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quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Técnicas e treinamentos para ter um chute eficiente ....

                                  

                                        A maioria dos praticantes de artes marciais, sejam quais forem os estilos escolhidos, sentem uma incrível atração pelas técnicas de chutes e pontapés, mas na verdade, um chute eficiente tem como princípio quatro fatores a serem considerados, sem estes princípios, um chute pode ser bonito mas não atinge seu objetivo que seria a finalização de um ataque! Então vejamos:

OS quatro princípios básicos de um bom chute:

1º- Equilíbrio- Um chute diferente do que muitos pensam, tem seus segredos e métodos para um bom desempenho, primeiramente o praticante deve preocupar-se com a "estabilidade corporal", não apenas no momento de lançar a perna em um chute, mas principalmente na hora do impácto com o alvo pretendido.
                            Para isto, será necessário uma série de exercícios que possibilitem o equilíbrio corporal, o equilíbrio na trajetória do chute e finalmente o equilíbrio do movimento de retorno da perna ao chão após efetuar o chute em questão!

Equilíbrio corporal- Na maioria dos casos, o praticante  marcial, acredita ser necessário apenas praticar chutes em um "saco de pancada" e tudo estará resolvido, isto é um grande erro, afinal, de contas , como Bruce Lee sempre comentava; "Saco não revida e nem se esquiva de um ataque, já um alvo móvel...".
                            O equilíbrio deve ser encontrado em diferentes situações, em diferentes tipos de solo e ambientes...Para isto o praticante pode ter como principal fundamentação alguns exercícios que irei expor aqui:
                              Desde o tempo mais remoto da história das artes marciais, a preocupação com o equilíbrio dos chutes tem sido sempre a principal fundamentação para se ter um golpe eficiente, para isto alguns "monges" criaram alguns ambientes propícios para tal finalidade:

Equilíbrio: Nos templos de Shaolin na China, a prática mais comum em técnicas de equilíbrio corporal e de chutes, são realizados em pequenos troncos de madeira fixados no chão, até troncos de grande elevação, o praticante fica voltado a manter apenas uma de suas pernas de apoio, enquanto que defere golpes precisos com a outra perna, pode parecer absurdo, mas este exercício vai mais além, permita combates e movimentações entre troncos...




O equilíbrio pode também ser praticado em exercícios feitos dentro da água, tentando arremessar a perna com um chute para fora d'água, nestes casos, a resistência e pressão irá condicionar o chute em força e resistência, outras técnias podem trazer um perfeito equilíbrio na hora do chute, tais como praticar chutes em terrenos acidentados ou em declive...





Agilidade, resistência e flexibilidade- Para muitos praticantes esta pode ser a parte mais dificil, mas uma boa quantidade de exercícios de alongamento são bastante eficientes, podemos citar entre muitos exercícios, os exercícios chamados de
Tuǐ shān (山) ou simplismente "pernas da montanha", esta técnica de exercícios
chineses provem também dos templos de Shaolin na prática do Kung Fu. 
Sua prática é bem simples: "procura-se uma escada onde tenha pelo menos  dez degraus, ficando com um dos pés em um degrau superior, vai descendo os degraus abaixo, um por um sem tirar a primeira perna do degrau superior, vai descendo degrau por degrau com a outra perna, podendo apoiar as mãos nos degraus intermediários, até que ambas as pernas fiquem em um ângulo reto entre os degraus de cima e de baixo!
                              Esta prática é muito antiga (650 anos atrás), eram realizadas nas escadarias que davam acesso aos templos, que na maioria das vezes se encontravam no alto de montanhas, por isto o nome pernas da montanha!Este treino serve para alongar os musculos e ao mesmo tempo, a corrente sanguinea ia para a perna em declive, em função dos degraus, enquanto a perna de apoio no primeiro degrau mantinha-se com menos irrigação e fluxo de sangue, permitindo asssim uma menor intensidade de dor na prática de alongamento. O praticante percebia sua evolução de acordo com o distanciamento das pernas e a quantidade de degraus entre elas!
                    Atualmente existem formas mais modernas e seguindo uma linha de procedimentos dentro da visão da "medicina do Esporte" onde busca aperfeiçoar antigas tradições milenares, um exemplo disto é o espacate, tanto praticado por  dançarinos e artistas marciais!




Trajetória do movimento da perna no momento de chutar!
                                
                                  Podemos perceber que os chutes variam de estilo para estilo, mas "todos" aplicam chutes considerados universais que se definem como:
Chutes de giros- chutes frontais - chutes laterais- chutes transversais e  chutes aéreos!
                                  Cada um desses chutes citados possuem uma dinâmica diferente na hora do treino, pois cada ação gera um trajeto diferente e portanto, um músculo diferente será acionado em cada golpe aplicado com a perna!
                                  Para que possamos compreender esta dinâmica do movimento, temos primeiramente que alongar músculo por músculo, para isto teremos uma série de exercícios com este intuito...Isto chamamos de alongamento dinâmico! Eis a importância do alongamento muscular:
Objectivos dos alongamentos
  • Eliminar ou reduzir os encurtamentos do sistema muscular;
  • Reduzir a resistência muscular antagonista e aproveitar de forma mais eficaz a força dos agonistas;

  • Aumentar ou manter a flexibilidade;

  • Diminuir os riscos de lesões músculo-articulares;

  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Combater a rigidez;

  • Promover simetria muscular.


                               Por mais simples que pareça ser, um chute depende do equilíbrio, da trajetória e da elasticidade muscular, mas para que se possa ter o melhor aproveitamento de um chute não podemos esquecer da "explosão de impácto". Muitos praticantes de artes marciais possuem uma mobilidade articular e muscular, mas isto não significa que seu chute possua força de impácto, para obter um chute potente existem muitos métodos, mas eu atribuo a melhor condição de impácto para o exercício chamado Tuī shítou 石頭 ou simplismente "empurrando pedra".
                              Este método de origem chinesa (Kung Fu), praticado em uma boa parte dos estilos do Sul da China, tem como princípio empurrar com a perna que se pretende chutar, alguém segura a perna do praticante , seja qual for o chute a ser aplicado, impedindo sua movimentação, o indivíduo que aplica a tentativa do chute terá uma força contrária ao seu movimento, neste caso, ele deverá "puxar, arrastar ou empurrar" com a perna o ato de seu colega que irá tentar de todas as formas impedir o movimento do chute...Isto consiste em praticar o movimento de explosão muscular,sendo assim, empurrar, puxar com a perna é o primeiro princípio do chute, antes de propriamente dito, "querer chutar", alguns métodos mais novos prendem a perna do praticante do chute (no tornozelo) com uma corda elástica forte, para que impeça o chute a ser realizado, no decorrer do exercício, as cordas são trocadas por cordas mais flexiveis, para fornecer velocidade ao chute...Bem como MAIOR potência de arranque...  


                                                É de extrema importância que os chutes tenham uma uma dinâmica de movimento onde o contrôle seja total, tanto em sua trajetória bem como em sua finalização, a velocidade, deve ser considerado fator importante para um bom resultado, mas nunca podemos deixar de enfatizar que o bom chute é aquele que segue em direção ao alvo com objetividade , deixando claro que "todo chute tem como função bloquear, manter distância de um oponente" bloquando golpes, interceptando movimentos, isto é mais importante que apenas chutar sem objetivo...
                                               
By
Great Master Makáo



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

WING CHUN DE COMBATE...

                                             

                                                      Uma das principais características do Wing Chun, sem dúvida está relacionada a sua incrível movimentação de braços em grande velocidade. Na maioria das artes marciais praticadas na atualidade, vemos a preocupação de enfatizar golpes com impacto com explosão e força, fato este, que difere o Wing Chun das demais modalidades de luta...
                                                      O princípio básico do Wing Chun determina que o praticante busque a precisão dos golpes e acima de tudo com velocidade extrema, já que a maioria dos golpes aplicados  são simultaneamente de defesa e ataque!
                                                     Para que se obtenha bons resultados nas aplicações de golpes em combate, o praticante desta modalidade, necessita antes de tudo, adaptar-se aos 3 conceitos básicos do Wing Chun, ou seja:

1º - EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE CORPORAL

2º - VELOCIDADE IMEDIATA NA AÇÃO SIMULTÂNEA DE MOVIMENTOS DEFERIDOS EM ATAQUE E DEFESA...

3º -  PRECISÃO E OBJETIVIDADE AO BUSCAR O ALVO A SER ATINGIDO!

                                                    Aqui temos os 18 punhos do Wing Chun
                                                                     A força de um golpe nem sempre resulta uma resposta imediata diante de um golpe veloz e com movimentos consecutivos, muitas vezes um movimento com alto índice de explosão, resulta mais desgaste físico e por consequencia, menor rendimento   diante de um contra ataque! Baseado neste princípio o Wing Chun irá manter de forma contínua os golpes de velocidade, diante do oponente preocupado somente em deferir golpes que para ele, devem buscar impacto  de explosão de força muscular...Como exemplo, podemos imaginar uma pedra arremeçada em um lago, que ao tocar a superfície repica saltitante sem afundar, quanto mais força ela for lançada, mais ela irá deslizar sobre a superfície sem afundar, assim é o Wing Chun... como o lago que molda-se de forma deslizante ao ser atingido pela força do oponente (a pedra), não permitindo que o contato seja capaz de atingi-lo com "profundidade" , isto é chamado de "braços deslizantes ou braços que escorregam" como a superfície da água de um lago que não se deixa atingir pela força de um arremesso de uma pedra! Para que se possa compreender a dinâmica do Wing Chun em seus movimentos, teremos que analisar os pontos  principais de sua conduta de ataque e defesa, que diferem das demais artes marciais e até mesmo diante de outros estilos de Kung Fu tidos como "clássicos".
1ª Etapa
                                              Primeiramente o praticante de Wing Chun deve familiarizar-se com a maioria dos movimentos circulares deste estilo, até mesmo os socos buscam uma trajetória ondular ou em círculos buscando desviar-se da defesa direta de seu oponente, com golpes curvos acompanhado com golpes retos de média ou pequena distância do alvo a ser atingido! Diante desta conduta de movimentos curtos, o praticante objetiva melhores resultados, impedindo contra ataques ou saídas de chutes e socos, levando em conta que a maioria dos estilos marciais, necessitam de um espaço determinado para aplicar seus golpes de média ou longa distância.
 Movimentos do Wing Chun em combate - Cenas do filme"O Grande Mestre'- biografia do Mestre  Ip Man
2ª Etapa                                               
                                             Em seguida, após familiarizar-se com os diferentes "punhos" do Wing Chun (Chi Sao  e Lap Sau) e suas aplicações a curta e média distância, o praticante passa por uma nova abordagem de golpes aplicativos, onde o objetivo principal é não dar tempo ao adversário para se reposicionar em defesa diante de seus golpes de ataque, para isto, deve adaptar-se ao que chamamos de "Braços que perseguem". Como diz o nome, os braços além de ter como princípio movimentos de ataque e defesa simultânea, também adquire a conduta de "seguir" os movimentos do oponente, retirando bloqueios de defesa do oponente e entrando com golpes consecutivos dentro da mesma região que antes se mantinha em bloqueio, chamando a atenção do oponente somente para sua defesa e não dando-lhe tempo para esboçar um contra ataque!
3ª Etapa
                                               Nem sempre ir direto ao ponto de ataque é uma boa iniciativa de combate, muitas vezes o praticante de Wing Chun toma uma postura diante de seu adversário de extrema calma e irá deferir golpes "falsos", que terão o objetivo de chamar a atenção do oponente para uma determinada região do corpo, acabando de atingí-lo em outra região, chamada de "ponto de convergência de ataque" ou como é chamado no Wing Chun: "Braços que enganam". Esta técnica imprime no cérebro do oponente um ataque falso que obriga-o a buscar defesa imediata, usando seus reflexos contra ele próprio ou seja, "Chama a atenção para um determinado alvo e ataca exatamente em um alvo contrário a defesa mantida por instinto cerebral..."
4ª Etapa
                                                Após o controle destes diferentes aplicativos de golpes de punhos (braços deslizantes, braços que perseguem, braços que enganam), o praticante de Wing Chun agora irá estudar mais uma forma de ação... Estamos falando dos braços aderentes, que por sua vez, tem como objetivo principal impedir a fluidez dos golpes aplicados por um agressor em combate corpo à corpo.
                                                    Nestes casos, as mãos e braços tomam uma postura de absorção de um referido golpe de ataque, não com bloqueios de defesa com impácto mas sim com bloqueios de aderência, como uma " pastilha de freio de um carro", que diminui a aceleração de um disco da roda, com o atrito das partes".
                                                    Neste caso não evitamos o ataque mas sim aderimos ao golpe provocando um desvio do alvo pretendido, bem como a sua desaceleração de impácto!
5ª Etapa
                                                    A metodologia de ensino do Wing Chun, prepara o praticante para diferentes situações de combate: Socos, cotoveladas, chutes, joelhadas, quedas, torções, luta de chão, agarramentos, mobilizações e principalmente em situações de pouca distância. Para que estes métodos sejam perfeitamente aplicados, o adepto do Wing Chun deve aprodundar-se em técnicas chamadas de: "Braços de interceptação", nestes casos, o objetivo não é desviar-se ou bloquear os golpes de ataque, mas sim, impedir que este  ataque ocorra, antes que comece sua trajetória ou seja, atacar o ataque do oponente diretamente, "se ele inicia um movimento de ataque, ataca-se o movimento inicial, sendo assim, se ele inicia a tentativa de um chute, chuta-se a perna em questão antes  que se erga, o mesmo ocorre com o soco ou com a intenção do oponente em coveladas, joelhadas e torções ".  
                                      Esta etapa é muito praticada em "bonecos chineses" chamados MUDJONG! Onde o praticante flui  golpes em um adversário de madeira, com braços e uma perna em um eixo fixo, preste a deferir hipoteticamente um golpe! 
                                                   
Mudjong (boneco de madeira)
6ª Etapa
                                                 O Wing Chun é dividido em inúmeras atividades que buscam em seus movimentos, a simplicidade e a dinâmica natural de mobilidade humana, evitando assim, movimentos que fujam a complexidade da anatomia articular, bem como formas forçadas ao desempenho de um ataque ou defesa.
                                                   Não poderia deixar de citar, a importante prática de estudos referentes ao equilíbrio de "Pêndulo e esquivas de eixo" , onde a principal diretriz é evitar movimentos que obriguem o recuo de ataques, mantendo-se assim diante do oponente, sem dar à ele o espaço necessário para seu avanço de ataque!
                                                   Muitas artes se movimentam para frente e para trás o tempo todo, criando uma falsa interpretação de que "alvo parado é um alvo fácil de ser atingido", isto é um erro, o Wing Chun neste caso se assemelha a um surfista, que em perfeito equilíbrio se mantém sobre a prancha, mesmo diante de um possivel ataque de uma onda...Ele se mantém em um eixo e com movimento pendular de quadril e com pernas semi flexionadas adere ao movimento da onda bem como sustenta-se em sua base de forma flexivel e ordenada! Assim age um praticante do Wing Chun em um momento de combate, mesmo aparentemente estático em sua linha de ação, navega e flui diante dos movimentos de seu oponente, criando uma base móvel em seu próprio eixo, evitando ser atingido mesmo sem recuo! Um pouco diferente de outras modalidade marciais, o Wing Chun possui esquivas de eixo lateral, diferenciando das demais lutas que se esquivam em pêndulos frontais...Isto é chamado de "postura de triângulação pendular".                                                  "WING CHUN...A ARTE DOS PUNHOS SOBERANOS"
BY GREAT MASTER MAKÁO - mestremakao@hotmail.com  -  Brasil

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A ARTE DE SABER LUTAR!

                                          

                                             Muitas artes marciais estão voltadas para competições e torneios, onde o principal objetivo é colocar seus "atletas" em uma situação de confronto direto de combate. Mas o que vemos atualmente nestes torneios, são uma série de ações que demonstram um total despreparo técnico com golpes sem objetividade marcial. Uma boa parte deste despreparo, está diretamente relacionado com a falta de observância por parte de professores, técnicos e Mestres às necessidades de dinâmica de movimento, onde  a prática de combate  nem sempre é a realidade de um combate marcial! Percebam, não importa qual seja a modalidade marcial, o que vemos é um "mesmismo" de ataque e defesas similares, com chutes e socos sem funcionalidade, sem direção,  chutes aleatórios e desequilibrados, onde o objetivo principal é "acerte onde acertar, do jeito que der...",  isto é tudo, menos arte marcial! Outro fator extremamente significativo é uma série de regras estabelecidas que reduzem profundamente as possibilidades de um combate efetivamente técnico!
                                                Concordo com a importância de protetores e limitações de alguns golpes em determinadas áreas,  mas isto não é motivo para a falta de golpes técnicos em defesas ou ataques, onde "todas as artes" acabam se tornando uma cópia uma da outra! Isto é real!!! Seja no Kung Fu, no Karate, Tae Kwon Do ou  em todas as lutas marciais tidas como "artes de contato direto".
                                                  SABER por em prática uma infinidade de golpes é uma obrigação do lutador, moldando-se de acordo com o desenrolar de uma luta, não se limitando a uma meia dúzia de golpes sem qualquer expressão, isto tem se tornado uma vala comum entre todas as modalidades marciais...
                                                  De que adianta "anos" de preparo? treinos multiplos de ataque e defesa? Quando são reduzidos a um punhado de golpes medíocres?
                                                  Uma arte marcial, seja ela qual for, merece ser respeitada em sua ideologia, em seus preceitos básicos e principalmente no uso correto de seus ensinamentos. Mas as artes marciais estão mudando, tentam "misturar" água com azeite, isto jamais dará liga e o pior, estão dando uma falsa  visão dos ensinamentos de nossos antigos Mestres! A troco do que? De premiações que caem no esquecimento após algum tempo? Isto vale uma tradição, séculos de dedicação para a concretização de estilos? Não quero rotular "todas as artes" mas infelizmente o que é ensinado, pouco é aplicado, resumindo: "Socar de qualquer jeito, chutar de qualquer forma e mobilizar é tudo que as artes marciais acham necessário para "criar" um lutador marcial de verdade, isto simplesmente ridículo".
                                                  Muitos Mestres tradicionais, defenitivamente se recusam a participar destes "espetáculos" no mínimo deploráveis, ainda pior é que algumas tornaram-se olímpicas, deixando de lado seus preceitos e moldando-se a inevitável perda de expressão marcial e por fim, a uma futura extinção técnica!  
                                                   Sinto-me no direito de alertar aos praticantes... Não vale a pena...Sei que muitos Mestres, Professores e praticantes concordam comigo. o principal e inviolável preceito marcial é a integridade de seus fundamentos, ao perder isto, perde-se tudo!!!
                                                  A nova "cara" das artes marciais não possue expressão e nem reflete os ensinamentos ofertados por séculos, ser vencedor de uma competição é o mesmo que dizer: " venci e é isto que importa, não interessa como..."
                                                    Será? Ainda prefiro acreditar no futuro das artes marciais, que  este mesmo futuro não irá reduzir a pó, os ensinamentos do passado, possibilitando aos alunos e praticantes, aos futuros professores e Mestres a legitimidade de suas artes, seja filosoficamente ou na arte da guerra (significado de arte marcial). Hoje as artes independente de seus preceitos, chutam igual, socam igual e pior, não se diferem pela falta de conceitos ideológicos! Em combate, viu uma ...Viu todas, isto é uma lástima!
                                                  Hoje, o judô (柔道) se assemelha ao  jiu-jítsu (柔術) como modalidade desportiva de competição de mobilização, o mesmo ocorre com o Taekwondo (태권도) em relação ao Muay thai ( มวยไทย) ou ao  Sanshou (散手) do Kung fu (功夫)...Cada qual possui suas variantes de golpes, suas formas de movimentação, mas tudo isto está sendo deixado de lado para que?
                                                   Somando as artes acima citadas, teríamos no mínimo, 5.000 golpes aplicativos de ataque e mais 5.000 golpes de defesa...
                                                    Fora as demais artes que não foram citadas. Aí eu pergunto: "Isto está sendo aplicado realmente nas competições?" Se somarmos os golpes aplicados atualmente, não chegam a um total de 100 golpes de defesa e ataque juntos! Aonde foi parar o resto destes golpes, foram reduzidos por sua praticidade ou por mera imperícia?  Devemos refletir a respeito...Afinal de contas temos mais "campeões mundiais" de competições, do que lutadores de verdade!
                               Guardem:
                              "Não se forja o aço puro, de ferro com ferrugem" 

By
Great Master Makáo

                                                 
                                                  

sábado, 11 de agosto de 2012

GREAT MASTER MAKÁO

                                            Meus caros leitores, para mim é uma grande satisfação estar mais uma vez recebendo suas visitas em nosso blog, durante todo este tempo que estamos com o blog, tivemos  inúmeras postagens sobre diferentes abordagens sobre as artes marciais em geral, principalmente sobre o Kung Fu, o estilo Wing Chun e Kak Kan Chun...Desta forma, tornamo-nos um dos Blogs mais visitados em todo o mundo!                            
                                           Nosso trabalho é uma "busca" em oferecer a mais variada informação a respeito das artes marciais e suas fundamentações...
                                           Hoje temos visitas de leitores e internautas de todas as regiões do planeta, demonstrando assim, o respeito que adquirimos pelo conteúdo aqui postado! Não vejo uma diferenciação entre estilos e técnicas marciais, acredito eu que "todas" as artes fazem parte de uma única história, uma única família cultural e filosófica, permitindo que haja uma interação global de etnias, costumes e referenciais filosóficos.


Great Master Makao and practice in Muk yan jong

                                           Muitos visitantes entram em contato comigo via E-Mail (mestremakao@hotmail.com) ou (mestremakao/facebok), pedindo informações sobre estilos, Mestres, filosofia e principalmente sobre pontos vitais. Para mim  é uma grande satisfação poder desfrutar do interesse coletivo de maiores informações! O mesmo ocorre a respeito do "WING CHUN E KAK KAN CHUN", ambos os estilos aos quais sou conhecedor e represento em minha escola (International School of Wing Chun and Kak Kan Chun Brazilian Style). A partir desta postagem, iremos enfatizar "tudo" sobre quatro segmentos, (Pontos vitais , Wing Chun prático, filosofia Oriental e Kak Kan Chun, estilo codificado por mim e reconhecido ao redor do mundo).


Great Master Makáo- 10º Level of Gong Fu

                                            Estaremos entrando em uma nova fase de nosso Blog, onde o visitante poderá interagir diretamente nas próximas postagens, dando sua opinião, fazendo perguntas e pedindo informações sobre um determinado assunto!
                                             Participe, venha fazer parte desta "Grande Família" seja um "seguidor" deste blog e aonde voce estiver terá a oportunidade de interagir com nossas postagen futuras. Nosso objetivo é criar uma "união séria de diversos Países" ao ponto de tornarmos o blog da "união das artes marciais", este será o primeiro passo para a integração, mande fotos por E-Mail, matérias de seu interesse, de sua escola ou estilo, mande matérias sobre seu Mestre, terei um imenso prazer em divulgar neste nosso Blog, seja qual for a arte marcial! Dê sua opinião, peça um determinado assunto e iremos providenciar, bem como divulgar sua participação efetiva. Recomende nosso blog em sua cidade, em seu País, divulgue entre seus amigos, pois o nosso intuito é servi-los de uma forma séria e acima de tudo com total respeito aos nossos seguidores!
                                               O KUNG FU SEM FRONTEIRAS aguarda sua visita e seus envios de E-Mail, todos os envios serão respondidos ou postados caso assim seja de seu interesse... A partir do dia 03/09/2012 estaremos com uma nova postagem, mais dinâmica e dando informações semanais de diversos torneios ao redor do mundo, com datas, locais de realizações e meios de inscrições, seja qual for o local no mundo, voce estará sabendo de todas as informações. Estaremos abertos para sugestões e sua participação é de extrema importância, divulgaremos torneios locais e mundiais, congressos e Instituições, seu nome, seu pedido ou sua escola e estilo terá neste Blog, um canal de voz "aberto", para isto, torne-se um "seguidor deste blog e envie Email para nós!
Um Grande Abraço de seu amigo...
Great Master Makáo (mestremakao@hotmail.com)


                             Great Master Makáo (Wing Chun and Kak Kan Chun Style)

students of the grand master Makao practicing Chi Sao

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O lendário "Punho da pena de pedra" do Kung fu (拳頭石價值)

                                       


                                                                       Por volta do ano de  1937, um Mestre chamado Xiao (查利 Chá lì), nascido e criado na Província de Zhejiang (1887), iniciaria sua trejetória no desenvolvimento de um estilo de Kung Fu, que seria conhecido mais tarde como "Os punhos leves da pena de pedra"  ou simplesmente "Pena de Pedra (拳頭價值) ou Shí Fákuǎn como atualmente é chamado".

                                                                       Sua história inicia-se no ano de 1899, quando seus pais sofrem um terrivel acidente vindo a falecerem, com apenas12 anos, resolve procurar seu único parente vivo, seu tio (维利 Wéi lì), que tomou para si os votos de monge ainda jovem, irmão de sua mãe! O garoto Xiao sabia do paradeiro de seu tio por meio de sua mãe 佩莱 (Pèi Lái), desta forma , seguiu em direção a  província de Hanan, mas para sua tristeza, seu tio já havia partido anos antes!
                                                                         Sua peregrinação de busca ao tio durou seis anos, passando por diversas províncias em busca de informação, até que o encontrou na  província chinesa de Hubei, aos  completar 18 anos!
Wéi lì "o monge nuvem" assim era conhecido, em pouco tempo afeiçoou-se pelo sobrinho, tornando-o seu aprendiz na arte Shaolin do Kung Fu...
                                                                            Passaram-se alguns anos e Xiao afastou-se de seu tio que retornara ao Templo, a partir deste momento, novamente só, busca desenvolver sua técnica, pouco a pouco após uma série de tentativas frustradas, abre sua escola na cidade de Tsientsin, onde manteve sob seus ensinamentos 28 alunos... Infelizmente seria esta a cidade em que o Japão iria tomar em invasão em 1937. A partir daí, Xiao  manteve-se com sua escola aparentemente fechada, dando aula ao seus alunos de forma clandestina, já que o exército japonês fechara todas as escolas de kung fu naquela região, para evitar rebeliões...Os chineses que fossem pegos na prática de kung fu eram profundamente agredidos e presos!


Mestre Xiao neste período desenvolveu uma técnica que chamou de estilo Pena de Pedra, com a leveza do Tai Chi e com a perícia e força do estilo aprendido com seu tio Wéi lì (estilo Ba Gua Zhang ou Estilo dos Oito Elementos)...Assim nascia o "estilo Pena de Pedra". Durante os anos seguintes, Mestre Xiao lutou entre as forças de resistência da China, para a libertação de seu povo, como muitos outros mestres neste período, veio a falecer em uma prisão...Mas seu estilo foi dado continuidade por algum de seus alunos. Hoje seu estilo é pouco conhecido, mesmo assim aqueles que conhecem seu método, mantém a tradição de seu fundador!

                                  O estilo possui características próprias, onde o fluxo de movimentos são gerados pela força e velocidade dos golpes do oponente, mantendo seus movimentos de defesa e ataque direcionados somente a um ponto de ataque, provocando uma série de impactos consecutivos na mesma localização no corpo do oponente! O estiolo "Pena de Pedra' flui dentro de uma linha de ação onde o impacto inicial mantem-se leve e aumenta progressivamente a força dos golpes subsequentes, sempre atingindo o mesmo perímetro e alvo dos primeiros movimentos!
                                   Enfim, o ataque é direcionado sempre no mesmo lugar, cinco, seis até dez golpes um atrás do outro... mas sempre no mesmo alvo, podendo ser em qualquer parte do corpo do oponente. Exemplo: Se o objetivo é atingir o "nariz" do oponente, o praticante do estilo Pena de Pedra, irá defender-se e em seguida, busca atingir o "nariz' do oponente com golpes leves que vão crescendo em força e impacto com muita rapidez...de cinco até dez golpes na mesma área...Depois busca outra região desprotegida e irá agir da mesma forma...
                                   Mestre Xiao criou seu estilo baseado na teoria em que o movimento de defesa é a reação objetiva de ataque contra as laterais do corpo do oponente (meridianos externos) com  bombardeio específico, como se fosse uma "rajada de tiros" no mesmo alvo sem intervalo entre os golpes aplicados, não dando oportunidade para contra ataque do oponente!
                                     Em um dos seus fundamentos deixados para seus alunos, podemos ler: "Uma pena que plana no ar, dificilmente pode ser agarrado, o ar entre a pena e a mão dificulta tal possibilidade... Ela será impulsionada para longe  pelo ar deslocado, assim deve ser o movimento de defesa do meu estilo, agir como pêndulo que se movimenta de acordo com o trajeto do oponente em seu golpe"... Ao mesmo tempo Mestre Xiao afirma: "Ser leve não significa ser mole ou lento, ser rigido não significa ser pesado ou duro, tudo isto é fluir a energia QI! Citação de Mestre Xiao 
                                      Mestre Xiao desenvolveu um dos estilos mais simples em seus movimentos, mesmo assim possibilita ao seu praticante a liberdade de ação, seu estilo possui apenas 4oo movimentos, pois achava ele, que o praticante de seu estilo não precisava mais que esta quantidade de aplicações para atingir seus objetivos, mesmo sendo um estilo considerado por muitos como um estilo novo, diante dos demais tradicionais, este estilo baseado em um Kung fu clássico, sintetizou as formas e katis em 400 golpes considerados eficientes em um combate!
                                       O estilo é dividido em três sistemas especificamente:
1º Linha de alcance
2º Linha de ação
3º Linha de fuga
                                        O Sistema por ele criado divide-se em 4 princípios
1º Defesa multipla e ataque único
2º Golpes aplicativos em uma só direção, quantos forem necessários...
3º Todo golpe deve ser multiplicativo hora com as mão hora com os pés, sempre buscando o mesmo alvo!
4º Manter-se sempre voltado as laterais de seu oponente, seguindo em sua direção pelos lados, mesmo que os golpes sejam realizados ao centro do corpo do oponente!

ISTO É PENA DE PEDRA!!!!
By Great Master Makáo


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

AS MAIORES ESCOLAS DE KUNG FU NA CHINA

                                       

                                                       Sendo considerado como uma parte importante da cultura chinesa antiga,  as artes marciais chinesas tem atraído cada vez mais estrangeiros.  Para os estrangeiros que querem aprender artes marciais chinesas na China, escolas de arteKung Fu Tradicionais podem ser a melhor escolha. Para isto, coloco ao dispor de todos os meus leitores,  as melhores escolas de Kung Fu na China! 

Top 1 Songshan Shaolin Martial Arts Academy Fundada no início de 1980, tem sido muito popular entre os estudantes estrangeiros para seus autênticos cursos de artes marciais chinesas e ambiente de estudo perfeito.  Patrocinado pelo Templo Shaolin, oferece os melhores cursos e perfeito para estudantes de todo o mundo.
Top 2 Henan Dengfeng Shaolin Epo Wushu College Fundada em 1977, é uma das mais antigas escolas de artes marciais chineses na China. Todos os cursos têm sido baseadas nas necessidades dos alunos e buscam  desenvolver principalmente aqueles alunos que já possuem uma fundamentação em alguns estilos.
Top 3 Beijing Shaolin Wushu School Como uma das escolas mais conceituadas no em Pequim, que foi criada em desenvolvimento 1991. ela possui quatro filiais no presente. cursos de nível ao professorado internacional, desenvolve os alunos em oito estilos diferenciados, tem sido a melhor escolha para pessoas que querem aprender artes marciais chinesas em Pequim.
Top 4 Haideng Art and Kungfu School Fundada em 1988 por Wang Quanyi, um pedagogo famoso marcial que abrange uma área de 200 hectares chineses com mais de 500 alunos anuais  que buscam suas instalações para desenvolvimento e especialização em diversos estilos.  
Top 5 Song Shan Shaolin Temple Harbin Wushu School É considerado como uma das melhores escolas de artes marciais chinesas no Nordeste da China.  Fundada em 1994, é uma escola profissional marcial gerido e instruído pelos mestres do Templo Shaolin.
Top 6 Siping City Shao Lin Martial Arts Academy -Ele oferece primeira classe cursos de kung fu shaolin para estudantes de todo o mundo.  Até agora ele recebeu cerca de 2.000 estudantes estrangeiros de todo o mundo. Fundada em 1995, desenvolveu-se em uma escola que busca  formar professores na área profissional.
Top 7 Shanghai Qingpu Martial Arts Institute  Tendo a sua criação em 1998, possui equipe de professores forte e bem conhecidos treinadores de Kung Fu na China. Também é equipado com instalações de ensino avançado e completo equipamento para o aperfeiçoamento em técnicas de armas tradicionais.
Top 8 Chenjiagou Martial Arts Academy Para os estudantes estrangeiros que querem aprender Tai Chi chuan, é o melhor lugar, e ganhou grande conquista no ensino de atividades de Tai Chi. E esta escola é também a primeira instituição provincial clássica- acadêmico na China.
Top 9 Shaolin Small Dragon Martial Arts Institute Com cerca de 5.000 alunos que estudam nele, ele tem cultivado um grande número de excepcional talento em Kung Fu, Criando uma classe mundial de campeões nacionais por anos e é responsável por uma gama enorme de professores credenciados em todos os Continentes.
Top 10 South Shaolin Martial Arts School Após o desenvolvimento de mais de 20 anos, é uma famosa escola de artes marciais na província de Fujian. Praticamente é reconhecida como o maior ensino em estilos de Wing Chun em toda a China.
   Ving Tsun Athletic Association - Instituição fundada por Ip Man, atualmente administrado por seus filhos Ip Chun e Ip Ching em Hong Kong! Com representatividade Mundial deste estilo é considerada a melhor escola desta modalidade em toda a China. Existem inúmeras escolas de Kung Fu que merecem nosso respeito em toda a China, mas estas acima relacionadas, são as escolas que mais se destacam entre praticantes de diversas modalidades e estilos...Deixo claro, que esta tabela restringe-se a busca de praticantes de outros continentes, mas isto não significa serem estas escolas, as únicas credenciadas por organizações internacionais! Atualmente acredita-se existir  mais de trinta instituições de grande porte espalhadas por toda a China, que podem ministrar aulas para 1000 alunos no mínimo... By Great Master Makáo

terça-feira, 31 de julho de 2012

As verdadeiras linhagens do Wing Chun...

                                        Existe uma série de fatores que dificultam a compreensão para muitos, em tudo que se relaciona as famílias e linhagens do estilo Wing Chun de Kung Fu... Muitas técnicas atualmente desenvolvidas deste estilo, são em sua maioria  fruto de desenvolvimento de décadas de dedicação de muitos professores e mestres, mas na verdade, uma boa parte destes praticantes são oriundos de uma expressiva quantidade de outros estilos de artes marciais, que em um momento qualquer, resolveram emigrar para as técnicas do Wing Chun! Este grupo de praticantes do Wing Chun descidente de outros estilos e modalidade são considerados "membros" das famílias existentes, mas isso não significa que sejam parte desta linhagem...
                                          Para que um praticante seja reconhecidamente um representante de uma linhagem familiar, é necessário que alguns quesitos sejam preenchidos, primeiramente temos que compreender o que é uma família de Wing Chun, fato este que dificilmente é explicado em redes sociais ou qualquer outro meio!
                                             Uma "família" do Wing Chun é constituida de pessoas que fazem parte de uma instituição legitimamente herdeira de escolas oriundas da China, ao qual tem como representatividade, gerações de Mestres que se desenvolveram em suas técnicas e participam da mesma árvore geneaológica do estilo, nestes casos, são todos oriundos das mesmas escolas pioneiras desde sua fundação em 1664, pela matriarca do estilo a  monja Ng Mui, criadora do estilo Wing Chun em 1664. Desde sua criação, o estilo Wing Chun teve diversos representantes "diretos" dos herdeiros desta nobre arte. A primeira geração pós criação do estilo por Ng Mui, foi sua aluna Wing Yin Chun que para algumas vertentes históricas jamais existiu, porém a versão mais aceita pelos praticantes afirma sua existência histótica.
                                               Fato este que leva o nome do estilo em sua homenagem, posteriormente a morte de Ng Mui, sua aluna W.Y. Chun, tornou-se a primeira linhagem do estilo e única representante, até então, Assim nascia a primeira "linhagem" do Wing Chun...
                                                 Wing Chun, adulta, se casa com um vendedor chamado Leung Bok Chau (Tao), A discípula de Ng Mui e herdeira de seu estilo, ensina ao marido a técnica e este o aperfeiçoa pois  já possuía conhecimento de artes marciais antes de desposá-la... Nesta situação em que marido e mulher juntam-se para o aperfeiçoamento do estilo, nasce uma nova linhagem, não de Ng Mui mas sim de sua discípula, a linhagem de Wing Yim Chun e consequentemente de seu esposo Leung Bok Chau, nascendo assim a 2ª linhagem ramificada do estilo, que por sua vez, não possuia mais as mesmas característica do estilo criado por Ng Mui, pois foi modificada pelo casal...Neste caso podemos afirmar que a "família Wing Chun" mantinha sua permanência, mas ao mesmo tempo a linhagem que seguiu-se alterou o rumo da história, o estilo até então era chamado de "Weng Chun Bak Hok Pai" - Weng Chun da Garça Branca da província de Fujian, posteriormente seu nome foi modificado pelo casal, ao qual passou a chamar de "Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun)  "!

Resumo:
                                           Assim sendo, o estilo criado por Ng Mui "a monja", teve como discípula e sucessora a jovem Wing Yim Chun, que por sua vez, junto de seu marido Leung Bok Chau codificaram o estilo dando-lhe o nome de Wing Chun Kuen, nome este que é usado pela maioria de seus sucessores...Assim nascia a primeira família do estilo, a família Leung...O nome próprio de Wing Chun pode ser traduzido como: "Eterna Primavera ou Linda Primavera" e a palavra Kuen significa literalmente "punhos".

A 1ª Família: De Leung Bok teve herdeiros no estilo, sendo passado a Leung Lan Kwai sucessor na sua linhagem, que em seguida, sucessivamente ensina-o para Wong Wah Bo e Leung Yee Tei...Assim, a família Wing Chun Kuen já estava na terceira e quarta linhagem de sucessão respectivamente, até que ambos escolheram o jovem  sucessor destes, seu nome: Leung Jan (considerado Rei do Wing Chun) e quinta geração de aprendizagem do estilo. que por sua vez,  modificou algumas técnicas e passou para  seu aluno Chan Wah Sun e seu filho Leung Bik, sendo estes considerados a 6ª geração do estilo e a 7ª linhagem consecutivamente.
                                              Notem, desde a criação do estilo por Ng Mui, houve três alterações no estilo até o período de sete gerações (linhagens). Sendo que na sétima linhagem (Leung Bik) também criou alterações no estilo, introduzindo chutes altos no estilo, fato este que criou divisões no estilo, que possuia chutes de altura baixa e médio até então! Chan Wah Shun teve 16 alunos diretos, cada qual posteriormente propagaram o estilo, sendo assim, mais 16 famílias surgiram no estilo, sendo que "todos" os herdeiros atuais devem suas origens  aos alunos de Chan Wah Shun até a atualidade! São eles:
   Entre os 16 alunos do falecido Mestre Chan Wah Shun podemos citar como herdeiros do Wing Chun, bem como representantes de linhagens até os dias atuais:
 Jiu Wan -11º
(Wong) Li Chen -14º (Ao qual represento atualmente a linhagem, por ter sido o sucessor direto de meu Mestre Chen Lo, este aluno de (Wong)Li Chen
(Chu) Chung Man - 9º ( amigo pessoal de Ip Man,  mais tarde responsável pela linhagem Weng Chun Chi Sim)
Chang Fay - 8º
(Li) Fung Wü -5º 
Ng Siu-lo (吳小魯) (1º)
Ng Chung-sok (吳仲素) (2º)
Ho Hon-lui - 6º
Lui Yu-chai -10º
Yiu Choi -13º
Chan Yu-gum  (Chan's son) -15º
Yip Man (葉問) (last) -16º
Lao Fay -Wong -12º
Chang  Yu Wah-  (人華)   
 
 
                                       Atualmente muitas linhagens desses 16 alunos de Chan Wah Chun, transmitiram seus ensinamentos para novas gerações, um destes 16 alunos se destacou mundialmente (Ip Man), pois ele treinou com as duas principais vertentes, com Chan Wah Chun até a sua morte e posteriormente com Leung Bik, unificando novamente as duas técnicas destes dois Mestres...
                                        Os demais 15 alunos de Chan Wah Chun deram continuidade aos ensinamentos, criando cada qual a sua linhagem dentro da mesma família. Sendo assim, a maioria das escolas existentes na atualidade, derivam destes 16 herdeiros diretos do Mestre Chan Wah.
                                          Proliferando-se pelo mundo inteiro, as famílias gerarão novos herdeiros, novas linhagens, só esperamos que sem muitas modificações futuras, para isto os atuais Mestres das linhagens devem buscar a unificação do estilo, se isto ainda for possivel...
 
Resumo:
Famílias do Wing Chun = Alunos diretos de uma linhagem de gerações do Wing Chun...
Linhagem= Os alunos sucessores dos Mestres diretamente, que fazem parte de uma hierarquia sucessora histórico- familiar do Wing Chun
 
Grão Mestres = Mestres herdeiros diretos na sucessão da linhagem, fato este que somente ocorre após o falecimento do Mestre em exercício... Mestre dos Mestres! 
 
Mestres = O praticante ao qual atingiu alto nível de conhecimento de sua arte, que atingiu o tempo necessário para criar sua própria linhagem... 
Discípulo = Todo praticante que é ensinado diretamente pelo Mestre e desenvolve diversas aplicações de ensino, sendo este preparado para se tornar mentor (professor) de novos praticantes, considerados "alunos ou instrutores". podendo ser este discípulo o  sucessor na linhagem do Mestre, se assim o queira como tal!
Aluno= Aspirante aos conhecimentos de um estilo, sem que com isto busque as atribuições como mentor ou educandário de um estilo, nem pretenda profissionalizar-se na arte praticada!
 
 
 
By
Great Master Makáo -  3ª ª lignage of (Wong) Li Chen