Ch'uan fa, ou estilo do punho, como era chamado o Kung Fu no começo, tornou-se muito popular, quando os guerreiros de Chou ( Dinastia Zhou) na China Ocidental, derrotaram o monarca da dinastia Shang em 1122 a.C (foi a segunda dinastia chinesa, também um influente estado ao qual o registo mais antigo do passado da China foi escrito, possivelmente no século XIII a.C.
O estilo Ch'uan Fa sem dúvida é o pai de todos os estilos conhecidos de Kung Fú, pelo menos é o que se tem de registro a respeito!
O termo oficial para o Kung Fu naquela época era xi xi uhu, "Hua T'o foi um famoso médico chinês", ele é considerado um shenyi (神醫), um doutor divino, e venerado como um imortal ou uma divindade da medicina nos templos taoístas. Que por muitos é considerado o principal mentor das artes chinesas durante o período dos Três Reinos (220-265 D.C.) ele criou um método de movimento e respiração chamado wu chien shi. Este incluía a imitação dos movimentos do pássaro, veado, urso, macaco e tigre. Dizia-se que Hua T'o recebeu ajuda de um sacerdote taoísta chamado Chin Ch'ien. As obras de Hua T'o foram um marco histórico e do desenvolvimento de técnicas de Kung Fu, bem como o criador de pontos da acupuntura para a anestesia e o pioneiro da cirurgia mundial.
Após sua morte um conjunto de 34 pontos de acupuntura paravertebrais foi nomeado "Hua Tuo Jiaji" (華佗夹脊), em sua homenagem. Tanto na medicina oriental bem como na arte do Kung Fu ele é venerado como o Patriarca do Kung fu taoísta, mais tarde teve como codificador de seu estilo o famoso monge hindú Bodhidharma (菩提達摩), conhecido como Ta Mo na China!
Unificador das técnicas desenvolvidas por Hua T'o (pontos vitais), e as técnicas taoístas (mãos de Buddha), introduziu os "punhos sagrados de Buddha" entre os monges dos Templos.
Unificador das técnicas desenvolvidas por Hua T'o (pontos vitais), e as técnicas taoístas (mãos de Buddha), introduziu os "punhos sagrados de Buddha" entre os monges dos Templos.
Hua T'o
O Kung Fu (功夫), possui dois registros importantes desde sua criação, a 1ª com Hua T'o e a segunda com Bodhidharma (菩提達摩), o estilo chinês denominado xi xi uhu, tornaria-se conhecido como Ch'uan fa, o punho taoísta ou também conhecido como os punhos no caminho da meditação (Chan Ch'uan).
Bodhidharma
xi xi uhu曦湖功夫
A arte dos pontos vitais
Esta arte é sem dúvidas a principal referência que temos, como sendo o início das artes chinesas, mais tarde denominada como kung fu e atualmente Wushu...
Sua base de ensino inicia com o estudo de 34 pontos vitais, que dividem-se em:
-Ponto de neutralização de movimentos (sistema nervoso)
-Ponto de compressão "Quan (ulnar)
-Ponto de fluxo yang (respiração superior)
-Ponto de bloqueio Dao Xia (energia Qi)
-Ponto de fluxo Yin (respiração inferior)
-Ponto do triplo aquecedor ( vascular)
Esta técnica de pontos vitais, após ser profundamente estudado, originaram mais tarde os oito punhos de Xi Xi Uhu originaram os 5 punhos de Chuan Fa!
1º punho- Punho de profundidade
2º punho- Punho da penetração
2º punho- Punho da penetração
3º punho- Punho que abre
4º punho- Punho que esvazia
5º punho- Punho que paraliza
Atualmente poucos praticantes de diversas modalidades de Kung Fu, rewalmente conhecem tal técnica, por sua vez, existem registros de algumas escolas de kung fu Chuan Fa que buscam manter o estilo em sua forma original...
by
Great Master Makáo
by
Great Master Makáo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.