Após séculos de existência, vemos os estilos de Kung Fu tradicionais, retornando à tona diante de uma série de transformações nas artes marciais. Isto é uma crescente necessidade diante das dificuldades que a sociedade mundial vem sofrendo em relação a violência social, desta forma, as artes marciais em geral vem crescendo aos olhos da população mundial, como meio de auto-defesa e segurança social! Atualmente O Wing Chun é o estilo de defesa pessoal mais procurada no mundo, entre as artes tidas como tradicionais, redescoberta a partir dos anos 60, com a divulgação do renomado ator marcial Bruce Lee...Aluno do então desconhecido ao mundo Ocidental, o Grande Mestre Ip Man, principal divulgador desta arte no Oriente! No final dos anos 60, conheci o Mestre Chen Lo, que havia sido aluno de Grande Mestre (Wong )Li Chen, que por sua vez, havia sido aluno na China, do Grande Mestre Chan Wah-shun (陳華順 1836–1909), entre os 16 alunos de sua escola, onde também praticava ainda jovem o seu então colega, Ip Man...
Mestre Chan Wah Shun tinha sob sua tutela marcial 16 alunos diretos, isto no final do século IXX ( 1890). Após a sua morte (1909), os alunos de sua escola ficaram por algum tempo aos cuidados de seu aluno direto Ng Chung-sok (吴仲 素), posteriormente cada qual assumiu a responsabilidade de abrir novas escolas, onde originou diversas ramificações do Wing Chun (famílias)!
Entre estas famílias a mais conhecida é sem dúvida a do Grande Mestre Ip Man, pela sua notoriedade mundial!
Mas alguns alunos de Chan Wah Shun, mesmo não tendo seus nomes profundamente conhecidos com de seu colega Ip Man, continuaram a trajetória da linhagem do falecido Mestre. Com isto, nascia as linhagens do Wing Chun ao redor do mundo:
Ng Siu-lo (吴小 鲁)- Atualmente representado
Fung Wü (馮武)- ?
Wong Li Chen (黃李辰) Atualmente representado
- Atualmente representado
Yu Choi (於國財)- ?
(Nin) Lan Fay (湯勞小仙子)- ?
Jiu Wan Yan (玖萬燕)- ?
- Atualmente representado
(Três alunos não possuem registros históricos ou se perderam no tempo).