Depois de uma década e meia, onde surgiram inúmeros perfís de lutadores de diferentes partes do planeta, onde iniciou-se uma trajetória de grandes personagens das artes marciais, o mundo voltou-se para os "Gladiadores" brasileiros, onde a determinação e garra, foram demonstrados por lutadores até então desconhecidos pela maioria!
Esta nova modalidade até então desconhecida, criou uma visão mais dinâmica dos combates, propiciando para muitos, uma visão realista de golpes, técnicas até então vistas apenas em campeonatos, filmes ou competições locais!
Em pouco tempo, virou uma febre, o mundo das artes marciais tradicionais viu-se invadido pelo UFC, atletas reunidos de diferentes modalidades, degladiavam-se em combates diretos, nem sempre levando em conta a pureza técnica, mas sim, a possibilidade de ser aclamado mundialmente e galgar notoriedade e grandes lucros financeiros!
Na verdade não se vê a aplicação de técnicas marciais com extrema grandeza, mas sim, uma miscigenação de diferentes artes marciais, criando assim o que é conhecido como "free style" (estilo livre), com isto, os aficionados por lutas, modalidades de combates de diferentes categorias e estilos, tiveram nos palcos do "Octagon", espetacular apresentação de diferentes atletas, com inúmeras categorias e especialidades! Nascido em 1993, o UFC em pouco tempo atingiu grande indice de popularidade, sendo sua primeira apresentação pública na cidade de Denver no Colorado (E.U.A). Mesmo limitando-se a poucas modalidades de artes Marciais (Boxe, Brazilian Jiu-Jitsu, Wresting, Muaythay e Karatê), a repercussão foi imediata por todo o globo, assim nascia o Ultmate Fight e seus lutadores!
Muitos foram as estrelas deste evento mundial, que vem crescendo ano à ano, alguns nomes caíram nas preferências dos fãs ao redor do mundo, muitas artes marciais tidas como tradicionais, ainda não veêm com bons olhos este tipo de modalidade, em função de pouca qualificação técnica de muito de seus participantes! Mesmo assim, o U.F.C seguiu a sua trajetória em busca de novos talentos, no passar dos anos que se seguiam, os dirigentes deste espetáculo resolveram tornar suas competições mais seguras para seus atletas e criaram estatutos de competição:
Regras básicas
Os lutadores se enfrentam num ringue de oito cantos com 3 assaltos de 5 minutos, em caso de decisão de título e luta principal com 5 assaltos de 5 minutos.Os resultados das lutas se definem com:
- Desqualificação - Acontece quando um dos lutadores aplica de forma intencional algum golpe ilegal (como cabeçadas, golpes na região genital, golpes na região anterior à cabeça, entre outros) ou realiza algum movimento proibido de acordo com as regras (segurar nas grades seguidamente, por exemplo). Caso o combate não possa prosseguir, ou o lutador insista em não obedecer às regras, ele será desclassificado.
- Finalização - Ocorre quando um lutador recebe uma técnica característica da luta agarrada, tais como chaves e estrangulamentos, e demonstra clara desistência, através de batidas no chão do ringue (com os pés ou mãos) ou verbalmente.
- Nocaute - Ocorre quando um lutador recebe um golpe legal e fica inconsciente.
- Nocaute Técnico - Pode ocorrer de diversas formas:
Interrupção do árbitro - Neste caso, o árbitro do ringue encerra a luta por achar que um lutador não está mais se defendendo ou esboçando qualquer reação.
Lesão - Neste caso, o próprio lutador manifesta desistência, ou o árbitro do ringue encerra a luta, sem necessidade de consulta ao médico. Ocorre em casos de lesões mais visíveis, como fraturas ou graves torções.
- Decisão do júri - Ao término dos 3 ou 5 rounds, 3 juízes decidirão quem é o vencedor. Para isso, eles se utilizam de diversos critérios: agressividade, contundência em pé, domínio no chão, trocações efetivas, agarramentos efetivos, controle da área do ringue e de luta, defesa,etc.
Literalmente, as opiniões se dividem, para gosto de muitos que creditam ao UFC, MMA a imagem do "combate real" e para outros, uma modalidade que não pode ser considerada como representação legítima de todas as artes marciais, mas sim, apenas de algumas (as já citadas), enfim, de uma forma ou de outra, este tipo de competição é unanime em público e tornou-se o sonho de muitos praticantes que desejam o reconhecimento e a ascensão profissional e financeira! Muitos foram os lutadores que entraram para o Hall da Fama do UFC , neste espetáculo de artes marciais, tiveram como seus maiores representantes os seguintes lutadores:
-
Mas indiscutivelmente, é unânime entre todos os apreciadores de MMA, um nome representa a garra e luta fora e dentro do Octagon, estamos falando de Anderson Silva, nascido em São Paulo em 1975, mudou-se com sua família ainda muito pequeno para Curitiba, desde cedo demonstrou interesse pelas artes marciais, iniciando sua trajetória aos 7 anos com a modalidade de Tae Kwon Do, mas não parou aí, treinou Muay Thay por muitos anos, com o Mestre Fábio Noguchi (em Curitiba), ao qual possuo grande admiração!
Mestre de Anderson Silva
Neste período eu conheci o jovem Anderson Silva (18 anos), ainda aluno formado de Noguchi, jovem com grande serenidade, educado e muito gentil, qualidades que fizeram dele, pai dedicado, atleta com uma visão impar de seu futuro, pois buscava sempre o melhor de si como atleta, naquele período, tenho a certeza de que muito de seu desempenho, deve-se ao seu Mestre (Noguchi), que possui a mesma nobreza de caráter e amor pelas artes marciais. Mesmo após ter atingido o prestígio que é notório, Anderson Silva manteve-se com as mesmas ligações entre aqueles que com ele conviveram antes da fama ou seja, fiel as suas amizades!
Sua estreia no MMA foi contra o japonês Tetsuji Kato. Anderson venceu a luta por decisão unânime. Depois voltou para o Brasil e venceu mais uma luta no Mecca. Com seguidas vitórias no cartel, Anderson teve a primeira grande oportunidade de disputar um cinturão de um torneio de grande reconhecimento na época, o Shooto. Anderson lutou pelo cinturão dos pesos médios do evento, em 2001, contra o japonês Hayato Sakurai e venceu a luta por decisão unânime dos juízes. Anderson enfim conquistava o seu primeiro cinturão em um grande evento, que mais tarde seria responsável por uma série de novas conquistas, permitindo assim, ser reconhecidamente o maior atleta de MMA dos últimos tempos.
O que mais me chama a atenção sobre Anderson (aranha) Silva, é a sua capacidade de fluir sua capacidade de explosão de golpe, fato este difícil de ocorrer com atletas de sua altura e invergadura, deve-se isto também, aos seus aperfeiçoamentos em outras artes marciais (Capoeira-também é faixa preta em judô e faixa preta de jiu-jitsu dos irmãos nogueira, Minotauro e Minotouro)., Tae kwon Do, Aiki-do), tornando-se assim um grande competidor desta modalidade de luta!
Nasce um Campeão- Anderson Silva (Aranha)
Titulos ConquistadosShooto:
- Campeao do Meio Medios do Shooto
Cage Rage:- Campeao do Meio Medios do Shooto
- Campeão do Meio Medios do Cage Rage
UFC:
- Atual campeão do cinturão dos Medios do UFC
- Vencedor da Luta da Noite (3 Vezes)
- Vencedor da Finalização da Noite (2 vezes)
- Vencedor do Nocaute da Noite (2 vezes)
- Recorde de maior número de vitórias consecutivas no UFC (12)
- Recorde de maior número de vitórias consecutivas em defesa de título no UFC (7)
"Um exemplo de conquista de sonhos aos futuros atletas"
Ao meu ver, como seu amigo, Anderson representa mais que um simples cinturão de competição, muito mais que a fama ou a realização financeira conquistada, representa a luta de um jovem humilde e cheio de sonhos, ciente de seu potencial, fruto de dicação de seu Mestre (Noguchi) e de seus companheiros, tornou-se exemplo para jovens praticantes de artes marciais em geral! Certo dia ele me disse, muitos anos atrás: "Mestre, um dia eu vou chegar lá, o senhor vai ver...!".
Pois é Anderson, voce chegou!!! Parabéns...
Um Grande Abraço Anderson...
de seu amigo e admirador!
Mestre Makáo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua sugestão, SE GOSTOU, será de extrema importância! Grato...G/M Makáo.