Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

domingo, 12 de fevereiro de 2012

O que é Kung Fu?

         Infelizmente, algumas pessoas sem qualquer conhecimento sobre o assunto, fazem comentários deturpados sobre a arte do Kung Fu, muitos acham o Kung Fu inificiente exatamente pela sua incrível plasticidade, sem dúvida o Kung Fu é uma arte bela, mas acima de tudo eficiente!
          Muitos afirmam que as artes marciais evoluiram e que o Kung Fu tornou-se obsoleto diante das demais artes, isto é no mínimo um comentário destorcido e sem fundamentação!
          O Kung Fu é uma arte de extrema complexidade, exige de seu praticante um estudo aprimorado de diversas variações e posturas, evidentemente está longe de ser comparado com outras artes tidas como "artes explosivas", na verdade o que vem ocorrendo no mundo das artes marciais, está diretamente ligado  a contínua falta de preparo dos futuros professores e Mestres, que por sua vez, buscam apenas transmitir aos seu adeptos e alunos, uma visão fora do foco principal de suas raízes ou seja, trnsmitem apenas o mínimo de seus ensinamentos, visando apenas o combate como característica de seus fundamentos, erro lamentável!
          Todas as artes marciais tem como fundamento principal, lapidar o indivíduo, tornando um ser apto para enfrentar qualquer situação em que exija dele, uma auto equilíbrio e acima de tudo contrôle total de todos os seus sentidos...Mas, não é isto que ocorre, arte marcial é sinônimo de competição e poder de destruição, contrário do que os antigos ancestrais das artes marciais proclamavam em seus ensinamentos!
          Artes Marciais são verdadeiros mananciais de auto-disciplina, o Kung Fu ensinado corretamente, busca este princípio, da mesma forma ocorre com outras artes conservadoras.
          É bem verdade, que as mudanças que vem sofrendo as artes marciais nos último 15 anos é um reflexo de uma sociedade insegura e menos tolerante, buscando assim, artes as quais possam  suprir o desejo de revolta e insatisfação social e até mesmo cultural. Mas aqueles que buscam uma arte marcial tradicional, antes de mais nada, não pode esperar uma evolução rápida, mas sim uma evolução constante e responsável!
          Minha luta é esta, sempre lutei pela a arte como um todo, não apenas parte dela, tenho a certeza que muitos Mestres e Grão Mestres lutam pelos mesmos ideais!
          Neste Blog, postei centenas de informações sobre as artes marciais, principalmente sobre o Kung Fu e o Wing Chun, aos quais fazem parte de minha vida por mais de 32 anos!
          Meus alunos e adeptos de minha arte, sempre recebem de minha parte, algumas fundamentações que vão além dos golpes e formas posturais, preocupo-me em lapidar conceitos, transmitir ensinamentos que para mim, são imprecindíveis para a evolução física, mental e até mesmo espiritual do aluno, nada tendo a ver com conceitos religiosos, mas sim filosoficos ou ideológicos!
          Não importa qual estilo se pratique de arte marcial, nem tão pouco deve-se valorizar o potencial de agressividade de uma arte marcial, mas sim, o nível de preparo que esta ou aquela arte, oferece ao seu praticante, no sentido de estrutura psico- social, tornando-o um exemplo a ser seguido!
           "Uma Arte Marcial é reflexo de seu praticante, caso o praticante busque o rigor dos punhos e dos chutes, definitivamente ele irá buscar uma arte que lhe ofereça tais critérios, se o praticante busca isto e algo mais, como filosofia, concentração, meditação e contrôle de suas potencialidades, isto será encontrado no KUNG FU".
           Muitas pessoas pensam que o Kung Fu é uma arte exclusivamente baseada em animais, isto é um erro, o Kung Fu possui uma infinidade de estilos que se baseam em técnicas aprimoradas nas características de muitos guerreiros milenares, monges e estudiosos no comportamento humano em situações de perigo!
           No decorrer dos séculos, o Kung Fu também passou por transformações, estilos foram extintos, outros surgiram, alguns voltados a supremacia de golpes e outros na busca interior...
           Verdadeiros Mestres de Kung Fu, levam alguns critérios em conta, para ensinar um suposto praticante, o Mestre busca perceber primeiramente as características físicas, emocionais e as condutas comportamentais do praticante. Baseado nestes princípios, o Mestre visualiza o potencial do aluno e manifesta à ele, um critério de ensino diferenciado!  
            Como dizia um Mestre de Kung Fu (Li Lien Wu- 1720- Formosa, China):
"Ao discípulo rude e agressivo, inicio seu ensinamento com compaixão e transmito serenidade pelas escrituras do I-Ching, enquanto, ao discípulo sereno e livre de agressividade, ensino a potencializar as ondas de seu mar calmo! "
            O Kung Fu é a "habilidade", em sua maior representatividade, sendo que manifesta-se pela busca interior adormecida de suas potencialidades ou pelo controle de seus atos exteriorizados, em um perfeito equilibrio! Li Lien Wu explica:- " Um bom lutador de Kung Fu é aquele que antes de vencer um oponente, vence a si mesmo e seu medo de lutar ou perder!" - " Um praticante de Kung Fu só está definitivamente preparado na arte, quando um tigre ao passar por ele, o veja como igual e não o ameace."


  - " Um discípulo de Kung Fu, antes de tudo, aprende a lei do "não":
 não distorce palavras, não disperdiça movimentos, não desgasta-se em emoções, não se inquieta em pensamentos e por fim, não dispersa sua atenção, com algo que não lhe diga respeito! 



             Aqui vemos a incrível condição de um Mestre  em equilíbrio, sua habilidade (Kung Fu) vai além de seus conhecimentos marciais, ele possui uma visão mais ampla da alma humana!
             Hoje, um praticante de artes marciais é sem dúvida desprovido destes conceitos, a não ser que possua um Mestre comprometido com o "saber"!

            Um Mestre Taoísta do Kung Fu Tradicional (Yan Yi Chao- 1677- Chengdu/China), disse certa vez:
             "Um praticante de Kung Fu jamais será vencido em uma luta, pois ele venceu a si mesmo"
             "A dor e o cansaço, a fúria e o medo são os quatro guerreiros a serem vencidos pelo praticante do Kung Fu, depois de vencê-los, terá que enfrentar mais quatro guerreiros perigosos: a arrogância de ter vencido a dor, a prepotência de ter vencido o cansaço, a soberba de ter vencido a fúria e a vaidade de ter vencido o medo, estes guerreiros são o poder da presunção, que podem derrotar o praticante ". 



              Nestas frases podemos ver o significado e o que representa o Kung Fu em sua totalidade, mais que uma luta é uma forma de vida, passada de pai para filho, de Mestre para aluno e de geração em geração!
              O soco é a potência acumulada e expurgada para fora do corpo, o chute é o trajeto de energia direcionada, um golpe é a diretriz de um objetivo, uma defesa é a auto preservação acionada, o ataque é a manifestação de abrir um caminho, tudo isto é kung fu!  
               Enfim, aquele que busca o conhecimento do Kung fu, antes de mais nada deve estar em harmonia com o seu mundo interior, deve interagir com a natureza interior de seus objetivos!



"Conhecer a arte da guerra é o principal caminho para defender a paz, diante daqueles que a usurpam"
               Grão Mestre Makáo

                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.