Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, onde sua aplicação tem como objetivo, o mínimo de desgaste corporal... Esta técnica se difere das demais pela sua velocidade e golpes de defesa e ataque simultâneo!
Muitas técnicas hoje aplicadas nas artes marciais e por muitos estilos clássicos, reconhecem a versatilidade do Wing Chun, como sendo uma forma simplificada e objetiva na arte de defesa, mesmo assim, a dificuldade maior em sua prática, está diretamente ligada em eliminar movimentos desnecessários e posturas extremamente cansativas. Para muitos estudiosos do Wing Chun, esta arte manifesta a dinâmica do movimento natural, explorando principalmente o reflexo, instinto natural de defesa e auto preservação corporal!
Vin-Tsun, como também é conhecido, possui alguns critérios específicos para a sua prática:
1º-Continuo movimento de ataque, proporcional a manifestação de defesa.
2º-Direcionar movimentos curtos de ataque, objetivando menor percurso de movimento, possibilitando golpes consecutivos em um menor espaço de tempo!
3º-Tornar os movimentos circulares como referência de defesa enquanto os movimentos de ataque, são aplicados em trajeto linear e tendo como alvo os quadrantes centrais do corpo do oponente.
4º-Evitar recuos desnecessários, mesmo quando isto venha a ocorrer, os golpes de ataques devem avançar enquanto o corpo toma uma postura de defesa ou de recuo...
5º-Golpes de bloqueios são importantes como forma de defesa ou ataque, sendo sempre usados de forma simultânea em ambos os casos!
6º- Para cada defesa, um golpe de ataque deve ser aplicado ao mesmo tempo!
7º- Qualquer movimento aplicado, tem como princípio, a mobilidade de deslocamento
do eixo de equilíbrio por intermédio da triângulação das pernas e articulações!
8º- A força de um golpe de nada é relacionado com a "rigidez" de um movimento!
9º- O princípio da velocidade supera o índice da resistência diante de um impácto.
10º- Quanto mais flexível é uma defesa, mais dinâmico é o ataque...
11º- A melhor defesa é aquela que restringe um ataque, por meio da antecipação de golpes.
12º- Todo golpe de defesa e ataque, deve ser aplicado somente quando invadido em seu eixo de ação, nenhum golpe é perigoso se distante do alcanse dos braços e pernas!
13º- Não existe golpe potente que não possa ser desviado, não existe golpe de ataque definitivo se não houver defesa difinitiva!
14º- Quanto menor é a distância entre um ataque e uma defesa, maior será a perícia de um praticante de Wing Chun!
15º-Uma boa defesa não é aquela que se fecha diante de um ataque, mas sim aquela que permite, que se abra um alvo de ataque.
16º- Desviar não é o mesmo que esquivar-se, este é o princípio do "pêndulo" do Vin Tsun!
17º- Movimentos contínuos geram golpes definitivos...
18º- Um golpe de profundidade muitas vezes independe de um golpe de impácto, mas quase sempre depende da objetividade e explosão direcionada com velocidade e precisão do golpe!
20º- O melhor golpe é aquele que quebra a sincronicidade do oponente...Usando a dinâmica de seu ataque contra ele mesmo!
21º- Bloquear, deslizar, escorregar, desviar, aderir, grudar e colidir são os princípios da ação do Vin Tsun...
22º- O maior índice de alcanse de um golpe, depende do menor índice de distância entre a aplicação entre o ataque e a defesa.
23º Nem sempre um ataque registra a perícia do melhor golpe...Mas sim a continuidade de movimentos que impedem uma reação do oponente...
Estes são os princípios básicos do VIN TSUN!
By
Great Master Makáo