Não fica difícil perceber. o quanto as artes marciais estão sendo modificadas ao redor do mundo, não importa qual seja o método ou estilo, a verdade é óbvia e impossível de ser contestada. Alguns PRATICANTES podem acreditar que estas modificações sejam a evolução de alguns estilos, outros assumem uma postura mais tradicionalista e buscam manter as características originais de suas artes. Seja no Kung fu, no karatê, Tae Kwon Do e nas inúmeras artes que podemos encontrar em diferentes regiões do planeta, podemos perceber as variações de preceitos e ideologias que sofreram modificações que de certa forma, poderíamos considerar como uma verdadeira violência contra as artes marciais...
Não me atenho nas mudanças técnicas, nem tão pouco sinto-me no direito de reagir contra esta ou aquela modalidade e suas modificações, mas aí pergunto: Quanto tempo isto irá ocorrer?
Sei que minha postura pode incomodar muitos Mestres e organizações, mas algo deve ser feito para evitar a perda de identidade das artes em geral, caso contrário, estaremos fadados a ver as artes marciais reduzidas em um punhado de ideologias sem sentido e cada vez mais distantes de seus preceitos de origem... Mais uma vez coloco-me em uma posição de alerta, buscando impedir um total descaso à este respeito! É bem verdade que muitas escolas e técnicas lutam para manter suas características de origem, mas não se pode dar as costas aos seguimentos que manipulam as artes marciais com o único objetivo de sobressair-se, seja financeiramente, socialmente ou até mesmo, criando organizações supostamente fidedignas, mas que por de baixo dos panos, agem de forma manipulativa e tornam-se verdadeiras armadilhas oficializadas...VEJAMOS OS INDÍCIOS À ESTE RESPEITO:
1º- Atualmente existem um total de 815 Organizações Internacionais ou Mundiais, que se intitulam "Confederações e Federações de Artes Marciais de diferentes modalidades", muitas delas, sem qualquer condição organizacional e que angaria milhares de dólares bem como uma grande massa de membros para suas organizações...Tornando assim impossivel o trabalho das Instituições sérias ao redor do mundo!
2º- Nem sempre as Confederações Nacionais possuem apoio ou vínculos com Instituições mundias, salvo as artes mais tradicionais que possuem Confederações Internacionais Organizadas por mais de meio século em sua existência!
3º- É comum encontrar Instituições tidas como "Associações e Federações Independentes" dos Orgãos Oficiais Internacionais, isto torna mais difícil o trabalho das Instituições sérias que promovem uma conduta ética entre as artes!
4º - Atualmente existem um total de 114 Instituições Internacionais que se denominam representantes oficiais de "kung Fu ou Wushu", entre elas 25 somente de estilo Wing Chun, estilo ao qual faço parte integrante a mais de 40 anos e represento uma linhagem deste estilo.
5º- Com a busca de se tornar "esporte olímpico", as artes mudaram alguns conceitos, tornando-se muito distante de seus preceitos originais, não me oponho à este fato, mas porque então, não criar uma "Olimpíada Mundial de Artes Marciais" com suas regras originais? Seria possível que as Instituições Organizadas Internacionalmente, não estejam aptas a realizar tal projeto?
6º- Até o momento, nos últimos 20 anos, mais de 100.000 praticantes de diversos estilos e modalidades a cada ano, atingem o grau de "professor- faixa preta" em diversas artes, na maioria das vezes, com um preparo técnico com menos de quatro anos de treino...Seria possivel este praticante estar preparado em tão curto espaço de tempo?
7º- Nenhuma Instituição mundial em artes Marciais, possui total contrôle de suas respectivas artes, salvo as confederações de cada estilo, mas que não se integram entre si, para criar um verdadeiro I.C.M.A"Comitê Internacional de Artes Marciais" ao qual esteja ligitimada por todas métodos espalhados pelo mundo! Não estaria na hora de uma só Instituição ser reguladora destas modalidades, com regras e estatutos para todas as artes, sem ferir seus conceitos de origem nem suas formas de expressão e técnicas tradicionais?
8º- Mais de 1500 pessoas por hora, são vítimas de agressões físicas por pseudos praticantes de artes marciais ao redor do mundo, praticantes estes, de diversas academias clandestinas ou de "professores" sem qualquer preparo ético para com seus alunos! Notem..., nenhuma organização intitucional de diversas artes, responde ou aplica qualquer punição aos infratores de forma mais contundente, isto é real! Isto é alarmante!!!
9º- Grandes Mestres,grandes Professores e atletas, por sua vez, buscam lutar contra esta violenta realidade, mas infelizmente a proliferação de péssimos profissionais, se é que podemos qualificá-los como "profissionais", invadem as academias e escolas de artes marciais, promovendo de forma criminosa a prática da violência desmedida, que vai contra os princípios básicos das artes marciais! Infelizmente, estes pseudos profissionais, são responsáveis pela incrível marca alarmante de vítimas inocentes!
10º- Acredita-se que haja no mundo um total de 900 modalidade de artes marciais, entre estilos, sub-estilos e modalidades de diferentes regiões do planeta, muitas delas desconhecidas pela grande maioria, artes estas, que dividem-se entre: Estilos clássicos, estilos tradicionais, estilos codificados, estilos unificados, estilos modernos e por fim , estilos olímpicos! Cada qual buscando sua fatia no crescente mercado das artes marciais, inevitavelmente vemos a necessidade de um Orgão regulador universal que delimite ou proteja as Instituições sérias das demais oportunistas!
"Meu objetivo com este Blog, sendo este, um canal de voz das artes marciais ao redor do mundo, é alertar aos praticantes de artes marciais, o perigo que ronda nossas artes, faço parte de uma geração de Mestres e praticantes, que lutam pela "imagem" das artes, sejam elas quais forem".
Cabe aos Grandes e Honoráveis Mestres espalhados pelo mundo, uma união efetiva de forças, união de métodos, estilos e conduta de ensino que institua um total controle mundial das diferentes atribuições institucionais, que ultrapasse as fronteiras e determine condutas, estipulem regras para todas as artes marciais, criando uma cúpula das "Nações das Artes Marciais", somente assim, as tradições serão mantidas, os profissionais serão valorizados e os futuros Mestres serão dignos de serem chamados como tal! Abro aqui esta voluntária "marcha" de integração social das artes marciais, não como um Mestre, mas como um apaixonado pela sua arte, como acredito que muitos sejam! Itália, China, Estados Unidos, Egito, Alemanha, Japão, Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Suiça, Bélgica, India, Grécia, Canadá, Brasil, Argentina, Onduras, Rússia, República Dominicana, Africa e todos os demais países que acompanham diariamente este blog, acredito no futuro das artes marciais, mas isto só será possivel se mantivermos o passado legitimado como herança recebida pelos inúmeros grandes Mestres da História mundial das Artes Marciais!
Peço que mostrem esta postagem para seus amigos ao redor do mundo, incluam nas redes sociais, compartilhem suas visitas, mostrem em suas escolas e academias, criando assim uma motivação mundial entre as Organizações mundiais! A omissão de muitos , são os principais quesitos para a deformação de nossas tradições e o crescimento alarmente do uso indevido de nossas artes!
Praticantes de Karate, Tae kwon Do, Kung Fu, Judo, Jiu-Jitsu, Capoeira, Muay Thay, Krav Magá, Hapiki-Do, Kempo, Aiki-Do enfim.. todas as artes, unam-se nesta jornada de "União", em nome de suas escolas, de suas academias e de seus amados Mestres...Peço as Instituições sérias que façam o mesmo, proliferando esta idéia, que não é apenas minha...É nossa!
Obrigado!!!
Great Master James Makáo