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sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Explicando o Kung Fu (Wushu)!

                              





                                   Para muitos, o Kung fu é uma arte difícil de ser aplicada ou até mesmo praticada, seja pela grande quantidade de movimentos (Katis) ou por meio de suas formas (derivações dos Katis, onde são divididas as diferentes técnicas aplicadas em golpes sem sequências longas)!
                                   O que diferencia as formas dos Katis é exatamente a aplicação de golpes em que as "formas" permitem, enquanto os Katis, são uma série de movimentos intercalados, podendo chegar até 600 movimentos dependendo do estilo de Kung Fu, gerando uma idéia de combate sem um adversário real!


Conjuntos ou formas são distribuídas nos seguintes princípios:

Lian quan tao (练拳 套) - praticar seqüência de punho;
Lian quan jiao (练 拳脚) - punhos e golpes com os pés;
Dui da (对打) e Dui lian (对 练) - luta combinada em (espelhamentos), conhecido por muitos como Sanshou...
                                     De acordo com o que foi passado pelas gerações mais velhas, a maioria dos estilos de Kung Fu seguem uma seqüência de "katis" (70%), enquanto somente 20% seguem os ensinamentos por meio de "formas" e 10% possui a junção de formas e katis!

                                      O Kung Fu clássico atualmente, vem buscando a praticidade em seus estilos, mesmo que para isto tenha que se adaptar as "formas",  que permitem ao praticante, aprender diferentes tipos de procedimentos ao mesmo tempo!
                                    Os katis exigem uma continuidade de 100 ou mais movimentos, enquanto as "formas" não passam de uma variante de 5 até 32 movimentos, isto incluindo sistemas de ataque e defesas...Ao qual denominamos com o nome de Lian Quan. É importante deixar claro que as variações de Katis ou as formas variam de estilo para estilo até mesmo no nome, dependendo do dialéto usado em suas denominações!


                                     Muitas escolas de Kung Fu tradicional, costumam dividir os Katis em séries, quando isto ocorre é exatamente em função da grande quantidade de movimentos daquele sistema! Já as formas seguem um sistema de golpes ou posições de "ataque e defesa" controladas pela limitação de golpes!
                                     
                                       Sistemas:   Xìtǒng OU Chi-Tong(系統)
                                      Seja qual for os métodos aplicados por uma escola de Kung Fu, invariavelmente todas seguem um sistema (método de desenvolvimento), que pode ser dividido em "escolas internas ou  externas". A primeira são as escolas que seguem o sistema de desenvolvimento das qualidades mentais, intelectuais, filosóficas, para depois buscar o desenvolvimento prático das artes marciais chinesas. A segunda escola em questão (externa), segue um caminho inverso da primeira, desenvolvendo primeiramente os atributos físicos, depois o filosófico e mental. Outra diferenciação entre ambos os sistemas (interno ou externo), diferem-se pelo fato de uma ser ministrada por Mestres de templos (interna) e outras são escolas fora dos templos (externas), mas ambas possuem como princípios as mesmas fundamentações (Shaolin). Os sistemas podem aderir apenas aos métodos de Katis ou ao método de Formas (Lian Quan), podendo ainda ter as duas características de ensino!

                                
                                     Métodos:    Fāng Fǎ - (方法)
                                    Como pudemos ver, os estilos de Kung Fu são regidos por dois Sistemas (interno ou externo), aos quais são praticados por movimentos contínuos (Katis) ou movimentos de ataque e defesas curtas (Lian Quan- formas), porém os métodos (Fāng Fǎ), divide-se em escolas de linhas "moles e de linhas duras". As linhas tidas como "moles" são aquelas que são mais flexíveis em seus movimentos, buscam a velocidade em seus golpes, enquanto os métodos de linhas duras, buscam a força e a resistência em seus golpes! Tais métodos são aplicativos da seguinte maneira:

 Método da Linha mole busca:
Atingir articulações e partes do corpo que possuam pouca resistência aos impáctos (garganta-olhos-orgãos genitais- articulações - rins)

 Método da Linha dura busca:
Atingir ossos,  partes dos ligamentos musculares, orgãos internos.

ESTILOS
              

          
                          São denominados estilos, todos os métodos e sistemas que possuam formas e Katis com uma origem comprovada e que obtenham em seus ensinamentos sequências de movimentos diferenciados das demais metodologias já ensinadas!
                          Os estilos podem ser caracterizadass como estilos de animais ou estilos humanos (Tigre- Dragão- Garça - Serpente- Águia- Macaco -Leão - Urso...etc) ou ( Mãos de Buddha- Bêbado- Deusa do Leque - Pena de Pedra- Punho de Ferro..etc). Outro fator para identificar um estilo é dado pelo fator geográfico ou seja, o local onde o estilo foi criado (Norte da China ou sul da China), que é designado como Bei Shaolin (do Norte) e  Nan Shaolin (do Sul). 
                            Dependendo do local onde foi desenvolvido a sua criação, ele possuirá características diferentes. Os do norte usam muito as pernas por ter sido criado em locais montanhosos da China, já os estilos criados no Sul, são lugares planos e baixos, sendo assim a aplicação o uso das mãos! Atualmente acredita-se existir em média de 300 estilos de Kung fu considerados clássicos (aqueles que não sofreram nenhuma alteração desde sua criação) e aproximadamente 500 estilos que variam entre "estilos tradicionais" (Que mesmo sofrendo algumas alterações no decorrer de sua existência,  mantém seus métodos e fundamentos na íntegra).



                           Sub-estilos ou Estilos modernos- (Zi Fēng-gé) -風格
                            São considerados sub-estilos ou estilos modernos, que originaram-se dos estilos clássicos ou tradicionais, que de uma forma ou de outra, possuem uma origem filosófica e prática anterior à sua criação, moldada de acordo com os preceitos de uma antiga escola, mas elaborado com movimentos mais simples ou relacionado com katis e formas  diferentes do original. Exemplo: Águia Negra, originada do estilo Garra de águia!

                          Estilos codificados- (Biān-mǎ Fēng-gé) -編碼風格

                          Um estilo pode ser considerado clássico, tradicional, moderno ou codificado. Este último, é na maioria das vezes a junção de dois ou mais estilos, que possuam características homogêneas em filosofia ou técnica...Sendo assim, nasce um "estilo codificado". Exemplo:  Kak Kan Chun...e outros!  

                          Falsos estilos - (Fēng gé jiǎ) - 風格

                         Com a proliferação das artes chinesas no Ocidente, existiu uma corrente de estilos, que originaram um crescimento enorme de praticantes do conhecido "Kung Fu" (Wushu). Com isto, em meados dos anos 90, surgiram muitos "estilos falsos" ou assim considerados, por não possuir nenhum histórico de sua origem, nem possuir uma hierarquia de Mestres responsáveis, tanto na China como no Ocidente! Estes estilos, trazem consigo uma série de técnicas aleatórias de diferentes escolas, sem qualquer base de fundamentação técnica ou filosófica, diferente dos estilos codificados, que são efetivamente cosiderados "legítimos" por demonstrar a sua origem! 
                          

                        FILOSOFIA DO KUNG FU: Wǔshù Zhé-Xué - 的武術哲學



                        No ocidente e oriente moderno, mesmo que as artes marciais sejam procuradas por praticantes interessados apenas na auto-defesa e técnicas marciais, a filosofia do Wushu (Kung Fu- 功夫, como é conhecido no Ocidente), representa uma grande fatia dos conceitos culturais da China na atualidade, fatos este que surgiu de conceitos Budistas (filosofia doutrinária de Buda), Taoístas (Doutrina pregada por Lao Tzé) e Zem Budistas (O zen, tal como o conhecemos hoje, só foi possível devido à forte influência que o budismo sofreu do taoísmo. Para alguns estudiosos, o zen nada mais é que a síntese dessas duas correntes de pensamento). 
                       Estas três doutrinas, foram responsáveis pela criação de centenas de templos, onde se praticava técnicas marciais, com o método doutrinário aplicado nos templos, os estudantes mantinham acima de tudo, uma visão filosófica da "Não violência"...Sendo assim, qualquer que seja o "estilo ou sistema adotado por uma escola" os preceitos doutrinários filosóficos, são básicamente voltados por uma destas três vertentes (Budismo-Taoísmo e Zem Budismo).


   Métodos de Avaliação e evolução do aluno em diferentes escolas de Kung Fu!
                       

                      As escolas atuais diversificaram em muito seus métodos de avaliação e evolução do aluno, mas no que concerne a tradição milenar, alguns aspectos devem ser analisados: 
a) Escolas Clássicas - Avaliam os seus alunos por tempo de prática, qualificação e destreza marcial de combate com armas e de mão livres, equilíbrio físico e mental nas diferentes formações filosóficas e práticas de meditação e conhecimento dos livros tidos como sagrados pela cultura Oriental! (Não existe faixas de Graduação). São reconhecidos os diferentes níveis pela coloração de suas vestimentas, que dividem-se em: Cinza para iniciantes, Amarelo para alunos adiantados, Laranja para alunos experientes, Branco e laranja para Instrutores, vermelho e laranja para Instrutores e Mestres! Estas cores são oficializadas neste critério em função das cores relacionadas as doutrinas filosóficas dos estilos! O Cinza representa "a busca", o Amarelo  representa a "persistência", o Laranja representa "a conquista", o Branco representa "conhecimento" e o Vermelho por último representa "a consciência revelada". 


      

b)- Escolas Tradicionais- Possuem um critério similar as escolas Clássicas, diferem-se apenas no uso das vestimentas, que ao invés de túnicas, usam vestimentas chinesas tradicionais, que variam nas cores: Branca, preta, azul, verde, vermelha ou amarela!
                                        Os níveis de graduação são apresentada por faixas ao redor da cintura sob a vestimenta! ALGUMAS ESCOLAS, evitam o uso de faixa, pois acreditam que este método não representa a real característica do aluno e provoca uma ambição por "graduações" que ferem a filosofia Oriental Chinêsa. Isto induz o praticante em buscar "gratificações".

c)- Escolas Codificadas-  Estes estilos variam em seus métodos de avaliação e graduação, muitas seguem o regime das Escolas Clássicas e outras seguem o regime das Escolas Tradicionais! 

d)- Escolas Modernas ou Sub-estilos- Seguem um regime de avaliação e graduação totalmente sem vínculo com as demais Escolas tidas como Clássicas, Tradicionais ou Codificadas. Possuem o método de Faixas de graduação, na maioria das vezes seguindo cores usadas por outras artes não Chinesas! Como forma de gratificação e avanço de estágio!

Considerações Finais:

                    Se voce quer praticar  ou pratica algum estilo de Kung Fu, procure se informar com seu Mestre ou Professor, a origem de seu estilo, os métodos e sistemas desenvolvidos. É importante que o aluno conheça profundamente as técnicas, as filosofias e métodos de sua Escola, isto tornará o seus estudos MAIS amplos e com embasamento futuro!

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Great Master Makáo
                                


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

TEMPLO SHAOLIN 少林寺- Corpo - Mente - Alma







                             O templo Shaolin ou Xaolim é um famoso mosteiro budista localizado na província de Henan, na República Popular da China. Shaolin, traduzido do chinês, significa "JOVEM FLORESTA-少林". Este nome teve origem após um grande incêndio que devastou as florestas ao redor do templo. As árvores destruídas foram depois replantadas, o que tornou a "floresta-林" "jovem-少 ".

                             Ideologia:
                            "Nenhuma alma humana pode sobreviver sem quatro princípios naturais".
Que são:

1º- "Sabedoria Infinita" - 無窮的智慧-
2º- "Equilíbrio Perpétuo"- 永久平衡
3º- "Consciência Imortal" - 不朽的意識
4º- "Amor eterno" - 永恆的愛

                             Estes conceitos são a base da formação de um praticante Shaolin, a "Sabedoria infinita" tem como princípio a natureza da "busca", que representa a compreensão do movimento da vida! Sem sabedoria, não haverá reconhecimento , nem distinção entre os atos, tornando-se assim um ser em desequilíbrio...Seja nas emoções, nos objetivosexistenciais ou na maneira que interpreta a própria vida!
                             O "Equilíbrio Perpétuo", representa  a "conduta" em que não se abala diante dos perigos e nem reage de forma intempestiva diante das emoções!
                             A "Consciência Imortal", não admite uma visão unilateral dos aspéctos da existência, pois em cada conceito é gerada uma verdade subjetiva, a consciência percebe as diferentes formas e verdades, unifica-as como base de uma só razão! "Pensamento chinês explica isto: " Me dê a cor branca de tua verdade, me dê a cor negra de tuas inverdades, te darei então...A cor cinza de tuas dúvidas à respeito do que sabes!". 
                              O "Amor Eterno", ideologicamente não possui  intenções de apropriar-se de tudo que o mantém, representa a "liberdade do sentir", sendo o amor incondicional as formas livres da natureza, tornando assim possível, integrar-se a ela, aprender com as forças naturais do mundo e seus elementos (fogo-terra-ar-água). 
                                Para muitos isto pode não parecer algo realmente importante, mas tal observância torna possivel que o indivíduo se situe no mundo em que vive, não é mais uma forma filosofica, mas uma maneira de compreender o significado exato da palavra vida!   As artes marciais chinesas (WUSHU), ao qual o Kung Fu faz parte, busca a interação do homem interior com seu corpo, mente e alma...Não existe maneira de ter uma boa preparação nas artes marciais sem que primeiro, saibamos os caminhos de nossas buscas, a conduta que temos diante das inumeras barreiras a serem enfrentadas, nem tão pouco podemos agir de forma correta sem que se saiba 
primeiramente corrigir emoções que nos levam a uma postura incorreta diante do perigo! "Aquele que não medita sobre a ação, não saberá como agir, seus movimentos serão inexpressivos ou pior, serão a ruina de sua própria ação, lutar é evitar a luta, defender-se é repudiar o ataque, vencer é apenas uma ação involuntária de quem pensa, age sem medo da derrota".( Monge Chang Wei Mah- 1549) 

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Great Master Makáo.                         

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

genealogia do estilo Shān shī quán ( Kak Kan Chun)

                                      
                          O estilo do Kak Kan ou como é difundido atualmente "Kak Kan Chun", tem sido profundamente difundido principalmente na América do Sul, após sua criação em 1990 por mim (Mestre Makáo). Na verdade, não me coloco como seu fundador, mas sim como seu codificador legítimo, devido ao fato de que este estilo de Kung Fu é a unificação de "dois" estilos historicamente muito antigos!

                           O Kak Kan Chun  é a unificação dos estilos do Wing Chun ao qual pratico a 4 décadas ( discípulo direto do Mestre Chen Lo e representante de seu antecessor Mestre Wong Li Chen) e neste mesmo período de tempo pratiquei o estilo Leão de Jade,  (美洲狮-Měi-Zhōu Shī), mais tarde conhecido como Leão da Montanha!

                            Como relatei em postagens anteriores as fundamentações do Kak Kan, irei nesta postagem propor aos meus leitores a possibilidade de conhecer mais a fundo o estilo ao qual sou representante mundial!

                             KAK KAN CHUN é um estilo de ampla liberdade de movimentos, com variações extremamente fáceis de serem desenvolvidas pelo seu praticante, isto se deve ao fato de intensificar os conceitos do Wing Chun sobre o menor desgaste possivel de movimentos! As formas de movimentos do Kak Kan no que se refere ao uso dos "punhos", são naturalmente os mesmos que são aplicados no Wing Chun, somente se difere deste estilo no uso aplicativo de "garras"...

                             Unindo os "punhos" do W.C com as técnicas de "Garras do Leão", nasceu o Kak Kan Chun como é conhecido no Ocidente ou "Shān shī quán-獅子山區"ou simplismente Leão da Montanha Primavera!

                              Atualmente sou o precursor deste estilo e responsável pelo seu desenvolvimento no Ocidente bem como no Oriente e ao redor do mundo, isto torna o estilo uma referência unificada de duas formas de maior expressão no uso dos punhos de Kung Fu!
                              Abaixo a relação da genealogia  do estilo Shān shī quán ( Kak Kan Chun):
1º-  Ch'an P'iu P'ao
(1664) mesmo período de criação do estilo Wing Chun (Vin Tsun Quan)

2º- (Lin) Lao Tian ( discípulo direto de Ch'an P'iu P'ao )
(1691) 27 anos após a criação do Estilo Lin Lao, como era conhecido, na cidade de Xi' An.

3º- Fay Wü (Lin) ( Filho de Lin Lao Tian), praticou com seu pai a partir de 1702 quando ainda contava com dez anos. Mais tarde com a morte de seu pai, mudou-se para cidade de Fenghuang, Hunan, onde montou sua escola e ministrou aula por 5o anos.
4º - Wü  C'han (Fong)-(1733) Discípulo direto de Fay Wü, foi seu sucessor na escola, considerado como um dos maiores lutadores do estilo do Leão, onde consagrou seu nome e seu estilo dentro da história do Kung Fu, próximo dos quarenta anos dedicou-se aos estudos dos manuscritos sagrados do Buddhismo, no Templo Shaolin de Hunan, templo este recontruido após incêndio...Lá Wü  C'han (Fong), após anos de exílio no templo, partiu para Emei Chan onde ensinou seu estilo aos monges daquela região!

5º- Monge Pyin Hü- Difusor do estilo em (1779), desenvolveu os 18 movimentos das garras do Leão da Montanha estilo originado do estilo Leão de Jade criado por Ch'an P'iu P'ao...

6º- Sun Tang- Em 1799, inicia seus treinos com seu Mestre o Monge Pyin Hü,   e foi o divulgador de sua arte por todo o Sul da China, até meados de 1811, quando veio a falecer por assassinato, enquanto dormia...  

7º- Mestre Fang Chan Shun-  Com a morte de Sun Tang, assume seu lugar seu discípulo direto Fang Chan Shun (1812-1865), c onhecido como O Mestre Leão!

8º- Lo Hu Xian- (1866- 1896) - Discípulo direto de Mestre Fang, após a sua morte assume a escola e dá o nome para escola de  Shān shī quán,  SENDO INSTAURADO A PRIMEIRA ESCOLA "EXTERNA" COM OS CARACTÉRES DO "LEÃO DA MONTANHA"

- Lian Lo ( Chen) - Tornou-se o quinto aluno de Lo Hu Xian, que mais tarde ensinou seu filho Chen -Lo em 1898, que também era aluno do Mestre (Wong) Li Chen.

10º-Chen Lo - Partiu da China em 1914, para Macau (porto) da li, seguiu para Monçambique e finalmente chegou ao Brasil, onde ministrou aulas para James G, Jr (Mestre Makáo),  Chen Lo, vindo a falecer em meados de 1972, onde seu discípulo direto tomou o seu lugar na linhagem... 
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Great Master Makáo 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Como se preparar para um combate nas artes marciais?




                                         Longe de qualquer prognóstico eficaz, um combate, seja em um torneio, defesa pessoal nas ruas, campeonato ou até mesmo em uma escola de artes marciais, dificilmente poderá ser previamente previsto, pois as possibilidades são múltlipas nestes casos! Mas como se preparar para um combate em confronto total?
                                         É isto que iremos analisar nesta postagem, sejam os princípio básicos de um contato corporal direto ou os mecenismos reais, que determinarão um bom resultado em um  confronto real!


Como se preparar para um confronto e obter bons resultados?

                                         Muitos praticantes de artes marciais acreditam que o treino constante de técnicas de combate resolve qualquer ação de contato direto, mas isto não é bem assim, existem fatores que devem ser levados em conta!
                                          Evidentemente, um bom preparo físico e técnico tem que existir, treinamento de técnicas de combate são fundamentais, mas não significa que sejam o suficiente para ter êxito e determine uma vitória...
                                          A principal metodologia que deve ser aplicada por um praticante está diretamente relacionado aos desenvolvimentos de técnicas onde priorize o "reflexo  imediato e respostas neuromusculares" ou como é chamado... Sinapse neuromuscular!Nestes casos, devemos levar como referência os impulsos elétricos nervosos que são responsáveis por uma respostas imediatas dos reflexos de ataque e defesa! Para isto devemos compreender a Sinapse elétrica:
Sinapse elétrica: É a comunicação nervosa que dispensa mediadores químicos de neurotransmissão.São particularmente úteis nas vias reflexas rápidas e nas respostas sincrônicas de alguns neurônios, que por sua vez, se estabelecem por uma passagem direta de íons, das junções abertas ou comunicantes(Jap Junctions). Para que possamos compreender melhor, devemos entender em quais circunstâncias de combate, onde teremos melhor ou pior reação imediata de nossos reflexos ou respostas neuromusculares e seus impulsos elétricos!



Os reflexos:
                     
                       Existem  treinamentos que poderão ajudar em reflexos mais rápidos, que determinem uma melhor resposta muscular, portanto um melhor desempenho em defesas e ataques ou uma resposta imediata aos movimentos de um oponente! Para isto temos os seguintes fundamentos que devem ser estudados:

a)- Voce é mais ágil nas pernas ou nos braços?
                                Caso seja mais ágil nos braços, tanto em velocidade, como exatidão de golpes, isto significa que terá maior reflexo corporal em perceber movimentos dos membros superiores, portanto terá que preocupar-se com ataques e defesas dos membros inferiores (Exemplo: Boxe, Wing Chun, Judo, Aikido - Karate) ! O mesmo ocorre, quando seus movimentos possuem mais agilidade nas pernas, seus reflexos terão mais dificuldade em reagir com os braços em defesas e ataques nos membros superiores, exemplo: (capoeira e Tae Kwon-Do e Muay Thai e Jiu-Jitsu)! 
                          
b)- Voce é destro ou sinistro?
                               
                              Olhe bem para essa imagem. Se voce ver a menina girar no sentido horario, quer dizer que voce usa mais o lado direito do cerebro, se vc ve ela girar no sentido anti-horario, quer dizer que vc usa mais o lado esquerdo do cerebro: Se voce usa mais o lado direito do cérebro voce deverá manter sua "postura" de defesa voltada pelo lado esquerdo à frente, caso veja o movimento anti-horário, deverá agir com uma "postura" de combate voltada para o lado direito à frente! Sendo assim, que vê a imagem acima girando horário defende melhor o lado esquerdo e ataca pelo lado direito, quem vê a mesma imagem girando pelo lado anti-horário, defende melhor o lado direito e ataca melhor pelo lado esquerdo! Caso voce veja esta mesma imagem, hora girando para um lado, hora para o outro, voce poderá ser considerado um lutados que tanto no ataque como na defesa, terá reflexos imediatos independente do lado que este mesmo golpe seja aplicado! 


c)-Voce  se esquiva para que lado? para o lado oposto ao golpe ou para o mesmo lado do golpe?
                                       Existem técnicas de esquiva em que ao sofrer um golpe vindo pela direita(exemplo: um soco), o praticante se esquiva em pêndulo , para o lado oposto do movimento do soco( que é o correto), mas podemos perceber a dificuldade de outros praticantes neste sentido, eles se esquivam indo em direção ao mesmo lado em que o soco foi direcionado, fatalmente ele irá sofrer o golpe! O treinamento de esquiva é fundamental, principalmente em movimentos de pêndulos, como é comum ver  em técnicas de esquiva do Boxe...Isto é fundamental para "bloqueios"e contra-ataques!

A arte das esquivas e pêndulos são indispensáveis para um bom desempenho nas Artes Marciais


                                         "Instintos (naturais) nos levam a defender o território, enquanto os reflexos são instrumentos que desenvolvemos para tirar melhor proveito de nossos instintos". Sendo assim, os treinos constantes de técnicas marciais, servem para lapidar nossos instintos a tal ponto que ampliem nossos reflexos, na maioria das vezes, restritos e  condicionados às necessidades puramente cotidianas! 
                    
d)-  Voce sabe a distância exata de seu oponente em caso de defesa ou de ataque?


Divisão e etapas de desenvolvimento dos reflexos na arte da luta: 

1º- Reflexo de distâncias: Este treinamento tem como objetivo principal, dar ao praticante a noção exata de distância para ataque e defesas, onde não seja necessário movimentos no vazio, caso o espaço entre o alvo e o golpe esteja fora de alcanse! 

2º-  Reflexo de trajeto de movimento: Esta prática requer a abservância dos golpes do oponente, onde cada ataque possui uma trajetória de movimento ao qual permite uma boa defesa, isto requer reflexo que após desenvolvidos, permitirão o movimento correto na hora certa", para isto, será necessário reflexos condicionados ao movimento do oponente! Resumindo: Mova-se igual e contrário ao seu oponente, nunca sob o mesmo ângulo de ação! 

Voce se cansa rápido ao lutar, fica com o corpo pesado após alguns minutos de combate?

Isto nem sempre significa que voce está fora de forma, mas existe uma grande possibilidade de que esteja "queimando" muita energia muscular ou vascular no momento de aplicar golpes de defesa ou de ataque. Primeiramente voce deverá analisar se existe maior desgaste na "defesa" ou no "ataque"...Em ambos os casos, isto significa que seus golpes são extremos em aplicação, bem mais que necessários e sofrem alto índice de "stress"...Um bom golpe tem que despreender o mínimo possivel de desgaste. Outro fator é a respiração, deve ser sincronizada com o movimento pretendido, com capacidade de oxigenação relativa aos movimentos realizados, sendo assim, golpes curtos exigem menor oxigenação, golpes longos, maior oxigenação... 



3º- Reflexos são reações cognitivas involuntárias em resposta a um estímulo externo e consiste nas primeiras formas de movimento humano. Estas formas são impusos que se armazenam no córtex cerebral! Por serem movimentos involuntários, o praticante de arte marcial desenvolverá seus reflexos, a medida que põe à prova seus institos de sobrevivência ou  em situação de ameaça real! Não basta saber chutar ou socar de uma forma potente ou veloz, será necessário apenas ultrapassar os limites de reflexo de seu oponente, que nem sempre estará condicionado...Isto significa que devemos treinar os "disparos" de golpes em um curto espaço de tempo, tempo este bem menor que a capacidade de reflexo cognitivo do oponente! Isto damos o nome de "realtime explosion" ou simplismente Shíshí yǐng xiǎng ( tempode disparo-實時影響).

Instintos versus Reflexos, Quem ganha?

                            Os instintos nos fornecem o momento de agir mas não determinam como agir. Este é o trabalho da "perícia técnica marcial, condicionamento físico e psicológico!"
                           Já os reflexos nos fornecem a visão dos "instintos do oponente" e suas intenções imediatas, permitindo que em questão de milésimos, saibamos como reagir!
                 

Conclusões finais!

Voce pode ser um grande especialista em artes marciais, exímio nas artes dos chutes e socos, bem como em mobilizações e quedas, mas se seu desempenho não for amparado pelo treino árduo de seus reflexos e contrôle de seus instintos, fatalmente voce estará sujeito a derrota em um combate real!
Saber como agir (golpes) não é o suficiente, deve-se descobrir "quando" agir, que "distância" terá que agir, em qual velocidade deve atuar, que supere os reflexos de seu oponente, que "tipo de respiração" deve fluir, pois cada golpe exige um "tipo" de respiração! Como exemplo temos a natação, isto também ocorre nas artes marciais!


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Great Master Makáo 



sábado, 24 de novembro de 2012

KAK KAN CHUN E SEU SISTEMA....



                                    Em meados dos anos 90, eu me preocupei em codificar um sistema de arte marcial, que tornasse possivel, a unificação de dois estilos aos quais eu dediquei a maior parte de minha vida ou seja, o "Wing Chun" que herdei de meu primeiro Mestre (Chen-Lo da linhagem de seu antecessor, Mestre Wong li Chen), que mais tarde tornara-me, seu sucessor direto. E o estilo do "Leão da Montanha" conhecido também como Kak Kan, originando assim, o "Měi zhōu shī 美洲獅"  ou como preferirem, "Leão da montanha da Primavera" OU SIMPLISMENTE "KAK KAN CHUN" ! 


                                     Este sistema integra os punhos curtos, médios e longos do Wing Chun, com a peculiaridade das "patas e garras do Leão (Shīzi)獅子.
                                      O Wing Chun 詠春  (eterna primavera) sem dúvida alguma é o estilo de Kung Fu mais eficiente já criado, no que concerne ao uso dos punhos em pequena e média distância, no entanto a técnica do Leão é a representatividade máxima das "três garras supremas" (Tigre, leopardo e gato). Este estilo foi difundido em meados dos anos de 1554, no templo寺廟 "Shīzi-Sìmiào shān shī".

                                      O Kak Kan Chun, não modifica a diretriz de nenhum dos dois estilos, tanto o Vin Tsun (Wing Chun)  como o Měi zhōu shī (Kak Kan), são praticados na integra  separadamente, posteriormente ambas são unificadas na forma e movimentos.
Sistemas do Kak Kan Chun (Měi zhōu shī) :
 拳頭獅子(Shīzi- Quán tóu)- Punhos do Leão- dividem-se em:
garras que penetram 拳頭穿孔 (Quán tóu- chuān kǒng) 30 MOVIMENTOS - garras que arrastam 拖動拳頭(Quán tóu -Tuō dòng ) 58 MOVIMENTOS - Garras que aderem拳頭粘附(Quán tóu- zhān fù) 25 MOVIMENTOS - garras que deslizam 拳頭滑動 (Quán tóu- huá dòng) 54 MOVIMENTOS.

"Todos os tipos de garras do Leão, se adecuam aos movimentos do Vin Tsun, sejam nos movimentos do Chi Sao, Bö Kuen, Bart chao Lan Dao, Siu Kiu e demais técnicas".

Formas sistêmicas de movimento:
1ª forma - 走在橋上 (Zǒu zài qiáo shàng) Caminhando sobre a ponte 7 variações
2ª forma- 爬山 (Páshān) Subindo a montanha  8 variações
3ª forma- 鋪平了道路 (Pū píng le dào lù) abrindo  caminho 10 variações
4ª forma- 打破石頭 (Dǎ pò shí tou) quebrando a rocha 8 variações


Técnicas de combate 打擊 (Dǎjí):
1º- Rasgando a casca da árvore - 撕裂的樹 (Sī liè  shù) 5 variações
2º- Agarrando o peixe no rio-抓住 (huā zhù yú) 5 variações
3º- descendo a montanha-下山 (Xià shān)- 10 variações

Obs: Todo o sistema integrado do Kak Kan Chun, atualmente é ensinado unicamente pelo Grão Mestre Makáo, codificador deste estilo ao redor do mundo! Dedico esta postagem aos meus alunos e descendentes desta linhagem! O estilo Měi zhōu shī ou Kak Kan Chun como é conhecido no Ocidente, tem como finalidade manter os métodos do Wing Chun e do estilo Leão da montanha na mais alta tradição que são características de cada qual".
          O estilo Kak Kan Chun tem como critério de seus ensinamentos, preparar seu adepto em um período de 4 anos de prática de seu método!


By 
Great Master Makáo
                                       

domingo, 18 de novembro de 2012

BRUCE LEE, O WING CHUN


                                   Muito já foi dito sobre a vida e arte de Bruce Lee, sua habilidade é retrada em filmes, sua arte o "Jeet Kune Do" é praticado por muitos, mesmo após a sua morte, Lee Jun Fan (seu verdadeiro nome), ainda é mantido na lembrança de todos, como sendo o ícone das artes marciais, mesmo que para alguns, isto seja visto como mera publicidade! Na verdade, Bruce sempre será lembrado como o maior exemplo de dedicação e exemplo marcial...Livros, revistas, vídeos na internet, imagens e filmes, ainda são os mais procurados entre "todos" os demais artistas marciais ou lutadores da atualidade! Sua vida foi retrada de diferentes formas, seja na infância, seja na sua carreira ou treinos, mas o que realmente´é  pouco mencionado é o inicio de sua busca pelas artes marciais. As informações que chegam de sua trilha no Kung Fu, restringe-se apenas em poucos relatos, documentários e fotos! 
                                      Todos sabem que Bruce Lee treinou Wing Chun, na escola de seu Mestre Ip Man, fato este que deu reconhecimento e notoriedade a escola por ele frequentada, mesmo após a sua morte! Mas muitos fatos ficaram relevados ao silêncio, por décadas perguntas ficaram sem respostas: Porque Bruce Lee jamais demonstrou seus conhecimentos na arte do Wing Chun em seus filmes?  
                                         Seria possivel que o grande artista marcial tivesse motivos para não revelar a sua arte de origem? Poucos relatos dele mencionam a sua convivência com seu Mestre (Ip Man), em poucos momentos de sua vida após a fama , Bruce mencionou sua linhagem junto de seu amado Mestre! Por que?


                                          Na verdade, até mesmo os fãs mais fieis a memória de Bruce, reconhecem a distância de Bruce ao seu estilo inicial e que mais tarde, foi uma das bases da fundação de seu estilo próprio (Jeet Kune Do).
                                           Para podermos entender estes fatos bem como responder a estas indagações, teremos que retornar ao passado, mais propriamente dito no início dos anos 60...Período este em que Bruce Lee era apenas um praticante de Kung fu ainda desconhecido.... Bruce Lee na verdade, treinou Wing Chun por um curto espaço de tempo (treinou de 1954 a 1958), tempo este insuficiente para se tornar um "mestre".
                                            Sem qualquer sombra de dúvida, Ip Man representou os primeiros passos de Bruce ao seu longo caminho nas artes marciais e o Wing Chun foi de extrema inportância para seus conhecimentos futuros, mesmo que ele tenha procurado outras artes marciais para ampliar sua perícia técnica até criar o seu estilo próprio! Bruce começou a treinar Wing Chun quando ainda era um menino (13 anos), antes disto, treinou com seu pai o Tai Chi Chuan, o pequeno Bruce, sempre foi um garoto esperto e com grande personalidade, isto transformou sua vida em uma série de contratempos, brigas e dificilmente conquistava anigos ao seu redor. Para que o jovem Bruce obtivesse um pouco de disciplina, seus pais contrataram o "Mestre Ip Man, para ensiná-lo a arte do Wing Chun". No início Ip Man deu aulas particulares na residência dos pais de Bruce, mas no decorrer do tempo, Ip Man achou mais produtivo levá-lo para sua escola, para obter um pouco mais de convívio com os outros alunos.


                                               Bruce sendo um jovem de temperamento difícil e profundamente arrogante, de imediato foi repudiado entre seus colegas de escola, mesmo assim, continuou seus treinos, sempre buscando demonstrar superioridade técnica entre os demais, muitas vezes colocando-se em combate violento com os outros alunos de seu Mestre. até o momento em que todos os alunos se recusaram a treinar com ele, por sua vez, Bruce lentamente se afastou de seus colegas e escola, para tristeza de seu Mestre! Mesmo assim Bruce continou seus treinos no Wing Chun, sempre que possivel sob a supervisão de seu Mestre...Até a partida para o Ocidente (E.U.A). Ao chegar nos Estados Unidos, Bruce ao longo do tempo, criou sua escola de Kung Fú, com poucos alunos, pois seguia a tradição de ensinar somente chineses.

                                                  Sua escola (Lee jun Fan Kung fu), teve que abrir  inscrições para os "não chineses", fato este que criou revolta entre os demais mestres chineses de Kung Fu, que tentaram impedir que Bruce tivesse alunos "brancos". 
                                                    Os Mestres em questão, percebendo que Bruce mantinha sua postura de dar aula de Kung Fu para alunos "não chineses", primeiramente entraram em contato com seu Mestre "Ip Man", para que viesse a convencer Bruce a parar de ensinar os "Americanos", mesmo com esta tentativa, nada conseguiram, Lee, manteve sua decisão mesmo diante de seu Mestre, com isto, a relação de ambos sofreu um pequeno abalo, fazendo com que Bruce Lee a partir daquele momento viesse a buscar um novo caminho para sua arte e sua escola! 


Com o passar dos anos, Bruce Lee criou muita antipatia de muitos Mestre Tradicionais Chineses, por dar aula para os "não chineses".


                      Sua fama cada vez mais crescia, o Kung fu era pouco difundido entre os americanos, somente quando Bruce quebrou as regras chinesas em ensinar qualquer pessoa que viesse até ele, o Kung fu e o estilo do Wing Chun começou a ser conhecido no Ocidente, afinal de contas, seu Mestre era bem conhecido na China, mas não era conhecido no Ocidente! Mesmo que Ip Man e sua escola não concordassem com as atitudes de Bruce Lee em ensinar Wing Chun aos ocidentais, mantiveram-se distante de suas atribuições marciais, preferindo manter-se distante...
                        Bruce mesmo assim, sentia-se comprometido com seu Mestre, por ele mantinha grande respeito e admiração, mas sabia ele, que enquanto ensinasse Wing Chun, ficaria limitado aos conceitos tradicionais de sua escola, sua carreira como artista marcial poderia sofrer, caso as amarras de estilo fossem mantidas!


                         Bruce Lee então criou seu próprio estilo de arte marcial, assim evitaria futuras complicações com seu Mestre e com outros estilos de Kung Fu, assim  nasceu o Jeet Kune Do截拳道 (Caminho da simplicidade ou Caminho do golpe que intercepta).
                      Este estilo por ele criado, era união dos movimentos e golpes do Wing Chun, do Boxe Chinês , boxe Inglês, a Esgrima, o Savate, a Luta Livre (Wrestling).



Bruce Lee, por muito tempo foi negligenciado pelos Mestres chinêses, até mesmo por seus colegas de Wing Chun, mas seu Mestre mantinha-se sereno a seu respeito, poucas foram as vezes que Bruce teve contato com seu Mestre, mas quando isto acontecia, ambos mantinham um grande afeto mútuo, evitando tocar no assunto a respeito de suas trajetórias fora do estilo! a maior prova disto é a presença de Lee no velório de Ip Man, mesmo assim foi condenado por muitos alunos por não acompanhar o enterro do Mestre!



Funeral do Mestre Ip Man com a presença de Bruce Lee


                              Mesmo Bruce Lee tendo se afastado de seu Mestre, por motivos profissionais, sua vida e seu legado mantinha em sua alma os ensinamentos de seu Mestre, mesmo após a sua morte, seu filho Brandon Lee (também falecido), buscou os ensinamentos do Wing Chun, como princípio de origem marcial de seu pai! 

A união do Mestre e discípulo jamais se quebrou, o amor de gerações se manteve!






Brandon Lee- Filho de Bruce no colo de seu Mestre Ip Man.
Três gerações. três legados do Wing Chun, uma só história eternizada e jamais igualada!


By
Great Master Makáo






                       

sábado, 10 de novembro de 2012

Princípios do Wing Chun e suas normas para um bom desempenho!

                                 


                                  Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, onde sua aplicação tem como objetivo, o mínimo de desgaste corporal... Esta técnica se difere das demais pela sua velocidade e golpes de defesa e ataque simultâneo!
                                    Muitas técnicas hoje aplicadas nas artes marciais e por muitos estilos clássicos, reconhecem a versatilidade do Wing Chun, como sendo uma forma simplificada e objetiva na arte de defesa, mesmo assim, a dificuldade maior em sua prática, está diretamente ligada em eliminar movimentos desnecessários e posturas extremamente cansativas. Para muitos estudiosos do Wing Chun, esta arte manifesta a dinâmica do movimento natural, explorando principalmente o reflexo, instinto natural de defesa e auto preservação corporal!
                                    Vin-Tsun, como também é conhecido, possui alguns critérios específicos para a sua prática:



1º-Continuo movimento de ataque, proporcional a manifestação de defesa.

2º-Direcionar movimentos curtos de ataque, objetivando menor percurso de movimento, possibilitando golpes consecutivos em um menor espaço de tempo!

3º-Tornar os movimentos circulares como referência de defesa enquanto os movimentos de ataque, são aplicados em trajeto linear e tendo como alvo os quadrantes centrais do corpo do oponente.

4º-Evitar recuos desnecessários, mesmo quando isto venha a ocorrer, os golpes de ataques devem avançar enquanto o corpo toma uma postura de defesa ou de recuo...

5º-Golpes de bloqueios são importantes como forma de defesa ou ataque, sendo sempre usados de forma simultânea em ambos os casos!

6º- Para cada defesa, um golpe de ataque deve ser aplicado ao mesmo tempo!

7º- Qualquer movimento aplicado, tem como princípio, a mobilidade de deslocamento 
do eixo de equilíbrio por intermédio da triângulação das pernas e articulações!

8º- A força de um golpe de nada é relacionado com a "rigidez" de um movimento!

9º- O princípio da velocidade supera o índice da resistência diante de um impácto.

10º- Quanto mais flexível é uma defesa, mais dinâmico é o ataque...

11º- A melhor defesa é aquela que restringe um ataque, por meio da antecipação de golpes.

12º- Todo golpe de defesa e ataque, deve ser aplicado somente quando invadido em seu eixo de ação, nenhum golpe é perigoso se distante do alcanse dos braços e pernas!

13º- Não existe golpe potente que não possa ser desviado, não existe golpe de ataque definitivo se não houver defesa difinitiva!

14º- Quanto menor é a distância entre um ataque e uma defesa, maior será a perícia de um praticante de Wing Chun!

15º-Uma boa defesa não é aquela que se fecha diante de um ataque, mas sim aquela que permite, que se abra um alvo de ataque.

16º- Desviar não é o mesmo que esquivar-se, este é o princípio do "pêndulo" do Vin Tsun!

17º- Movimentos contínuos geram golpes definitivos...

18º- Um golpe de profundidade muitas vezes independe de um golpe de impácto, mas quase sempre depende da objetividade e explosão direcionada com velocidade e precisão do golpe!

20º- O melhor golpe é aquele que quebra a sincronicidade do oponente...Usando a dinâmica de seu ataque contra ele mesmo!

21º- Bloquear, deslizar, escorregar, desviar, aderir, grudar e colidir são os princípios da ação do Vin Tsun...

22º- O maior índice de alcanse de um golpe, depende do menor índice de distância entre a aplicação entre o ataque e a defesa.

23º Nem sempre um  ataque registra a perícia do melhor golpe...Mas sim a continuidade de movimentos que impedem uma reação do oponente...

                                    Estes são os princípios básicos do VIN TSUN!
By
Great Master Makáo