Eu sempre tive uma grande admiração pelos profissionais e Mestres das Artes Marciais, que foram os grandes pioneiros das diversas técnicas e estilos que fizeram a história das modalidades existentes atualmente. Falar destas pessoas para mim é uma honra, pois convivi com a maior parte delas, sem dúvida são grandes exemplos de pioneirismo, dedicação e profissionalismo! A maioria dos atletas hoje em evidência nacional e internacional, surgiram dos ensinamentos e das técnicas transmitidas por muitos destes personagens de nossa sociedade, que fazem parte da memória de Curitiba e da Arte Marcial do Paraná...Fico profundamente feliz em poder homenagear estes representantes da arte marcial Paranaenses, que muito contribuiram para a arte marcial brasileira! Muitos ainda ministram aulas, outros já não estão entre nós, alguns já aposentados, mas sem qualquer sombra de dúvida, representam para muitos, o início de uma trajetória de vitórias e uma herança herdada por muitos praticantes da atualidade. Dedico esta postagem as novas gerações das artes marciais de Curitiba, para que jamais deixem seguir ao esquecimento, estes ícones das Artes Marciais do Paraná! Cada qual faz parte de uma história, de uma arte, seja Karate, Tae Kwon Do, Judô, Kung Fú, Muay Thay, Boxe, Capoeira ou Aikido! Não é uma questão de saudosismo mas sim, reconhecimento...Iniciei profissionalmente em 1972, época em que as artes marciais ainda caminhavam em passos lentos. Alguns Professores e Mestres ainda mantinham seus nomes com pouca relevância naquela época, mas seriam eles que dariam início à muitos mitos das artes marciais, tais como:
Sensei José Castro de Oliveira da Goju-ryu (剛柔流, Karatê).
Em meados da década de 60, ao mudar-se para Curitiba, uma das primeiras coisas que fez, foi procurar uma academia e, por indicação, chegou ao número 143 da Rua Ermelino de Leão. Foi nesse DOJÔ que o jovem aluno conheceu o AIKIDÔ, pois esta era a arte praticada naquele local sob a orientação de um Sensei chamado Nelson.
O AIKIDÔ fez parte de sua vida por 03 anos até que em 1968 a academia foi vendida para um professor de KARATÊ chamado Julio de Lara Tomasi, que passou a ensinar o estilo GOJU-RYU de KARATÊ.
Sensei Castro
Sensei Castro
Sensei Julio de Lara Tomasi (Julinho da Goju-ryu 剛柔流, Karatê )
O Sensei Julio, conhecido por "Julinho" ou "Hércules" aprendeu a essência do KARATÊ com um professor japonês, que ministrava aulas particulares na garagem de sua casa. Na nova academia, “Julinho” adotava um sistema de treinamento rigoroso que priorizava repetições de abdominais, flexões de braços, abertura de pernas e fortalecimento do HARA (barriga) com aplicação sucessiva de socos e chutes potentes. Os alunos mais graduados - SEMPAIS - eram submetidos a sessões de "corredor polonês", com aplicação de golpes com uma toalha molhada na altura do dorso, com violência, de forma a deixar a pele avermelhada.
Em 1973, o DOJÔ do Sensei Julio recebeu a visita do Sensei Akira Taniguchi, e este intercâmbio fez nascer a então "ASSOCIAÇÃO MEIBU-KAN DO BRASIL" que era a denominação de todas as academias que, no Brasil, seguiam a “MAHATO-KAI GOJU-RYU”, fundada pelo Mestre Sumihiko Funatsu. A sede da MAHATO-KAI era o Clube de KARATÊ da Universidade de Kyushu no Japão. O Mestre Sumihiko Funatsu foi aluno do fundador do GOJU-RYU, o Grande Mestre CHOJUN MIYAGUI.
Em outubro de 1975 o Sensei Julio faleceu de maneira trágica e inesperada, deixando como seguidores os atuais Senseis José Castro de Oliveira, Vitor Moreira da Cunha, João Ari Chiquito e Antonio Felipe da Silva.
Sensei Aldo Lubes
Aldo Lubes, italiano radicado em Curitiba, licenciado em Educação Física - UFPR- Faixa Preta de Karatê - 8º Dan - 7.0001 - C.B.K.-Faixa Preta de Judô - 4º Dan - 1.172 -Diretor Técnico Geral - C.B.K.- Secretário Geral - F.Pr.K.-Árbitro P.U.K.O. - Kumite e Kata. Tido como um dos maiores ícones do Karatê Paranaense, responsável pela doutrina marcial da Kodokan, leva seu nome como referência Nacional e Internacional nesta modalidade!
Sensei Taura Hiroshi
Sensei Taura tinha academia na Marechal Deodoro, esquina com Barão do Rio Branco. O estilo do Sensei foi Wado-Kai, pioneiro nesta técnica de Karatê, fundou sua escola em regime de técnicas baseadas em combates (komites) de alta intensidade de contatos, faleceu no ano passado em 28 de outubro! Eu o conheci quando eu era ainda muito jovem, tornei-me amigo do Sensei, mesmo sendo de artes diferentes, eu praticante de Kung Fu e ele de Karatê, fui bem recebido por ele, tenho grandes recordações deste homem que me trouxe muitos conhecimentos de sua arte!
Sensei Julio Arai -Grande Mestre de Karatê discipulo de Sensei Okuda treinou também com o Sensei Sagara. esplêndido ser humano, referência do Karatê na década de 80, Sensei Julio Arai e setimo Dan ITKF, criador de campeões em torneios, seus alunos mais conhecidos sao o Gilberto, antigamente o Silverio e o Adao Pedroso (conhecido como chicote, pelo chute rápido). Grande amigo, grande educador desta nobre arte japonesa Sensei Arai, uma representação marcial da mais alta relevância!
Mestre burguês- Mestre de Capoeira, um dos maiores e proeminentes Mestres desta arte genuinamente Brasileira.
Antonio de Menezes, o Mestre Burguês, nasceu em 06/09/1955 em Laranjeiras/SE. Aos três meses de idade mudou-se com a família para o Rio de Janeiro.
Aos doze anos de idade, deu seus primeiros passos na capoeira com um amigo de colégio, Nelson, em Ramos. Os dois para não apanhar do China, um menino que gostava de bater em todo mundo, compraram o livro "capoeira Sem mestre" e começaram a treinar.
Com o passar do tempo, entrou em contato com as rodas de mestre Mentirinha em Ramos, Bonsucesso e identificou-se com o estilo de mestre Paulão, fundador do grupo Muzenza.
Em 1975, após lecionar em Madureira e Meyer (RJ), foi para Curitiba, transferindo a matriz da Muzenza para o Paraná iniciando um trabalho voltado para as raízes da capoeira, implantando essa modalidade em clubes, escolas, comunidades carentes, univesidades e quartéis.
Ao longo de sua carreira realizou vários congressos, encontros nacionais, fundou a Federação Paranaense de capoeira. Grande amigo, homem de uma simplicidade respeitável, detentor das maiores referências internacionais da Capoeira, exemplo de dignidade para o povo Curitibano!
Mestre Pernambuco- Mestre da Capoeira ao qual convivi por longo tempo de meu início de carreira em Curitiba, amigo com alma de criança, simbolo de vitalidade, praticamos juntos, trocamos conhecimentos (kung fu& capoeira). Criador da "Academia Rei Zumbi" antigamente na Praça Tiradentes!
Mestre Kunta Kinte
Mestre Rudimar- Na época, um carioca chamado Nélio Naja estava introduzindo o Muay Thai em Curitiba. a partir daí surgiria aquele que mais tarde seria o maior divulgador desta arte, RUDIMAR FEDRIGO, o grande Mestre de Muay Thay, sendo ele responsável por muitos lutadores desta arte , que galgaram o prestígio Internacional no M.M.A. Pesquisador das artes marciais, buscou o limiar de seu estilo de luta, confiando em seus ensinos e nos seus alunos, tornou-se um ícone desta arte no Paraná e no mundo do M.M.A como técnico aprimorado!
Mudou-se posteriormente para Curitiba/ PR, com ajuda de um mestre conhecido seu, que o ajudou a reestruturar sua vida no novo país. Grão-Mestre Kang recorda-se com satisfação de sua chegada à rodoviária da capital paranaense, mais de trinta anos atrás, quando ficou encantado com a beleza da cidade e com a gentil acolhida de seu povo. Kang, grande divulgador das artes marciais coreanas, também um grande amigo que conquistei já fazem 20 anos, sinto-me honrado por sua amizade!
<><><><><><><><><><><><>
</></></></></></></></></></></></><><><><><><><><><><><><>
</></></></></></></></></></></></>
Aos doze anos de idade, deu seus primeiros passos na capoeira com um amigo de colégio, Nelson, em Ramos. Os dois para não apanhar do China, um menino que gostava de bater em todo mundo, compraram o livro "capoeira Sem mestre" e começaram a treinar.
Com o passar do tempo, entrou em contato com as rodas de mestre Mentirinha em Ramos, Bonsucesso e identificou-se com o estilo de mestre Paulão, fundador do grupo Muzenza.
Em 1975, após lecionar em Madureira e Meyer (RJ), foi para Curitiba, transferindo a matriz da Muzenza para o Paraná iniciando um trabalho voltado para as raízes da capoeira, implantando essa modalidade em clubes, escolas, comunidades carentes, univesidades e quartéis.
Ao longo de sua carreira realizou vários congressos, encontros nacionais, fundou a Federação Paranaense de capoeira. Grande amigo, homem de uma simplicidade respeitável, detentor das maiores referências internacionais da Capoeira, exemplo de dignidade para o povo Curitibano!
Mestre Burguês
Antonio Rodrigues Santos, Mestre Sergipe, nasceu em Boquim no estado de Sergipe, e se criou em salvador, onde aprendeu a capoeira angola com o lendario Mestre Caiçara, e com o qual teve a honra de ser seu contra-mestre. Tambem foi aluno do renomado Mestre Nô. Ministrando aulas de capoeira durante muitos anos em sua academia no bairro da mangueira em Salvador.
No dia 18 de dezembro de 1973, Mestre Sergipe radicou-se em Curitiba no Estado do Parana, implantando e desenvolvendo este esporte nacional, tornando-se pioneiro nesta arte no estilo de Capoeira Regional. No início de minha carreira em Curitiba, iniciei dando aula em sua academia, onde nasceu um grande respeito por ele e sua arte!
Mestre Sergipe
Mestre Piton- Aloízio de Souza Píton, Capoerista, nascido e criado no Recôncavo Baiano, onde conheceu a capoeira de rua, é outro da Velha Guarda. “Mas a transformou em aprendizado em Curitiba, a partir de 1974, com o Mestre Sergipe”, neste período eu (Makáo), tive o grande prazer em conhecer este grande Mestre...
Mestre Piton- Aloízio de Souza Píton, Capoerista, nascido e criado no Recôncavo Baiano, onde conheceu a capoeira de rua, é outro da Velha Guarda. “Mas a transformou em aprendizado em Curitiba, a partir de 1974, com o Mestre Sergipe”, neste período eu (Makáo), tive o grande prazer em conhecer este grande Mestre...
Mestre Piton
Mestre Pernambuco
Carlos Roberto Alves- Mestre Kunta Kinte da capoeira, nascido em Assis Chateaubriand /PR. Eu conheci Kunta Kinte ainda jovem, forte, ágil e praticante de Capoeira, ao qual iniciou dando aula no bairro do Portão, polêmico e irreverente, sempre foi o seu perfil, mas acima de tudo, um homem conhecedor de sua arte e faz parte da galeria dos capoeiristas que fizeram história em Curitiba, grande amigo e grande personalidade das artes marciais da Capital do Paraná!
Mestre Rudimar- Na época, um carioca chamado Nélio Naja estava introduzindo o Muay Thai em Curitiba. a partir daí surgiria aquele que mais tarde seria o maior divulgador desta arte, RUDIMAR FEDRIGO, o grande Mestre de Muay Thay, sendo ele responsável por muitos lutadores desta arte , que galgaram o prestígio Internacional no M.M.A. Pesquisador das artes marciais, buscou o limiar de seu estilo de luta, confiando em seus ensinos e nos seus alunos, tornou-se um ícone desta arte no Paraná e no mundo do M.M.A como técnico aprimorado!
Fundador do"Chute Boxe" em Curitiba, elevou sua arte como um verdadeiro símbolo de perseverença, amigo de muitos eventos e solidário no desenvolvimento de todas as artes marciais!
Mestre Rudimar
Fábio Noguchi- Mestre de Muay Thay
Em novembro de 1982, Fábio Noguchi iniciava sua vida no muay thai, graças a seu irmão que o levou conhecer a academia Muay Thai, de Nélio Naja, o introdutor do muay thai no Brasil.
Noguchi, que nasceu em Tupaciguara - MG, e desde pequeno acordava às 4h da manhã para ir ao CEASA e ajudar seus pais na feira, teve Rubens Melantônio como seu primeiro professor da arte tailandesa. Na época em que entrou na academia, Nélio Naja tinha acabado de sair, passando a responsabilidade para Rubens e Reginaldo "China". Neste período Noguchi abriu sua academia, mas tempo depois Noguchi fechou sua academia e ficou com o Rudimar, na Chute Boxe. Em 1987, recebeu mais uma faixa preta, agora dada pelo mestre Rudimar Fedrigo, tornando-se assim o único atleta com 3 diplomas da graduação preta, um dado por Nélio Naja, outro por Reginaldo China e outro por Rudimar Fedrigo.
Deu aulas na Chute Boxe até 1990 e depois, mais uma vez, abriu sua própria academia.
O primeiro faixa preta formado por Noguchi foi Osmar Dias (Falecido). Depois foram formados Katel Kubis, Anderson Silva, Julinho Borges, Fabiano Paiva e Vagner Tiburcio. Somente em 2007 vieram novos faixas pretas: Wágner Gáveas, Liliane Balles "Loli", Wágner "Nega" e Ivo.
Reconhecidos no país e que tem sua própria história confundida com a história do Muay Thai no Brasil e em Curitiba. Grande personalidade das artes marcias do Paraná, respeitado pela sua grande alma e pelo seu nível de mestrado ímpar e suas qualidades como mentor de grandes atletas de renome!
Mestre Fábio Noguchi
Grão-Mestre Dr. Hong Soon Kang
Grão-Mestre Dr. Hong Soon Kang, Ph.D, é Presidente e Fundador da WOHF (World Olympic Hapkido Federation), instrutor, examinador e árbitro internacional (1ªclasse), 10°dan em Hapkido pela mesma entidade, faixa preta 9°dan em Taekwondo pela WTF (World Taekwondo Federation), Mestre Kang, como é conhecido mundialmente, nasceu em 6 de agosto de 1943, na cidade de Hae Nam, Coréia do Sul, iniciando sua carreira marcial naquele país, em 1955, na cidade de Mok Po; porém, há mais de 30 anos dedica-se à divulgação das artes marciais coreanas, Hapkido e Taekwondo, no Brasil.
Mudou-se posteriormente para Curitiba/ PR, com ajuda de um mestre conhecido seu, que o ajudou a reestruturar sua vida no novo país. Grão-Mestre Kang recorda-se com satisfação de sua chegada à rodoviária da capital paranaense, mais de trinta anos atrás, quando ficou encantado com a beleza da cidade e com a gentil acolhida de seu povo. Kang, grande divulgador das artes marciais coreanas, também um grande amigo que conquistei já fazem 20 anos, sinto-me honrado por sua amizade!
Grão Mestre Kang
GRÃO MESTRE ROMILDO JOSÉ LOPES - Iniciando a pratica de Tae kwon Do e Hap Ki do na decada de 70, tendo como primeiro instrutor Mestre Nam Yong Kim, ao qual tive a grata satisfação de conhecer e treinar por algum tempo. Diretor de Artes Marciais da Federação Paranaense de Taekwondo. Diretor da Academia Dragão de Artes Marciais- Presidente e Fundador do HAPKIDO TEYANGKIDOKWAN- The International Hapkido Union e União Brasileira de Hapkido - No mesmo período que eu o conheci, ainda faixa preta 1º Dan, conheci colegas seus como o Grande amigo Mestre Ivo, que dá aula em São Jose dos Pinhais, ambos pessoas aos quais mantenho amizade profunda e com muita admiração!
Grão Mestre Romildo
<><><><><><><><><><><><>
</></></></></></></></></></></></><><><><><><><><><><><><>
Rubens San- Um boxeador veterano, possui curso superior em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, Rubens Peruchon, seu nome de batismo, carrega no currículo títulos estaduais, brasileiros, e outros internacionais, como amador e profissional. Entre eles uma medalha de terceiro lugar dos pesos galos (até 54kg) pela IBF, ou FIB em português (International Boxing Federation ou Federação Internacional de Boxe, respectivamente) e um bicampeonato brasileiro da região centro-sul pela CBP (Confederação Brasileira de Pugilismo), hoje CBB (Confederação Brasileira de Boxe). Grande preparador de muitos adeptos de artes Marciais, eu o conheci em meados dos anos 80, Quando possuia sua academia na Rua Riachuelo fui agraciado com seus ensinamentos de Boxe, esquivas e pêndulos, ao qual me auxiliou em muito em minha carreira, pessoa amável e dedicada ao seu esporte, tornou-se exemplo de luta pelo boxe no Paraná
Rubens San
Sensei Ney Mecking- Praticante de Judô desde 1961, faixa preta em 1970, atualmente é faixa vermelha e branca 7.º Dan, filiado à Federação Paranaense de Judô e à Confederação Brasileira de Judô. Presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários. Assessor técnico de Judô da Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Professor de Judô da Sociedade Thalia desde 1976 até os dias atuais. Neste período tive a oportunidade de conhecer este grande expoente do judo Paranaense...
|
meu nome é luiz eduardo silva, fui aluno do mestre makáo, do professor andré(shaolin do sul) e finalmente e definitivamente, do professor alfredo dib. grandes seres humanos a quem devo grande parte da minha formação como pessoa. um abraço a todos vocês e minha mais profunda consideração.
ResponderExcluir