Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quinta-feira, 8 de março de 2012

OS TREINAMENTOS ANTIGOS DO KUNG FU

                                  Voce já imaginou ter um soco com potência de 450 Kg? Pois acredite, isto é possivel, mas para atingir esta marca, será necessário muita dedicação em treinamentos e exercícios, que só aqui voce poderá aprender. Infelizmente o mundo das artes marciais, deixaram de lado os treinos realizados séculos atrás, alguns afirmam que as gerações atuais, não suportariam tanto esforço para atingir este nível.
                                    Eu tenho que discordar destas afirmações, os jovens buscam cada vez mais, Mestres e Escolas que possam lhes fornecer técnicas e aprimoramentos marciais, mais próximos das técnicas praticadas nos templos e estilos originais! Mas as Escolas temem perder alunos caso venham a exigir mais de seus membros praticantes, isto é uma grande tolice, as técnicas oriundas de estilos clássicos, estabelecem um critério inigualável aos treinos praticados na atualidade! As artes Chinesas possuem um grande volume de treinamentos que fazem a diferença no desenvolvimento do praticante, a partir de agora voce terá a oportunidade de conhecer estes treinos e suas diferentes formas de treinamento, para se tornar um verdadeiro praticante de Wu Shu (Arte da Guerra),.
                                     Primeiramente dividiremos este treinamento em três módulos, caso consiga praticar com dedicação cada estágio, os resultados ficarão evidentes em um prazo de 90 dias.
                                      Para que isto ocorra, deixo claro que tal método, vai exigir com que seja praticado diariamente os critérios aqui descritos, muitas escolas de Kung Fu evitam ministrar aos seus alunos tal prática, temendo que seus alunos não consigam levar em frente tais procedimentos ...
                                      Eu iniciei meus treinos muito jovem, tive a grata felicidade de ter um Mestre que ensinava-me tais métodos da mesma forma que aprendera e que era praticado 500 anos atrás!
                                       Bem, vamos então aos métodos e seus quatro módulos de treinamentos, que aqui chamaremos de Gòng Lü ou Kung Lü (  Habilidade da Potência ).

1º Módulo -   Tié ( ) wàn  ( ) = "Mão de Ferro".
                                            
                                      Primeiramente, o praticante deve preocupar-se em fortificar os punhos por meio de um treinamento diário, preferencialmente pela manhã, a prática é a seguinte:
- Encontre um balde de madeira ou de metal, que tenha a profundidade suficiente que caiba seu antebraço, tendo encontrado, coloque em seu interior folhas sêcas de erva doce ( Xiao Hui Xiang), até que complete todo o recipiente, após ter preparado o balde, inicie um "socagem", lenta e firme , alternando socos com o braço direito e esquerdo, por um período de 20 minutos, as folhas de erva doce possuem uma propriedade fitoterápica que permitirá uma maior resistência da pele e permitirá com que haja maior circulação vascular, ao mesmo tempo permitrá com que a pressão exercida nas folhas, tornem seus socos mais penetrante!
                                       Este método é muito antigo entre os praticantes de Kung Fu, quanto mais os socos são realizados comprimindo as folhas no balde, mais as mãos se tornam resistentes ao impácto realizado!
                                       Mesmo sendo frágeis as folhas secas criam uma consistência, ao serem compactadas no fundo do balde, permitindo com que as mãos lentamente adquiram uma maior resistência...
                                       A Erva Doce - Xiao Hui Xiang , sempre deve ser acrescida no balde quando as folhas que foram socadas estão compactadas, quanto mais folhas vão sendo colocadas, mais "dura" será a ação resultante dos socos! É importante que o praticante for treinar no balde, sempre mantenha umedecido os braços e punhos, passando uma toalha levemente umedecida, para que a pele absorva os nutrientes das folhas da Erva-doce! Esta técnica pouco conhecida, somente praticada por algumas escolas tradicionais de Kung Fu, preparam seus alunos para intensa ação de golpes com punhos e braços! Este treinamento deve ser realizado primeiramente todos os dias, após um mês de prática, pode ser realizado apenas três dias da semana de forma alternada. Não podendo ser praticado por pessoas alérgicas a este produto!


2º Módulo -  Ké ( )= Casca -  Shú Mú 树木= Árvore
Técnica da casca de árvore



                                                   Este 2º módulo  tem como objetivo ampliar a resistência das articulações dos punhos, bem como tornar mais firme e compactada a pele ao aplicar golpes com as mãos em socos e golpes com as palmas das mãos....
                                                    O praticante após um mês de prática do módulo 1, poderá iniciar o segundo módulo, por um período de treinamento de 30 dias, da seguinte forma:
                                                     Esta prática requer que se busque uma casca de árvore conhecida como (Du Zhong), conhecida com Eucommia  no Ocidente!
                                                     A casca  do DU ZHONG, possui consistencia e era usada como base para treinamento de socos, seu fator fitoterápico é responsável pelo alto poder antiflamatório, analgésico forte que impede a sensação de dor ou de inflamação quando usado como local para se aplicar socos!
                                                      O praticante deve aplicar golpes com os punhos e braços na casca do Du Zhong, que deve ser pregado em uma madeira vertical ou da mesma forma que o 1º módulo, colocado dentro de um balde fundo. O praticante poderá deferir golpes lentos e de profundidade por um período de 20 minutos, esta casca impedirá que haja luchações ou dores profundas, permitindo assim um treino mais eficiente, a prática  de socos e golpes com o antebraço fortificam a musculatura e os tendões...
                                                       Esta técnica também é usada para desenvolver a palma de ferro!      




3º Módulo-膨胀- Péng Zhàng= Barriga de Pedra ou dilatada como rocha!
                                                              Este módulo requer uma contínua e dedicada prática, pois tal exercício exige resistência imensa e necessita ser praticado com uma determinada frequência, basea-se simplismente em exercícios abdominais verticais, antigamente, era praticado em uma parede de troncos de árvores alinhados horizontalmente, podendo hoje ser realizado com barras de metal.

                                                      Além de fortalecer o abdome de forma profunda, permite com que seu praticante desenvolva a capacidade de impulso vertical pelo alto índice de contração abdominal, Tanto a resistência de impácto como a absorção de golpes podem ser percebidos apartir do 20º dia, comumente é praticado diariamente com séries de 25 movimentos por 2 minutos de aplicação. não podendo ultrapassar uma série de 10 minutos de prática diária. Antes de tal prática, o atleta deve tomar um chá chamado li do yu ren, a semente chinesa da cereja,  evita principalmente distenções dos musculos abdominais, permite eliminar líquidos por se tratar de um ótimo diurético, isto permitirá com que o praticante elimine também gorduras abdominais na prática deste exercício! Deve ser praticado este exercício abdominal de forma alternada ou seja, um dia sim outro não! Nas próximas postagens darei continuidade em outros exercícios antigos do Kung Fu! Aguardem...

 By Grão Mestre Makáo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.