Iremos abordar nesta postagem, a filosofia marcial mais completa desta arte, que por muitos é considerada a mais eficiente modalidade de Kung Fu! Nenhuma arte é mais intimamente ligada às técnicas de "braços" que o Wing Chun! Seus ensinamentos vão muito mais além do que é exposto em livros, filmes e academias, seus ensinamentos vão além da perícia técnica de golpes ou eficiência de ataque e defesa.
Muitos ensinamentos vão além do tempo, sendo conhecidos apenas por uma pequena parte de seus praticantes...Aqui será revelado conceitos e formas de desenvolvimento filosofico desta arte criada por volta do ano de 1664, onde a teoria reforça a prática desta modalidade de Kung Fu, conhecida como "Vin Tsun", (Wing Chun- Linda Primavera)..
Muitos ensinamentos deste estilo, são verdadeiras obras de filosofia aplicada, buscando dar explicação sólida de seus fundamentos, até hoje pouco conhecido da grande massa de praticantes! Baseada nesta filosofia que o Wing Chun obteve reconhecimento Mundial de seu alto índice de perícia marcial, fato este que iremos aqui revelar, tais princípios hoje são devidamente praticados pelo Estilo Kak Kan Chun, ao qual fui o codificador do estilo em todos os continentes:
Regras do Kak Kan Chun e Vin Tsun
By Grão Mestre Makáo
Regra Nº1- A velocidade de um movimento está diretamente ligado a aplicação contínua de uma sequência de golpes, que por sua vez, limita o espaço entre os golpes deferidos!
Regra Nº2- A velocidade do movimento da defesa deve ser em igual equivalência com o ataque, seja no recuo ou no avanço do movimento...
Regra Nº3- É mais importante diminuir a lacuna de tempo entre os golpes simultâneos, do que a velocidade dos golpes deferidos!
Regra Nº4- Toda a defesa eficiente, segue a regra em que, para cada golpe defendido em bloqueio curvo, um ataque deve ser efetuado simultanêamente em linha curva e oposta!
Regra Nº5- Todo movimento de "Pêndulo", deve ser efetuado oposto ao movimento de ataque, Exemplo:- "Quando o braço segue em direção ao oponente, o corpo deve seguir direçao oposta, sendo assim pêndulo para trás enquanto o braço segue para frente!
Regra Nº6- A melhor defesa, é o contra golpe no membro que defere o ataque realizado pelo oponente.
Regra Nº7- A força de um golpe, jamais supera a velocidade em golpes contínuos!
Regra Nº8- Toda defesa segue por fora do golpe de ataque e contra ataca, por dentro do corpo do oponente, jamais ao contrário!
RegraNº9- É mais eficiente "deslizar" sobre o ataque, do que bloquear o ataque, é mais eficiente bloquear o ataque indo em frente em direção ao oponente, do que recuar diante do adversário!
Regra Nº10- Cotovelos circulares defendem cotoveladas giratórios, cotovelos giratórios defendem cotoveladas circulares, esta é a regra dos braços paralelos e dos braços transversos...
Regra Nº 11- Para cada movimento de ataque do oponente, deve-se aplicar um golpe no membro que defere o golpe, em seguida um golpe no eixo central do corpo do adversário e em seguida restringir o espaço na luta com golpes curtos e continuos..
Regra Nº 12- Jamais deferir um golpe mantendo distância do oponente, mas sim ao contrário, diminuindo o espaço elimina-se a possibilidade do contra ataque!
Regra Nº 13- Socos devem ser deferidos em áreas moles, articulares ou junções musculares! Regra Nº 14- Evitar golpes solitários (um único golpe deferido), sempre que possivel atuar com golpes simultâneos acima de 4 ao mesmo tempo e sempre em lugares diferentes no corpo do oponente!
Regra Nº 15- "Um tiro de um revolver e vários tiros de uma metralhadora são iguais em velocidade, o que difere um do outro é o espaço que existe entre um tiro e outro, assim é o golpe contínuo, não dá espaço entre um golpe e outro!"
Regra Nº 16- Quanto mais longa seja a postura dos braços, seja na defesa ou no ataque, mais estará vunerável a contra golpes, braços curtos coibem ataques longos e penetram o bloqueio com maior facilidade!
Regra Nº 17- Movimentos de pernas só devem ocorrer simultâneamente com os braços, jamais de forma independente.
Regra Nº 18- Qualquer golpe de braço (socos) deve enfatizar como alvo principal, os membros superiores (braços-ombros-pescoço tórax e cabeça) da mesma forma buscar atingir membros inferiores (pernas, joelhos- bexiga- virilha- canelas). O mesmo ocorre com os pés!
Estas regras são definitivamente, formas que podem ser aplicados em qualquer arte marcial ou por qualquer praticante, a principal finalidade de expor tais princípios, está relacionado ao fato de ampliar as informações referentes ao meu estilo, bem como promover um estudo mais apurado na ciência das artes marciais!
Grão Mestre Makáo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.