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segunda-feira, 9 de abril de 2012

Leung Bik 梁壁 - O revolucionário do Wing Chun

Grão Mestre Leung Bik filho de Leung Jan (O Rei do Wing Chun)
                
 Dai Siu Bik, conhecido como Leung Bik 梁壁, foi um dos cinco filhos de Leung Jan ( Leung Bik, Leung Jee, Leung Chun, Leung e Yuen Leung Ko), considerado o maior lutador de Wing Chun de todos os tempos, Leung Jan não ensinou ao seu filho Bik a arte que lhe dera fama, na verdade Bik foi ensinado por seu tio, que preocupou-se em ensiná-lo apenas para se defender, mas o jovem Bik era profundamente auto-didáta e com isto, iniciou uma série de estudos referentes ao Wing Chun tradicional por intermédio de seu irmão  Leung Chun (梁春), mas o temperamento do jovem Bik era totalmente diferente de seus irmãos, contestador e profundamente rebelde, resolveu modificar algumas normas do Wing Chun ensinado por seu pai, isto fez com que todos os seus irmãos se voltassem contre ele, vendo-o com desprezo bem como as formas desnvolvidas por ele. Para a família Leung o Wing Chun era uma técnica que dava muita ênfase ao uso dos punhos em quase 70% de seus golpes e apenas 30% eram golpes com chutes baixos ou chaves de pernas e o uso de joelhos ...No entanto, Bik buscou unir os punhos do Wing Chun  e chutes altos, diferente do que era ensinado nas escolas tradicionais, outro fator que gerou polêmica sobre Leung Bik, foi o uso dos cotovelos como guarda alta. Com isto Bik se viu forçado a sair de sua cidade "Foshan " onde seu pai era conhecido como "O rei do Wing Chun". 
                             Leung Bik, na maioria das histórias, após a morte de Leung Jan (pai), perdeu uma briga com Chan Wah-Shun, um dos melhores alunos de seu pai, e foi forçado a deixar Foshan.  Após o fato ocorrido, Bik resolve definitivamente partir de sua cidade natal, indo para a cidade de Hong Kong onde instalou-se como comerciante de chás e ervas medicinais, o tempo passou e cada vez mais, Leung Bik desenvolvia sua técnica (mais flexivel e suave), diferente da linha rígida ensinada pelas escolas tradicionais do Wing Chun, ao qual Bik tranformara por completo, passaram alguns anos e teve como alunos somente seus filhos, mais tarde conheceu um jovem chamado Ip Man na loja que gerenciava, perguntando ao jovem se praticava Wing Chun, teve como resposta que "sim", Bik perguntou ao jovem quem era seu Mestre, ele respondeu que era Chan Wah Shun, para espanto de Leung Bik, percebeu se tratar do mesmo homem, aluno de seu Pai, que o havia derrotado, imediatamente desafiou o jovem Ip Man, que mesmo tentando evitar um combate com o velho homem, viu-se obrigado a aceitar o desafio, achando que iria vencê-lo facilmente, para seu espanto, o velho gerente da loja o venceu, Ip Man então perguntou o seu nome, o velho somente disse: Meu nome é Leung Bik...Ip Man então percebeu se tratar do filho de Leung Jan, Mestre de seu Mestre, a partir daí, Ip Man tornou-se aluno de Leung Bik e de sua técnica inovadora do Wing Chun...
                                              Leung Bik foi sem dúvida o renovador das linhas tradicionais do Wing Chun, muitos afirmam que sua técnica na verdade, era a técnica secreta da familia Leung, outros veem Bik como o "revolucionário" do Wing Chun, ao meu ver, foi sua busca pelo "novo" que permitiu uma elasticidade do estilo, onde atualmente permite diversas vertentes do Wing Chun!Após a morte do primeiro mestre de Ip Man (Chan Wáh Shun), a escola passou por diversas transformações de ensino, tendo em vista, a invasão japonesa na China, ao passar dos anos, Ip Man assumiu a escola e readaptou o estilo classico ensinado pelo seu primeiro Mestre, tornando possivel assim repassar as técnicas ensinadas pelo seu 2º Mestre Leung Bik...
                                Enfim, Leung Bik finalmente viu seu estilo de Wing Chun ser aceito como método inovador entre as escolas tradicionais, mais tarde Ip Man lecionou para muitos alunos e seus filhos, Ip Chun e Ip Ching, aos quais são os herdeiros desta linhagem reconhecida mundialmente!
By Great Master Makáo
   

sábado, 7 de abril de 2012

Retornando ao passado da Linhagem de (Wong) Li Chen e sua história no Wing Chun!





                         Falar do Grão Mestre Wong, para mim é uma grande honra, diante do fato que este grande Mestre, foi o Mentor de meu próprio Mestre (Grão Mestre Chen Lo), sua história, sua vida foi um exemplo digno de ser relatado em minha postagem de hoje! Li Chen como era conhecido, nasceu em 1873 em Foshan ( chinês 佛山) é uma cidade da República Popular da China, localizada na província de Guangdong, filho de Lao Fay (Wong) e Wong Lien (mãe) , comerciante de ervas medicinais na região, localidade esta, berço do Wing Chun (estilo de Kung Fú criado em 1664).
                         O pequeno Li Chen sempre foi uma criança que merecia cuidados pois sofria desde o nascimento de uma doença respiratória, fatos este que levou o seu pai a uma constante preocupação em manter sua saúde com medicamentos e prática de exercícios marciais, seu primeiro instrutor e mentor foi  seu primeiro Mestre ( C´han Wu Tang), Li Chen tinha mais dois irmãos, Wong Hu Yong e sua irmã Wong Mei  Yuk, ambos praticantes do estilo "serpente dourada" estilo de Kung Fu 功夫 ensinado pelo Mestre C'han Wu Tang.
                           Li Chen era o filho menor do casal Wong,  aos sete anos de idade já praticava com seus irmãos na escola do Mestre C'han, arteiro e extremamente agitado, não parava de trazer certo incômodo  no momento de treinos, não gostava de praticar entre os jovens de sua idade, ao contrário, sentia-se bem treinando entre os adultos, de tanto incomodar o Mestre, este teve que afasta-lo do grupo de alunos menores e incluí-lo entre os adultos, turma esta que faziam parte seus dois irmãos! Li Chen treinou até completar 17 anos com o Mestre C'han, quando ocorreu sua morte após uma queda de cavalo, seu irmão Hu Yong (26 anos de idade), já era instrutor da escola na época que ocorreu o fato, Li Chen ficou abalado com a morte de seu Mestre e após algum tempo treinando com seu irmão, ambos comumente descutiam e Li chen acabou em conflito com o irmão, não concordando com o método de ensino que ele propunha... Sendo assim, o pai de ambos (Wong) Lao Fay, resolve levar o jovem Li Chen para treinar com o Famoso Mestre Chan Wah Shun, renomado Mestre de Wing Chun da região.
                            Li Chen não queria mudar de estilo e muito menos ter um novo Mestre, evitando por diversas vezes acompanhar seu pai a escola pretendida...
                             Li Chen (Wong), tentou por duas vezes fugir da casa de seu pai, sendo trazido de volta por muita insistência de sua mãe, Li Chen não era um jovem de muitos amigos, nem tão pouco se sentia confortável diante do fato de seu irmão ser um dos instrutores da escola de seu falecido Mestre, após muita discussão familiar, aceitou visitar a escola de Wing Chun do Mestre Chan Wah Shun.
                                                Mestre Chan Wáh Shun

                                           Nesta época, Mestre Chan Wah Shun, tinha somente 2 alunos diretos que ele mesmo ensinava, os demais alunos treinavam com seus aluno direto Ng Chung So, Li Chen ao ver o treino desta escola, ficou pouco confiante naquele estilo, pois usava demasiadamente os punhos e pouco os chutes que estava tão familiarizado, achou na verdade que aquele estilo (Wing Chun) era inferior ao estilo que aprendera com seu saudoso Mestre C'han (serpente dourada), definitivamente ele não queria treinar aquele estilo, mas seu pai não dando ouvidos as reclamações de seu filho, pediu ao Mestre Chan Wáh Shun, que aceitasse seu filho como discípulo, o Mestre ao ver o pouco caso que o jovem fazia, pediu ao seu aluno direto (Ng Chung So), que fizesse uma demonstração da técnica junto do jovem Li Chen, em um duelo de estilos, Li Chen aceitou o desafio, por achar fácil derrotar o seu oponente.
                                              Diante de diversas investidas com seu estilo da serpente, percebeu que não conseguia penetrar na defesa do aluno de Wing Chun, ficando profundamente indignado e raivoso,  pois Ng Chung So facilmente livrava-se das investidas do jovem Wong. O rapaz apesar de toda a sua perícia sentiu-se humilhado diante dos golpes sofridos,Mestre Chan Wah Shun acabou aceitando o jovem Li Chen Wong como aluno, assim ele fez parte de uma seleta comitiva de 16 alunos diretos onde teve como último colega aceito o jovem Ip Man, que mais tarde seria conhecido como Mestre de Bruce Lee!!   
                                              Grão Mestre Ip Man colega de Li Chen (Wong) na escola de Chan Wáh Shun!


                                         Passaram- se alguns anos, da mesma forma que seu primeiro mestre, agora via seu atual mestre falecer, Chan Wáh Shun sofreu um AVC levando-o ao óbito.Wong ainda continuou na escola por mais dois anos, formado como professor Mestre, resolve partir e montar sua escola e aos 42 anos em 1915, monta sua escola de Wing Chun em  Luoyang, cidade antiga e local de nascimento de seu pai! No começo, passou dificuldades financeiras, dificuldades em achar um local para iniciar sua escola de Wing Chun,  após alguns meses, surgiu um jovem chamado Chen Lö, lembrava muito o temperamento de Li Chen quando ainda jovem (22 anos), este rapaz em pouco tempo tornou-se o aluno direto de Li Chen.
                                     Mestre Li Chen Wong veio a falecer em 1947, aos 70 anos, deixando como seu substituto o aluno Chen Lö, onde contava com com 54 anos de idade, neste período a China era palco de mudanças pós II Grande Guerra Mundial, as dificuldades foram maiores para manter a escola, com a morte de seu Mestre (Wong) Li Chen,  Chen Lö, seu substituto, resolve mudar para Macau e em seguida partiu para  Moçambique como muito chineses da época. existia uma pequena comunidade chinesa de cerca de 4000 pessoas, concentrada em Maputo e na Beira, dedicando-se sobretudo ao pequeno comércio , após familiarizar-se com o idioma português, resolve pegar um navio para o Brasil em 1947, ao chegar no novo país  Chen Lö se estabelece no Rio de Janeiro onde permanece até meados dos anos 60, quando casado e com dois filhos (Célia Chen e Káo Chen), muda-se mais para o sul, na cidade de Curitiba no Estado do Paraná, ali inicia sua escola em sua residência tendo entre seus alunos James, que mais tarde tornou-se conhecido como Mestre Makáo, futuro sucessor após sua morte! Atualmente lecionando na mesma cidade, da mesma forma que seu Mestre, ministra aulas em sua residência para um seleto grupo de alunos!
          2 Familia Yiu Kai
          3 Família Li Chen Wong
          4 Familia Jiu Wan
          5 Familia do vilareijo Gu Lo
          6 Familia Pan Nam
          7 Familia Yuen Kay-San
        10 Familia Cho
        12 Familia Pao Fa Lien
                         Estas famílias e linhagens não representam a totalidade no mundo, existem outras ramificações, mas estas são consideradas herdeiras diretas do estilo, hoje elas representam nas principais Instituições Internacionais, as escolas, formas e linhagens reconhecidas mundialmente por Federações Mundiais regulamentadoras do estilo em mais de 70 países!
                          A lista das famílias e genealogias do Wing Chun, pode ser encontrada na Wikipédia, com o nome dos principais representantes de cada linhagem e seus respectivos alunos e professores, como podemos demonstrar aqui, com o histórico da Linhagem de LI CHEN (WONG):

By Grão Mestre Makáo.
  

segunda-feira, 26 de março de 2012

Budismo 汉传佛教 e os templos Sholins 少林

                                  A filosofia é baseada em verdades: a existência está relacionada a dor, a origem da dor é a falta de conhecimentos e os desejos materiais. Portanto, para superar a dor deve-se antes livrar-se da dor e da ignorância. Para livrar-se da dor, o homem tem oito caminhos a percorrer: compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação. De todos os caminhos apresentados, a meditação é considerada a mais importante para atingir o estado de Nirvana (luz da consciência).  O budismo não é  uma religião, mas um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidharta Gautama (563 - 483 a.C.), também conhecido como Budha.
                                     A filosofia budista também define cinco comportamentos morais a seguir:  não maltratar os seres vivos não roubar, ter uma conduta sexual respeitosa, não mentir, não caluniar ou difamar, evitar vícios.  Seguindo estes preceitos básicos, o ser humano conseguirá evoluir e melhorará a compreensão da vida.
                                      Baseado nestes fundamentos, o Budismo cresceu por toda  a Ásia, tornando-se uma parte fundamental dos ensinamentos e aperfeiçoamentos das artes marciais. Seu principal divulgador sem dúvida foi bodhidharma, monge indiano que levou para a china seus conhecimentos sobre o budismo, criando assim o primeiro elo entre a filosofia indiana e os templos Shaolins! 
                                                   Ali pelo ano de 525 da era Cristã, atravessou a fronteira Chinesa, vindo da Índia, pelo "Caminho da Sêda", o 28º patriarca do Budismo que chamava-se Bodhisatva Avalokitesvara Bodhidharma, (mais conhecido na China por Ta Mo), esse monge constatou a diversificação dos dogmas do Budismo Chinês e, em busca da Iluminação, ingressou no Templo Shao-Lin, na província de Honan e, pôs-se a meditar durante nove anos frente a um muro.
                                                     Terminando o período de meditação, tomado por um acesso de mística, Bodhidharma recodificou o sistema ginástico denominado Kung Fu, filosoficamente comparou-o aos movimentos do animais e uni-o a um característicos "modus vivendi" estreitamente unido a natureza. Na mesma época, revolucionou o pensamento búdico universal, redescobrindo a meditação como forma de redescobrimento (ver postagem neste Blog, sobre Bodhidharma).

                                                   O Budismo na China (汉传佛教), é um ramo do budismo que é originário da China e é uma das três maiores escolas de filosofia junto com o confucionismo e o taoísmo. Ele influencia e é influenciado pela cultura chinesa, pela política, pela literatura e pela filosofia, ao longo de dois milênios de sua existência. Na verdade, os templos Shaolins bem como todas as artes marciais que foram originárias da China, mantiveram a tradição budista em busca do equilíbrio entre corpo e mente, podendo ainda, buscar como relação principal do individuo praticante, com estado de harmonia  diante da natureza e o ambiente em que vive! Nas artes marciais, leva-se muito em consideração a meditação, para que o praticante saiba evitar o ódio e a brutalização da mente ao praticar golpes de defesa e ataque!
                                                  Aprática das artes marciais no budismo reflete principalmente a necessidade do indivíduo, em se sentir apto e seguro em todas as esferas de sua existência, inclusive corporalmente...Assim nascia o Kung Fu Shaolin Quan.
                                                   O "Shaolin Quan" é tido como o estilo "mãe" de todos os outros estilos que carregam o nome "Shaolin", como o Bei Shaolin (Shaolin do Norte), Nan Shaolin (Shaolin do Sul) e muitos outros...
                                                   Uma destas técnicas é o Punho de Shaolin (ou punho da jovem floresta), caracterizado por sua destreza, velocidade e potência. Para seu aprendizado o aluno deve ter muita disciplina. Não há evidências conclusivas de quem criou o Shaolin Quan, algumas  linhas budistas afirmam ter sido Bodhidharma o seu criador!
                                                     Eis alguns pensamentos budistas que fazem parte do desenvolvimento do adepto nas artes marciais:

                                                   "Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o".
Budha...
                                                     "Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo".

                                                        "É capaz quem pensa que é capaz"

                                                         "Um amigo falso e maldoso é mais temível que um animal selvagem; o animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma"
.
                                                         "Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima".

                                                         "O segredo da saúde,mental e corporal,está em não se lamentar pelo passado,não se preocupar com o futuro,nem se adiantar aos problemas,mas,viver sabia e seriamente o presente".
                                                          "Feliz aqueles cujo conhecimento é livre de ilusões e superstições"
                                                          "Jamais, em todo o mundo, o ódio acabou com o ódio; o que acaba com o ódio é o amor."
.
BUDDHA!!!



                                                         Nos Templos Shaolins (Jovem Floresta), asa técnicas desenvolvidas para a defesa, foram denominadas com características budistas, estas técnicas originaram 13 tipos de "punhos" de lutas, que são os seguintes:


Xiao Hong Quan (punho vermelho curto)
Da Hong Quan (punho vermelho longo)
Qixing Quan (punho das sete estrelas)
Changhu Xinyimenquan ( punho da contemplação)
Luo Han Quan (punho do Monge)
Mei Hua Quan (punho da flor de ameixa)
Pao Quan (punho de trovão)
Jingangquan (punho do diamante)
Taizu Chang Quan (punho longo de Taizu)
Luo Han Shiba Shou (18 mãos do monge)
Tong Bi Quan (punhos da terra)
Liu He Quan (punho das seis harmonias)
Xin Yi Ba (punho da mente e do coração)
                                                        
                                                    Podemos notar que os golpes e nomes das técnicas buscam evitar a conotação destrutiva destes estilos de defesa marcial, buscando sempre legitimar os golpes com nomes elevados a busca do equilíbrio e paz com da natureza!

Símbolo tradicional de cumprimento budista, usado popularmente na China e no Kung Fu.
                 By
Great Master Makáo
                   

quinta-feira, 22 de março de 2012

Huo Yuanjia霍元甲 - O grande mestre da China!

                                         霍元甲Huo Yuanjia-1860-1910


                                   Falar de Kung Fu sem citar o Grande Mestre chamado  Huo Yuanjia, seria um sacrilégio contra a própria arte, pois este homem, reconhecidamente é visto como um heroi em toda a China.
                            Huo Yuanjia (Fok Yuen Gap, em Cantonês) nasceu em torno de 1867 a 1869 na Vila de Xianon, na comarca de Jinghai, em Tiajin; era o quarto filho de dez crianças de Huo En Di, seu pai. Hu En di ganhou a vida como segurança de caravanas que iam e vinham da Manchúria, mas a fonte de renda da família provinha do campo. A família Huo tinha uma longa tradição na prática do Wu Shu (Kung Fu), Huo Yuanjia, entretanto, nasceu frágil e suscetível a doenças (na infância ele contraiu Icterícia que afligiu-lhe periodicamente por toda a sua vida) então seu pai recusava-se a lhe ensinar Kung Fu.
                                    Em 1890, um artista marcial de nome Duo da província de Henan, veio visitar a família Huo. Seu comportamento desafiador provocou uma disputa com os boxeadores da família. Após observar uma demonstração do irmão mais velho de Huo Yuanjia, ele o convocou para uma luta. O irmão de Huo Yuanjia foi abatido, mas para a surpresa da família, Huo Yuanjia levantou-se e derrotou o adversário do seu irmão. Seu pai então oficialmente o aceitou e passou ao seu filho mais novo tudo o que sabia. Seu nome começou a se espalhar e ele logo começou a derrotar os lutadores vizinhos em competições locais. Essas lutas fizeram de Huo Yuanjia famoso em seu vilarejo e nas áreas vizinhas.
                                  A China estava praticamente um caos, fragilizada e politicamente confusa no fim da Dinastia Qing. O país ainda sofria um desastre natural um após outro no auge de uma severa opressão pelos colonizadores europeus. Os alemães dominaram a baía de Jiaozhou (Kiaochow), Shandong, e o vale Haung He (Hwang-Ho); Os Russos dominaram a península Liaodong e a Manchúria; os britânicos dominaram Weihaiwei e o vale Yangtze; os franceses dominaram a baía Guangzhou e uma série de outras províncias no sul.
                                   A fama de Huo Yuanjia vêio em 1901 quando respondeu a um desafio anunciado por um lutador da Rússia no parque de Xiyuan, Tianjin. O lutador tinha insultado abertamente o chinês, chamando o "Homem doente de Asia" e "Homens fracos do Leste" porque ninguém aceitariam seu desafio a uma luta.  Quando Yuanjia aceitou seu desafio, o russo que reivindicou ser o homem o mais forte no mundo perdeu. Huo Yuanjia perguntou ao russo se escreveria uma desculpa no jornal, que o russo foi obrigado segundo as informações recebidas
                                     Huo Yuanjia  foi o maior e mais famoso mestre de toda a China. Porém, após uma grande guerra, o país foi dominado por estrangeiros. Decididos a acabar com a auto-estima do povo chinês, os novos governantes organizam um torneio que contará com guerreiros de vários países. A idéia é mostrar a todos a superioridade dos estrangeiros frente aos chineses. Mas o que eles não esperavam era que Huo decidisse também participar da competição.

                                Ele respondeu a um desafio de um campeão de Wrestler (luta Livre) da Rússia no Park Xiyuan, em Tiajin, onde Huo Yuanjia tinha já obtido muitas vitórias. O lutador de Wrestler tinha inicialmente insultado os chineses, chamando-os de “Fracos da Ásia” e de “Os Homens Doentes do Oriente” porque ninguém aceitou seu desafio para uma luta. Huo Yuanjia aceitou seu desafio, e o russo, considerado o homem mais forte do mundo, perdeu. Ele disse através de um intérprete que sua derrota foi meramente uma performance combinada já que ele fazia dos desafios de luta um meio de ganhar a vida. Huo Yuanjia ao saber de tal declaração, pressionou para o russo se retratar através um pedido de desculpas ao jornal local, o que foi feito pelo estrangeiro derrotado de forma constrangedora.
                              Entre 1909 e 19l0, Huo Yuanjia , acompanhado pelos seus aprendizes Liu Zheng Sheng e Zahang Edna, viajou para Shangai duas vezes para aceitar um desafio em aberto pelo boxeador da Grã-Bretanha chamado Hercules O’Brien (Ou-Pin). O confronto foi precedido por um desentendimento sobre as regras pelas quais seria regido. O’Brien insistiu nas regras do boxe ocidental limitando os ataques dos punhos acima da cintura. Huo Yuanjia, noutra mão, era acostumado com as regras do Leitai chinês (BOXE CHINÊS) para desafios, que carecia de tais restrições. Eles finalmente aceitaram que o primeiro que nocautear seu oponente seria considerado vencedor. Huo venceu O’Brien e sua fama expandiu-se.
                                      Huo Yuanjia e seu filho à esquerda
                             

                         O Grão-Mestre Huo, fundou a “Chin Woo Athletic Association”





                                      Huo Yuanjia adoeceu gravemente e faleceu em 9 de agosto de 1910 aos 42 anos (alguns dizem que ele morreu em 14 de setembro de 19l0). Quando e como ele morreu ainda é discutido e encoberto em mistério. Sobre isso há rumores que ele teria sido envenenado pelos japoneses como vingança por terem sido derrotados durante a competição contra a equipe de Judô, mas isso é especulação. Alguns acreditam que Huo Yuanjia teria morrido devido a manipulação incorreta do seu medicamento e tratamento pelo seu novo médico que era chinês. Outros especularam que os colonos europeus estavam ameaçados pela ascensão do nacionalismo chinês e o teria envenenado.
Evidências indicam que sua morte foi devido principalmente a tuberculose pulmonar e ao seu tratamento. Um dos fatos que levaram a propagação do boato de envenenamento foi que o medicamento que ela havia usado foi testado pelos seus discípulos e descobriram que continha veneno, arsênico, que teria causando ruptura dos tecidos do pulmão.


                                    O que Huo Yuanjia quis dar aos povos de China era esperança e um sentido de orgulho com suas vitórias numerosas sobre os lutadores estrangeiros. Tornou-se conhecido como o melhor lutador das artes marciais no mundo naquela época.
                                  Atualmente, a Associação Atlética de Jing Wu  é uma das maiores organizações no mundo com filiais no Japão, em Hong Kong, em  Macau, no Vietnam,  na Malaysia, em Singapura, na Polonia, no Canadá, no Reino Unido, nos E.U., na Austrália, e na Suiça.  O filme Fearless (O Mestre das Armas, no Brasil - 2006) é uma história fictícia baseada na vida de Huo Yuanjia, que foi interpretado por Jet Li.. Huo Yuanjia criou três filhos e duas filhas, e teve sete netos e onze bisnetos.


Assista a luta de Huo Yuanjia com o russo, interpretado por Jet Li no filme " Senhor das armas" É SÓ CLICAR abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=zcEbN5ezt-8

domingo, 18 de março de 2012

Wing Chun - A arte de Ng Mui .吴梅大師 através dos tempos e suas linhagens!

                              

                                     Muitos me perguntam a respeito do Wing Chun e os Mestres que foram responsáveis pela longa história desta arte ao redor do mundo, pois bem, nesta postagem iremos apresentar estes grandes personagens das diferentes linhagens e famílias do Wing Chun, evidentemente fica difícil citar todos, mas irei postar as personalidades mais proeminentes no desenvolvimento deste estilo, deixo claro que isto não significa que não hajam outros Mestre de mesma  importância! Peço que postem em comentários outros nomes que não foram citados, para que eu possa incluí-los posteriormente!

 By-Great Master Makáo - 9ª  Generation of lignage -Great Master (Wong) Li Chen and Great Master Chen Lo.
                                  A história salientou o nome do Grão Mestre Ip Man 葉問 , como o principal divulgador do Wing Chun, este "Venerável"  Grão Mestre, sem dúvida é o grande codificador de diferentes linhagens do Wing Chun, seus filhos, Ip Chun e Ip Ching, são responsáveis pela divulgação deste estilo ao redor do mundo!
                                  Mas na verdade, existem muitos Grandes Mestres que não tiveram seus nomes divulgados pela mídia atual e mesmo assim, são reconhecidamente grandiosos nesta arte do Wing Chun!
                                    O que muitos praticantes não sabem, existem muitas vertentes e "Famílias do Wing Chun", que não são da linhagem de Ip Man, fato este não muito divulgado!
                                     Sem dúvida a Linhagem de Ip Man é a mais conhecida, pela grande divulgação de seu mais proeminente aluno (Bruce Lee李小龍 ), não apenas por este motivo, mas também pela grande influência que Ip Man causou quando tornou-se o codificador do estilo ao introduzir chutes altos no método, quando teve instrução de seu segundo Mestre LEUNG BIK(梁壁 )...
                                     Ip Man iniciou seus estudos com o Grande Meste Cha Wah Shun e treinou com o Mestre Wah até o seu falecimento, três anos depois. Nessa época ele se mudou para Hong Kong para prosseguir os estudos de graduação, onde teve como seu mentor Leung Bik, o segundo filho do Grande Mestre Leung Jan 梁贊 , professor do Mestre de Yip Man. Esta história é profundamente comentada e descrita por inumeras postagens ao redor do mundo, não irei repiti-la pois existem diversos meios de informações na Internet! O importante é esclarecer para os meus leitores é que Ip Man não foi o único aluno de Chan Wah Shun, houve outros alunos e colegas que posteriormente, criaram suas "próprias ramificações", cada qual, tornando-se responsável por uma linhagem de herdeiros de Chan Wah Shun! 
                                      O Grão Mestre Chan Wah Shun  (陳華順), na época de seu falecimento possuia em sua escola em Foshan. , um total de 16 alunos, entre eles, Ip Man! Muitos de seus colegas após a morte do venerável Grão Mestre, ficaram na escola sob os cuidados de Ng Chang Sok (吳仲素) , sucessor do Grande Mestre!  Entre os 16 alunos do falecido Mestre Chan Wah Shun podemos citar:
 Jiu Wan -11º
(Wong) Li Chen -14º
Chu Chung Man - 9º ( amigo pessoal de Ip Man,  mais tarde responsável pela linhagem Weng Chun Chi Sim)
Chang Fay - 8º
(Li) Fung Wü -5º 
Ng Siu-lo (吳小魯) (1º)
Ng Chung-sok (吳仲素) (2º)
Ho Hon-lui - 6º
Lui Yu-chai -10º
Yiu Choi -13º
Chan Yu-gum  (Chan's son) -15º
Yip Man (葉問) (last) -16º
Lao Fay -Wong -12º
Chang  Yu Wah-  (人華)   
                               A maioria destes alunos foram responsáveis por outras linhagens do Wing Chun, mas todas mencionadas a partir da escola de  Chan Wah Shun  (陳華順).
                               Da mesma forma que a escola deste Mestre,  houve anteriores: 
                               O Grande Mestre Leung Jan 梁贊, anterior a Chan Wah Chun seu discípulo, teve outros alunos, entre muitos, se tem referências de seus filhos:  
Mestre Leung Jan tinha cinco filhos: Leung Bik, Leung Jee, Leung Chun, Leung e Yuen Leung Ko, sabe-se que pelo menos 3 destes filhos seguiram o Wing Chun e criaram suas próprias linhagens!
                                Portanto, existem centenas de ramificações atuais, todas  da mesma árvore, algumas ramificações mantém as mesmas formas criadas por Ng Mui 吴梅大師; ( Fundadora do estilo e abadessa em Henan, no mosteiro Shaolin conhecida também com o nome Wǔ Pai ​​Mei ou Ng Mui Pai  ), seu estilo fundado possuia muito mais movimentos e formas que na atualidade, acredita-se que de lá para cá, alguns praticantes adicionaram movimentos, enquanto outros retiraram movimentos de suas linhagens, mesmo assim, afirma-se existir um total de 54 ramificações desta árvore que iniciou em 1664, cada qual com seu perfil, mas todas da mesma procedência!
                                 De acordo com a genealogia de tibetanos  ", Ng ​​Mui" é o nome chinês do monge tibetano Jikboloktoto, tal fato fez com que algumas linhagens fora da China, afirmem que Ng Mui era "homem" e não uma mulher, fato que criou muita controvérsia, mas jamais aceito pela maioria de seus praticantes! Hoje fica muito difícil determinar a procedência de muitas escolas de Wing Chun, mas a própria História se  fundamenta em suas raízes, em seus legados de Mestres para discípulos, salvaguardando desta forma os verdadeiros valores desta nobre arte, tão difundida em todos os continentes do planeta!

                              Abaixo, uma imagem baseada em relatos e pinturas da época, que puderam por meio de estudos realizados, chegar a uma possivel retratação de imagem da Grande Fundadora do Wing Chun...Ng Mui, tais informações foram adicionadas a tecnologia da computação chegando a esta imagem, que também possibilitou a produção de um filme sobre a vida desta grande Mestra!

By Great Master Makáo.


quarta-feira, 14 de março de 2012

As diferentes formas aplicativas do Wing Chun

             

   Existe uma série de controvérsias no que se refere as diferentes formas aplicativas do Wing Chun (Vin-tsun ou Wing Tsun), fato este, ocorrido desde a sua elaboração por volta do ano de 1664, quando  a Monja Ng Mui, possuía habilidade técnica superior aos combatentes do seu tempo.
                 Segundo a lenda, partindo do conhecimento dos estilos tradicionais, e pela leitura da luta entre a serpente e a garça, Ng Mui criou um novo e eficaz sistema de combate, que não só retificava as debilidades dos sistemas convencionais, mas também tirava proveito delas.
                  A principal diferença, entre os estilos praticados até então, está em seu conceito de defesa. Enquanto em outras artes marciais procura-se acima de tudo bloquear o ataque do agressor para depois contra-atacar, ou mesmo desviar este ataque para depois contra-atacar, o princípio básico do Wing Chun é o de utilizar esta força contra o próprio agressor, onde a defesa já funciona como ataque e vice-versa.
                  Devido a problemas políticos e por suspeitas de conspiração e atividades rebeldes, o governo Qing ateou fogo no templo Shaolin e declarou a monja N'g Mui, juntamente com outros mestres do templo, foras-da-lei. Fugindo então de Fujian, eles se dispersaram por diferentes partes do sul da China.
                  
                N'g Mui dirigiu-se ao distrito que fica na fronteira entre as províncias de Yunan e Szechuan, e se estabeleceu no "Bak Hok Koon", ou Templo da Garça Branca na montanha Tai Leung. Ao chegar a essa região, deparou-se com algumas técnicas inovadoras, levando-a a reformular o que já sabia, criando um novo sistema de combate.
               
                Lá, a monja aceita somente uns poucos alunos, dentre eles Yim Wing Chun , uma linda jovem
filha dum comerciante local, muito assediada por alguns locais, e por um rufião, que era temido por ser um bom lutador. A monja então, mediante exaustivos treinos, ensina sua técnica e conhecimentos à jovem.
               
                 Wing Chun, adulta, se casa com um vendedor chamado Leung Bok Chau (Leung Bok Toa), comerciante de sal de Guangdong, por um acordo firmado pelos pais de ambos. A discípula então ensina ao marido a técnica e este o aperfeiçoa. Resolveu então, desenvolver as técnicas de sua esposa, a qual passou a chamar de Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun). Apartir daí, os ensinamentos de Ng Mui para sua discípula Yim Wing Chun, passaram por transformações, Transformações estas realizadas por seu marido Leung Bok Chau , que mais tarde é repassado ao médico Leung Lan Kwai, desta forma, novas linhagens foram sendo criadas do mesmo estilo originado dos conhecidos de sua "MATRIARCA" Ng Mui a monja!
                  Com o passar dos séculos a família de Leung tornou-se a representante do  estilo Wing Chun,
muitas escolas derivam destes ensinamentos. O sucessor destes foi Leung Jan (considerado Rei do Wing Chun), que modificou algumas técnicas e passou para Chan Wah Sun, Grão Mestre responsável  pela "reforma" do Wing Chun, este Honorável Grão Mestre, inicialmente teve apenas 19 discípulos aos quais treinaram diretamente sob sua supervisão,
De Chan Wah Sun e Leung Bik (filho de Leung Jan),o estilo difundiu-se em duas escalas paralelas, a primeira dentro dos conceitos  clássicos e a segunda forma pelos desenvolvimentos de chutes mais longos e altos atribuidos a Leung Bik.  Da linhagem de Chan Wah Chun 25 escolas tradicionais se desenvolveram e Leung Bik teve como seu principal discípulo Ip Man que também havia treinado com Chan Wah Chun  ao qual se atribui o desenvolvimento e expansão do Wing Chun até os dias atuais!
                    Ao passar dos anos e bem no começo dos anos 20, muitas técnicas de Wing Chun se diferenciam uma da outra, algumas com movimentos reduzidos, outras com movimentos mais abrangentes, mesmo assim todas seguem de certa forma os mesmos conceitos, apenas se diferenciam na aplicação de alguns golpes. Uns seguem técnicas de braços curtos, outros de braços médios ou longos, enquanto estilos mais antigos de Wing Chun, mantém o uso das três formas, sendo assim, aplicam tanto braços curtos, como médios e longos! Não existe técnica de Wing Chun melhor ou pior, apenas variações sobre o mesmo conceito e forma! Atualmente acredita-se existir em torno de 18 variações de Wing Chun, alguns usam pernas altasem seus chutes, por vezes  alguns estilos usam muito golpes de cotovelos e joelhos, outros mantem-se restritos em técnicas de chutes baixos e socos curtos, enfim, todas as modalidades de Wing Chun hoje são comprovadamente, uma das melhores e mais eficientes técnicas de combate corpo a corpo, independente da "linhagem" que representam, as técnicas apresentadas, possuem variações mas de forma resumida podemos aqui descrever as noções de base de estilo que é comum em todas as escolas: (Existem variações de pronúncia e escrita de acordo com o dialéto que é usado)
 1) Siu Lan Tao "pequena idéia". (Sin Lin Tao)
 2) Chum Kiu - "ponte que desaba". (Siu Kiu)
 3) Biu Jee "dedos penetrantes" (Bill Jii)
 4) Muk Yan Jong "Homem de Madeira"- Muk Jong
 5) Nan Lan Fay " caminho direto - Nin Lan Fay (Atribuido em poucas escolas a serem praticadas).
 6) (Bat chan Dao)- Facões borboletas
 7) Chi Sau , Lap Sau, Hö Sau - técnicas de chaves, contra chaves e bloqueios aderentes
 OBs: estas técnicas variam de escola para escola, com mais ou menos movimentos.

sábado, 10 de março de 2012

ÍNDICE DE IMPÁCTO DOS GOLPES NAS ARTES MARCIAIS

                               Os golpes são o foco principal de vários desportos e artes, incluindo o boxe, o karatê, o krav maga,o jiu Jitsu, o taekwondo, o muay thai, e o wing chun, entre outras. Algumas artes marciais também usar as pontas dos dedos, pulsos, antebraços, ombros, costas e quadris para atacar um oponente, bem como os mais convencionais punhos, palmas das mãos, cotovelos, joelhos e pés, que são comuns em esportes de combate. Outros esportes e artes, tais como wrestling não empregam golpes se concentrando em técnicas de agarramento. Pressionar é o mesmo que bater, nesta modalidade marcial. Uma das maiores curiosidades a respeito da força e intensidade de um golpe, fez com que renomados cientístas na área do esporte, fossem em direção a busca de dados a este respeito, após uma série de experiências e análises com aparelhos que mediam de forma precisa os golpes deferidos, os cientístas Peter W. Madisson e Paul Anderssen Quaid. responsáveis pela Martial arts complement. Med Sport  reveleram em seus dados, algo surpreendente, que ficou demonstrado por meio de percentuais, médias e sensores de movimentos, permitindo  padrões que foram apresentados na forma de gráficos e tabelas. Para a análise dos dados foi utilizado  uma estatística descritiva. para comparação dos dados normatizados utilizou-se o teste t de Student e Fluxograma de força de movimento (F.F.M). OS RESULTADOS FORAM OS SEGUINTES:

1º- Existe de forma nítida uma série de áreas que sofrem consideravelmente lesões constantes nas artes marciais, após estudo realizado com 80 lutadores de diversas modalidades de artes marciais, todos profissionais e de nível de professores e mestres, constatou-se os seguintes níveis de lesões em combates:



                                               Após este gráfico percebeu-se um índice alto de lesões principalmente em pés, pernas e dedosdas mãos, por que? Isto veremos a seguir:
                                                Cada golpe dado possui variações de petência dependendo do nível técnico do lutador, sua capacidade de explosão de impácto e preparação física e contrôle emocional no momento do combate, mesmo assim, entre oitenta testes, atingiu-se um índice de variação menor/maior intensidade de impácto de golpes deferidos, percebam, estes testes foram feitos em ambientes monitorados, em temperatura média, favorável para todos os lutadores! Golpes foram efetuados em Objetos conhecidos por todos os lutadores, tais como: "Sacos de Areia com sensores de potência", "madeiras de impácto com sensores de profundidade e velocidade", "Bio-Sensores  musculares em impácto de profundidade em absorventes de impácto (Isopor e Espumas com densidade de  90 cm de espessura).
                                                 Abaixo a descrição dos resultados da potência de cada golpe, com valores em KG, nos seus valores máximos e mínimos:
                                     (Mínimo em potência em Kg)                             (Máximo em Potência em Kg)

SOCOS FRONTAIS-              80   Kg                                                                  180  Kg
SOCOS CURVOS -                70 Kg                                                                   220  Kg
GANCHOS-                             93  Kg                                                                   189  Kg
GOLPES COM PALMAS-       82 Kg                                                                   194  Kg 
GOLPES PONTA/ DEDOS -    53  Kg                                                                     80  Kg
GOLPES LATERAL/MÃO-      87 Kg                                                                   174  Kg 
COTOVELADAS -                   70  Kg                                                                  111  Kg  
JOELHADAS-                           60 Kg                                                                     97  Kg
CHUTES FRONTAIS-              90 Kg                                                                    202 Kg
CHUTES LATERAIS-              135 Kg                                                                    297 Kg
CHUTES DE GIROS-               119 Kg                                                                    287 Kg
CHUTES TRANSVERSAIS-    142 Kg                                                                    304 Kg
CABEÇADAS                             30 Kg                                                                      55 Kg
GOLPES COM ANTEBRAÇO- 97 Kg                                                                     204 Kg

                  Neste próximo índice veremos a quantidade de impácto em diferentes partes do corpo, demonstrando o quanto cada área aguenta em Kg para levar ao Nocoute ou a lesões permanentes: 

CRÂNIO-            74 Kg
PESCOÇO-         42 Kg 
OMBRO-             93 Kg
BRAÇO-            145 Kg
ANTEBRAÇO-  130 Kg
COTOVELO-       93 Kg
PUNHOS-           140 Kg
MÃOS/DEDOS-   50 Kg
TORNOZELO-     90 Kg
QUADRIL-          180 Kg
COXAS-              198 Kg
JOELHOS-            79 Kg
PÉS/DEDOS-       117 Kg
COLUNA-            212 Kg
PEITO-                  225 Kg
RINS-                    157 Kg
BOCA/ DENTES-   95 Kg
QUEIXO-                44 Kg
NARIZ                     56 Kg 
ORELHA-                76 Kg  
GENITAIS-              10 Kg
OLHOS-                   19 Kg
SUPERCÍLIOS-      174 Kg
BAÇO-                    199 Kg
FÍGADO                  188 Kg
BEXIGA-                   69 Kg
ESTÔMAGO-          144 Kg   
NUCA-                      98 Kg 

                                        Este estudo comprova a qualidade do golpe e suas resultantes, podendo atingir altos índices de lesões letais, mas o que faz com que um corpo humano suporte tais golpes, está diretamente ligado a potência muscular que reveste orgãos internos e superfícies ósseas!
                                         Como forma de alerta e de estudo, resolvi deixar aqui registrado tais resultados, como prevenção e alerta aos lutadores de artes marciais em geral

By Grão Mestre Makáo