Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CHUTES NAS ARTES MARCIAIS...

                                                    

                                        Um chute ou pontapé consiste num golpe dado com o pé ou a perna, usualmente utilizado no contexto da prática de esportes e artes marciais. É usado em combate como um ataque. Geralmente, os chutes são mais lentos que os socos embora mais fortes que os golpes com as mãos. Mesmo assim, os chutes possuem uma variação grande, dependendo da modalidade de luta ao qual é praticada.

                                        O chute é uma parte fundamental em muitas artes marciais. Os exemplos são: wushu, karatê, kung-fu, kick boxing, muay thai, tang su do ou tae kwon do; ao passo que outras artes não usam qualquer chute, como judô ou boxe.Toda via, as variações permitem técnicas de bloqueios com as pernas, joelhadas e rasteiras variadas, como podemos encontrar em diversos estilos de Kung Fu e na Capoeira (Arte Marcial praticada no Brasil). 


                                         Aí existe um grande número de chutes, e muitos têm nomes típicos para cada movimento. Freqüentemente o mesmo movimento tem nomes diferentes em artes marciais diferentes. Isto é óbvio especialmente quando comparações são feitas entre artes ocidentais e artes orientais.

                                          Na maioria das artes marciais são aplicados 8 tipos de chutes, bloqueios ou varreduras, são eles:

CHUTES FRONTAIS- Movimentos frontais aos quais são aplicados chutes em ângulo reto, com o objetivo de ataque com o peito do pé, sola do pé ou calcâneo! Podem ser aplicados com chutes diretos sem flexão do joelho ou em "dois tempos", quando primeiramente ergue-se o joelho e em seguida, alonga-se a perna até atingir o alvo em questão!



CHUTES LATERAIS- Este tipo de chute possui variantes aos quais determinam diferentes tipos de ação, um chute lateral pode ser "crescente"(de baixo para cima) ou "decrescente" (de cima para baixo). Algumas artes marciais consideram este chute como sendo um dos principais meios de ataque!



CHUTES DE GIRO FRONTAL- Um chute de giro frontal pode ser aplicado com a perna de apoio (perna da frente) ou com a perna de distanciamento (perna de trás), em ambos os casos o objetivo deste chute angular é passar pela frente do oponente, atingindo em diferentes partes do corpo e em diversas opções de altura....Aplicado também como bloqueio de golpes de ataque do oponente!



CHUTES DE GIRO POR TRÁS- Aplicado com o giro de quadril, possibilita um dos chutes mais eficazes quando bem aplicado, sua característica principal é ter  uma "hélice" rápida, que ao atingir o oponente, dificilmente permite um contra-ataque imediato, obrigando o alvo a se afastar da ação do chute!



CHUTES DE VARREDURA- Este tipo de chute possui características próprias junto aos demais chutes, tem como finalidade produzir rasteiras, quedas e fraturas articulares, na maioria das vêzes, aplicados bem rente ao chão, com giros de 180° graus ou agindo como um compasso girando 360° graus rente ao chão! Comum principalmente em alguns estilos de Kung Fu e na Capoeira!




CHUTES ARTICULARES- Aplicados principalmente na altura dos joelhos e canelas, com o peito dos pés ou com a sola e faca laterais dos pés. Este tipo de chute é comum em artes Orientais e são muito aplicados em função da baixa estatura dos asiáticos, sendo desta forma, um alvo mais fácil de ser atingido! Técnicas como Wing Chun e Muay Thai são especialistas nestes tipos de chutes! 



GOLPES DE JOELHOS- São muito eficientes em algumas artes marciais, sendo considerada como a arma principal do Muay-Thai e alguns estilos de Kung Fu! Na maioria das vezes aplicados nas costelas, fígado ou até mesmo na cabeça do oponente. No Wing Chun, estes locais também são muito aplicados as joelhadas, mas diferente do Muai Thay, o Wing Chun aplica joelhadas nas articulações após golpes de trações articulares e mobilizações deslizantes!


CHUTES AÉREOS- Difíceis de serem aplicados, os chutes aéreos não são tão eficientes pelo fato de "avisar" o oponente de seus objetivos. São considerados os mais belos dos chutes, comumente aplicados em "filmes" pela sua incrível mobilidade e beleza...Estes chutes dependem de "impulso vertical" pelo menos de  1 metro acima do solo e força de giro de quadril, bem como poder de explosão final...



Abordagem cinesiológica do chute!


                       Lutadores, possuem uma potência mínima de metade do seu peso até o dobro de seu peso, como o máximo em potência de chute ... A potência aumenta de acordo com o maior índice de peso, mas infelizmente isto não ocorre com a velocidade do golpe! Quanto maior a massa física de um lutador, menor é sua velocidade ao aplicar o chute. As variações de peso de um praticante de arte marcial, também representam fatores fundamentais para a sua estabilidade e equilíbrio nas diversas categorias de chutes acima citado... A resistência articular e muscular é bem maior na medida em que o peso é maior, porém a mobilidade destas mesmas articulações são consideradas "pequenas" impedindo assim, movimentos rápidos ou com rotações adequadas em chutes de giros, sendo mais eficientes em golpes de alavancas e varreduras. Caso este, das artes marciais como o judo e o Jiu-jitsu, que não possuem chutes e o peso do praticante é de extrema importância!


           "Para muitas artes marciais, em quase a sua maioria, os chutes representam 70% de seus golpes de finalizações, somente 30% das artes fluem mais o uso dos braços, tendo como o uso das pernas a finalidade de bloquear golpes ou mobilizar". 

By
Great Master Makáo              



       
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.