Defesa pessoal, ou autodefesa, é um conjunto de métodos vários que podem ser utilizados para deter um ataque pessoal.
As técnicas de defesa pessoal têm sido derivadas das artes marciais tradicionais, adaptadas para uso por pessoas comuns para defender-se de qualquer ataque motivado por assaltos, sequestros e invasão de pricacidade física ou social!
Em defesa pessoal utilizam-se técnicas simples e são evitados movimentos mais complexos, na maioria das vezes aplicados por profissionais da área.
Utilizam-se principalmente bloqueios, retenções e alavancas para dominar o adversário de maneira o mais rápida possível, administrando o tempo de reação em combate corpo a corpo (A expressão "corpo-a-corpo" indica combate desarmado), para evitar riscos e deixar em segundo plano diferenças físicas ou agressões físicas desmedidas.
A defesa pessoal é baseada nos fundamentos de alguns esportes ou artes marciais, como o judô, o aikido, kung fu, Tae kwon Do, Hapki-Do ou karate e Jiu-Jitsu. O caráter principal da defesa pessoal é a contra-força, enquanto que, geralmente, os oponentes podem ser pessoas de dimensões mais amplas ou com forças musculares maior que as nossas. É por esta razão, que as técnicas básicas como os golpes únicos, como o uso da palma da mão, as articulações dos dedos e a partes macias ou golpes de joelho, são mais eficientes em momentos de tensão de um ataque corporal, podendo ainda, ser desenvolvidas técnicas mais abrangentes e praticadas por profissionais, como vários tipos de chutes, e também mais avançadas como desequilíbrios ou imobilizações (que são uso em defesa pessoal de polícia ou em modalidades esportivas) são as aplicações compreendidas na defesa pessoal.
Métodos de Defesa Pessoal
Podemos dividir as técnicas de defesa Pessoal em quatro segmentos específicos, que são:
1º- Defesa Pessoal Ostensiva (projetar-se diante ao ataque em ação rápida)divide-se em:
(a)- Defesa, Anti-sequestro relâmpago
(b)- Defesa, diante de volante violento (bloqueio de trânsito)
2º- Defesa Pessoal Preventiva ( evitar uma ação de ataque antes do fato ocorrer)
(a)- Contrôle de movimentação de risco, diante de perseguição
(b)- Contrôle de ambiente diante de suposto ataque eminente
3º- Defesa Pessoal Mobilizadora ( Ação de mobilização corporal diante de um ataque)
(a)- Ação de mobilização do agressor por meio de golpes de chaves ou por meio de trações.
(b)- Mobilização por objetos ou (cordas,correntes, cintos, presilhas e cadarços de sapatos ou qualquer artefato disponível no momento da mobilização)
4º- Defesa Pessoal anti-armas (Ação de desarmamento diante de ataque armado)
(a)- Ação e reação diante de ameaças de armas brancas.
(b)- Ação e reação diante de armas de projéteis.
São estes os principais pontos de referências na prática da auto-defesa, onde o indivíduo busca a capacitação de segurança e integridade física mediante ao preparo técnico, que lhe permita uma ação imediata diante de um agressor...Na maioria das vezes, um aspirante às técnicas de defesa pessoal, leva aproximadamente um período de 72 horas de treino para assimilar os golpes e ações de fugas! Deixo claro que as técnicas aqui mencionadas só são colocadas em prática, mediante a uma situação favorável, onde o agressor possibilita a prática da auto-defesa, caso contrário, evita-se qualquer ação contrária!
Metodologia de ação de defesa!
Quando e como reagir
Cada arte marcial toma para si um método de aplicação defensiva, algumas buscando meios de mobilizações enquanto outras o ataque ou contra-ataque com golpes de impácto, principalmente em articulações ou em partes tidas como "moles" (garganta, olhos , orgãos genitais, joelhos e cotovelos) .
O principal mecanismo de defesa diante de um ataque eminente, está relacionado principalmente à distância entre o agressor e a vítima, luminosidade do ambiente e a tensão psicologica do agressor e a calma do agredido no momento do ataque, isto é fundamental para ter exito ao esboçar uma reação de defesa!
Nunca se deve tomar uma iniciativa de defesa se o ambiente não propicia uma reação, nestes casos, o ambiente sempre deve estar favorável ou seja, a luminosidade do ambiente deve estar diretamente focada aos olhos do agressor, impedindo que ele obtenha reflexos imediatos diante da ação do agredido!
Nunca reagir se o ambiente é de difícil campo de fuga, sendo assim, só admiti-se reação quando o ambiente sustenta espaço para a fuga, jamais em caso de ambientes extremamente pequenos ou sem saída!
Nunca agir diretamente com movimentos que caracterizem reações diretas ao agressor, sendo assim, sempre se mantenha em uma postura aparentemente passiva e submissa, para que o agressor não o veja como ameaça, dando assim a chance de uma ação eficaz no momento certo!
ALGUNS GOLPES DE DEFESAS EFICIENTES
Técnica de defesa do Krav-Magá
Defesas Pessoais do Aikido
Defesa Pessoal no Wing Chun
Defesa de mobilizações do Jiu-Jitsu
Defesa pessoal no Tae Kwon Do
Qualquer que seja a técnica aprendida por uma pessoa, deve estar sempre preocupado com alguns itens a serem profundamente analizados diante de uma agressão física. Como percebemos anteriormente, o espaço de fugas, luminosidade do local a favor da defesa e contra o atacante, são importantes para um bom desempenho. Mas existem outros fatores que veremos a seguir que servem como dicas:
1º- Usar sempre roupas que permitam maior mobilidade para a defesa, que não coibam movimentos rápidos caso seja necessário...
2º- Usar sempre que possivel sapatos baixos e que não escorreguem diante da necessidade de golpear com as pernas...
3º- Roupas escuras permitem melhor processo de fuga e dificultam ataques do agressor em ambientes pouco iluminados ou no período da noite!
4º- Evitar o uso de óculos com lentes escuras, pois isto diminui a capacitação visual no momento da defesa, bem como restringe os reflexos!
5º- Jamais reagir a uma investida, caso a distância seja maior ou menor a distância de um braço (em relação ao corpo do oponente) , pode ser perigoso...esta é a distância coerente para a auto-defesa!
6º- Manter a calma e usar o próprio medo como instrumento de alerta, caso contrário o pânico torna-se um principal mecânismo de "congelamento de ação", nestes casos não se deve reagir em caso algum, pode ser fatal!
7º- Manter-se sempre de lado para possivel ameaça de ataque com armas (facas, pistolas) para evitar um ataque frontal que atinja orgãos vitais, jamais se colocar de frente ao agressor com uma arma, sempre mantendo o corpo de lado...
8º- O conhecimento de alguns pontos vitais na anatomia humana, permite que a defesa pessoal seja mais eficaz, sem este conhecimento a possibilidade de golpes perde 30% de sua aplicação!
A sociedade como um todo, requer um preparo da população diante das constantes ameaças de assaltos, sequestros e violencia sexual.
Buscar um conhecimento de defesa pode ser a diferença entre manter-se vivo ou ser mais uma vítima de criminosos. A defesa pessoal estabelece uma ampla conquista social entre as academias e escolas, sendo exemplo a ser seguido para uma sociedade mais segura!
By
Great Master James Makáo
Master of Wing Chun and Kak Kan Chun
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.