Voce é importante para nós! Seja bem vindo sempre..

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Os estilos mais difundidos de Kung Fú no Brasil

                         O kung fu é um tipo de arte marcial bastante difundida em todo mundo.
                        O termo significa "HABILIDADE", mas essa luta tem como característica a predominância de estilos suaves e flexíveis, enquanto outras, mais rígidas e duras no sentido de impácto.  Existem centenas de estilos de Kung Fu e um dos mais conhecidos é o Wing Chun, mas teremos uma variante considerável de estilos, muitos deles  são oriundas de técnicas que buscam salientar as características de alguns animais, enquanto outras, salientizam a destreza com armas e atribuem seus ensinamentos dentro de um condicionamento filosofico!
                           No Brasil, alguns estilos iniciaram suas práticas em meados dos anos 60, primeiramente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, posteriormente desenvolveu-se no Rio Grande do Sul e demais regiões do Brasil!
                             Os primeiros estilos que chegaram ao Brasil são:  Tai Chi Chuan, Pa Kua, Wing Chun,  Xing Yi Quan, Tam Tui, Chan Chuan, Pa Chi, mais tarde outros estilos como Ton Long, Grou, Hung Gar, Choy Li Fut.
                             Na verdade, o Kung Fú no Brasil foi estabelecido por alguns Mestres chineses , que com sua maestria inigualável, difundiram seus ensinamentos por todo o Brasil! Seria dificil inumerar todos estes grandes Mestres, mas irei reter-me apenas aos pioneiros desta arte  nas regiões acima descritas e o período que iniciaram suas atividades no Brasil:

- Chan Kowk Wai -1960

                                                 


- Chen Lo - 1964


- Chiu Ping Lok- 1969
                                                    


- Lo Siu Chung - 1969



Leo Imamura- 1969
                                                        
- Li Wing Kay - 1970


- Wu Chao Hsiang - 1972


- James Makáo -1972



-Yip Fu Kwan - 1973

 
Muitos Mestres aqui não foram mencionados , mas não menos importantes para a história do Kung Fú no Brasil, deixo claro, que aqui estão representados alguns Mestres que obtiveram destaque nos ultimos cinquenta anos de história desta arte. Mesmo assim deixo aqui minha humilde homenagem para todos os Mestrees, Professores e instrutores desta arte ao qual faço parte!

Grão Mestre Makáo
- George Lee Hwang -1974
                                                   


 -Lee Chung Dee - 1979
                                                                   

                                                     

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Técnica do Wing Chun e seus punhos!

                                




         Wing chun (ving tsun ou wing tsun) é um sistema de luta surgido no sul da China que se distingue pela economia de movimentos e utilização da estrutura óssea.
                                         A arte baseia-se na leitura da inteligência da "Garça" com a "Serpente" e na base do "Carneiro".  
        
                                         Embora muitos mestres oficiais do Wing Chun espalhados por todo o mundo trabalhem para o crescimento deste estilo, sua grande popularidade no ocidente veio a partir de seu praticante mais famoso, Ip Man!
                                           É dito que o mosteiro Shao-lin (Siu Lam, no dialeto em Cantonês) dispunha de 36 câmaras (ou templos). Uma dessas câmaras, a Vein Tsun Tong, era liderada pela monja Budista N´g Mui, já conhecida na época por ser perita no estilo "Weng Chun Bak Hok Pai"
            O nome próprio de Wing Chun pode ser traduzido como: "Eterna Primavera" ou "cantar em louvor à chegada da primavera".
                                           Em regra geral, as artes marciais chinesas do sul confiam na maior parte em suas técnicas com as mãos em ataques bem próximos (ao contrário dos estilos do norte que focalizam mais em técnicas de média e longa distância).
                                            Os lutadores dos estilos do sul lutavam frequentemente o cara a cara com seus oponentes, por isso, tiveram que criar uma maneira simples e prática de distribuir golpes curtos e rápidos. O soco de uma polegada é uma habilidade que usa o Fa Jing (traduzido como "o poder explosivo") para gerar quantidades tremendas de força de impacto em distâncias extremamente próximas.

                                            Alguns tipos de soco:
  • Soco-do-sol: utilizado pelos estilos clássicos de Kung Fu, o soco-do-sol caracteriza-se pelos dedos na horizontal e pelo impacto das juntas dos dedos médio, anular e mínimo. É mais utilizado para distâncias médias e curtas. Este soco é normalmente desferido seguindo-se uma linha central vertical do corpo (igual à linha de simetria), sendo o soco básico do estilo Wing Chun.
  • Soco-do-carneiro: caracterizado pelos dedos na vertical e pelo impacto das juntas dos dedos indicador e médio, é o clássico visto no Karatê. Mais utilizado para distâncias médias e longas. Uma das características deste soco é que, por estar apoiado pelas juntas dos dedos médio e indicador, o ângulo em que o apoio sobre os ossos do antebraço não é feito de uma forma tão natural. A origem do soco está na lateral do corpo, sob as axilas, e atinge o alvo na altura dos ombros.
  • Gancho: este soco, característico do Boxe ocidental, tem por movimento uma pequena semi-elipse pelo lado do corpo do atacante, ajudado pelo avanço do tórax e rotação deste junto dos quadris, conseguindo um impacto não totalmente frontal (tal como no soco-do-carneiro), mas parcialmente lateral.
  • Formas de mãos: 1) Siu Nim Tao "pequena idéia".
                                  O Siu Nim Tao (pequena idéia) é o nome da primeira das formas do Wing Chun, este mostra explicitamente o método suavidade/firmeza nos socos e defesas com os braços. Esta forma é fundamental, pois torna possível vislumbrar todo o trabalho relacionado à pratica do Wing Chun.
                                  O método de treinamento pode ser divido em 4 partes:
     2) Chum Kiu - "ponte que desaba". 3) Biu Jee "dedos penetrantes" 4) Muk Yan Jong "Homem de Madeira (traduções equivocadas, siu=pequeno, nin=ideia, tao , caminho) chum=procurar kiu=ponte, biu= apontar jee=dedos Formas de armas: 1) Look-Dim-Poon-Kwun "Bastão dos Seis Pontos e Meio". 2) Baat Chum Doa {se pronuncia tou}"Facões Borboleta (Espadas Gêmeas)
  •  
  • Chi-sao (mãos que aderem)
                                  É a única arte marcial que possui um exercício onde os reflexos táteis são tão amplamente treinados. Por intermédio do Chi-Sao desenvolve-se a capacidade dos nossos braços se adaptarem aos movimentos dos braços do agressor. Os reflexos de defesa do Chi-Sao são determinados de um modo imediato e mecânico pelo ataque do oponente. Assim, eles sempre se adequam à situação. Os reflexos táteis são, de longe, muito mais rápidos que os reflexos gerados por uma informação visual. O Chi-Sao permite que o lutador se defenda mesmo sem enxergar.
  • Lap sau (trapping hands) "mãos que enganam"
                                  No Lap Sau utiliza-se as mãos e braços como "armadilhas" onde, sempre se leva a imobilização ou neutralização dos ataques desferidos com as mãos pelo adversário.

                       Para muitosa estilos de Kung Fú, os movimentos contínuos são denominados de Katis, mas no Wing Chun, os movimentos são determinados por uma variação aplicativa  de cada postura dos punhos, tanto para memorizar os golpes bem como para fluir a energia compativel para a aplicação do mesmo!
                       Podemos perceber isto nos vídeos acima , tanto no Sin Lin Tao, bem como no Nin Lin Tao, séries que permitem posteriormente a aplicação do Lap Sau e Chi Sao por meio de uma técnica chamada por estilos tradicionais, de Bö- Ho ou San Shou atualmente!

 Bö Ho é constituido de uma união aplicativa do Chi Sao, Lap Sau, Shan Lan Dao e outros golpes  e posturas aplicativas como podemos ver no primeiro video!

domingo, 18 de setembro de 2011

O Longo caminho de uma lenda- Bruce Lee

                   É uma unanimidade entre aqueles que cultuam as artes marciais como forma de esporte, bem como  aqueles que tornaram-se praticantes, professores e Mestres, ninguém em toda a história das artes marciais, jamais houve alguém que tenha atingido tal grau de perfeição técnica e física que ele, BRUCE LEE! Mas qual o seu segredo? dá onde surgiu este ícone lendário das artes marciais? Ele, para muitos é considerado um revolucionário das artes orientais, para outros um ídolo imortal, até mesmo um ideal a ser atingido...Uma coisa todos os adeptos das artes marciais, compartilham em comum acordo,não houve em toda a história das artes ninguém como ele...


                       Falar de Bruce Lee é difícil, pois muitos já relataram sua trajetória, sua vida e seus objetivos marciais, mas o que poderiamos registrar de novo a respeito deste homem, idolatrado a quase 40 anos após a sua morte?
                        Nascia no dia 27 de novembro de 1940, em São Francisco,Califórnia, filho de pais honcongueses, LEE JUN FAN, que mais tarde seria conhecido apenas como Bruce Lee!
                          Sua trajetória nas artes marciais iniciou-se com seu pai Hoi Chuen, adepto e praticante de duas modalidades chinesas, o Tai chi chuan e o Wing Chun, esta última, uma modalidade técnica oriunda do Kung Fú criado em 1664 por uma mulher chamada Ng MUI!
                           O que muitos não sabem, é que sua carreira cinematográfica iniciou-se quando ainda tinha apenas 5 anos, já contracenava com seu pai em filmes chineses... Em sua veia corria a paixão pelo cinema desde muito jovem, paralelamente o seu interesse pelo Kung Fú, fator este, que sempre, o metia em situações de brigas, na maioria das vezes com garotos bem mais velhos que ele! Mesmo assim, o pequeno Lee Jun Fan era profundamente carinhoso e profundamente acolhido pelos seus pais e irmãos, seu pai buscava mantê-lo fora de encrencas, mas o jovem Jun Fan, sempre punha a prova seu carater forte. Sua mãe Grace, dedicada ao pequeno filho, bucava sempre desenvolve-lo filosoficamente nas culturas de seu povo, fator este que resultou mais tarde, em seus estudos superiores em Filosofia.  A mãe de Bruce Lee, Grace Ho, fazia parte da elite social de Hong Kong, ricos, seus pais puderam lhe oferecer tudo que um jovem poderia querer nos anos 50, boas amizades, boas escolas, um padrão muito além da maioria vivente na China.


                                                           Grace Ho- Mãe de Bruce Lee
      
                 Mesmo com todo o amparo familiar, o jovem de 13 anos, não se sintia satisfeito com sua vida, queria mais, resolveu então ir ao encontro de seus sonhos, foi ao encontro de um velho amigo de seu pai, um Mestre de Kung Fú, seu nome; IP MAN, um amigo seu Willian Cheung, o apresentou ao Mestre...Após muita insistência o Mestre Ip Man o aceitou como aluno, mas somente após conversar com o pai de Lee Jun Fan, que viu nesta opção, uma maneira de frear o filho de seu ímpito de se envolver em brigas, permitindo assim que viesse a praticar Wing Chun. Mas após algum tempo, o jovem Lee, não era mais bem quisto pelos alunos de Ip Man, pelo fato dele ser muito agressivo nos treinamentos e combates, onde todos se recusavam a treinar com ele, até mesmo os mais experientes alunos da escola de Ip Man!
                Isto dificultou muito sua aprendizagem, alguns alunos o descriminavam por ser sua mãe mestiça e não uma chinesa, pois seu avô paterno era alemão, com  isto, Lee convenceu sua mãe que queria aulas particulares com o Mestre Ip Man, de tanto ele insistir convenceu a mãe...Por mais cinco anos ele praticou Wing Chun com Ip Man, quando por inumeras vezes acabou se envolvendo com gangs chinesas e sofrendo ataques rivais, quase foi preso, sob esta possibilidade, o pai de Lee Jun Fan resolveu finalmente que seu filho deveria deixar Hong Kong para seguir uma vida mais segura e saudável nos E.U.A... Isto ficou decidido após seus pais tomarem conhecimento de uma possivel ameaça de morte  que Lee sofrera ao brigar com um chefe de gang e vencê-lo. Seus pais ficaram sabendo através da polícia que desta vez o oponente de Bruce Lee tinha antecedentes criminais, e havia a possibilidade de que sua gangue atacasse Bruce Lee. E que se Bruce voltasse a se envolver em brigas desse nível, poderia ser preso. Então seu pai resolveu  em abril de 1959,  mandá-lo para os E.U.A para se encontrar com sua irmã Agnes Lee, que já estava morando com amigos da família em São Francisco. Assim sendo Lee seguiu seu destino de Glória nas Artes Marciais!
                 O que muitos não sabem é que Lee Jun Fan, mesmo tendo nascido nos Estados Unidos, para poder permanecer no País, teve que traduzir seu nome, mas Jun Fan significa Nascido em Sao Francisco, é bem verdade que este nome ficaria horrivel, então o seu nome foi mudado para "Bruce", Bruce Lee...
                  Ao chegar na casa de sua irmã, Bruce ficou pouco, pois queria emprego, partiu com apenas cem dólares no bolso, resolveu então mudar de cidade. Depois de viver em São Francisco por vários meses, ele se mudou para Seattle no começo do inverno de 1959, para continuar seus estudos e trabalhou para Ruby Chow como garçon...
                Em março de 1961, matriculou-se na Universidade de Washington e estudou Filosofia. Também estudou Artes Cênicas e Psicologia. Foi na mesma Universidade que conheceu sua futura esposa, Linda Emery, com quem se casaria em agosto de 1964.

Casamento de Bruce Lee com Linda

                                 Deste casamento nasceu seus dois filhos Brandon Lee e Shannon Lee, que mais tarde seguiram o rumo de seu pai, mas infelizmente seu filho acabou morrendo em filmagens do filme "O Corvo" e sua filha hoje, mantem a Fundação Bruce Lee, criada em sua homenagem...

                                                   Linda Lee- Brandon Lee e seu pai Bruce

                                                              Shannon Lee- filha de Bruce

                      Bruce Lee além de ser um grande conhecedor das artes Marciais, jamais assumiu qualquer interesse em mudar seu estilo, o Kung Fú, o Wing Chun para ele, era mais que uma arte marcial, mas a identidade de seu povo, por muitos, repremido e ultrajado nos Estados Unidos, ele sempre teve como objetivo elevar os chineses no mais alto patamar de respeito, mesmo em seu casamento com Linda, por ser "branca", sofreu muito na universidade, preconceitos e despreso por sua origem chinesa! Mesmo assim sua luta maior era silenciosa, poucos sabem que apesar de seu físico perfeito, escondia uma terrivel sombra, um vaso cerebral obstruido, que lentamente foi tomando-o com fortes dores de cabeça, mesmo assim, não parava de treinar, fazer filmes, cuidar de sua escola Lee Jun Fan Academy, onde transmitia seus ensinamentos e seu estilo por ele fundado Jeet Kune Do (O Caminho da Simplicidade).
              Em 10 de Maio de 1973, Lee desmaiou no estúdio Golden Harvest, ele sofreu convulsões e dores de cabeça e foi imediatamente levado para um hospital de Hong Kong, onde os médicos diagnosticaram Edema Cerebral. Eles foram capazes de reduzir o inchaço com a administração de Manitol. Esses mesmos sintomas que ocorreram não houve lesão externa visível, porém de acordo com relatórios da autópsia, o seu cérebro tinha inchado consideravelmente, passando de 1.400 a 1.575 gramas (um aumento de 13%). Lee tinha 32 anos em seu primeiro desmaio depois foram repetidos no dia da sua morte.

                  
                  Sua esposa Linda voltou para sua cidade natal, Seattle, e foi enterrado no lote 276 do Cemitério Lakeview. Seu caixão foi carregado no funeral em 31 de julho de 1973 por Taky Kimura, Steve Mc Queen, James Coburn , Chuck Norris, George Lazemby, Dan Inosanto, Peter Chin, e seu irmão Robert Lee.
Túmulo de Bruce Lee ainda recebe mais de 1000 visitantes diariamente!




Velório de Bruce leva mais de 5.000 fãs para sua despidida final



                                           Ao lado de seu túmulo, o acompanha seu filho Brandon!



                                "Na cidade de Hong Kong, foi erguida uma estátua do Lendário Bruce Lee em tamanho natural"
                                  Bruce Lee, um homem que marcou sua tragetória entre os ídolos, entre os mitos e mais... Entre aqueles que jamais irão esquecer o "PEQUENO DRAGÃO".
                                     "UMA LENDA NÃO MORRE, SOMENTE PODERÁ SER IMITADA MAS JAMAIS IGUALADA..." Mestre Makáo


sábado, 17 de setembro de 2011

O CAMINHO DO TAO NO KUNG FÚ


              Não existe forma alguma em que possamos desenvolver os conhecimentos , bem como se aprimorar nas técnicas do Kung-Fú, sem que tenham primeiramente que reavaliar nossas condutas interiores, muito mais que as condutas externas. Qualquer atitude que tomamos de forma externa, pode ser considerado como reflexo de nossas condutas interiores...
              Falar de paz interior, não representa de forma alguma, nossa avaliação baseada em crenças ou afinidades , mas sim, em nossos valores mais íntimos, façamos o seguinte:- Pegue como exemplo qualquer pessoa, tire dela sua família, sua casa, seu trabalho, seus amigos e tudo que represente vínculo social. O que sobra?
                É facil responder, "sobra o ser como realmente é", sem desvios de comportamento, sem aparências camufladoras, despojando-o de suas ambições, preconceitos e vaidades!
                Este é o principal princípio do alto-conhecimento, da busca interior do ser humano como um todo, isto chamamos de MEDITAÇÃO! Sem o ato de medir as ações, vivenciamos somente o conceito do certo e do errado, não podendo perceber além! Temos que perceber outros fatores, o justo e o injusto, o lado forte e o lado fraco de nossas relações com nosso "EU" interior...Kung Fú é habilidade de não se esconder de si mesmo, é fluir suas principais características como ser  que irradia energias interiores!
            Kung-Fú não é apenas uma Arte Marcial como muitos pensam, é uma forma de vida, aprende-se a lutar, para eliminar temores e inseguranças, aprende-se a respirar de forma correta, para fluir e circular energias dormentes, Kung Fú é adquirir a capacidade de olhar para dentro antes de olhar para fora de si!
            Erroneamente alguns "professores" se esquecem de transmitir aos seus alunos a importância da meditação, onde permite com que o praticante descubra o verdadeiro motivo de suas inquietudes diárias!
            Somos a imagem do que acreditamos ser, não apenas o reflexo do que comemos, adquirimos ou perdemos! O Kung Fú é harmonia  entre as forças que geram a ação, não basta aprender golpes infalíveis, caso não tenhamos a certeza do momento de aplica-los, não adianta um corpo bem preparado se não possuimos uma mente saudável, para isto o Kung Fú possui técnicas chamadas de "Chi Kung", Tao Kuan Tie, Chi Sao Kung e muitas outras, transmitidas por gerações, de Mestres para seus discípulos....de boca em boca, repassam seus ensinamentos para que se perpetuem por séculos a dentro! Um Mestre edifica a solidez da alma de seu aluno, elimina seus temores, acalma sua ira e flui sua paz interior, não fere de forma agressiva, nem tão pouco permite que o adepto lute para vencer, mas vença a si mesmo para dar motivo pelo que lutar!     
            

O Mestre compartilha, não nega respostas diante das dúvidas...O Mestre Ensina da mesma forma que aprendeu, nada muda. O Mestre se vê no seu aluno e não o recremina, mas sim o acolhe!

"A CONVIVÊNCIA COM O MESTRE É RENOVAR A ÁRVORE, GERAR NOVOS FRUTOS E SEMEAR A TERRA COM BOAS ATITUDES" - BUDDHA.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

KUNG FÚ SEM FRONTEIRAS: Mestres do Kung Fú e seus legados eternos- (homena...

KUNG FÚ SEM FRONTEIRAS: Mestres do Kung Fú e seus legados eternos- (homena...: Tenho tido o previlégio de ver este blog sendo apreciado em diversos países, tornou-se um mecanismo de levar conceitos e filosofias...

Mestres do Kung Fú e seus legados eternos- (homenagem)

         Tenho tido o previlégio de ver este blog sendo apreciado em diversos países, tornou-se um mecanismo de levar conceitos e filosofias do Kung Fú e seus estilos de uma forma séria e respeitando o verdeiro significado desta arte milenar para todos os seguidores das artes chinesas!
          O estilo Wing Chun, bem como mais dois estilos, Chan Tao e Yon Mei Ho, foram os estilos que dediquei-me por mais de 35 anos, Tendo como Mestres, os mais dignos representantes de cada estilo,
fui agraciado pela convivência e o direito de tornar-me digno de aprender com estes grandes homens!
           Este blog eu dedico a cada um deles, Mestres aos quais manifesto todo o meu respeito, admiração e testemunho pessoal de sues grandes feitos! 
                Alexander Fu SHENG- 1954-1983- codificador do estilo Yon Mei Ho- Wing Chun e Kak Kan

                                         Mestre Moy Yat - Wing Chun - linha direta da Família Ip Man
Yp Chun - filho de Ip Man

Grão Mestre Ip Man- Codificador do Wing Chun Mundial

Ip Ching- filho de Ip Man
Bruce Lee com seu Mestre Ip Man - 1968 1° parte


Bruce Lee - Wing Chun- Aluno de Ip Man- 2º parte



 
Grão Mestre Doc Fai Wong- Choy Lei Fut

Mestre Duncan Leung- Wing Chun 1980

Aqui deixo minha homenagem aos Grandes Mestres que mantiveram o Kung Fú Tradicional como um legado para futuras gerações!


AGRADEÇO À TODOS OS VISITANTES DESTE BLOG.
GRÃO MESTRE MAKÁO

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CORPO, MENTE E ESPÍRITO EM HARMONIA NO KUNG-FÚ

                                     Nenhuma arte maecial é tão preocupada com o desenvolvimento humano, mais que o Kung Fú...Poderiamos afirmar sem mêdo, que esta arte milenar, busca elevar o ser humano em suas diferentes características, seja física, por meio de técnicas de exercícios e estilos diferenciados, com a mesma importância o desenvolvimento mental, com continuas horas de meditação e concentração nas escrituras filosoficas chinesas, por ultimo, a constante busca interior do CHI(energia vital), pelos ensinamentos espirituais, deixados pelo grande iluminado Buda!
                                                         
Todo e qualquer praticante , jamais terá um condicionamento perfeito caso não busque de forma harmonica,  o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito!
                                 
                                       O condicionamento físico, aliado ao equilibrio das emoções e a evolução do espírito perfeitamente integrado as leis naturais, torna o ALUNO, um verdadeiro adepto da conciencia milenar do Kung -Fú!

                                         As etapas de desenvolvimento dependem muito de cada estilo, dividindo-se entre escolas externas e internas. A primeira (externas), buscam o desenvolvimento primeiramente pelo físico, depois o mental e por fim, o espiritual. Já as escolas internas, desenvolvem seus alunos exatamente ao contrário, primeiramente busca o desenvolvimento das energias interiores, depois a conciencia mental e por fim o condicionamento físico.  Neste casa, considera-se escolas internas, aquelas que tem como origem, os templos budista da China, também conhecido como TEMPLOS SHAOLIN, que dividem-se em templos do norte e do sul da China!
                                        
                                      
                                        O kung- fú na maioria dos estilos , possuem 5 estágios de desenvolvimento físico, que se dividem em graus: primeiramente  o grau de resistência corporal, em segundo, o grau de equilíbrio, terceiro..., o grau de força muscular, o quarto grau busca a técnica de flexibilidade e por último, o quinto grau que enfatiza as posturas, golpes e eficiência marcial!
                                         Fica claro, que as artes marciais chinesas, busca fluir as energias como um todo, não deixando jamais de valorizar o praticante em todas as suas habilidades!
                                          FORÇA - VELOCIDADE- EQUILÍBRIO - MOVIMENTO E PRECISÃO, são sem dúvida os "cinco" preceitos das artes marciais, não somente no físico, mas tambem na mente e no espírito!
Che Ché..... Mestre makáo.

  

terça-feira, 13 de setembro de 2011

"Mudjong"-O Boneco chinês da arte da guerra!

                     As artes marciais em geral, desenvolveram inúmeras atividades que possibilitem o desenvolvimento do praticante das diferentes modalidades de lutas. Mas uma das aplicações reconhecidamente eficaz nas práticas marciais, sem dúvida, esta relacionada com um objeto, MUDJONG, um boneco de madeira feito de tronco de árvore,com braços de madeira que  dêem ao praticante, uma visão de golpes e bloqueios, intensificando ataques e defesas de forma simultânea!






                                                              Este objeto é peculiar em algumas artes marciais, mas tornou-se conhecido mundialmente, na prática do KUNG FÚ estilo WING CHUN, pelo o exímio Mestre IP MAN, propagando-se em todos os lugares do mundo!
                                                               Este artefato de madeira visa ofercer ao praticante uma noção de um adversário com braços e perna em posição de ataque, apesar de parecer fácil seu uso, na verdade deverá ser levado 3 fatores básicos:- Velocidade, equilíbrio e precisão dos golpes!
                                                               Poderemos encontrar movimentos de defesa e ao mesmo tempo de ataque de forma simultânea, outras vezes, apenas movimentos de combinação separadas, de defesa bem como de ataque!
                                                                As técnicas usadas devidem-se em movimentos de braços "aderentes", braços "deslizantes", braços curtos e longos...
                                                                Tais técnicas, obrigam o praticante ter uma série de golpes simultâneos e com velocidade incrível, tornando o objeto alvo, um elemento de inumeros golpes em um pequeno espaço de tempo. Basicamente se pratica 108 movimentos de braços e pernas em conjunto..., diferenciando um pouco suas aplicações de acordo com o estilo de arte marcial praticado, seja artes orientais ou ocidentais, todas reconhecem as aplicações oferecidas pelo Mudjong ou HÓ DUMMY, como tambem é chamado...



                                                              Muitas escolas de Kung fú, usam o Mudjong com critério de aperfeiçoamento do aluno e praticante, para outras escolas este boneco é a fundamentação básica de um aluno, sem ele, o aluno não poderá praticar combates reais, até que esteja condicionado em fazer os golpes sem pensar, por um trabalho exaustante de meses e anos...
                                                                As técnicas, como haviamos visto anteriormente, dividem-se  "formas", cada forma por sua vez, busca a perfeição nos golpes de braços, seja por meio de golpes aderentes(que impedem o movimento do oponente), braços deslizantes (que usam o golpe do oponente para deslizar um contra golpe no interior do corpo do adversário). Golpes duplos( defendem atacando com os dois braços de forma simultânea). Isto pode ser visto como exemplo, no YOUTUBE com o Mestre Makáo praticando no Mudjong!Assista...este estilo de uso do mudjong é exclusivo em sua prática, pelo estilo Kak Kan Chun, técnica esta, desenvolvida e fundamentado pelo Mestre Makáo, também idealizador deste blog! 

Maiores informações, mestremakao@hotmail.com ou perlo facebook- jamesmakáo


                                       

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

AS TÉCNICAS EXTINTAS DO KUNG FÚ

                       


  Pode parecer estranho, mas apesar de existirem inumeras técnicas e variações nos estilos de Kung Fú, muitas delas já não se pratica ou muito pouco se tem notícia de haver algum praticante em atividade! Acredita-se que pelo menos  140 técnicas se perderam com o tempo!
  Algumas técnicas são conferidas suas origens por antigos manuscritos chineses,  datados do inicio do quarto século, são referências de documentos deixados por Mestres de Kung Fú no inicio do século XV!
  Entre muitos estilos podemos  verificar algumas técnicas que foram desenvolvidas não somente baseadas em animais, mas em ensinamentos budistas e filosofia Taoísta posteriormente  ao ano 1600 depois de Cristo... 

Eis alguns exemplos abaixo, de estilos perdidos no tempo:


風力 / feng li Chuan /Caminho da força do vento- Técnica de punhos e palmas circulantes que buscam a rápidez dos golpes em [areas que possam atingir o equilíbrio do corpo do oponente! 1000 movimentos.

 值得一石 / Pak mei Han/ Pena de Pedra - Estilo que enfatiza a leveza dos golpes com a faca das mãos e potencializa o golpe com pressão em áreas moles do corpo! Garganta, olhos , nuca , axilas, ventre, orgãos genitais e articulações! 1.200 movimentos

手佛- Buddha Chuan Dao/ Punhos de Buda- Baseada na filosofia budista, existem ainda monges que praticam esta técnica, mas de forma reduzida, já que a maior parte de seus golpes se perderam no tempo.
Tem como princípio, a "Não violência, por este motivo, a maior parte de seus movimentos são de esquivas e relaxamento diante dos golpes sofridos, absorvendo por completo o golpe  caso venha a ser atingido!
950 movimentos aproximadamente (?)






盲僧- Ch´an Lao Sum/ Monge cego- Técnica que é aplicada e desenvolvida exclusivamente para desenvolver os sentidos, já que é treinamento com os olhos vedados! estilo apurado nas técnicas  de arremesso corporal..., bem como técnicas de torção! 400 movimentos  aproximadamente.

功夫死亡/ Kung Mah / Kung fú da morte- Estilo que enfatiza golpes em pontos vitais, criado por um monge  rebelde, após a destruição de um templo Shaolin, golpés deferidos com dedos em locais onde a circulação do sangue é funfamental para a vida! Criando hemorragias imediatas internamente. 108 movimentos. Baseado nos pontos vitais da acupuntura.

红棕/Ch´an Chuan Pay/ Palma Vermelha- Técnica em que o praticante após atingir seu oponente, a área deferida deixava a marca da palma do agressor marcada no corpo, 3 dias após o golpe deferido, a vítima morria de ação hemorragica interna. estilo que deu origem a palma de Ferro do Kung Fú. 300 movimentos

白眉毛/ Pak Han Pei- Sobrancelha Branca- Estilo praticado peo monges mais velhos e anciões, onde enfatiza golpes na linha do tronco, baixo ventre e cabeça, técnica que une golpes com dedos, palmas e socos serrados!





 Sendo assim, muitos são os estilos de Kung Fú que se perderam durante os séculos que se seguiram, mesmo havendo uma incrível  luta de preservação de muitas técnias, lamentavelmente a história  sucumbil diante do tempo, cabe a cada praticante, manter viva a tradição milenar do kung fu, para que dure mais alguns milenios a nossa frente...

           Mestre Makáo/ setembro de 2011.