Primeiramente, devo deixar claro aos meus leitores, a grande dificuldade existente no que diz respeito ao "Wing Chun" atual!
São muitas as diferenças entre as "formas" praticadas de escola para escola, as "Linhagens do Wing Chun", dividem-se em três seguimentos básicos:
1º-Os praticantes de Wing Chun, que desenvolvem as formas (movimentos) criadas pela Monja Ng Mui 五梅大師 (Fundadora do estilo em 1664) estilo baseado na técnica Ching I e Pa Kua e Tai Chi Chuan (estilos do templo Siu Lun = Shaolin) .
2º- Os praticantes de Wing Chun que aplicam as formas baseadas no aprimoramento do estilo, por intermédio de Yim Wing Chun também escrito: Yim Wing Chun, Yim Ving Tsun ou Yim Wing Tsun (discípula direta de Ng Mui, ao qual o estilo recebeu seu nome como homenagem em 1672 aproximadamente).
3º- Os praticantes de Wing Chun, que treinam as formas desenvolvidas pelo marido de Yim Wing Chun (Leung Bok Chau ou Leung Bok Toa) e praticante do estilo Hung Gar por muitos anos.
Após perder uma luta para sua mulher, ele (Leung Bok Chau ou Leung Bok Toa) quis aprender com ela. Mais tarde, ele mudou o nome do sistema para Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun).
Se formos analisar estes três critérios, poderemos perceber os seguintes princípios de aplicação do Wing Chun:
1º- Estilo codificado por Ng Mui, baseado pelos estilos praticados por ela no templo Shaolin ( Pa Kua- Ching I- TaiChi Chuan), que mais tarde seria chamado de Vin Tsun ou Wing Chun, atualmente Wing Tsun Kuen!
2º- Estilo com características próprias por Ng Mui, transmitido à sua discípula Yim Wing Chun...
3º - Após a morte de Ng Mui, Yim Wing Chun e seu marido Leung Bok Toa, criam algumas mudanças no estilo, onde outrora foi conhecido como Wing Chun Kuen !
Portanto temos aqui três variações do mesmo estilo, mesmo sendo pequenas variações, elas existem e isto nenhuma escola de Wing Chun e suas linhagens podem afirmar de forma contrária! O que veremos a seguir nesta postagem, está relacionado a um sistema de Wing Chun dificilmente praticado atualmente, este sistema é sem dúvida o mais próximo que podemos chegar ao estilo criado pela monja Ng Mui em 1664.
"Lei Phai Quan - SEGUINDO O PUNHO DA GARÇA "
(O Wing Chun Secreto)
É um sistema de Kung Fu tradicional que teve seu início de desenvolvimento no Tibet no ano 1400. Também conhecido como Lei Phai Quan e quase não possui movimentos acrobáticos, sendo um estilo voltado ao combate com uso de socos, golpes de mão aberta, chutes e defesas ageis incluindo o uso de diversas armas e tecnicas de defesa pessoal através de ataques a pontos vitais, agarramento (dominação), torções de articulações, projeções! Deste estilo originou-se o Wing Chun atual, ensinado por muitas "famílias" desta técnica.
Mas aí vem a pergunta: Quais as diferenças do Wing Chun Kuen ensinado na atualidade e o Wing Chun baseado no Lei Phai Quan ? É isto que veremos a seguir...
Características do Lei Phai Quan
Esta técnica Tibetana (Kung Fu tibetano) e mais tarde assimilada pelos Templos Shaolins do Sul da China, possuia variações multiplas de técnicas de punhos, conhecidas como "Nan Lei Phai no Tibet ou Nin Lan Fay na China". Estas formas de defesa e ataque tinham como princípio 10 variações:
1- Braços que deslizam
2- Punhos que interceptam
3- Mãos que bloqueiam
4- Punhos que arrastam
5- Palmas que grudam
6- Braços que penetram
7- Mãos que enganam
8- Punhos que flutuam
9- Mão que esconde10- Punhos que torcem
Esta técnica conhecida como Nin Lan Fay 林蓝凡, era a base suprema do futuro estilo criado por Ng Mui, também conhecido como estilo:
Quántóu 拳頭(Punhos)
Yīngtáo櫻桃 (cerejeira)
Ou: "Punhos da Cerejeira" - 櫻桃手柄- Yīngtáo shǒubǐng
Sendo assim, o estilo criado inicialmente como "Os punhos da cerejeira (櫻桃手柄)" deraram origem ao estilo futuramente conhecido como Wing Chun". O Nin林 Lan蓝 Fay凡 (floresta toda azul)com seus 284 movimentos de punhos, braços e palmas, em um só complexo de movimentos consecutivos, foram as principais bases no desenvolvimentos de variações do Wing Chun, sendo o Nin Lan Fay, hoje pouco praticado entre as linhagens do Wing Chun, sendo apenas 6 linhagens que ainda mantém esta prática entre os movimentos do Wing Chun atualmente praticado no mundo inteiro! Esta série de movimentos foram excluidos das formas ensinadas do Wing Chun Kuen, mesmo assim, seis famílias de linhagem Wing Chun, as mantém como "princípio" básico de seus ensinamentos!
Já as demais escolas oriundas do Wing Chun ensinado por "Yim Wing Chun e seu marido Leung Bok Chau ou como muitos preferem, Leung Bok Toa, este responsável pela exclusão do Nin Lan Fay, das formas ensinadas, não aplicavam mais esta série de movimentos, como era ensinado por Ng Mui, mas sim foram divididas em vários seguimentos até os dias atuais! Minha escola ainda mantém o Nin Lan Fay entre seus ensinamentos em conjunto das demais formas praticadas do Wing Chun, pois a linhagem que faço parte e represento mundialmente (Wong Li Chen), mantém estes critérios como referência a sua fundadora (Ng Mui)!
Resumo: "As três variações"
Linhagem de Ng Mui (Matriarca do Wing Chun e praticante do estilo Lei Phai Quan Tibetano ).
Ng Mui
Linhagem de Yim Wing Chun (Codificadora do estilo Wing Chun e discípula de Ng Mui).
Ng Mui e sua aluna Yim Wing Chun
Obs: Todos os "ramos" das linhagens do Wing Chun praticam as mesmas formas com suas diferenciações em virtude das três variações acima citadas, explicando assim os reais motivos de tantas alterações de escola para escola!
By Great Master Makáo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.