Pode parecer estranho, mas apesar de existirem inumeras técnicas e variações nos estilos de Kung Fú, muitas delas já não se pratica ou muito pouco se tem notícia de haver algum praticante em atividade! Acredita-se que pelo menos 140 técnicas se perderam com o tempo!
Algumas técnicas são conferidas suas origens por antigos manuscritos chineses, datados do inicio do quarto século, são referências de documentos deixados por Mestres de Kung Fú no inicio do século XV!
Entre muitos estilos podemos verificar algumas técnicas que foram desenvolvidas não somente baseadas em animais, mas em ensinamentos budistas e filosofia Taoísta posteriormente ao ano 1600 depois de Cristo...
Eis alguns exemplos abaixo, de estilos perdidos no tempo:
值得一石 / Pak mei Han/ Pena de Pedra - Estilo que enfatiza a leveza dos golpes com a faca das mãos e potencializa o golpe com pressão em áreas moles do corpo! Garganta, olhos , nuca , axilas, ventre, orgãos genitais e articulações! 1.200 movimentos
手佛- Buddha Chuan Dao/ Punhos de Buda- Baseada na filosofia budista, existem ainda monges que praticam esta técnica, mas de forma reduzida, já que a maior parte de seus golpes se perderam no tempo.
Tem como princípio, a "Não violência, por este motivo, a maior parte de seus movimentos são de esquivas e relaxamento diante dos golpes sofridos, absorvendo por completo o golpe caso venha a ser atingido!
950 movimentos aproximadamente (?)
盲僧- Ch´an Lao Sum/ Monge cego- Técnica que é aplicada e desenvolvida exclusivamente para desenvolver os sentidos, já que é treinamento com os olhos vedados! estilo apurado nas técnicas de arremesso corporal..., bem como técnicas de torção! 400 movimentos aproximadamente.
功夫死亡/ Kung Mah / Kung fú da morte- Estilo que enfatiza golpes em pontos vitais, criado por um monge rebelde, após a destruição de um templo Shaolin, golpés deferidos com dedos em locais onde a circulação do sangue é funfamental para a vida! Criando hemorragias imediatas internamente. 108 movimentos. Baseado nos pontos vitais da acupuntura.
红棕/Ch´an Chuan Pay/ Palma Vermelha- Técnica em que o praticante após atingir seu oponente, a área deferida deixava a marca da palma do agressor marcada no corpo, 3 dias após o golpe deferido, a vítima morria de ação hemorragica interna. estilo que deu origem a palma de Ferro do Kung Fú. 300 movimentos
白眉毛/ Pak Han Pei- Sobrancelha Branca- Estilo praticado peo monges mais velhos e anciões, onde enfatiza golpes na linha do tronco, baixo ventre e cabeça, técnica que une golpes com dedos, palmas e socos serrados!
Sendo assim, muitos são os estilos de Kung Fú que se perderam durante os séculos que se seguiram, mesmo havendo uma incrível luta de preservação de muitas técnias, lamentavelmente a história sucumbil diante do tempo, cabe a cada praticante, manter viva a tradição milenar do kung fu, para que dure mais alguns milenios a nossa frente...
Mestre Makáo/ setembro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.