É muito difícil falar de Kung Fú e as demais artes chinesas, sem falar de medicina oriental ou conhecimento dos meridianos aos quais fluem a energia chama CHI (interior) de cada indivíduo!
Para um praticante de Kung fú, torna-se indispensável o conhecimento destes pontos vitais, nestes casos, permitirá com que tenha a noção exata dos pontos que devem ou não serem atingidos no momento de um combate, evitando assim maiores danos aos seus oponentes!
PONTOS E EFEITOS:
PONTOS E EFEITOS:
1. Base do crânio: Se houver trauma na cabeça, ela irá doer e a dor será acompanhada por desorientação ou inconsciência. Às vezes, durante o traumatismo craniano, poderá haver fratura da coluna vertebral e possivel perda de movimentos.
2. Orelha: Se não há prejuízo para o ouvido, dor e desorientação irão ocorrer. Também ocorrerá lesão interna e perda de equilíbrio.
2. Orelha: Se não há prejuízo para o ouvido, dor e desorientação irão ocorrer. Também ocorrerá lesão interna e perda de equilíbrio.
3. Olhos: visão bloqueada e possível cegueira.
4. Têmpora: É muito importante. Se há golpes na têmpora, desorientação e desmaio ocorrerão, possibilindo convulções contínuas.
5. Nariz: se houver golpes à porção do nariz, irá ocorrer sangramento nasal ou fratura óssea.
6. Abaixo do ouvido: se houver golpes sob a orelha, vai causar muita dor e rompimento auditivo.
7. Sob o nariz: Se há golpes debaixo do nariz, dor e fratura irão ocorrer, podendo provocar parada respiratória.
8. Mandibulares: Fratura na mandíbula gera possiveis estados de choque.
9. Clavícula: Conduzirá a fratura clavicular, e possivel estado de dormencia facial.
10. Garganta: se houver grande golpe para a traquéia, a morte irá acontecer.
11. Plexo solar: Se houver um golpe no plexo solar, danos a órgãos internos e inconsciência irão ocorrer, podendo causar a morte.
12. Punho: Irá causar fratura com dor intolerável.
13. Cotovelo: Muita dor ocorrerá e perda dos reflexos do ombro até a mão.
14. Virilha: Se houver lesão na virilha, pode danificar os órgãos reprodutores, ou ele vai causar inconsciência ou até morte caso atinja a artéria femural.
15. Interior da coxa: Irá causar rompimentos musculares e dormência.
16. Joelho: Fratura óssea e luxação ocorrerão e dificuldades de equilíbrio.
17. Lado de costelas: Se há golpe, entre 5 ª e 6 ª costelas, terá perda da função pulmonar e irá ocorrer sufocamento que possa levar a morte por falência respiratória.
18. Rim: Lesões internas causarão dor seguida de morte.
19. Volta do pescoço (Quarta vértebra cervical): Irá causar paralisia ou fratura. Às vezes, a morte irá acontecer.
20. Torção do joelho: Irá causar fratura e luxação do osso e perda de movimentos básicos de rotação.
Base do Crânio- patadas ou socos verticais e chutes laterais estilo leopardo ou tigre.
Orelhas: Ponta dos dedos médio e indicador ou faca da mão estilo Louva-deus.
Olhos: Ponta dos dedos indicadores e médio ou faca interna da mão próximo ao dedo polegar estilo macaco.
Tempora: Socos diretos ou chutes laterais com o peito do pé estilo Dragão pequeno.
Nariz: golpes com articulações dos dedos ou com pata inferior da palma da mão estilo garça.
Mandíbulas: Patadas transversais ou espalmadas com o dorso do punho ou chutes de joelho e cotoveladas. Técnica usada muita pela serpente
Clavículas: cotovelada de cima para baixo ou garras de águia
Garganta: Garras de águia, com os tres dedos, polegar, indicador e dedo médio, patada inversa com a faca da mão . Também o uso dos dedos de Louva- deus.
Plexo solar: socos verticais de pressão e golpes de serpente com as pontas dos dedos nas laterais do abdome, podendo ainda usar garras de tigre ou do Leão!
Punho: punhos de aderencia ou técnicas das garras do dragão com ganchos deslizantes.
Cotovelos: técnicas de chaves e contra-chaves, clavas e contra clavas do Wing Chun acompanhados de patas de Leão ou Tigre, podendo ser aplicado também cotovelos do Grou.
Virilhas: Mais comum técnicas de golpes da serpente com a ponta dos dedos ou técnicas do Louva-deus.
Interior da coxa: comumente golpes de patadas felinas com mão dupla podendo ainda ser usado chutes transversos ao movimento do musculo.
Joelho: movimento com golpes do macaco pela lateral do joelho atingindo tendões com patadas e joelhadas no próprio joelho do adversário, ainda é visto chutes laterais comum nas técnicas do dragão e leopardo.
Lado das costelas: socos inversos, patadas inversas do urso, socos do dragão duplo.
Rins, golpes de punhos aderentes em patas do tigre, e cotoveladas do macaco.
Volta do pescoço: técnicas da serpente em laço de braço, ou garra de leão
Torsão de joelho: Técnica de cauda de dragão ou laço de macaco.
Obs: Nenhum destes golpes devem ser praticados sem a presença de um Mestre Responsável, os golpes acima mencionados são aqui revelados por mero conhecimento teórico, sendo definitivamente praticados diante de um Mestre competente que determine a maneira correta de aplicar os movimentos sem causar danos irreversíveis!
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