, ANALISAR SEUS MOVIMENTOS, PERSEGUIR O ALVO ATÉ O MOMENTO EXATO DO GOLPE A SER DEFERIDO! NÃO TEMER O GOLPE APLICADO PELO ADVERSÁRIO MAS SIM, IMPEDIR QUE O MESMO VENHA A REPETIR O MESMO GOLPE DUAS VEZES...NEM SEMPRE VENCER UMA LUTA SIGNIFICA VENCER UM ADVERSÁRIO, VENCER UMA LUTA DEPENDE APENAS DE TÉCNICA APLICADA, ENQUANTO VENCER UM ADVERSÁRIO É VENCER SUAS PRÓPRIAS LIMITAÇÕES DIANTE DE UM PERIGO EMINENTE! 

By
Great Master James Makáo
    

sábado, 16 de junho de 2012

O WING CHUN SECRETO!

                                      Primeiramente, devo deixar claro aos meus leitores, a grande dificuldade existente no que diz respeito ao "Wing Chun" atual!
                                     São muitas as diferenças entre as "formas" praticadas de escola para escola, as "Linhagens do Wing Chun", dividem-se em três seguimentos básicos:

-Os praticantes de Wing Chun, que  desenvolvem  as formas (movimentos) criadas pela Monja Ng Mui 五梅大師 (Fundadora do estilo em 1664) estilo baseado na técnica Ching I e Pa Kua e Tai Chi Chuan (estilos do templo Siu Lun = Shaolin)  . 

2º- Os praticantes de Wing Chun que aplicam as formas baseadas no aprimoramento do estilo, por intermédio de Yim Wing Chun também escrito: Yim Wing Chun, Yim Ving Tsun ou Yim Wing Tsun (discípula direta de Ng Mui, ao qual o estilo recebeu seu nome como homenagem em 1672 aproximadamente).

3º-  Os praticantes de Wing Chun, que treinam as formas desenvolvidas pelo marido de Yim Wing Chun (Leung Bok Chau ou Leung Bok Toa) e praticante do estilo Hung Gar por muitos anos.
                                       Após perder uma luta para sua mulher, ele (Leung Bok Chau ou Leung Bok Toa)  quis aprender com ela. Mais tarde, ele mudou o nome do sistema para Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun).
                                          Se formos analisar estes três critérios, poderemos perceber os seguintes princípios de aplicação do Wing Chun: 
    1º- Estilo codificado por Ng Mui, baseado pelos estilos praticados por ela no templo Shaolin ( Pa Kua- Ching I- TaiChi Chuan), que mais tarde seria chamado de Vin Tsun ou Wing Chun,  atualmente Wing Tsun Kuen! 

    2º-  Estilo com características próprias por Ng Mui, transmitido à sua discípula Yim Wing Chun... 

    3º - Após a morte de Ng Mui, Yim Wing Chun e seu marido Leung Bok Toa, criam algumas mudanças no estilo, onde outrora foi conhecido como Wing Chun Kuen !
                                          Portanto temos aqui três variações do mesmo estilo, mesmo sendo pequenas variações, elas existem e isto nenhuma escola de Wing Chun  e suas linhagens podem afirmar de forma contrária! O que veremos a seguir nesta postagem, está relacionado a um sistema de Wing Chun dificilmente praticado atualmente, este sistema é sem dúvida o mais próximo que podemos chegar ao estilo criado pela monja Ng Mui em 1664.
                                            
                         "Lei Phai Quan - SEGUINDO O PUNHO DA GARÇA " 
                                               (O Wing Chun Secreto) 
                                          É um sistema de Kung Fu tradicional que teve seu início de desenvolvimento no Tibet no ano 1400. Também conhecido como Lei Phai Quan  e quase não possui movimentos acrobáticos, sendo um estilo voltado ao combate com uso de socos, golpes de mão aberta, chutes e defesas ageis incluindo o uso de diversas armas e tecnicas de defesa pessoal através de ataques a pontos vitais, agarramento (dominação), torções de articulações, projeções! Deste estilo originou-se o Wing Chun atual, ensinado por muitas "famílias" desta técnica.
                                            Mas aí vem a pergunta: Quais as diferenças do Wing Chun Kuen ensinado na atualidade e o Wing Chun baseado no Lei Phai Quan ?  É isto que veremos a seguir...

                                   Características do  Lei Phai Quan 

                                              Esta técnica Tibetana (Kung Fu tibetano) e mais tarde assimilada pelos Templos Shaolins do Sul da China, possuia variações multiplas de técnicas de punhos, conhecidas como "Nan Lei Phai no Tibet ou Nin Lan Fay na China". Estas formas de defesa e ataque tinham como princípio 10 variações:
1- Braços que deslizam
2- Punhos que interceptam
3- Mãos que bloqueiam
4- Punhos que arrastam
5- Palmas que grudam
6- Braços que penetram
7- Mãos que enganam
8- Punhos que flutuam
9- Mão que esconde10- Punhos que torcem
                                            Esta técnica conhecida como Nin Lan Fay 林蓝凡, era a base suprema do futuro estilo criado por Ng Mui, também conhecido como estilo:
Quántóu 拳頭(Punhos)
Yīngtáo櫻桃 (cerejeira)
Ou: "Punhos da Cerejeira" -  櫻桃手柄- Yīngtáo shǒubǐng
                                             Sendo assim, o estilo criado inicialmente como "Os punhos da cerejeira (櫻桃手柄)" deraram origem ao estilo futuramente conhecido como Wing Chun". O Nin林 Lan蓝 Fay凡 (floresta toda azul)com seus 284 movimentos de punhos, braços e palmas, em um só complexo de movimentos consecutivos, foram as principais bases no desenvolvimentos de variações do Wing Chun, sendo o Nin Lan Fay, hoje pouco praticado entre as linhagens do Wing Chun, sendo apenas 6 linhagens que ainda mantém esta prática entre os movimentos do Wing Chun atualmente praticado no mundo inteiro! Esta série de movimentos foram excluidos das formas ensinadas do Wing Chun Kuen, mesmo assim, seis famílias de linhagem Wing Chun, as mantém como "princípio" básico de seus ensinamentos!
                       Já as demais escolas oriundas do Wing Chun ensinado por "Yim Wing Chun e seu marido Leung Bok Chau ou como muitos preferem,  Leung Bok Toa, este responsável pela exclusão do Nin Lan Fay, das formas ensinadas, não aplicavam mais esta série de movimentos, como era ensinado por Ng Mui, mas sim foram divididas em vários seguimentos até os dias atuais! Minha escola ainda mantém o Nin Lan Fay entre seus ensinamentos em conjunto das demais formas praticadas do Wing Chun, pois a linhagem que faço parte e represento mundialmente (Wong Li Chen), mantém estes critérios como referência a sua fundadora (Ng Mui)!

Resumo: "As três variações"

 Linhagem de Ng Mui (Matriarca do Wing Chun e praticante do estilo  Lei Phai Quan Tibetano  ).


Ng Mui

 Linhagem de Yim Wing Chun (Codificadora do estilo Wing Chun e discípula de Ng Mui).

Ng Mui e sua aluna Yim Wing Chun






 Linhagem de Leung Bok Toa ( da linhagem Leung e responsável pela "forma" atualmente praticada sem o Nin Lan Fay).

Leung Bok Toa e Yin Wing Chun (sua esposa)
1º Leung -Patriarca da linhagem que leva seu nome!



  Obs: Todos os "ramos" das linhagens do Wing Chun praticam as mesmas formas com  suas diferenciações em virtude das três variações acima citadas, explicando assim os reais motivos de tantas alterações de escola para escola!

          
            By Great Master Makáo                   

quinta-feira, 14 de junho de 2012

ORIGEM DOS ESTILOS DE KUNG FU CLÁSSICO功夫

                                     Aqui nesta postagem, estou deixando relacionado "todos" os estilos considerados "Classicos" do Kung Fu, alguns "tradicionais, quase todos em sua maioria, sendo que alguns passaram por alterações no decorrer dos séculos!
                                    Faço isto, para informar aos meus leitores, quais os estilos realmente considerados "legítimos" na história do Kung fu. É bem verdade que existem muitos outros estilos, mas são considerados como sendo uma segunda linhagem dos estilos raízes que aqui menciono! Isto não significa serem "sub-estilos", mas sim, estilos codificados em uma nova linguagem dos outrora existentes...
                                      Outra grande dificuldade encontrada pelos estudiosos na arte do Kung Fu, está na dificuldade em encontrar uma relação dos Abades (Mestres), dos templos Shaolins no decorrer da história. Estes Grandes Mestres jamais devem cair no esquecimento, portanto, deixo aqui, também registrado a relação completa de todos os honoráveis mestres do Kung fu, responsáveis pelo ensino milenar de todos os estilos de Kung Fu: (segue abaixo)

Genealogia dos abades do Tempo Shaolin

DinastiaNomeData
Wei do norteBa-tuo跋陀495-520
Seng-chou僧稠520-560
Zi-yun资云Data incerta
TangZhi-cao志操-621-
Yi-jiang义奖-704-
Hui-jue慧觉-723-
Wei-ji惟济-770-
Ling-cou灵凑-791-
Cinco dinastiasXing-jun行钧880-925
Hong-tai宏泰925-?
Song ddo norteZhi-hao智浩?-1059?
Zheng-wu Xiao-yu证悟脩颙1056-1060
Guang-qing广庆1084-1087
Bao-en报恩Antes 1093
Qing-jiang清江1101-1105
Zhi-tong智通Antes 1111
Fo-deng Hui-chu佛灯惠初1111-1126
JinShan-ying Fa-he善应法和1140-1141
Zu-duan祖端1145-1160
Fa-hai法海1161-?
Zheng-wu悟鉴Cerca de 1179
Pu-zhao普照1190-1194
Xing-chong兴崇1204-1208
Xu-ming虚明1208-1212
Xi-xi Hong-xiang西溪宏相1212-1215?
Dong-lin Zhi-long东林志隆1217-1223
Guang-zhu广铸1224
Mu-an Xing-ying木庵性英1225-1233
Ru-feng De-ren乳峰德仁C.1239-1248
Xue-ting Fu-yu雪庭福裕1249-1255
Fu-an Yuan-zhao复庵园照Cerca de 1260
Yuan-ming圆明Cerca de 1270
Zu-an Hui-su足庵慧肃Cerca de 1268
Ling-yin Wen-tai灵隐文泰1273-?
Lin-zhong Zhi-tai中林智泰1282-1290
Yue-yan Yong-da月岩永达1291-1294
Huan-yuan Fu-yu还原福遇1295-1299
Yue-yan Yong-da月岩永达1300-1306
Gu-yan Pu-jiu古岩普就1313-1317
Yue-zhao Jiang-gong月照江公Cerca de 1320
Ju-an Fa-zhao菊庵法照1322-1323
Chun-zhuo Wen-cai淳拙文才1324-1329
Feng-lin Zi-gui凤林子珪1332-1335
Xi-an Yi-rang息庵义让1336-1340
Sun-an Hong-yi损庵洪益1340
Wu-wei Fa-rong无为法容1341-1343
Chun-zhuo Wen-cai淳拙文才1345-1352
Hai-yin海印Cerca de 1354
MingSong-xi Zi-ding嵩溪子定1360-1363
Song-xi Zi-ding嵩溪子定1368-1369
Song-ting Zi-yan松庭子严1369-1382
Ning-ran Zi-gai凝然子改1390-1392
Ren-shang Yi-gong仁山毅公1393-1405
Zu-an Zi-ren竹庵子忍antes 1422
Ju-kong Qi-bin俱空契斌1449-1452
Wu-fang Ke-cong无方可从1474-1483
Gui-yuan Wu-shun归源可顺1498-1499
Zhuo-an Xing-chaeng拙庵性成1483-1487
Gu-shan Ke-xian古山可仙1488-1496
Jing-an Wu-ta静庵悟榻1488-1536
Jing-an Wu-ta静庵悟榻?-1552
Gu-mei Zu-ting古梅祖庭1497- ?
Gu-mei Zu-ting古梅祖庭1501-1505
Yue-zhou Wen-zai月舟文载1510-1522
Zong-lin Yu-tang宗琳玉堂1537-1538
Zhu-dong Wu-wan竺东悟万1552-1558
Xiao-shan Zong-shu小山宗书1558-1565
Yin-shan Xian-gong隐山贤公? -1574
Huan-xiu Chang-run幻休常润1574-1579
Wu-yan Zheng-dao无言正道1592-1609
Rui-guang瑞光-1622-
Han-hui Hui-xi寒灰慧喜1624
Bi-an Hai-kuan彼岸海宽1639-?
QingBi-an Hai-kuan彼岸海宽1646-?
Chun-bai Yong-yu纯白永玉? antes. 1664
Xin-yun Qing-ning心云清宁1742-1750-?
Yuan-jin Ling-shan圆今灵山Data incerta
Xing-yuan Zhi-wu行愿智吾Data incerta
Xin-yun Qing-ning心云清宁1742-1750-?
Qing-tai Ying-shi清泰颖石Data incerta
Heng-lin恒林?-1923
Miao-xing妙兴1923-1927
Chun-pu淳朴Data incerta
Zhen-xu贞绪Data incerta
Xingzheng行正1949-1988
Yongxin永信1988-presente


                                      As informações aqui descritas tem como objetivo, divulgar a relação dos estilos, para todas as pessoas, sejam elas leigas ou praticantes, desta forma, poderão buscar maiores informações  e escolas relacionadas que realmente mantenham suas tradições, sejam no Oriente ou no Ocidente! Muitos seguidores de meu blog ao redor do mundo pediram-me esta relação, pois aí está...
                                 Estes são os estilos originais dos templos Shaolin, sejam de escolas "externas" ou "internas", do norte ou do sul. Pela dificuldade que os adeptos do Kung fu e estudiosos sentem em localizar uma relação de estilos, deixo aqui registrado tal relação! 

                                             
  
RELAÇÃO DOS ESTILOS CLÁSSICOS DE KUNG FU: 
       
Bagua zhang (八卦掌)

Baji quan (八極拳)

Bak Mei (白眉拳)

Cha quan (查拳)

Chang quan (長拳)

Chuo Jiao ()

Choy Gar (蔡家)

Choy Li Fut (蔡李佛)

Da cheng quan (大成拳)

Di tang quan (地躺拳)

Duan Quan (短拳)

E mei quan (峨嵋拳)

Fan zi quan (翻子拳)

Ng buddha (五祖拳)

Ng Pak (五形)

Fujian (福建白鶴拳)

Bai He Quan (白鶴拳)

Fu Jow Pai (虎爪派)

Fut Gar (佛家)

Gou quan (狗拳)

Kakka Kuen (客家拳)

Hap Ga (俠家)

Hou quan (猴拳)

Monkey (醉猴)

Hsing-i Ch'uan (形意拳)

Hei hu quan (黑虎拳)

Hua quan (華拳)

Hung Fut (洪佛)

Hung Ga (洪家拳)

Jing Wu Men (精武門)

Jow-Ga Kung Fu (周家)

Lama Pai (喇嘛派)

Pak Mei (豹拳)

Li Gar (李家)

Liu He BA fa Chuan (六合八法)

Long quan  (龙拳)

Luo han Quan (羅漢拳)

Mei Hua Quan (梅花拳)

Mian Quan (棉花拳擊)

Mi zong Yi (迷蹤拳)

Mok Gar (莫家拳)

 Hou quan (猴拳)

Nam Pai Chuan (南北拳)

Nan quan (南拳)

Mantis (北派螳螂拳)

Bei Shaolin (北少林)

Pao chui (炮捶)

PI gua quan (劈掛拳)

Shaolin Quan (少林拳

She quan (蛇拳

Shuai jiao (摔跤)

Nan Mantis (南派螳螂拳)

Tien Shan Pai (天山派)

Tong bei quan (通背拳)

Wing Chun (詠春 or 永春)

Wu dang quan (武當拳)

Xing y iquan (形意拳)

Yau Kung Mun (软功門)

Ying zhao quan (鷹爪拳)

Yue jia quan (岳家拳)

Yi quan (意拳; )

Zi Ran   Men (自然)
                                    Seja qual for o estilo praticado atualmente, que não esteja nesta relação, pode ser considerado como "estilo codificado" ou até mesmo  como sub-estilo, ainda poderemos encontrar estes mesmos estilos com variações de dialetos chineses, reformulados no decorrer da história, de acordo com a trajetória política ou social da China! Muitos nomes de estilos tem a sua origem no dialeto Cantonês, podendo sofrer alterações na escrita ou na pronúncia quando transferido para o Mandarim!
                                      Na história do Kung Fu fica impossível determinar quantos estilos realmente existiram, mas atualmente estão catalogados 300 estilos praticados na China e fora dela! Estes estilos que não constam nesta relação, possuem a credibilidade como "estilos mistos, estilos herdeiros ou ramificados", nem por isto são considerados "falsos" mas não são considerados tradicionais ou clássicos".

By
Great MasterJames Makáo詹姆斯








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domingo, 10 de junho de 2012

Termos usados no Wing Chun...


Termos usados nas escolas de Wing Chun:
Wing Chun- Kung Fu Quan 咏春拳 功夫. Parece natural começar por analisar o nome da arte marcial que praticamos:
(Os termos variam de acordo com o dialéto chinês empregado)
咏: linda - canto- tempo - eterna [Wing]
春: Primavera [chun]
拳: punho, boxe [Kuen-Chuen-Chuan- Quan]
功夫: O termo kung fu [Gong fu] é um conjunto de atividades, que representa a habilidade humana em uma determinada ação ou podemos assim dizer,"homem Hábil"


 Formas:

Sin lim Tao -pequena grande idéia .
A transcrição chinesa de Sin lim Tao é 小念头.
小: pequeno - jovem [Shao - Sin]
念: conceito, idéia [lim- lam - lin]
头: forma - grande - universal [tao]


Sin Lin Tao

Chiu Kiu.
Chiu Kiu está escrito 寻桥 ou chinês simplificado

寻: pesquisa- Atravessando [xun- Chiu - Siu]
桥: ponte [Qiao - kiu]



Siu Kiu


Nin Lan Fay - ( Todos os punhos dos 4 monges - dos 16 Mestres e dos 32 alunos).
Técnica usada entre poucas famílias do Wing Chun (total 6 famílias atuais ao redor do mundo).


Nin Lan Fay

Biu Gee.
Biu Gee está escrito 镖指.

镖: lançar, forma de lança- alongart [biu]
指: dedos - pontas [zhǐ - Jií - Gee ]




Chi sau 粘手. Não é forma mas, um exercício.
粘: pegajoso - aderente [chi]
手: braços - mãos [shou - Sau - Sao]




Nenhuma surpresa aqui, Chi Sau significa mãos pegajosas ou braços aderentes

Tan sao 摊手
摊手: mão desdobramento, que dispersa [tan shou]

Huen sao 圆 手

圆 手: a mão que transforma [yuan shou]

Wu sao 护 手

护 手: a mão que protege [shou hu]

Jet ( Chi sau) sao 窒 手

窒 手: a mão que tamancos [zhi shou]

Fuk sao 伏 手

伏 手: a mão que se dobra [Fu Shou]

Pak (sau) sao 拍手

拍手: a mão impressionante (bofetada) [pai shou]

Gum sao 沉 手

沉 手: mão fluindo, o que reduz [Chen Shou]

Garn São 耕 手

耕 手: arado de mão, cavando [geng shou]

Bong sao  膀 手

膀asa média de um pássaro
膀手pode resultar na mão asa [estrondo shou]

Lap sau 拉手

拉手: a mão que puxa o [shou]

Obs: Wing Chun, escrito também Ving Tsun, Wing Tsun, Win Tzun ou Ving Chun; dependendo da escola ou organização que o ensine ou deéndendo do dialéto chinês empregado.

Símbolo do Wing Chun:

 A flor de ameixeira é tida não só como o símbolo do sistema assim como de toda a China devido primeiramente ás suas cinco pétalas, que simbolizam os cinco povos que formaram a china (Han, Tibetanos, Mongóis, Mulçumanos e Hindus ), a sua cor avermelhada remete á tempos antigos onde era atribuída aos heróis lendários chineses, verdadeiros espadachins errantes que vagavam pela china lutando contra a tirania e as invasões bárbaras. Notou-se que a flor de ameixeira desabrochava no rigor do inverno chinês (diga-se de passagem, onde se faz um frio extenuante e neva em demasia)...

By
Great Master James Makáo - 9º Level - Brazil
Lignage: Great Master (Wong) Li Chen and Great Master Chen Lo   
International Wing Chun Organization Brazilian School (詠春學社)
President:International School of Wing Chun and Kak Kan Chun Style (1990)
                                           Great Master James Makáo

                                    mestremakao@hotmail.com