O templo Shaolin ou Xaolim é um famoso mosteiro budista localizado na província de Henan, na República Popular da China. Shaolin, traduzido do chinês, significa "JOVEM FLORESTA-少林". Este nome teve origem após um grande incêndio que devastou as florestas ao redor do templo. As árvores destruídas foram depois replantadas, o que tornou a "floresta-林" "jovem-少 ".
Ideologia:
"Nenhuma alma humana pode sobreviver sem quatro princípios naturais".
Que são:
1º- "Sabedoria Infinita" - 無窮的智慧-
2º- "Equilíbrio Perpétuo"- 永久平衡
3º- "Consciência Imortal" - 不朽的意識
4º- "Amor eterno" - 永恆的愛
Estes conceitos são a base da formação de um praticante Shaolin, a "Sabedoria infinita" tem como princípio a natureza da "busca", que representa a compreensão do movimento da vida! Sem sabedoria, não haverá reconhecimento , nem distinção entre os atos, tornando-se assim um ser em desequilíbrio...Seja nas emoções, nos objetivosexistenciais ou na maneira que interpreta a própria vida!
O "Equilíbrio Perpétuo", representa a "conduta" em que não se abala diante dos perigos e nem reage de forma intempestiva diante das emoções!
A "Consciência Imortal", não admite uma visão unilateral dos aspéctos da existência, pois em cada conceito é gerada uma verdade subjetiva, a consciência percebe as diferentes formas e verdades, unifica-as como base de uma só razão! "Pensamento chinês explica isto: " Me dê a cor branca de tua verdade, me dê a cor negra de tuas inverdades, te darei então...A cor cinza de tuas dúvidas à respeito do que sabes!".
O "Amor Eterno", ideologicamente não possui intenções de apropriar-se de tudo que o mantém, representa a "liberdade do sentir", sendo o amor incondicional as formas livres da natureza, tornando assim possível, integrar-se a ela, aprender com as forças naturais do mundo e seus elementos (fogo-terra-ar-água).
Para muitos isto pode não parecer algo realmente importante, mas tal observância torna possivel que o indivíduo se situe no mundo em que vive, não é mais uma forma filosofica, mas uma maneira de compreender o significado exato da palavra vida! As artes marciais chinesas (WUSHU), ao qual o Kung Fu faz parte, busca a interação do homem interior com seu corpo, mente e alma...Não existe maneira de ter uma boa preparação nas artes marciais sem que primeiro, saibamos os caminhos de nossas buscas, a conduta que temos diante das inumeras barreiras a serem enfrentadas, nem tão pouco podemos agir de forma correta sem que se saiba
primeiramente corrigir emoções que nos levam a uma postura incorreta diante do perigo! "Aquele que não medita sobre a ação, não saberá como agir, seus movimentos serão inexpressivos ou pior, serão a ruina de sua própria ação, lutar é evitar a luta, defender-se é repudiar o ataque, vencer é apenas uma ação involuntária de quem pensa, age sem medo da derrota".( Monge Chang Wei Mah- 1549)
By
Great Master Makáo.