Jeet Kune Do ou JKD, é um neo-sistema de arte marcial de combate, desenvolvido pelo artista marcial e ator Bruce Lee, seu sistema representa a unificação de duas "formas" de artes marciais. o Boxe Chinês e Wing Chun, TAMBÉM TROUXE PARA AS ARTES MARCIAIS OS MOVIMENTOS DA ESGRIMA, POR ACHAR EXTREMAMENTE NECESSÁRIO UMA MOVIMENTAÇÃO RÁPIDA DOS MEMBROS INFERIORERES`. MAS SUA PREOCUPAÇÃO MAIOR, ESTAVA LIGADA A PERDA DE ENERGIA QUE OUTRAS LUTAS DEMONSTRAVCAM! Mas ao decorrer de seus estudos e elaborações, enfatizou os punhos aderentes e deslizantes do Wing Chun, ao qual desenvolveu com seu antigo Mestre Ip Man. Bruce Lee sempre esteve incomodado com a quantidade enorme de movimentos (katis) do kung fú, buscando entre centenas de movimentos, aqueles que fossem mais objetivos e diretos, desenvolveu aquilo que mais tarde seria conhecido como "o caminho da simplicidade! Bruce Lee percebeu a ineficiência para combates reais advindos dos floreios das técnicas clássica do Kung Fú, achava ele, que perdia-se tempo com muitos golpes e posturas forçadas, que na maioria das vezes ao serem aplicadas em um combate real, jamais teriam a eficiência diante de demais lutas! O Jeet Kune Do- Caminho da simplicidade, busca em sua filosofia marcial, enfatizar os gorpes de punhos , esquivas e bloqueios ensinados pelo seu Mestre, o lendário Ip Man, ao qual o ensinou por cinco anos, os "punhos soberanos" do Wing Chun (Vin Tsun). A principal característica de seu novo estilo estava na velocidade que se aplicava os golpes, que por sua vez, elaborou golpes retos ao invéz dos famosos golpes curvos das escolas de Kung Fú!
Jeet Kune Do transcende qualquer conceito de estilo já criado até os dias atuais. Suas técnicas têm o intuito de fazer o praticante desenvolver seu potencial marcial ao máximo!
Bruce buscou nos ganchoe do Boxe tradicional, por intermédio de seu amigo e fã, Mohamed Ali, o desenvolvimento técnico deste grande campeão, em seguida apromorou as esquivas do boxe tradicional, aos conceitos de golpes comumente praticados no Wing Chun! Mas a principal característica de seu estilo era a eficiência de seus chutes "ampliados", onde como uma mola recolhida, buscava o maior impulso na hora do chute! Muitos de seus colegas de escola (Wing Chun) criticaram-no, por alterar alguns movimentos e golpes do Wing Chun, mas isto não importava muito para ele, afinal Lee bucava como sempre a perfeição...
Seu maior popilo e amigo, sem dúvida Dani Inosanto, ao qual tornou-se instrutor de seu estilo e representante do Jeet Kune Do após a sua morte.
Para pdermos explicar melhor os conceitos do Jeet Kune Do, nada melhor que estudar as frases de seu criador, ou seja Bruce Lee:
Eu ensino o estilo LEE JUN FAN( Bruce Lee). Ele não é um estilo e também não é um esporte. Ele é defesa pessoal."
Rolando as mãos tanto em harmonia quanto em contraste, os praticantes cultivam a energia fluente."
"A verdadeira observação começa quando o indivíduo esta além dos sistemas."Para mim, o aspecto extraordinário das artes marciais está em sua simplicidade. O modo fácil é também o modo certo. Quanto mais próximo do verdadeiro caminho das ARTES MARCIAIS, menos desperdício de expressão haverá."
"Como a água, um combate não pode ter forma definida."
"Socos e chutes são ferramentas para matar o ego. As ferramentas representam a força de direção intuitiva ou instintiva que, ao contrário do intelecto ou do ego complicado, não se divide, bloqueando a própria liberdade. As ferramentas movem-se para diante sem olhar para trás ou para os lados."
"A confiança nasce do conhecimento."
"Absorva o que é útil. Rejeite o que é inútil. Acrescente o que é especificamente seu. O homem, criador individual, é sempre mais importante que qualquer estilo ou sistema estabelecido."
Para Bruce Lee, o Jeet kune do era um método pessoal que se desenvolve no íntimo de cada um e a sua filosofia não se limita apenas a um conjunto de movimentos, mas sim à “liberdade de expressão” que um lutador tem e manifesta em combate. Um lutador deve ser capaz de responder de forma espontânea a qualquer tipo de situação e deve fazer isso sem a limitação de uma determinada arte marcial. Assim sendo, o praticante deve adaptar o estilo ao seu corpo e não o corpo ao estilo. Com este processo, o mestre Bruce Lee procurou demonstrar que um lutador não precisa de dominar mecanicamente todas as técnicas de uma determinada arte marcial, pois o corpo humano pode responder de uma forma mais eficiente ao utilizar várias técnicas em conjunto. Lee comparou a sua filosofia ao trabalho de um escultor e indicou que este trabalha o barro para ter uma peça única e o Jeet kune do “deita fora tudo o que é inútil” e trabalha apenas o que é essencial para a melhor prestação de um lutador em qualquer tipo de combate!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.