Não se pode falar em artes marciais, sem que se fale primeiramente em exercícios físicos, afinal de contas, todo bom praticante de artes marciais deve acima de tudo, preocupar-se com sua resistência física, mobilidade, flexibilidade e acima de tudo um bom condicionamento físico compatível a arte ao qual pratica! Muitos pensam que os exercícios basicamente são os mesmos , seja qual for a arte marcial praticada, grande erro! É importante salientar a importancia do exercício correto para cada modalidade pretendida, casa contrário, ao invés de melhorar e aprimorar as condições do praticante, poderá ocorrer exatamente ao contrário... Mostraremos aqui, somente os exercícios básicos de condicionamento físico e não os exercícios de desenvolvimento marcial! Vejamos:
Capoeira- necessita exercícios de flexibilidade e resistência dos músculos lombares, das pernas e dos braços, para isto deve condicionar seu corpo nestas principais atribuições, para isto, o capoeirista deve acima de tudo fazer exercícios de alongamento e principalmente de resistência contínua, pois os movimentos da capoeira, sem dúvida exigem 50% mais do corpo que as demais artes, por manter-se continuamente em movimento na hora de efetuar seus movimentos. Em uma "roda de capoeira" todos os movimentos são contínuos, exigindo uma maior condição de oxigenação pulmunar e tonicidade muscular que as demais artes, que possibilitam ao seu praticante pequenos intervalos entre um golpe e outro!
Exercícios de capoeira- Como podemos ver acima, é importante para a capoeira movimentos de impulso, alongamento e flexibilidade em exercícios contínuos! A capoeira salientiza acima de tudo exercícios que fortifiquem os músculo lombares, a capicidade de impulso vertical das pernas e movimentos onde o abdome desenvolva a contração necessária para suspender e absorver impulsos de giros e saltos...
Exercícios de Boxe- A maioria dos exercícios de boxe, buscam muito a fortalecimento dos membros superiores por meio de flexões, as pernas e resistência respiratória por meio de exercícios de pular corda...
Como podemos notar no video acima, o condicionamento físico do Boxe, deferente da capoeira, visando principalmente a força e resistencia muscular, não deixando de lado, é claro, os movimentos de condicionamento e explosão dos braços, por meio de técnicas de esquivas e bloqueios diretos, inclusive o boxe se serve também de aparelhos de musculação com repitições longas para maior volume muscular do bíceps e triceps dos braços, garantindo assim maior estabilidade dos socos!
No MMA e no Jiu - Jitsu como podemos ver acima, os exercícios visam principalmente dar ao praticante destas modalidades, a capacidade de impulso progressivo e impulso direto, principalmente em técnicas de arremesso do oponente ao chão, obrigando-o a exercícios de flexo-extensão por meio de séries com uso de pesos, onde possibilitem explosão muscular em alavancas e chaves! Como o boxe, também se faz usuário de continuas formas de flexões, para fortalecimento do abdome e musculos toráxicos e lombares!
Muay- Thai (acima) valoriza principalmente os exercícios de pernas e joelhos, principal objetivo deste tipo de luta, onde a velocidade de troca de pernas, posturas e golpes dependem acima de tudo de um bom rendimento de flexibilidade e explosão dos membros inferiores. O Muay-Thai, promove golpes de braços similares ao boxe tradicional, com ganchos, esquivas, jabs e cruzados com diferenciação no fato do uso dos cotovelos, por este motivo, muitos exercícios encontrados no boxe, também se encontra no Muay-Thai, mas a maior atenção desta modalidade está no desenvolvimento e alongamento dos membros inferiores, com explosão e impulso imediato de seus golpes laterais e frontais ou de giros!
Tae Kwon Do, como a maioria das artes orientais de luta de pé, enfatizam principalmente os exercícios de alongamento dos membros inferiores, que lhes permitam maior impulso e velocidade nas pernas, como veremos no video abaixo, a maioria dos exercícios buscam a ampliação de grau de abertura para chutes elevados, bem como exercícios de alongamento de brações e fortalecimento do abdome...
Karatê- A arte marcial japonesa, tem como fundamento golpes de explosão direta e movimentos de profundidade, onde a força e resistência possui graus de maior importância.
Portanto, a força e explosão de impacto são mais afloradas nos exercícios efetuados, é normal a preocupação com os exercícios que amplifiquem a tonicidade muscular principalmente nos membros superiores, não obstante, as pernas possuem aplicações de chutes de média e longa altura, como forma de bloqueio ou golpe de finalização, como diz o nome desta arte Karatê significa "Mãos Vazias", mostrando assim, que os exercícios visam mais os braços e punhos!
O Krav Maga tem como principal fundamentação como arte marcial Israelense, o uso dos braços em movimentos e golpes aplicativos do Boxe tradicional, movimentação de defesa pessoal aplicativa em chaves e bloqueios como o Aiki-do e Kung -Fú, chutes e giros do Muay Thai e Tae Kwon do! Técnica usada pelo exército Israelense... Seus exercícios básicos como podemos ver abaixo no video, buscam principalmente o desenvolvimento de braços e impulsos de chutes de explosão vertical!
O Kung Fú, arte chinesa, possui uma série de exercícios para cada estilo, sendo estes, em grande quantidade, desenvolveu-se uma infinidade de exercícios, seja para a mobilidade, flexibilidade ou alongamento como podemos ver no video abaixo!
Não importa a arte marcial que se pratica, na verdade todas possuem como principal característica, a busca de um desenvolvimento físico que possibilite a maior integração entre o corpo e o espírito, tendo como ponte, a mente sadia e equilibrada. Toda e qualquer modalidade marcial é a certa convicção de que podemos superar nossas fraquezas, angústias e limitações!
Grão Mestre Makáo I.C.M.A- 56865/54 I.G.S - 13542
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.